Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pretendo Começar A Programar...

Foxy

Posts recomendados

• Membro VIP

Tópico bloqueado:

Motivo: Já existe um tópico fixo com o mesmo assunto:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=111294

Grato pela compreensão.

B)

....

Editando: Tópico reaberto, atendedo à pedido:

Postado Originalmente por foxangel@20 jan 2004, 21:28

amigo clemente... infelizmente minha dúvida não foi solucionada... li o tópico fixo sobre isso tipo de assunto... e sabe o q percebi: uma simples discussão entre usuários sobre o q é melhor... somente isso q percebi... como disse já li o tópico antes e fiquei boiando sobre fazer o q???? não sei nada de programação e esse tópico q me passou embora já o tenha lido embaralhou ainda mais minha cabeça...

acho q não teria necessidade de bloquear o tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por foxangel@21 jan 2004, 23:12

valeu pessoal, obrigado, e outra dúvida q tenho, o q é q vocês querem dizer quando a programação é orientada a objeto?   :huh:  :huh:  :huh:

Assim...

É meio complicado de explicar, mas vá lá...

Orientação a objeto é a possibilidade de trabalhar com grupos de variáveis como se fossem uma coisa só; Meio confuso, né...

É que é meio difícil entender isso se você não sabe programar. Mas vamos fazer um exemplo aqui...

Imagine que você quer trabalhar com um programa pra cálculo de tempo (e tipo, possa somar 1:02 (1 hora, 2 minutos) com 3:59 sem se preocupar...

Então, sem OO (orientação a objeto)

INTEIRO H1,H2,H3,M1,M2,M3 (Hora e minuto)

M3 = (M1+M2)%60 // Isto é, o resultado é o resto da soma dos minutos dividido por 60 (assim 30+50=80 resto 20 e vai uma hora)

H3 = H1+H2+(M1+M2)/60

Agora com orientação a objeto

TEMPO T1,T2,T3

T3 = T1+T2

Classe TEMPO

{

INTEIRO H,M

TEMPO SOMA(TEMPO T1, TEMPO T2)

{

T3.M = (T1.M+T2.M)%60

T3.H = T1.H+T2.H+(T1.M+T2.M)/60

}

}

A diferença básica, no fim das contas, é que cada dado tem a sua própria "inteligência". Horas "sabem" se somar com horas, etc. O código é basicamente o mesmo, mas facilita bastante coisa.

Por exemplo, programação WIndows hoje (C++/Python/ Linguagens .NET) é tudo orientado a objeto. Porque fica mais "lógico" de fazer coisas assim:

Botão1.Texto = "OK"

Texto1.Fonte = "Arial"

Entendido???

Link para o comentário

Postado Originalmente por tabgal+22 jan 2004, 09:24-->
foxangel@21 jan 2004, 23:12

valeu pessoal, obrigado, e outra dúvida q tenho, o q é q vocês querem dizer quando a programação é orientada a objeto?   :huh:  :huh:  :huh:

Assim...

É meio complicado de explicar, mas vá lá...

Orientação a objeto é a possibilidade de trabalhar com grupos de variáveis como se fossem uma coisa só; Meio confuso, né...

É que é meio difícil entender isso se você não sabe programar. Mas vamos fazer um exemplo aqui...

Imagine que você quer trabalhar com um programa pra cálculo de tempo (e tipo, possa somar 1:02 (1 hora, 2 minutos) com 3:59 sem se preocupar...

Então, sem OO (orientação a objeto)

INTEIRO H1,H2,H3,M1,M2,M3 (Hora e minuto)

M3 = (M1+M2)%60 // Isto é, o resultado é o resto da soma dos minutos dividido por 60 (assim 30+50=80 resto 20 e vai uma hora)

H3 = H1+H2+(M1+M2)/60

Agora com orientação a objeto

TEMPO T1,T2,T3

T3 = T1+T2

Classe TEMPO

{

INTEIRO H,M

TEMPO SOMA(TEMPO T1, TEMPO T2)

{

T3.M = (T1.M+T2.M)%60

T3.H = T1.H+T2.H+(T1.M+T2.M)/60

}

}

A diferença básica, no fim das contas, é que cada dado tem a sua própria "inteligência". Horas "sabem" se somar com horas, etc. O código é basicamente o mesmo, mas facilita bastante coisa.

Por exemplo, programação WIndows hoje (C++/Python/ Linguagens .NET) é tudo orientado a objeto. Porque fica mais "lógico" de fazer coisas assim:

Botão1.Texto = "OK"

Texto1.Fonte = "Arial"

Entendido???

mais ou menos, mas como estou iniciando acho q é normal isso...

mas aí esse link do phyton.org tá abrindo aqui não... :(:(:(

Link para o comentário

• Membro VIP

Apenas para complementar: abaixo tem uns links que explicam um pouco sobre OOP, se bem que o estudo é mais voltado ao Visual Basic, mas você pode aproveitar o conhecimento do assunto para qualquer outra linguagem.

-> http://www.macoratti.net/vb56_oop.htm

-> http://www.macoratti.net/clas_dat.htm

-> http://www.macoratti.net/vb_class.htm

Aliás, o site inteiro do Macoratti é uma ótima referência para quem quer aprender ou já sabe Visual Basic.

B)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!