Ir ao conteúdo

Como utilizar 2 discos para 1 sistema?

PNF

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um netbook que tem um disco de 4gb e tenho extra um SD de 32gb... no de 4gb eu tenho instalado o ubuntu 9.04 netbook remix... tem como utilizar o SD de 32gb como auxiliar do sistema para o disco de 4gb?

Meu disco de 4gb está com 80% utilizado e gostaria de utilizar o SD 32gb para instalar outros aplicativos ou até mesmo as atualizações do sistema... é possível?

o que e como tenho q fazer para q o sistema reconheça o SD como disco auxiliar (se é q isso existe) do sistema? Queria dividir o sistema entre o disco de 4gb e o de 32gb....

Obrigada

Priscila

Postado

Eu não sei te dizer agora.

Mas pra facilitar a sua resposta tente procurar ou perguntar se é possível mover os diretórios (pastas) /usr (que é onde ficam a maioria dos arquivos dos programas instalados e ocupa bastante espaço) e /home (arquivos de configuração e pessoais) para um cartão SD para expandir o espaço da sua instalação do ubuntu.

Postado
mover as partições /usr (que é onde ficam a maioria dos arquivos dos programas instalados e ocupa bastante espaço) e /home (arquivos de configuração e pessoais) para um cartão SD para expandir o espaço da sua instalação do ubuntu.

vou dar uma pesquisada usando esses termos... pois tinha tentado com dois discos e sempre aparecia resultado de dual boot ou usar disco como backup...

qualquer dúvida posto aqui... e se for possível fazer... coloco aqui como foi feito

obrigada

pri

Postado

Eis um post sobre colocar a pasta do Wine num SD, talvez te interesse (se você tiver espaço ainda).

Pelo que eu andei vendo, não seria recomendável usar o cartão SD como extensão do SSD pois ele não é muito rápido e gastaria logo pois não é feito para muitas escritas.

http://www.mp3car.com/vbulletin/general-hardware-discussion/114336-using-sd-card-hard-drive.html

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=258671

embora seja possível

http://wiki.eeeuser.com/execute_apps_off_sd

O ideal prum hd de 4GB seria uma distro pequena e você usaria o cartão para todos os seus dados (arquivos, música etc.). Por exemplo, eu tenho o antiX numa partição de apenas 2,5 GB e ele está ocupando 1,7 GB.

4GB é o mínimo recomendado pro Ubuntu mas você já viu que pode ser pouco. Uma solução se você quiser continuar com ele talvez seria instalá-lo como um live-cd/usb no próprio SSD então ele ficaria no formato comprimido e ele tem a opção de gravar as preferências e programas adicionais (persistent mode). Mas eu não sei se é possível. Creio que você possa instalá-lo no cartão: http://www.pendrivelinux.com/ubuntu-9-04-flash-drive-install-from-cd/

Postado

Eu nem quero instalar mais o wine no eee... queria fazer um teste, pois precisava rodar um programa da receita que só tem exe... acabei rodando no desktop mesmo... e mesmo assim a porcaria do programa não funcionou... (aliás os programas gov.br... sem comentários)

Compartilhar o SD seria um upgrade.... mas pelos links que você passou... não é uma boa ideia

Eu usava o puppylinux no eee mas sempre faltava alguma coisa.... ai optei pelo ubuntu netbook remix... pois o xandros q veio (por favor!)

sem falar q já estou super acostumada com o ubuntu... se desse para arrancar o OSX do meu mac e transformar em linux ubuntu, eu faria...

Uma solução se você quiser continuar com ele talvez seria instalá-lo como um live-cd/usb no próprio SSD então ele ficaria no formato comprimido e ele tem a opção de gravar as preferências e programas adicionais (persistent mode). Mas eu não sei se é possível.

há essa opção... mas preferi não fazer... achei melhor pelo SSD

acabei liberando um bom espaço do SSD, tirando um monte de aplicativos (desnecessários) que vem com o ubuntu... liberou quase 1GB SSD...

o que daria para fazer é o que o cara deste link falou:

No linux dá pra mapear o "/home" por exemplo para o cartão se for o caso

mas no meu caso eu não tenho nada na pasta home... pois o note uso em trânsito... logo não guardo nada dentro dele...

vou procurar uma distro mais leve e ver se me acostumo... ou comprar um note novo!

muitíssimo obrigada...

priscila

Postado

O crunchbang é baseado no Jaunty mas usa um gerenciador de janelas e programas mais leves. O modo de operação é, portanto, idêntico. A versão lite, que eu usei há pouco tempo, antes de instalar o Ubuntu Karmic, usa menos de 2GB do disco. Imagino que a versão 'cheia' use uns 2,5GB. Uma lista por cima dos programas aqui.

Se você resolver substituir o Ubuntu, é uma boa opção.

O 'problema' do ubuntu é principalmente o chamado ubuntu-desktop, que é um Gnome em que uma coisa depende da outra e tem programas pra todo tipo de uso, o que o torna sempre maior do que o necessário.

..estranho a receita não dispor de programa pro ambiente Linux. Pensei que o governo apoiasse o software livre :huh:

Postado

vou tentar... eu já tinha visto uma vez, mas nem dei muita atenção...

O 'problema' do ubuntu é principalmente o chamado ubuntu-desktop, que é um Gnome em que uma coisa depende da outra e tem programas pra todo tipo de uso, o que o torna sempre maior do que o necessário.

nem me fale... tem vários aplicativos que acho dispensáveis, mas que não consigo retirar, pois dependem de uma monte de coisa... tipo: floppy, captura de tela, dicionário cheese, e-book reader, evolution, gravador de som....

..estranho a receita não dispor de programa pro ambiente Linux. Pensei que o governo apoiasse o software livre

o programa era muito antigo... pois atualmente a declaração de empresa inativa é por um formulário online... mas antes de 2004 é com programa gerador...

Postado

Eu perguntei no fórum do Ubuntu e é possível mover o diretório /usr pro SD. Este diretório só é escrito quando se instala programas, então não teria problema. Apenas seria preciso ligar o netbook sempre com o cartão plugado.

http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8078269&postcount=4

e posts restantes (inclusive se quiser você pode entrar lá direto).

O crunchbang é legal. Talvez você também se interesse em saber que é possível instalar o Ubuntu por um mini.iso a partir do qual você instala só o que quiser.

Dê uma olhadinha aqui (postagens #4 e #9).

Se por acaso você resolver reinstalar, mesmo o crunchbang, você pode já no processo de particionamento do instalador criar uma partição pro /usr no SD.

Postado

o crunchbang lite é fantástico... só tem o básico e necessário para um netbook...

esse ubuntu mini.iso... a instalação é por linha e comando, certo? e durante a instalação eu posso escolher o que instalar? é muito complicado? não sou tapada, nem tenho medo de "estragar" as coisas... mas passo longe de uma entendida em linux...

agora vai a pergunta burra.... a instalação do mini.iso abaixa os pacotes por etapa, certo? mas eu vou conseguir acessar via wireless? ou vou ter q plugar o cabo de rede? a rede funciona sem estar no ambiente do OS?

eu achei isso: diet ubuntu

eu gostei dessa ideia... até para o desktop... pois a única coisa chata do ubuntu é a quantidade de tralha que vem... claro q no desktop, não ligo muito pois tenho espaço, mas se essa instalação for assim... personalizada... reinstalo em todas máquinas...

Postado

A instalação é no estilo ncurses, veja.

É simples, só tome cuidado (se for fazer) com a etapa de particionamento. Escolha as partições, se vai formatar ou não, o sistema de arquivos, se é inicializável e o ponto de montagem (/, swap, /home etc.). É mais fácil deixar de escolher uma opção do que fazer algo por engano mas basta prestar atenção.

Leia este tópico, que é recente, e você vai entender melhor (eu escrevi lá como 'ikisham').

Você instala o sistema 'mínimo', reinicia pra linha de comando e instala os pacotes básicos de desktop pelo apt-get.

O link que você postou não é uma boa. Ele parte de um sistema completo e vai removendo pacotes mas muita coisa fica para trás.

Se você puder plugar o computador numa conexão DHCP (aquela que não precisa se autenticar, acho que a Net é assim - a minha é também mas eu uso um roteador) seria o mais simples. Eu me lembro de ter visto um tutorial de como fazer pra instalar via wireless, provavelmente teria de ser baixado um programa pra conexão tipo o Wicd antes de começar a instalação. Edição - veja como se conectar por wireless pela linha de comando após a instalação do 'mínimo': http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202834 (só pra você ter uma ideia.. :) )

O crunchbang lite é um Ubuntu mínimo com o gerenciador de janelas Openbox então é um trabalho já pronto e pensado. Só a aparência não é muito refinada.

Postado

Desculpa, eu li melhor o link do Ubuntu diet e se você quiser experimentar antes de decidir reinstalar o sistema pode ser legal pra se familiarizar mais com tudo isso.

Só preste atenção que o tutorial é pro Hardy (Ubuntu 8.04) e alguns pacotes podem ter mudado de nome.

Postado

obrigada pelos links... ótimos...

eu vou tentar instalar o mini.iso... e depois instalar os pacotes que quiser via synaptic...

vou usar o cabo direto plugado no note e uso o wireless no desktop... é mais fácil...

vou tentar fazer isso nesse feriado (se der)... qualquer coisa faço na segunda....

qualquer dúvida (ou problema) posto aqui...

muito obrigada...

pri

Postado

valeu pelo link... mas eu testei o mini.iso

fui seguindo os passos dos links que você me passou....

q por sinal eram ótimos...

minha instalação ficou com 2.0GB....

usou 61% (e alguns quebrados) do SSD

ficou ótimo!

deixei somente o básico... (firefox, terminal, editor de texto, media player)

valeu mesmo pela ajuda!

obrigada

priscila

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!