Ir ao conteúdo

Termistor Akasa 350W

lukkaspg

Posts recomendados

Postado

Recentemente minha fonte queimou, logo abri para verificar qual o problema e descobri que o termistor, ele é um NTC 5D-11. Fui procurar nas eletronicas da cidade e não achei em lugar algum, gostaria de saber se eu ligasse minha fonte sem ele, ou seja fazer uma ligaçao direta onde ele estava ligado, vai danificar a fonte?

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Ai estão as características elétricas e dimensionais do mesmo. Aonde encontrar não tenho a menor ideia. Acho que deverias buscar um substituto..

Termistor5D-11dafonteAkasa350Watts.jpg

Mas veja, termistores não se queimam a toa... Algo mais deve estar bagunçado por ai... Não espere trocar o termistor e sua fonte renascer numa boa... Muito difícil..

• Membro VIP
Postado

A função do termistor é "segurar" a pancada, a corrente de carga inicial dos capacitores da fonte ao ser alimentada a fonte. Sem esse elemento quem sofre serão os diodos, o filtro de entrada, o fusível, a sua própria rede elétrica..

Quanto a ligar com o mesmo fazendo um curto circuito sobre o mesmo, sim pode fazer, mas te aconselho a ligar a fonte via uma lâmpada série, pois essa sua fonte deve estar em curto...

Saiba o que é uma lâmpada série se por acaso desconheceres o dispositivo:

http://www.aminharadio.com/radio/tools_lampadaserie

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/250

http://www.eletronicadigital.com/site/lampada-serie.html

Abraço...

Postado

valeu Faller, apenas mais uma dúvida, tava lendo, que a potência da lâmpada depende da potência do equipamento a ser testado, como a minha fonte esta rotulada nos 350W, que lâmpada devo usar?

• Membro VIP
Postado
que lâmpada devo usar?

Uma lâmpada incandescente de 150 Watts dá conta do recado. Se tudo correr bem a lâmpada deve acender forte por cerca de um segundo, e deve ir diminuindo seu brilho, até mesmo quase apagar. Só deve reacender se for drenada alguma corrente das linhas de baixa tensão...

Para o teste e para que sua fonte ligue numa boa, desligue-a do PC e interligue o fio verde com um dos pretos no conector ATX de 20/24 pinos..

PartidafonteATX.jpg

Abraço...

• 2 meses depois...
Postado

Tive o mesmo problema que o colega lukkaspg teve, e foi com a mesma fonte.

O que aconteceu é que eu estava ripando um DVD e conventendo o filme em avi, era tarde e eu acabei dormindo e micro ficou ligado durante a noite. De manhã eu estranhei, pois o PC estava desligado, tentei ligar e ele estava morto, sem sinal de vida.

Fui direto na fonte, abri e o termistor estava torrado, não dava nem para ver a descrição do modelo, eu só sei porque tenho outro micro com a mesma fonte e abri para ver.

A minha fonte não estava em curto não faller, pois, no desespero, coloquei um termistor de uma outra fonte que estava jogada de lado e funcionou normal, se tivesse em curto teria torrado também.

Eu suspeito que o termistor usado nessa fonte é de baixa qualidade, por isso não deve ter aguentado um surto de maior potência vindo da rede.

Agora, se o NTC 5d-11 estiver difícil de encontrar é possível substituí-lo por qualquer termistor NTC (termistor de coeficiente negativo de temperatura) de 5ohms e 4A com disco de, no mínimo, 10mm. Pode ser, por exemplo, o SKC054 que tem valores próximos.

inté+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...