Ir ao conteúdo

Hyper TX2 segura na boa um C2Q Q9550 sem OC?

WilliamWRP

Posts recomendados

Postado

eu acho que a pasta não tão condutiva mais com varios amperes passando pela placa mãe ela com certeza conduz, falar que prata não conduz é falar que a terra é quadrada(inda mais sendo 99% de pureza)

Postado
  panelasc disse:
È complicado, fica a critério do consumidor acreditar no fabricante ou nos boatos por ai, eu pelo menos acredito no fabricante, porém é melhor não confiar tanto...

:lol:

...é preciso incendiar uma placa-mãe usando pasta com liga de prata e te mostrar uma foto pra você acreditar que a prata é condutora de eletricidade? Boatos não amigo...fatos. Até onde eu sei, se você colocar varas de prata em uma tomada e segurar com as mãos nuas, vai tomar um belo choque. Ela conduz tanto eletricidade quanto calor, é um metal.

Postado

Resolvi fazer um teste básico por conta própria, usei um multímetro e uma bateria de 6v, as imagens falam por conta própria:

as53.jpg

as58.jpg

as510.jpg

as55.jpg

Resumindo, a Artic Silver 5 não conduz eletricidade, isso é um MITO e se conduz é tão pouco a ponto de o multímetro não ser sensível o suficiente para medir, sendo assim creio que não seja o necessário para causar danos a uma mobo, no maximo causar um mal funcionamento de um circuito mas mesmo assim muito longe de causar um curto.

Shura disse:
...é preciso incendiar uma placa-mãe usando pasta com liga de prata e te mostrar uma foto pra você acreditar que a prata é condutora de eletricidade? Boatos não amigo...fatos. Até onde eu sei, se você colocar varas de prata em uma tomada e segurar com as mãos nuas, vai tomar um belo choque. Ela conduz tanto eletricidade quanto calor, é um metal.

Sim amigo, prata conduz eletricidade, veja o teste que eu realizei abaixo com uma pulseira de prata, o resultado era o esperado ela conduz eletricidade, já a Artic Silver que embora seja a base de prata o resultado foi diferente.

as523.jpg

Abraço.

Postado

Excelente teste!

Vai saber então o motivo do fabricante não aconcelhar o uso em áreas que tenham contato direto com energia elétrica.

Creio que fica por conta e risco de cada um.

P.S. Achei realmente "mágico" o pessoal conseguir fazer uma pasta a qual eles afirmam ter 99,9% de prata, extrair todo o potencial de condutividade térmica da prata (afinal, é o melhor metal para condução de calor) mas fazendo um isolamento completo da condutividade elétrica. Será tecnologia, bruxaria ou um terceiro sinônimo?

Postado
  Shura disse:
Excelente teste!

Vai saber então o motivo do fabricante não aconcelhar o uso em áreas que tenham contato direto com energia elétrica.

Creio que fica por conta e risco de cada um.

P.S. Achei realmente "mágico" o pessoal conseguir fazer uma pasta a qual eles afirmam ter 99,9% de prata, extrair todo o potencial de condutividade térmica da prata (afinal, é o melhor metal para condução de calor) mas fazendo um isolamento completo da condutividade elétrica. Será tecnologia, bruxaria ou um terceiro sinônimo?

Pelo que me lembro antigamente não havia aquela citação dizendo para ter "cuidado" ao aplicar em partes eletricas, havia apenas a primeira frase ("Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity."), depois de um tempo não se sabe o motivo foi adicionado aquela citação, talvez por alguém ter reclamado ou por precaução...

Sobre a prata não conduzir eletricidade acredito que seja porque ela está em forma "pastosa", ou seja não está fundida em forma rígida de liga metálica, ao contrario disso a prata esta "dispersa". Mas isso é apenas especulação.

Postado

que esta dispersa esta, so que esta com 99%de prata

pegue um onte de pregos e coloque em um pote e veja se não passa eletrecidade por eles, mesmo não estando juntos vai passar

Postado

Prezados,

Apenas para encerrar esta polêmica de uma pasta como a Artic Silver 5, que possui 99,9% de prata na sua composição segundo dados do fabricante de possuir a capacidade ou não de conduzir eletricidade.

Falei com um amiga química da UFRGS e a resposta é...SIM, ela pode ser feita de prata e NÃO conduzir eletricidade.

A explicação é simples: o fabricante afirma ter 99,9% na composição da Artic Silver 5 prata. Sobrando 0,1%, pode ser um composto químico que reage sobre a prata, inibindo sua capacidade de condutividade elétrica e mantendo sua condutividade térmica, ou seja, é um isolante elétrico, mas mantém toda sua capacidade térmica.

"Ah, mas o fabricante não aconcelhar o uso em áreas que tenham contato direto com energia elétrica." (tal como o colega panelasc e eu sublinhei).

Simples: a isso ela chama o "coeficiente de cagaço (desculpem o linguajar)". Tal qual uma empresa que fornece Oxigênio para hospitais afirmam que seu oxigênio é 99,99% puro, não tendo condições de afirmar que é 100% puro, a empresa que fabricada uma pasta com 99,9% de prata, apesar de ter um composto para NÃO conduzir eletricidade e sim só energia em forma de calor, não pode afirmar que seja 100% certo que não vai conduzir eletricidade. Mesmo este composto estando na mistura, os outros 99,9% é feito de prata, que conduz eletricidade.

Resumo: para evitar danos e processos por casualidades que possam vir a ocorrer, a empresa se reserva no direito de não aconcelhar o uso da pasta diretamente em circuitos elétricos, o que é inteligente, pois a principal composição química da pasta é a prata.

Só fica a dúvida: arriscar ou não arriscar?

Sendo assim, peço desculpas ao colega panelasc e espero que esclareça os demais usuários quanto ao mito desta pasta conduzir ou não eletricidade.

Peço desculpas por sair do assunto inicial do tópico.

Até.

Postado

Não faz mal sair do assunto do tópico...

Pois esclareceu varias duvidas não só minha como os demais que procuram a mesma resposta.

Bom agora sobre o assunto do tópico eu e um colega meu vamos pegar 1 cooler cada um e uma pasta termica a questão é:

Nos estamos dividindo em 2 o frete e a pasta termica só o cooler cada um vai pagar inteiro o preço.

Vai ser um total de tudo junto R$:166.00

Vale a pena pegar

1 Hyper TX2 cada um por: R$:62.00

Frete: 16 reais dividido por 2= 8 cada um

Pasta termica MX-2: 26 reais dividido em 3 R$:8.70

Total dos dois a pagar é ( arredondando) R$: 80.00

Outra opção é o Hyper TX 3.

Hyper TX 3 cada um: R$: 83.00

Frete: R$ 16.00 divivido por 2: R$: 8.00.

Pasta Termica MX-2: R$: 26.00 dividido por 3 R$: 8.70.

Total: R$: 99.70 cada.

Qual vale a pena pegar custo/benefício

Meu amigo tem um Core 2 Quad Q8400

OBS: A pasta termica é dividida em 3 pessoas pois um terceiro colega meu vai epgar só para 1 ou 2 aplicações ai não contei no total em que eu e meu amigo vamos pegar o cooler.

Obrigado.

Postado
  Pedro1995 disse:
pra finalizar de vez vou pegar meu multimetro e ver o que da em uma gota de pasta

jaja eu posto pra vocês

Amigo se você não viu eu já realizei esse teste e postei com fotos na pagina anterior.

Muito obrigado Shura pelo esclarecimento, e desculpe por qualquer grosseria ou offtopic, o meu objetivo era apenas "desmistificar" certas informações e acabar com as especulações a respeito do assunto.

Sobre o Cooler, acredito que se dinheiro não for o problema vá de Hyper TX 3 mesmo, agora se quiser economizar pode ir de Hyper TX2 que da mesma forma estará fazendo uma boa compra.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...