Ir ao conteúdo

Duvida sobre pasta térmica fora da validade

Rafasax

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho aqui em casa um pote de pasta térmica da marca WURTH, não tenho muitas opiniões sobre a marca mas quando eu morava em Teresina/Piauí ela segurava o tranco muito bem nos meus antigos Sempron 2200+ e P4 2,8Ghz, mantinha meus processadores sempre abaixo da casa dos 50°c apesar da temperatura média da cidade ser de 35°c com sensação térmica de 37°c:eek:.

Depois que voltei para minha cidade (Belo Horizonte) continuei usando e a temperatura do processador (meu antigo p4) ficou estável entre 37°c e 43°c, vejo que ela tem um poder de dissipação muito bom se levarmos em conta que usava coolers do tipo "padrão".

Agora vem a dúvida, meu atual processador (Phenom II x3 710 - 2,6Ghz) sempre anda na casa dos 38°c e as vezes quando full fica lá pelos 53°c usando Cool N' Quiet mas to achando a temperatura um pouco alta ja que meu gabinete vive aberto e fica em um local bem arejado, dai pensei em substituir a atual pasta termica que veio no cooler Box por essa pasta Termica Wurth só que fui olhar na data de validade e a danada ta vencida a 1 ano, observei bem a pasta e não notei nenhuma alteração quanto a testura ou aparência da mesma. O pote está praticamente cheio, não usei nem 10% dele e minha dúvida é se mesmo tendo passado o prazo de validade, se ainda é confiável o uso da pasta termica ou se devo comprar uma nova. Grato pela atenção.

Postado

Amigo, boa tarde.

Não se pode fazer a comparação da necessidade de dissipação térmica de um Sempron 2200+ ou P4 2.8 GHz com a de um Phenom II 710. Pasta térmica para esse tipo de processador tem que ser preferencialmente com liga de prata, já que mesmo com cooler box eles costumam aquecer bastante.

Eu acredito que a pasta da Wurth não vai ser o suficiente, talvez seja inferior até ao adesivo térmico que já vem com o cooler box do Phenom II. Pelo que olhei, a pasta da Wurth vem em um pote grande com 80 g e o coeficiente de tranferência de calor é o mesmo utilizado por pasta branca padrão, cerca de 0.49 W/m.ºC. Uma pasta como a AK-450 da Akasa que tem 50% de prata em sua mistura tem um coeficiente de transferência muito maior, 9.24 W/m.ºC. Veja, em questão de valores, um pote de 80 g da Wurth custa em torno de R$ 44,00. Uma seringa de 4.5 g da AK-450 custa em torno de R$ 23,00. Existe a Artic Silver 5, que é melhor que a AK-450, pois possui 99,9% de prata em sua mistura, o coeficiente de transferência térmica é muito superior ao da AK-450.

Na época que eu utilizava um Athlon XP com um cooler VCOM 21B lapdado (na época ele era absurdamente barato, em torno de R$ 19,00 e a performance dele de dissipação superava vários coolers que passavam de R$ 100,00), eu usava a pasta comum mesmo, pois não existia grande necessidade de utilizar pasta com liga de prata ou coisas do gênero, mesmo porquê o processador não aquecia tanto, e também a pasta naquela época era muito mais cara que hoje.

Postado

entendi, muito obrigado pela resposta. Independente da data de validade da pasta termica que citei, pelos valores de condutividade vejo que não vale a pena usá-la. Vou providenciar uma Artic Silver ou uma Akasa 450.

-------------------------------------------------------------------

Edit:

Em tempo, o que seria mais vantajoso: Artic Silver 5, Akasa 450 ou Artic Cooling MX2 ? Moro em BH e poderia ir na loja Waz para comprar e visto o preço que vejo por ai na internet, vale a pena ir lá comprar porém no site deles tem uma variedade interessante de pastas termicas, qual delas seria melhor para dissipação de calor ?

Postado
entendi, muito obrigado pela resposta. Independente da data de validade da pasta termica que citei, pelos valores de condutividade vejo que não vale a pena usá-la. Vou providenciar uma Artic Silver ou uma Akasa 450.

-------------------------------------------------------------------

Edit:

Em tempo, o que seria mais vantajoso: Artic Silver 5, Akasa 450 ou Artic Cooling MX2 ? Moro em BH e poderia ir na loja Waz para comprar e visto o preço que vejo por ai na internet, vale a pena ir lá comprar porém no site deles tem uma variedade interessante de pastas termicas, qual delas seria melhor para dissipação de calor ?

Pelo que eu vi, a MX-2 teria um resultado de transferência superior ao da Artic Silver 5, não comprometeria peças elétricas em contato com elas pois não possui partículas de metal e tem uma validade de 8 anos.

Mas ai fica pelo gosto também...eu uso um Hyper TX3 da Cooler Master com a pasta AK-450 da Akasa. O conjunto consegue me entregar uma boa temperatura final. Eu tive a opção de comprar a Artic Silver 5, mas apesar de conhecê-la, eu dei preferência para a AK-450, pois já era utilizada em outros micros que tenho em casa e sempre tive bons resultados. Além do mais, não comprei o PC pensando em fazer um overclock...apesar que a AK-450 aguentaria, mas para O.C. o mais indicado seria uma AS5 ou então a MX-2 (que se demonstrou melhor que a AS5).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...