Ir ao conteúdo

Camera Sansumg S760, regulador 3.3V (problemas no projeto)

Xevete

Posts recomendados

Postado

Galera, seguinte, tenho uma camera Sansumg S760, e se alguem tem, sabe q ela é uma comedora de pilhas..., eu pretendo liga-la a uma bateria de nobreak (12V 7A) então, fiz um regulador 3,3V para liga-la, seguindo instrução do manual, arranjei o conector.

Circuito pronto, medi com o multimetro, testei com outros equipamento, motores, lampadas, chaga dar 1,5A sem cair a tensão, só que quando plugo na camera, e aperto o botão de ligar, ela somente pisca a luz de power e n faz nada, cada vez q aperto, ela da um pisco, coloco as pilhas e ligo, funciona perfeita, com ou sem pilhas com o regulador plugado ela só faz isso!

Alguem tem alguma ideia do q possa ser?

Fiz o circuito(zinho) usando 2 reguladores 2937 3,3U, tirei de umas placas mãe velhas, coloquei os 2 em paralelo para dar mais corrente, n sei se o nome do tranzistor ta certo, mas é mais ou menos isso!

Alguem saberia me dizer porque a camera n liga? quando aperto o motão ela chega dar uma corrente de 100 mah então a luz pisca, depois cai pra zero de novo!

Postado

"Picos" rapidos de sub-tensão ou corrente alta o multimetro não dá conta de acompanhar, aposto uma tampa de caneta bic que se você colocasse no osciloscopio veria, ao pressionar o botão power, que a tensão cai pra abaixo do que um par de pilhas com pouca carga cairia.

Daria pra colocar mais capacitores eletroliticos de alta capacitancia na saída, imagino que um diodo entre o regulador e os capacitores também ajudasse. Talvez 2 ou 3 de 3300uF 16V (E aumentar o regulador para 4V, já que tem queda de tensão no diodo).

Falando em Samsung, tinha uma &*$#% de Digimax, 4 pilhas que também não duravam. Tinha uma fonte chaveada de alta corrente de 6V e ela não ligava com aquela fonte, o jeito de ter mais tempo de uso era bateria de chumbo de 6V (Tem por R$ 15 as chinesas baratas de 4A), ou um par de li-ion (Canibalizadas de celulares ou notebooks velhos). Um belo dia testei ligar com fonte de PC, na linha de 5V, e não é que ligou sem problemas? Resposta mais rápida no chaveamento as vezes ajuda, fonte com TL494 acho que sempre tem problemas desse tipo.

E no final o mais basico: Colocou os capacitores pra filtragem na saída e na entrada do regulador? Aquela coisinha de 100nF ou 330nF, ou mesmo 1hF, que os datasheets mostram nos reguladores gerais, precisa ser utilizada sem falta.

Postado

pois é, no datasheet n falava anda sobre os capacitores, n tenho ociloscópio pra teste, sou mais um fuçador, n entendo muito de eletronica, uma coisa, no manual dela fala sobre 2A na entrada 3,3V, sendo esses reguladores 3,3V a tensão estaria certa, mas a corrente por meu teste deu 1,5A com um motor, mas caiu pra 3.0!

Posos adicionar mais um reguladore desses em parelelo, ficaria 3, só tneho 3!

Sobre os capacitores eletroliticos, tenho um certo receio com ele sendo de 16V na hora de conectar n via um pequeno pico an entrada da camera até o capacitor descarregar?

Postado

O 'pico' que o capacitor daria seria de corrente, e só seria um 'pico de descarga' porque a camera justamente tem um 'pico de consumo'.

Reguladores paralelos se afetam mutuamente gerando instabilidade, melhor nunca fazer isso exceto se for em carga resistiva e ainda assim com parcimonia.

Capacitor, se uso o LM317, vide eles aqui:

http://www.national.com/mpf/LM/LM317.html#Overview

Se osou algum LM78xx, vide eles aqui:

http://www.fairchildsemi.com/ds/LM%2FLM7805.pdf

(Se incrementar o circuito eles podem ser dispensaveis no caso de haver controle da tensão de referencia ou gnd por um transistor ou amp. op., mas só nestes casos)

Postado

O q usei o funcionamenteo é semelhando aos 78xx mas n é dessa linha, amanha posto o nome dele certinho, deixei na loja, e n me olembrod e cabeça, mas no caso, o q ja tenho, se eu adicionar os capacitores posos ter alguma diferença? talvez funcione?

Postado

Os reguladores q usei são MIC2937A 3.3BU, retirei de uma placa mãe antiga!

Na camera diz assim 3.3V 2A, é o q diz no manual, só q creio q os 2A serão necessarios se eu for carregar as pilhas por ela no caso n vou usar isso, mas talvez seja necessario!

Postado

Levando em conta esse datasheet

http://www.chipcatalog.com/Doc/9114BEE6ABB2BBBD1327A5D2B4582B6E.pdf

ele seria um regulador com capacidade de uns 750mA mesmo, só com picos de 2A.

(E pcios signigica periodo muito curto de tempo tipo 1 segundo, mas mesmo que chegue nos 400mA já costuma ser necessario colocar dissipador de calor)

Veja o capacitor nos circuitos sugeridos mo final (Exceto no modo regulador de corrente).

Veja também as tabelas 'load transient' e 'line transient', esses transientes é que o capacitor tem a função de amenizar (Eles que você veria no osciloscopio e eles que o multimetro não informa que existem)

O que sugeri de capacitores além do obrigatorio (O de 10uF seria obrigatorio) seria colocar um diodo na saída, aumentar a tensão pra 4V (Devido a queda de tensão de 0,6 a 0,7V do diodo), e colocar um capacitor de 2200uF depois do diodo. Mas esse regulador iria requerer um ajuste via trimpot pra chegar nos 4V (É um dos circuitos sugeridos nesse datasheet), é mais complicado então acredito que você devia primeiro colocar o capacitor obrigatorio (10uF), e testar, se não resolver dá pra ir adiante e fazer o que sugeri.

==========

Edit:

E a tensão de entrada, é no mínimo 1V a mais que os 3,3V? Lembre que fontes de baixa corrente tendem a ter grandes quedas de tensão, uma fonte xing-ling de 6V pode cair pra 4V num momento de alto consumo e deixar o regulador com uma referencia mal nivelada. Fontes chaveadas (De carregador de celular, por exemplo) também tem esse problema, ripple elas tem de monte, e ripple é tão prejudicial ao regulador quanto tensão abaixo do ideal. Então diga que fonte está usando, se testar com o capacitor de 10uF e ele não resolver.

Postado

Fiz um teste agora, com os tranzistors em paralelo para dar mais corrente, e coloquei um capacitor de 6.3V por 1000 uf na saida, a camera ligou, tirei algumas fotos, fico perfeitos, os tranzistores n esquentaram nada, então desliguei e fui montar direitinho, estavão presos em fios tudo bem mulambento, então fiz direitinho, montei pra caber na caixa q tenho, e agora nq uer ligar, a camera nem pisca a luz como antes, mas com as pilhas ela liga, e medindo com o multimetro sai os 3,3V...

E agora, queimei a camera?

Edit

Esqeuci de dizer, estou usando uma bateria chumbo-acida de 12V por 7A, aquelas de nobreak, eu fiz uma lanterna com ela com um led de 1W, então quero por uma saida 5V nela para carregar celulares e mp4 e essa 3.3 para a camera!

Postado

Se a camera liga com pilha e não liga com o circuito deve ter alguma montagem incorreta no circuito na hora de instalar na caixa, desde fio solto nos capacitores ou com a polarização invertida (de novo nesse caso o multimetro engana, ter tensão não significa que está tudo ok).

Caso detecte que está absolutamente tudo certo no circuito, poderia abrir a camera e ver se logo depois do conector de fonte externa (Normalmente algum P4-mini (Não conheço essa camera), ou está ligando o circuito no conector interno de pilhas?) tem um diodo, que está lá pra evitar problemas ao ligar por engano com a polaridade invertida, ele pode ter aberto.

Postado

Olha, chequei todo o circuito, remontei, e nada n liga, estou com algum receio de desmontar a camera...

Vou fazer mais uns testes, mas medi Transistor por transistor e todos funcionão e a polaridade ta certa

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!