Ir ao conteúdo

Terra ligado ao neutro

Andersong

Posts recomendados

Postado

Estou mudando para uma nova casa e reparei que na tomada do ar condicionado o terra esta ligado no neutro. Outra tomada tambem foi feito a mesma coisa e no chuveiro o fio de aterramento esta ligado ao fase (é o que parece ja que o fio vermelho seria o fase e o azul o neutro) mais preciso confirmar isso com uma chave teste pois os fios podem estar invertidos.

O que acham? Deixo como esta, ou retiro o fio que liga o terra ao neutro e deixo sem nenhum aterramento?

A rede é do tipo monofasico de 220v.

Postado

Valeu, vou fazer um aterramento. Posso ligar computador e ar condicionado no mesmo bastão de aterramento? Ou faço um aterramento independente para cada um?

É que lá é meio complicado de fincar bastão na terra.... E o chuveiro vou deixar sem nada mesmo.

Postado
no meu . de vista o aterramento do chuveiro é o + importante entre os mencionados

Eu também acho, mas nesses meus 25 anos de vida, sempre tomei banho em chuveiro sem aterramento (o que não quer dizer nada).

Se tivesse como ligar um aterramento no chuveiro, eu o faria.

Repetindo a pergunta, posso ligar 2 tomadas no mesmo fio/bastão de aterramento?

Postado

Especialmente nesse caso de uma fase 220 (Acho que só tem isso em energia rural, nalgum lugarejo mais afastado, ou nalgum lugar que a cia eletrica fez uma escolha pra lá de péssima) é altamente recomendado um aterramento correto.

O normal é 2 fases de 127V com defasagem entre sí pra chegar nos 220V, mas nesses casos de ter 1 fase com 220V isso é proveniente dos trafos simples que baixam da alta-tensão da rede de alta distancia (Estou explicando pros leitores que por acaso venham dizer que não existe "fase 220", existe mas se é o caso do autor da pergunta ele tem que saber, estou me baseando na informação dele), o problema a meu ver é as harmonicas que esses trafos jogam na rede, a longo prazo nessas redes diversos equipamentos eletronicos costumam durar menos (Eletronicos, não eletricos), inclusive apaecem mais spikes que nas redes normais nas cidades (Provavelmente devido a maior extensão dos fios sem carga proxima, não sei o motivo exato).

Se você estiver proximo ao transformador há alguma proteção nesse neutro aterrado (Aterrado em baixo do transformador, nesses casos sempre é um ótimo aterramento), digo no caso de ser fazenda ou area rural, mas nesse caso as harmonicas também tem mais intensidade, mas harmonica não atrapalham chuveiro ou ar-condicionado.

Enfim, deixa a carcaça isolada ao invés de liga-la ao neutro, porque qualquer descarga atmosferica na fase pode resultar num belo DDP que passou pelo trafo e não foi devidamente enviado pro terra, como chave só tem na fase toda estática e descargas diversas seguiriam pelo neutro sem encontrar barreira.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...