Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com relação a banco de dados


yondaime172

Posts recomendados

Meus amigos conhecedores de webdesign, eu tenho uma séria dúvida para expor.

Nos últimos dias criei um site para a loja de meu pai (a propósito, meu primeiro:cool:), mas meu tio, como é sabidão, resolveu palpitar: "Eu quero um site igual ao Mercado Livre":eek:, é claro que o meu primeiro site não chegaria aos pés de um mega portal como o mercado livre. Mas depois de muita discussão, resolvi fazer pelo menos aquela lista na esquerda da tela, com a descriminação dos produtos tipo:

Produtos

--------------

{link}Mouses{/link}

--------------------

{link}Teclados{/link}

--------------------

{link}Monitores{/link}

--------------------

{link}Xurupita{/link}

--------------------

Mas aí está o problema: Eu não faço a menor ideia de como se faz uma lista dessas em conteúdo dinâmico:eek:. Se eu fosse fazer com o conhecimento que eu sei eu ia criar uma página pra cada tópico (isso diminuiria a praticidade e a velocidade do site, sem falar no trabalho mortal que ia dar).

Sem mais delongas (o que são delongas, a propósito), o site está em html, como podem ver aqui, e eu já não me lembro mais como se usa MySQL:D, ainda mais um objeto PHP dentro do html com o MySQL dentro:huh:.

Como podem ver estou totalmente perdido e a pergunta principal:> como fazer essas drogas de listinhas:confused:.

Por favor deem me uma luz nerd.................:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se faz usando linguagens como PHP/ASP/CGI, e usando algum banco de dados por trás.

Você entra no endereço www.blablabla.com/principal.html

O servidor chama o PHP, o php gera o conteúdo de principal.html e devolve pro servidor, que mostra o site na tua tela.

Daí você clica em algum link dinamico, digamos "produtos.html". Mesma coisa, o servidor chama o php, o php chama o banco de dados, pega os produtos do banco e gera a página html.

Se não me engano, você tá hospedando o site pela uol?

Veja com eles se o servidor tem suporte a php e a algum banco de dados. Se sim, já é meio caminho andado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara será que dá pra falar um pouco do bom português?

o que eu queria é algo tipo um passo a passo ou até mesmo um código ou um link de uma página que seja simples o sistema, enfim...

esse tópico está na área para iniciantes, eu sou um iniciante, no entanto sei mexer um pouquinho, então se puder ser mais específico comigo :( ...

ahh eu so contratei o uolhost para dominio, o host mesmo eu faço pela hosted, e tem sim php no pacote...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara será que dá pra falar um pouco do bom português?

Pois sim.

esse tópico está na área para iniciantes, eu sou um iniciante, no entanto sei mexer um pouquinho, então se puder ser mais específico comigo

Calma, jovem gafanhoto. Tudo ficará bem.

Bem... esse é um assunto um pouco avançado (nem tanto, mas um pouco) e eu não sou muito bom em explicar coisas, mas tentarei.

O passo a passo é difícil de dar, porque vai depender do seu host.

Se a página estivesse hospedada no seu próprio computador, você iria instalar o MySQL, depois iria instalar o PHP e algum servidor http (o apache, por exemplo).

Depois de configurar essas 3 coisas, você iria até o console do mysql e criaria um banco de dados qualquer, com os dados que fazem parte da sua página (produtos, preços, items, etc).

Depois você abriria o seu editor preferido e criaria sua página HTML/PHP, que ficaria na pasta do seu servidor http. Ou seja, você cria sua página html normal e no meio das tags html você colocaria suas tags php


<html>
<head>
<title>oi</title>
</head>

<b>A Data de Hoje é:</b>
<?php
echo date("m.d.y");
?>

</html>

Como pode ver, é a estrutura de um site html, mas tudo que tá entre o <?php e o ?> é interpretado pelo php que depois gera as tags html e insere alí, dinamicamente.

Usando algum site como host, provavelmente eles te dão alguma ferramenta pra você fazer esses passos. Ou seja, é provável que o hosted tenha alguma interface web onde você pode criar esse banco de dados, ou pode fazer upload do seu banco de dados e dos seus arquivos php pro servidor deles.

Tutoriais de como configurar um servidor web você encontra aos montes pelo google (procure pelo XAMPP, que é um programa que junta os 3). Tutoriais de php também tem aos montes.

Qualquer dúvida, manda aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a página estivesse hospedada no seu próprio computador, você iria instalar o MySQL, depois iria instalar o PHP e algum servidor http (o apache, por exemplo).

Pois bem gafanhoto mestre, vou te dar uma ampla visualização do meu caso:

A Hosted tem no pacote as tecnologias:

Execução de CGI/Perl

Linguagem SSI

Linguagem PHP 4 ou 5

ILIMITADAS Bases MySQL 5 e PostgreSQL

Depois de configurar essas 3 coisas, você iria até o console do mysql e criaria um banco de dados qualquer, com os dados que fazem parte da sua página (produtos, preços, items, etc).

Chegamos a um sub-problema:

Eu meio que "desaprendi" a configuração de banco de dados. Desde inserir itens a modificá-los e etc.

A aparência das bases MySQL é tipo assim:

66

A outra base (PostgreSQL) eu nem consigo fazer login...

Então, provavelmente agora você me explica como usa, daí nós somos levados a outro sub-problema:

Eu também não sei os comandos do MySQL, tipo querry_seilauq e etc..:huh: e nem como aplicá-los no php, tipo tenho que criar uma lista e talzz....


<html>
<head>
<title>oi</title>
</head>

<b>A Data de Hoje é:</b>
<?php
echo date("m.d.y");
?>

</html>

Cara uq é isso:confused:??? Diz pelo menos o resultado disso... Ta bom eu entendi o conceito mas isso é 1% do que eu preciso...

Tutoriais de como configurar um servidor web você encontra aos montes pelo google (procure pelo XAMPP, que é um programa que junta os 3). Tutoriais de php também tem aos montes.

Eu vi algum dia umas videoaulas gratuitas na net sobre php e MySQL, se souber me manda um link :D

Ahh e valeu pela ajuda (desculpa se tiver muito exigente :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Hosted tem no pacote as tecnologias:

Execução de CGI/Perl

Linguagem SSI

Linguagem PHP 4 ou 5

ILIMITADAS Bases MySQL 5 e PostgreSQL

Então, com isso aí você tá pronto já.

Chegamos a um sub-problema:

Eu meio que "desaprendi" a configuração de banco de dados. Desde inserir itens a modificá-los e etc.

Não é tão difícil... create table, insert, etc etc... É só pegar uma boa apostila ou livro que em duas noites você aprende tudo.

CREATE DATABASE nome --- cria o banco de dados

CREATE TABLE nome(atributos) --- cria a tabela dentro do banco

SELECT * FROM nome --- seleciona algum atributo da tabela

etc...

Então, provavelmente agora você me explica como usa, daí nós somos levados a outro sub-problema:

Eu também não sei os comandos do MySQL, tipo querry_seilauq e etc..:huh: e nem como aplicá-los no php, tipo tenho que criar uma lista e talzz....

Ô moço, mas você não espera que eu te ensine em um post a usar sql né? :huh:

Além de eu ter que usar uns 10 posts pra isso, já existe muito material na internet. É só ir no google, digitar lá "mysql tutorial"...

Eu só não posso te ajudar com a interface do teu host especificamente, porque nunca usei. Mas pela foto eu vi ali que tem um lugar pra importar banco de dados. Então você pode criar o banco no seu próprio computador e depois passar pro site.

Cara uq é isso:confused:??? Diz pelo menos o resultado disso... Ta bom eu entendi o conceito mas isso é 1% do que eu preciso...

Ué, aquilo era uma página html, com uma tag php no meio dela. Eu tinha entendido que você já sabia html. "echo date()" é uma função do PHP que é substituída pela data atual.

Eu vi algum dia umas videoaulas gratuitas na net sobre php e MySQL, se souber me manda um link :D

Ahh e valeu pela ajuda (desculpa se tiver muito exigente :D)

Quando ao mysql, dá pra aprender o básico apenas com uns tutoriais da net mesmo. Mas pra aprender php bem, eu aconselho você arrumar algum livro, principalmente se for a primeira linguagem que você aprende.

É isso ae, té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...