Ir ao conteúdo

Teste com Cooler Master Hyper TX3 - Tópico Oficial

Shura

Posts recomendados

Postado

Saudações.

Estou expondo aqui minha experiência pessoal com um cooler de modelo Hyper TX3 da Cooler Master. Talvez este tópico ajude a pessoas a resolverem pequenos problemas com a temperatura e também sanar dúvidas entre compra ou não este cooler.

Como já foi testado pelo próprio CDH, o Hyper TX 3 é um cooler com 3 heat pipes de cobre que entram em contato direto com o processador, aletas de alumínio e com um fan de 92 mm. Vem com clips para instalação de um segundo fan de 92 mm na parte traseira para tirar um pouco mais de performance, o que no meu caso foi instalado o segundo fan, um Zalman F2.

A instalação do cooler foi feita sobre uma placa mãe ECS A780GM-A Ultra com um processador Phenom X4 9650. A pasta térmica usada foi uma AKASA AK-450 (não usei a pasta que vem com o cooler). A única coisa que não gostei muito foi que o espaço entre o fan e os pentes de memória ficou em torno de 2 a 3 mm, realmente quase encostando, mas não interferiu de forma alguma na instalação.

O primeiro teste:

Após ligar o computador com tudo instalado, uma desagradável surpresa: a temperatura dos núcleos estava indicando 76 a 80ºC, extremamente elevada, isso com a temperatura ambiente a 26ºC. Fiz alguns testes, pois a ECS A780GM-A Ultra tem problemas de aferição correta de temperatura e tensão. Com os fan's em 2.700 RPM a temperatura baixou para 71ºC, o que continuava muito alta.

Resultado: tive que desmanchar o cooler, raspar a pasta e passar novamente, uma boa quantidade.

O segundo teste:

Cooler recolocado com uma quantidade generosa pasta AK-450, o computador é novamente ligado. Desta vez, com valores aceitáveis de temperatura, 27ºC a 1.500 RPM cada fan e temperatura ambiente a 26ºC. Vendo que os valores estavam dentro do normal, fiz um pequeno teste de stress do CPU utilizando o próprio AMD OverDrive, durante 15 min. Para isso, coloquei a velocidade dos fan's em 2.700 RPM e deixei rodando.

Resultado: a temperatura não ultrapassou 39,5~40ºC

Como está chegando o verão, acredito que o cooler vai atender bem minhas necessidades.

Configurações e condições do tempo usadas no teste:

Placa-mãe ECS A780GM-A Ultra

Processador AMD Phenom X4 9650 2.3 GHz

4 pentes de memória Kingston HyperX DDR2 800 /2G

Placa de vídeo Sapphire ATI Radeon 4650 GDDR3 512 MB

Fonte Zalman 460B-APS

Fan's: 2x ADDA 120 mm no gabinete, 1x Zalman F2 instalada no cooler e cooler de memória G.Skill Turbulence.

Controlador de fan: Zalman ZM-MFC2

Gabinete: Empire Smart 5970

Fora isso foram utilizados HD's e o leitor de DVD.

Postado

Parabéns pelo topico e com certeza vai ajudar muita gente na escolha desse cooler.

Depois de 1 semana que é o tempo de cura da pasta termica vai abiaxar ainda um pouco os graus (estabilizar) eu encomendei um Hyper 212 plus, pois o Tx3 para o 212 Plus a diferença era de 4 reais com frete ai ano que vem eu troco o gabinete, mais até agora a loja não me deu resposta com a conta para deposito ai se não mandarem cocerteza pego o TX3.

Shura pela sua esperiencia com o TX3 sera que ele segura meu processador em 40 a 45 graus em Full.

Obrigado.

Postado
Shura

Quais eram as suas antigas temperaturas?

Com cooler box:

Idle: 36~38ºC

Full: 55~58ºC

Isso com tempertatura ambiente em torno de 23 a 25ºC. No caso estes testes estão sendo realizados na Primavera, e as temperaturas aqui no Sul são mais favoráveis...apesar que no verão esquenta bastante.

Shura pela sua esperiencia com o TX3 sera que ele segura meu processador em 40 a 45 graus em Full.

Provavelmente sim. Acho que ainda vale aquele de "Intel aquece menos que AMD". Hehehe. Mas no caso eu não usei a pasta da CM, usei a AK-450. Eu não comprei a AS5 por ser exagero, eu não faço OC nos meus PC's hehehe, então a AK-450 tendo seus 50% de prata já da pro gasto.

Postado
porque Shura recomendas não usar a Pasta termica da CM ela é de prata e é boa pelo que eue vi em um reviews de coolers que acompanha esta pasta.

Entendeste mal amigo...eu não falei que não recomendo, apenas falei que não utilizei! A pasta da CM vem em uma determinada quantidade...eu não misturo pastas diferentes. Ou seja, a pasta que vem com o Hyper TX3 provavelmente é o fuficiente para uma aplicação. Não sei qual a capacidade térmica da pasta que vem com o Hyper TX3, já da AK-450 eu sei...e como eu usei uma boa quantidade de pasta, eu não sei se a que vem com o Hyper TX3 seria o suficiente (lembre que eu tive que usar 2x pela primeira vez não estar bem instalado).

Com certeza a pasta da CM é adequada o suficiente para fazer com que o Hyper TX3 tenha um ótimo desempenho, do contrário estariam colocando em risco o seu nome e o produto em questão...

Eu sou o tipo de cara que remove etiqueta térmica e coloca algo do meu gosto pra melhorar a eficiência de troca (fiz isso no chipset norte 780 da minha placa).

Resumo, no meu caso foi questão de gosto e experiências anteriores com a AK-450...hehehe

Até!

Postado

Hum, certo desculpe pelo mal entendido.

Quando der uma semana podes me falar quant os graus fico depois da ura da pasta terimca.

Shura, o que você acha que é melhor fazer pegar o cooler Hyper 212 plus.

Ou pegar o Tx3 com um gabinete o gladiator RC-600 ou o Cooler Master Elite 335.

Ou talvez compensa pegar o Hyper 212 Plus e depois pegar o gladiator.

Postado
Shura, o que você acha que é melhor fazer pegar o cooler Hyper 212 plus.

Ou pegar o Tx3 com um gabinete o gladiator RC-600 ou o Cooler Master Elite 335.

Ou talvez compensa pegar o Hyper 212 Plus e depois pegar o gladiator.

Sinceramente não sei...depende do que estiver pensando e no TDP do teu processador. O Hyper TX3 suporta processadores com TDP de até 130W. Não adianta nada colocar cooler baseado em dissipação por convecção pensando em conseguir temperaturas muito baixas, pois ele tem um limite pra cada projeto, e talvez não alcance a temperatura desejada. Caso vá fazer algum overclock tem que já computar o TDP que vai ser alcançado com a capacidade do cooler.

Mas se o lance for mais desing pra casemod, eu iria com o 212+ com ventoinhas modificadas (transparente com led azul). Além da capacidade de dissipação ser melhor, ele é mais bonito.

Postado

Ta beleza, mais é que a jogada é o seguinte eu não faço oc no pc nem a pau, então eu gostaria de gastar o minimo possivel em um cooler bom e pegar logo um gabinete sacas tipo o TX3 e o Elite 335 que ta 145 reais e o cooler 100 e o TX3 ta 100 e o 212 104 e o elite 145. Então eu estava pensando em Pegar o 212+ ´o Elite porque o 212 eu tenho que desmontar o pc pra instalar ele ai ficaria melhor se precisace dismontar o pc colocar o cooler e as peças em outro gabinete porque se não der para pegar o gabinete eu tenho que desmontar e montar de novo e meu gabinete é bem apertado.

qual vale mais a pena.

Gladiator RC-600 + Hyper 212 Plus

ou

Elite 335 + Hyper 212 Plus

Eu não faço OC no pc.

Será que vale a pena gastar tanto em um gabinete?

Não tenho ideia de fazer SLI. Talvez futuramente trocar a VGA por uma mais forte mais olha lá isso só futuramente mesmo.

Então compensa comprar o Elite 335 mais o Hyper 212 +.

Só que o Gladiator tem seus beneficios mais fans e a fonte é na parte de baixo.

Postado

Gladiator RC-600 + Hyper 212 Plus

ou

Elite 335 + Hyper 212 Plus

Eu não faço OC no pc.

Será que vale a pena gastar tanto em um gabinete?

Não tenho ideia de fazer SLI. Talvez futuramente trocar a VGA por uma mais forte mais olha lá isso só futuramente mesmo.

Então compensa comprar o Elite 335 mais o Hyper 212 +.

Só que o Gladiator tem seus beneficios mais fans e a fonte é na parte de baixo.

Vamos por parte: você diz que teu gabinete atual é bem apertado correto? Isso para circulação de ar é um problema, o gabinete não precisa ser um monstro mas pequeno demais atrapalha não apenas a circulação de ar, mas a organização dos fios também. Este genérico que eu comprei pra montar meu PC atual não é muito grande nem muito pequeno. Não cabe um Hyper 212+, mas acomodou legal o Hyper TX3, e sinceramente eu teria ido de Hyper 212+ se não fosse pelo tamanho do gabinete, pois ele tem 1 heat-pipe a mais do que o TX3 e quase sempre é mais barato que o TX3. Sem contar que é mais silencioso e suporta um TDP maior que o TX3 (não que eu vá fazer uso de TDP superior a 95W no momento).

Pra mim, o HYper TX3 ta atendendo bem, já que eu não faço OC e o ambiente dificilmente é quente pra valer. No verão é que vai ser o verdadeiro teste dele. Claro, como eu já havia falado anteriormente, existem limites no projeto de cada cooler, principalmente tratando-se da dissipação por condução/convecção.

O Hyper 212+ cabe no Elite 335? Pelas especificações ele tem 185 mm de largura, e me parece que o gabinete deveria ter pelo menos 200 a 210 mm de largura para comportar o cooler...pois só ele já tem 160 mm (pelo menos no meu gabinete que tem quase 190 mm de largura o Hyper TX3 ficou próximo da tampa, de 3 a 5 mm de espaço. Como ele tem praticamente 140 mm, não caberia um 212+, pois ele tem 160 mm).

De qualquer forma, se for pensar em upgrades posteriores iria de RC-600 com o Hyper 212+, dependendo da configuração já com um fan adicional. Talvez no início pareça exagero mais depois nem tanto. Isso também depende muito do clima local. Vale a pena pensar em filtros de ar, preferencialmente os que já vem com o gabinete e manter o mesmo padrão, pois perde-se um pouco do fluxo de fora para dentro mas se ganha evitando de ter que desmontar tudo por acumulo de pó.

Mais tarde eu posto uma ou duas fotos do interior do meu gabinete pra ter uma noção de como fica acomodado o Hyper TX3. A partir disso creido que dá pra criar uma ideia de que rumo tomar.

Postado

se você deixar o gabinete aberto ai que sua refrigeração vai para o saco mesmo... você perde o fluxo de ar dentro do mesmo, o que seria praticamente como tirar todos os fans sem ser o do processador, fonte e placa de video.

Postado
se você deixar o gabinete aberto ai que sua refrigeração vai para o saco mesmo... você perde o fluxo de ar dentro do mesmo, o que seria praticamente como tirar todos os fans sem ser o do processador, fonte e placa de video.

Lembro que eu já cheguei a usar uma dúzia de vezes meu PC antigo sem a tampa lateral no verão, mas na ocasião eu utilizava um "cooler" da britânia de 40 cm. ^_^ Nesse caso até tava valendo, tirando que enchia tudo de pó...hehehe

Postado

Seguem algumas imagens do interior do meu gabinete:

img1008w.jpg

Na foto acima já é possível ver um erro de projeto meu...o G.Skill Turbulence foi adquirido ANTES do Hyper TX3, mas não calculei o espaço necessário para instalação do TX3. Resultado: o cooler das memórias teve que ser afastado um pouco e fica quase encontando no fan do Hyper TX3.

img1009h.jpg

Nesta foto é possível ter uma noção de tamanho de altura do cooler. O gabinete tem 19 cm de largura e acomodou bem o HYper TX3.

img1011y.jpg

Antes que me questionem o "por que" de um fan instalado sobre o dissipador do chipset norte da A780GM-A Ultra:

1 - É necessário um fan sobre esse dissipador?

R: Não. A dissipação de fábrica ocorre de forma passiva.

2 - Ele aquece tanto ao ponto de precisar de um fan instalado?

R: Ele aquece, não tanto assim, usando o vídeo onboard aquece bem mais, mas pelo menos eu consigo manter a temperatura em torno de 34ºC com baixa rotação, não gera nenhum barulho adicional. Mas como já havia falado, de fábrica a dissipação é passiva. Se foi projetado assim, deve funcionar dentro dos seus padrões desta maneira.

3 - Usando um fan você tapa o logo "Black Series"

R: não faço casemod, meu gabinete não usa tampa de acrílico

4 - Qual o real motivo de usar um fan então?

R: Simples: o controlador Zalman MFC2 pode controlar até 4 fan's, 5 se utilizar um cabo em Y que vem junto. Cada canal fornece até 0.7A, porém o controle do canal 4 é feito por PWM. Sim, você poderá ligar um fan de 3 pinos, porém ele não vai fazer controle de rotação, apenas vai aferir a rotação do fan, ou seja, vai sempre estar no máximo. Quando comprei o MFC2 junto com o Hyper TX3 com outro fan da Zalman, o ZM-F2, eu já pensava em utilizar os canais 3 e 4 do controlador para manusear a velocidade dos fans do processador. Entretanto, eu precisaria emitir um sinal para minha MoBo, no conector do fan do CPU.

Desta forma, desmontei o cooler box que veio com o 9650 e coloquei sobre o chip A780G, pois o conector do fan é PWM.

Só uma observação: mesmo suportando temperaturas mais elevadas, obviamente o chipset norte vai ter uma redução de desgaste e porquê não até um aumento de desempenho se sua temperatura estiver mais baixa. O mesmo argumento é usado para muitos outros componentes.

• 8 meses depois...
Postado

Olá pessoal...

Não encontrei a resposta nem nos testes e nem no Forum para o ocorrido.

Recentemente adquiri um CM Hyper TX3 mas ele nao ocupou toda a área da chapa metálica do processador. Achei muito estranho pois nunca presenciei algo parecido com coolers para processadores. Meu processador é um AMDPhenom II x4 black edition 965 3.4.

É normal? :huh:

Postado

Shura, com o sistema que tu tá montando, eu acharia ideal trocar de gabinete, para um Thermaltake V3, colocaria o TX3 levando o ar de baixo pra cima nele, o que daria o espaço para colocar o cooler das memórias perfeitamente em cima

só uma opinião pessoal =D

• 4 semanas depois...
Postado
Shura, com o sistema que tu tá montando, eu acharia ideal trocar de gabinete, para um Thermaltake V3, colocaria o TX3 levando o ar de baixo pra cima nele, o que daria o espaço para colocar o cooler das memórias perfeitamente em cima

só uma opinião pessoal =D

Olá amigo

Este sistema já está montado, em plena operação a quase 1 ano. Acredito que, o sistema de jogar o ar para cima seja mais efetivo se o gabinete em questão tiver um exaustor ativo no teto e com a fonte instalada em sua base (não conheço o tt V3). De qualquer sorte, o ar quente é jogado para o exaustor traseiro do gabinete, o que acaba sendo de alguma forma bem eficiente. O restante do ar acaba sendo capturado pela ventilação da fonte, que também joga o ar para fora.

Reconheço que foi um erro tentar instalar aquela ventilação nas memórias, principalmente sem ter instalado o TX-3 antes.

Postado
Olá pessoal...

Não encontrei a resposta nem nos testes e nem no Forum para o ocorrido.

Recentemente adquiri um CM Hyper TX3 mas ele nao ocupou toda a área da chapa metálica do processador. Achei muito estranho pois nunca presenciei algo parecido com coolers para processadores. Meu processador é um AMDPhenom II x4 black edition 965 3.4.

É normal? :huh:

Se você se refere a superfície do processador, sim, é normal. Ele não ocupa 100% da superfície como um cooler box que o cobre por completo. Tente mantê-lo mais centralizado o possível. Isso não influencia no funcionamento do TX-3.

• 3 meses depois...
Postado

Depois que eu troquei meu cooler stock por esse TX3, noto que ele é mais silencioso que o de fábrica, porém ele possui um barulho agudo irritante.

Esse barulho seria por causa do sistema de presilha por clipe (que é bem vagabundo por sinal) ou é por causa dos rolamentos do fan?

Esse barulho agudo está me irritando...

• Membro VIP
Postado
Depois que eu troquei meu cooler stock por esse TX3, noto que ele é mais silencioso que o de fábrica, porém ele possui um barulho agudo irritante.

Esse barulho seria por causa do sistema de presilha por clipe (que é bem vagabundo por sinal) ou é por causa dos rolamentos do fan?

Esse barulho agudo está me irritando...

KovarD

Acho estranho seu TX3 estar produzindo ruído a ponto de incomodar, certamente

deve seu algum problema na ventoinha pois eu tenho um montado num Phenon II

555 e não ouço ruído algum proveniente dele.

Experimente substituir a ventoinha por outra de 92mm bem silenciosa, aí você vai

ter certeza se o problema é da presilha ou da ventoinha.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
KovarD

Acho estranho seu TX3 estar produzindo ruído a ponto de incomodar, certamente

deve seu algum problema na ventoinha pois eu tenho um montado num Phenon II

555 e não ouço ruído algum proveniente dele.

Experimente substituir a ventoinha por outra de 92mm bem silenciosa, aí você vai

ter certeza se o problema é da presilha ou da ventoinha.

Boa sorte.

adcarvalho

Com o tempo o barulho agudo sumiu.

O problema deveria ser o fan mesmo. Vai ver que os mecanismos dele estavam amaciando e lubrificando.

Passou dois a três dias e o ruído do cooler está imperceptível.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!