Ir ao conteúdo

Problema com Nobreak(?) ao executar jogos..

glaubernespoli

Posts recomendados

Postado

Tenho um nobreak Save1 600va da Ragtech a um bom tempo (deve ter em torno de 5 anos), usava ele sem problemas com meu antigo pc, depois passei a usar com meu notebook também sem nenhum problema. No início deste ano, comprei um PC novo, e desde então baixei vários jogos, mas estou com um certo 'problema' ao tentar jogar alguns.

Sempre que tento jogar algum jogo que exija mais da minha placa de vídeo (ex: Resident Evil 5, Borderlands, F.E.A.R. 2 e até Call of Cthulhu, de 2006), meu nobreak começa a apitar descontroladamente. E não é estalos, mas sim apitar mesmo, a ponto de se eu deixar, ele começar a fazer um som similar a de uma ambulância, até desligar sozinho. Já com outros jogos menos pesados (F.E.A.R. 1, Alone in the Dark 5, WoW, etc...) ele funciona perfeitamente, sem nenhum sinal de anomalia.

Outra coisa, creio que o problema seja realmente o nobreak porque ele também já apitou assim quando liguei o pc + notebook nele.

Gostaria de saber: o problema é realmente no nobreak? É por ele já ser muito velho, ou algum outro problema que tenha conserto?

E ah.. quanto à possibilidade de ligar diretamente na tomada, já pensei nisso, problema é que energia aqui na minha casa costuma cair aleatoriamente, e costumo deixar meu pc 24/7 ligado.. então acho que seria meio arriscado.

Obrigado desde já.

Glauber

Postado
Tenho um nobreak Save1 600va da Ragtech a um bom tempo (deve ter em torno de 5 anos), usava ele sem problemas com meu antigo pc, depois passei a usar com meu notebook também sem nenhum problema. No início deste ano, comprei um PC novo, e desde então baixei vários jogos, mas estou com um certo 'problema' ao tentar jogar alguns.

Sempre que tento jogar algum jogo que exija mais da minha placa de vídeo (ex: Resident Evil 5, Borderlands, F.E.A.R. 2 e até Call of Cthulhu, de 2006), meu nobreak começa a apitar descontroladamente. E não é estalos, mas sim apitar mesmo, a ponto de se eu deixar, ele começar a fazer um som similar a de uma ambulância, até desligar sozinho. Já com outros jogos menos pesados (F.E.A.R. 1, Alone in the Dark 5, WoW, etc...) ele funciona perfeitamente, sem nenhum sinal de anomalia.

Outra coisa, creio que o problema seja realmente o nobreak porque ele também já apitou assim quando liguei o pc + notebook nele.

Gostaria de saber: o problema é realmente no nobreak? É por ele já ser muito velho, ou algum outro problema que tenha conserto?

E ah.. quanto à possibilidade de ligar diretamente na tomada, já pensei nisso, problema é que energia aqui na minha casa costuma cair aleatoriamente, e costumo deixar meu pc 24/7 ligado.. então acho que seria meio arriscado.

Obrigado desde já.

Glauber

Amigo, nem precisou você postar sua configuração para sabermos que está na cara ai que seu nobreak está trabalhando em sobrecarga, quando você disse que isso acontece quando você coloca algum jogo mais pesado, ou quando você coloca o note e o pc juntos nele, claramente ela não está aguentando o tranco de seu sistema novo, fique sabendo que VA não são w para um PC, esses 600VA que tem ai teu no break pode não passar nem de 400w para seu sistema, quando convertidos corretamente, levando em conta a eficiencia da fonte.

Mas contudo, postes ai a sua configuração para podermos ter certeza de que é isso que está ocorrendo.

Abraço.

Postado

Então.. a fonte é de 750w reais, configuração é: core 2 quad q9400, placa mãe P5KPL-SE, 4gb ddr2 800mhz, hd samsung sata 2 500gb e uma gts250.

Creio que o problema seja este então mesmo, mas quando o nobreak está trabalhando corretamente (sem apitar) a luz fica constantemente acesa, sinal que está com 100% da bateria. Vou verificar se ela vai ficar piscando quando tentar abrir algum jogo novamente.

Obrigado novamente.

Glauber

Postado

Esse problema é típico de consumo além do suportado pelo nobreak ou seja, sobrecarga.

600VA = 360W em média com equipamentos informáticos. Fator de potência aproximadamente igual a 0,6.

Mesmo que a fonte seja de PFC Ativo, que naturalmente possuem um fator de potência elevado, os nobreaks não consideram isso, eles vão acusar sobrecarga sempre que o consumo exceder a potência em Watts máxima definida no projeto do nobreak.

Você precisa de um nobreak por volta de 1500VA ou eliminar o nobreak e ligar tudo apenas num filtro de linha de qualidade comprovada.

Postado
Esse problema é típico de consumo além do suportado pelo nobreak ou seja, sobrecarga.

600VA = 360W em média com equipamentos informáticos. Fator de potência aproximadamente igual a 0,6.

Mesmo que a fonte seja de PFC Ativo, que naturalmente possuem um fator de potência elevado, os nobreaks não consideram isso, eles vão acusar sobrecarga sempre que o consumo exceder a potência em Watts máxima definida no projeto do nobreak.

Você precisa de um nobreak por volta de 1500VA ou eliminar o nobreak e ligar tudo apenas num filtro de linha de qualidade comprovada.

Isso mesmo _rau_, e ainda tem a questão da eficiencia, se o sistema do amigo ai, demanda 300w, com 80% de eficiencia da fonte o a fonte vai puxar do nobreak, 375w, com certeza é por isso que em pico ele não suporta a demanda.

Realmente amigo, para você ter uma segurança para seu sistema faça o que o _rau_ disse, ou compre outro nobreak mais potente, ou coloque um bom filtro de linha ai.

Abraço.

Postado
Entendi, obrigado pelas respostas.

Infelizmente estou sem dinheiro para um nobreak de 1500va no momento que, pelo que pesquisei preços, custa em torno de R$700,00.

Então vou optar pelo filtro de linha, algum conselho? Tava pensando nesse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116130059-filtro-de-linha-apc-120-volts-_JM

Um desses é 'confiável'?

[]'s

Esse me parece ser um ótimo produto, não o conheço internamente, mas todos os produtos da APC são de ótima qualidade, acredito que esse tambem não seja diferente.

Abraço.

Postado

É um "filtro" bem fora do comum, mas é vendido pelo nome "Gerenciador de energia", pela APC.

Dei uma pesquisada sobre esse modelo e pelo preço acho que vale mais você comprar esse aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

O nível de proteção desse é mais alto.

Outra coisa que não achei é onde que liga as tomadas nesse filtro indicado por você.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!