Ir ao conteúdo

memoria de 1600 rodando a 900 porque?

eMeR50n

Posts recomendados

Postado

bem meu pc é um core i5 em uma placa mãe p55-gd65 2 memorias ddr3 1600 mhz crosair xms3

so que quando inicia o pc aparece ela rodando em 900 mhz... porque ta assim? como mudo isso ?

Postado
bem meu pc é um core i5 em uma placa mãe p55-gd65 2 memorias ddr3 1600 mhz crosair xms3

so que quando inicia o pc aparece ela rodando em 900 mhz... porque ta assim? como mudo isso ?

Só podia ser de Mossoró pra perguntar uma coisa dessas hehehe :D

Brincadeiras à parte caro conterrâneo, as memórias, sejam elas DDR, DDR2 ou DDR3 trabalham enviando 2 dados por ciclo de clock. Isto significa que as memórias possuem uma determinada frequência real, mas devido ao Double Data Rate, elas aparentam trabalhar como se tivessem o dobro da velocidade real.

No nosso caso, as DDR3-1600MHz possuem clock real de 800MHz DDR e clock efetivo de 1600MHz. Baixe o CPU-Z, instale e execute ao final da instalação. Na aba "Memory", é para aparecer no campo "DRAM Frequency" o valor de 800MHz ou algo muito próximo disso.

Falouws :cool:

Postado

KKKKKKKKKKK gosto de pessoas com senso de humor, obrigado pela info eu estava desligado do mundo nerd até recentemente... na realidade ta rodando em 990 mas o pc ta show... apareça pela terra você vai ver como é boa e o mesmo digo de natal xD:lol: valeu!

Postado
KKKKKKKKKKK gosto de pessoas com senso de humor, obrigado pela info eu estava desligado do mundo nerd até recentemente... na realidade ta rodando em 990 mas o pc ta show... apareça pela terra você vai ver como é boa e o mesmo digo de natal xD:lol: valeu!

Apareço sim, mas só se você me garantir que o Sol não vai me derreter ou que eu não vou beber água escaldante da torneira da CAERN hehehe :D

Você chegou a baixar o CPU-Z e a verificar a informação que te falei? Caso positivo, se no campo "DRAM Frequency" aparecer 900MHz, significa que as memórias estão trabalhando efetivamente a 1800MHz. Agora, se tiver mostrando um valor inferior, por exemplo, 400-450MHz, ai realmente as memórias estão trabalhando abaixo da sua capacidade efetiva e, provavelmente, o divisor das memórias está configurado incorretamente. Pelo menos na minha Asus, a opção do divisor das memórias, na Bios, se chama (por coincidência) DRAM Frequency.

Se o clock base (BCLK) tiver em 133MHz, ou seja, valor padrão (stock), basta alterar o DRAM Frequency para 10x ou DDR3-1333 (no meu caso os multiplicadores são indicados na forma de frequência da memória; o Core i5 e i7 8xx possuem 3 multiplicadores: 6x, 8x e 10x; basta pegar qualquer um deles e multiplicar pelo valor do BCLK que você saberá qual a frequência efetiva que elas irão trabalhar) e as memórias serão setadas automaticamente para esta frequência. Caso você queira usá-las em DDR3-1600, terá que fazer overclock.

Neste caso, basta alterar o BCLK para 160MHz e o DRAM Frequency para 10x (ou DDR3-1600). Se você não alterar a configuração Auto do CPU Ratio (multiplicador da CPU), o clock da CPU subirá para 3.2GHz, que é um valor que o cooler BOX ainda segura bem. Se você não quiser manter a CPU nesta frequência, terá que alterar o Ratio para 17x, gerando 2720MHz (160*17), 60MHz a mais em relação ao valor original, o que é considerado praticamente irrelevante.

Falouws :cool:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!