Ir ao conteúdo

Preciso ligar todos os pinos vdd e vss do pic?

Angelo Eletronic

Posts recomendados

Postado

Oi Angelo, sabe que é uma boa pergunta ?!!!!

Na verdade não sei se é preciso, eu sempre ligo todos. Eu sei que existe uma separação, pois existe um par VDD e VSS de cada lado dos Pics, e pelo que eu lí, é para facilitar o uso de ciscuitos analógicos, que ficam geralmente todos os pinos do mesmo lado do Pic, separando o terra analógico do terra digital....

Com o layout correto, como existem terras separados, voce consegue minimizar a interferência da parte digital na parte analógica.

Pensando assim, acho que a resposta é sim, voce tem de ligar todos..... se eles fosse interligados internamente não ia conseguir fazer a separação da parte analógica da parte digital , ok ?

Paulo

• Membro VIP
Postado
Oi Angelo, sabe que é uma boa pergunta ?!!!!

.... se eles fosse interligados internamente não ia conseguir fazer a separação da parte analógica da parte digital , ok ?

Paulo

Que tal um ohmímetro para verificar se os PICs estão ligados internamente?

Eu nunca tinha verificado isso nos ATmega e acabei de constatar que de um VCC para um AVCC, e também entre os 2 GNDs, dá 0ohm de resistência... ou seja, são internamente ligados.

m8interno.gif

Creio que para aplicações não críticas, bastaria um capacitor de desacoplamento entre AVCC e o GND próximo a ele.

Repito... eu só ACHO...

Qualquer dia vou fazer uma placa dessa forma, pois as vezes é um s... levar VCC e GND de um lado para outro do MCU, principalmente quando o meio dele já está cheio de trilhas.

Postado

Ontem estava fazendo uma esperiência com o PIC16F628A no protoboard, esqueci de ligar os pinos VDD e VSS (pinos 5 e 14), ele ligou até funcionou, mas ficou meio maluco, quando eu apertava um botão fazia o que tinha que fazer no pino I/O, mas todos os outros pinos I/O não ficavam em nível alto nem baixo, e quando apertava o botão novamente não funcionava, percebi que não tinha ligado os pinos VDD e VSS, quando liguei funcionou normalmente.

T+

• Membro VIP
Postado
Ontem estava fazendo uma esperiência com o PIC16F628A no protoboard, esqueci de ligar os pinos VDD e VSS (pinos 5 e 14), ele ligou até funcionou, mas ficou meio maluco, quando eu apertava um botão fazia o que tinha que fazer no pino I/O, mas todos os outros pinos I/O não ficavam em nível alto nem baixo, e quando apertava o botão novamente não funcionava, percebi que não tinha ligado os pinos VDD e VSS, quando liguei funcionou normalmente.

T+

Neste caso, pode ser que os resistores de pull-up internos sejam ligados ao segundo VCC. Mas se tiver um multímetro, meça a resistência entre eles... com o pic fora do conector.

É claro que cada MCU, principalmente de fabricantes diferentes tem o seu próprio hardware interno.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!