Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apm E Acpi


BRITORN

Posts recomendados

  • Membro VIP

APM (Advanced Power Management)

(Gerenciamento Avançado de Energia)

Este é um antigo padrão de gerenciamento de energia criado pela Intel que conseguia desligar alguns dispositivos caso ficassem um certo tempo ociosos. Assim como o ACPI, o APM é uma interface entre o sistema operacional e o software que permite controlar configurações de energia para um consumo menor. Todavia o APM é muito menos eficiente que o ACPI.

Para usá-lo é necessário possuir uma BIOS compatível que irá ativar um driver de controle que faz a interface entre o sistema operacional e o hardware.

ACPI (Advanced Configuration & Power Interface)

(Interface de Energia e Configuração Avançada)

Sendo evolução do APM, o ACPI é uma tecnologia que permite ao sistema operacional desligar automaticamente periféricos para economizar energia. Foi desenvolvido pelas empresas Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Phoenix e Toshiba em conjunto, inicialmente para ser utilizado em notebooks com o fim de prolongar o tempo que o notebook permaneceria ligado utilizando a bateria como fonte de energia. Porém foi tão bem sucedido que acabou tornando-se um padrão também para os computadores desktop. A partir do Windows 98 o controle ACPI já pode ser utilizado.

O ACPI, juntamente com as fontes ATX, permite ao PC ligar ou desligar através de eventos no computador (pelo teclado ou até mesmo pela rede) sem a necessidade de pressionarmos botões que cortam o fornecimento de energia aos componentes do computador. É o ACPI que interage quando mandamos desligar o computador e não precisamos pressionar o botão no gabinete pois o computador desliga "sozinho".

Qualquer dúvida contate.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!