Ir ao conteúdo

Alteração na CPU Clock Ratio!

caioqueiroz

Posts recomendados

Postado

Antes de mais nada, bom feriado para todos. Fiz uma otimização no clock do meu processador Core2Quad Q6600 2.4ghz. Na BIOS alterei o clock de 6x para 9x(multiplicador da cpu) migrando a velocidade do processador de 1600mhz para 2400mhz. Até aí sem problema. Com o pc ligado, percebi através do Everest o valor da tensão da CPU alternando entre 1.1625V e 1.3125V, sendo que esse último é o valor padrão marcado na BIOS. Outro valor é o da velocidade de clock do processador também alternando, entre 1600mhz e 2400mhz, conseguinte ao multiplicador da cpu, entre 6x e 9x. Não me lembro de antes da otimização acontecer isso. É normal? Por favor, me ajudem! :confused:

Postado

o processador quando não está sendo utilizado por 1 programa pesado, ele diminui o clock para economizar energia e diminuir a rotação do cooler (para diminuir o barulho e aumentar o conforto).

isso é um recurso que todo processador atual tem.

não se preocupe com ele, sempre que você ligar 1 programa mais pesado ou rodar algum jogo ele volta a todo vapor :D

Postado
o processador quando não está sendo utilizado por 1 programa pesado, ele diminui o clock para economizar energia e diminuir a rotação do cooler (para diminuir o barulho e aumentar o conforto).

isso é um recurso que todo processador atual tem.

não se preocupe com ele, sempre que você ligar 1 programa mais pesado ou rodar algum jogo ele volta a todo vapor :D

Obrigado Jorno. Fiquei preocupado porque não sabia se isso era natural. Depois da alteração que fiz não tinha percebido o estado padrão. A minha maior preocupação foi quanto a oscilação da tensão e a instabilidade do sistema.

Muito agradecido!:D

Postado

você alterou ele para o padrão, desabilite as opções de economia de energia C1E e mais um la e suba o FSB pelo menos com um incremento de 50MHz.

Postado
você alterou ele para o padrão, desabilite as opções de economia de energia C1E e mais um la e suba o FSB pelo menos com um incremento de 50MHz.

Opa! Tem como você especificar melhor esse procedimento? Minha mobo é uma GA-P35-DS3 rev.1, BIOS versão f14. Tava dando uma olhada aqui mas não encontrei essa função. Mais uma pergunta... é natural a temperatura do processador subir com aumento do clock? Agradecido!^_^

Postado
é natural a temperatura do processador subir com aumento do clock? Agradecido!

Natural Não é pois não nenhum ser vivo o seu processador

mais normal é sim se subiu 10 Graus ta de bom tamanho pelo Gigante OverClock de 800mhz que voce fez

Postado
Natural Não é pois não nenhum ser vivo o seu processador

mais normal é sim se subiu 10 Graus ta de bom tamanho pelo Gigante OverClock de 800mhz que voce fez

Então é isso, subiu 8º. Mas de qualquer maneira o processador não está rodando 2.4Ghz, ou seja, não está full. Queria que independente da quantidade de processos o processador trabalhasse na sua capacidade máxima. Antes de eu alterar o valor do clock na BIOS, percebi que o processador trabalhava a 1.6Ghz. Como o Mafia falou, acho que preciso desabilitar a opção de economia de energia, só não sei exatamente onde...

Sou leigo nesse assunto e estou interessado também em fazer meu processador trabalhar em 1:1 com a memória. Acabei de adquirir uma OCZ HPC Reaper DDR2 2x2Gb 1066mhz e meu processador tem exatos 1066mhz de FSB. Alguém pode ajudar? Agradeço a todos!

Postado
Então é isso, subiu 8º. Mas de qualquer maneira o processador não está rodando 2.4Ghz, ou seja, não está full. Queria que independente da quantidade de processos o processador trabalhasse na sua capacidade máxima. Antes de eu alterar o valor do clock na BIOS, percebi que o processador trabalhava a 1.6Ghz. Como o Mafia falou, acho que preciso desabilitar a opção de economia de energia, só não sei exatamente onde...

Sou leigo nesse assunto e estou interessado também em fazer meu processador trabalhar em 1:1 com a memória. Acabei de adquirir uma OCZ HPC Reaper DDR2 2x2Gb 1066mhz e meu processador tem exatos 1066mhz de FSB. Alguém pode ajudar? Agradeço a todos!

Nem precisa desativar a opção de economia, na hora que voce for usa pra abrir algum programa, jogo o processador vai operar em 2,4ghz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...