Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador, como Proceder ?


Zezinhow

Posts recomendados

Bom acho que eu estou com uma dúvida que afeta grande parte da população "digitalmente incluida"..

Muitos perguntam qual é o melhor processador e compram, mas isso é muito fácil e não era o que eu queria, por isso criei esse tópico para muitos tirarem suas dúvidas.. como eu criei, mereço começar perguntando não é verdade ? :D

Processador, como proceder ?

De qual forma escolhemos processadores ?

- Pois as vezes um de 2.6Ghz é melhor do que um de 2.8Ghz..

Qual o quesito mestre para uma boa escolha ?

Qual a diferença entre AMD e Intel?

- Não digo pela marca, mas as duas tem os mesmos objetivos ?

- Uma faz processadores para jogos e a outra mais para trabalho ?

Qual a Diferença entre núcleos ?

- Porque um de 2 núcleos de 2.6Ghz é melhor do que um que tem um único núcleo de 2.8Ghz?

-

Bom eu estou com muitas dúvidas..

E acredito que eu não seja o único "Burro" que não saiba isso..

Agradeço a Todos, e que vocês tenham um Feliz Ano Novo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qual forma escolhemos processadores ?

- Pois as vezes um de 2.6Ghz é melhor do que um de 2.8Ghz..

R: Arquiteturas, muita coisa muda, um Athlon 64 Single Core de 2.4GHz era muito melhor que um Pentium D de 3.4GHz na epoca, tem que ver a arquitetura, sempre a mais atual.

Qual o quesito mestre para uma boa escolha ?

R: O seu tipo de uso, somente para jogos, ou autocad e edicao de videos e etc...

Qual a diferença entre AMD e Intel?

- Não digo pela marca, mas as duas tem os mesmos objetivos ?

Sim o mesmo.

- Uma faz processadores para jogos e a outra mais para trabalho ?

Não, isso é lenda, que na epoca dos P4, os AMD eram muito melhor que a Intel, e todo mundo só jogava e Intel fazia os Xeon superiores aos Opteron da AMD.

Qual a Diferença entre núcleos ?

- Porque um de 2 núcleos de 2.6Ghz é melhor do que um que tem um único núcleo de 2.8Ghz?

Depende do aplicativo usado e do processador, arquitetura, um Sempron 140 que é Single Core, é bem melhor que um Celeron Dual Core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo em prima um processador de 2 núcleos de 2.6 é melhor que um de um núcleo 2.8 pelo seguinte, dois núcleos trabalham em simultaneo, cada um com uma tarefa, então o processamento leva a metade do tempo para ser concluido, Ex: se um programa leva 10 segundos para ser processado pelo processador de um núcleo, o processador de 2 núcleos vai processar o mesmo programa em 5 segundos entende?

Processadores Intel e AMD, todos os processadores são feitos para processar, agora uns são mais rapidos e outros mais lentos, essa diferença de fabricante não interfere em jogos ou para trabalho pois os processadores de ambas as marcas farão o seu trabalho igualmente como processadores independente de sua fabricante, a única diferença que existe é no trabalho com edição de video, Photoshop essas coisas que os processadores da Intel atualmente tem uma instrução interna chamada SSE 4.1 que é mais eficaz para esse tipo de trabalho entre outros que a instrução interna usada pela AMD que se chama SSE4a!!

Para um processador de 2.6 ser melhor que o de 2.8 tem que se levar em conta o soquet utilizado (encaixe do processador com a placa mãe) quanto mais atual melhor, e outra coisa que tem que ser levada em conta é os nm (nanômetros) usado na fabribricação do processador, pois quanto menor for essa numeração melhor é o processador, Ex: um processador de 2.8Ghz de 45nm é melhor que o outro processador de 3.0Ghz de 65nm, pois ele usara uma tecnologia mais avançada, esquentará menos e provavelmente consumira menos energia tornando-se superior mesmo com o clock abaixo.

entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ata.. agora eu acho que entendi ...

Exemplo:

Sempron 140 AM3

- Clock: 2.70GHz

- HyperTransport 3.0

- Cache L1: 128KB

- Cache L2: 1MB

- Núcleo: Sargas

- Arquitetura: 45nm

- Socket: AM3 (também compatível com AM2+)

- OPN: SDX140HBGQBOX

Dúvidas ..

- Qual o Critério de desempate, caso a arquitetura seja igual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cara, ai já é querer D+ hehe, sempre olhe o seguinte

Processador + atual, e o uso da maquina por exemplo

voce vai usar seu PC para converter videos, jogar e fazer varias coisas ao mesmo tempo, ai teria que montar o seguinte

Core i7 com HT

uma mobo X58

6gb DDR3 Triple Channel

HD 5850.

Agora, se a maquina for somente para jogos ai isso ja basta

Phenom II qualquer modelo

uma mobo 785/790

4gb DDR3 Dual Channel

HD 5850/5870

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de verificar a arquitetura, para critério de desempate nas citações do amigo ali em cima seria, em ordem, o PRA QUE você vai usar aquele processador (jogos, edição de imagens, conversão de vídeos), o quanto você pretende gastar no processador e seu respectivo custo/benefício, o numero de núcleos, clock do processador, L2/L3 Cache, e assim você decidiria o melhor processador que se adequasse as suas necessidades! espero ter ajudado =] ah, e o FSB também conta !

Da lista que você deu de compatibilidade com sua placa mãe, o melhor é o Athlon XP 3200+, que tem clock (no caso "frequency), FSB e L2 Cache maior que os presentes da lista. ;) tomar cuidado também com a versão da BIOS, que tem processador que é mais novo, e que a placa mãe só suporta se a versão da BIOS for recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezinhow;

Sei que não vou conseguir ajudar, mas o que vocês tá pedindo é bem complexo. Infelizmente não há regras específicas, em teoria quanto mais nova a tecnologia (arquitetura), mais núcleos e maior a fequência (ghz), melhor será o processador, mas isso é uma teoria (não vou explicar o porque para não confundir).

O melhor é estudar e pesquisar, sempre lendo em sites especializados como o CdH (existem vários outros que também são bons) que colocam informaçãoes e teste de equipamentos novos. E sempre que pensar em montar uma máquina, trace o objetivo da máquina, quanto quer gastar, com isso em mãos e sabendo um pouco da tecnologia atual é mais fácil chegar a um resultado.

Não há "receita de bolo", faz isso e isso que vai funcionar ou é o melhor, são realmente um conjunto de muitas informações.

Desculpe, não quero decepcionar você!

E isso não é "Burrice", mas aqui no Brasil estamos muito atrazados, essa "inclusão digital" é um termo usado erroneamente, é um processo de informatização da população, mas não dão conhecimeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eheheh, otima atitude zezinho, de querer aprender e não ter medo de perguntar. apesar de voce ter um computador modesto, isto não impede de você conhecer mais informatica, pelo contrario, isto serve de estimulo para aprender mais.

algo que é obvio para quem sabe pode não ser para quem nao sabe nada.

uma coisa que a galera nao comentou aqui é a faixa de preço dos componentes de informática. assim como existe carro popular 1.0, tambem tem computadores porcarias vendidos assim, nas casas bahia, ponto frio e etc. que custam 800 reais.

não é regra, mas os processadores e placas de vídeo são divididos em 3 categorias: alto,médio e baixo desempenho e os preços seguem esta ordem. as placas-mae tambem seguem esse critério. entenda que não estou falando que quanto mais caro o computador, melhor ele é, pois existem muuuuuuitas configurações diferentes que podemos montar um computador. não vá pela marca, achando que um HP, TOSHIBA ou DELL é melhor que computador montado. muito pelo contrario, muitos computadores montados são muito melhores que computadores de marca, depende dos componentes que tu compra.

bom, resumindo o que estou dizendo, componentes como

placa-mãe, PROCESSADOR e PLACA DE VIDEO

seguem este criterio

ALTO DESEMPENHO, MEDIO DESEMPENHO, BAIXO DESEMPENHO

o valor do conjunto todo R$(computador montado) não é indicativo de melhor configuração, pois podemos mesclar componentes de alto desempenho com os de médio desempenho, economizando dinheiro. quem conhece, compara desempenho e preço.

COMPONENTES de um computador:

-placa-mãe

-PROCESSADOR

-PLACA DE VIDEO

-MEMORIAS

-HD (hard disk, quem é mais antigo conhece a palavra WINCHESTER)

-MONITOR

-FONTE DE ENERGIA

-GABINETE ATX

-DRIVE OTICO (gravadora de DVD/CD)

-MOUSE

-TECLADO

-PADMOUSE

recomendo voce primeiro aprender a distinguir estes componentes. depois leia os TESTES e REVIEWs nos sites Clube do Hardware, ADRENALINE, FORUM PCS. aprenda informatica basica, tente entender o que é memoria RAM, HARDWARE, SOFTWARE e etc.

não só o zezinho aqui, mas se todos os meninos que frequentam os diferentes foruns que existem soubessem ler os testes e reviewns dos sites que citei acima, muitas perguntas idiotas e óbvias não estariam entupindo os foruns. não estou me referindo a voce zezinho, pelo contrario, estou gostando de ver sua atitude de querer aprender mais.

e finalmente aprenda sobre internet, virus, spywares, antivirus e outros programas para trabalho e ferramentas uteis.

tu tem muita coisa pra ler daqui pra frente, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estão no embalo, poderiam me dizer porque os proc. só vem com frequencia no máximo de 3.4Ghz? (não falo em over)

Sempre quis saber isso.

Por limitação deles mesmo, magina AMD ou Intel vender milhares de processadores estáveis a 4GHz, não sao todos que conseguem e precisaria vir com um cooler monstruoso para isso. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SMICH perguntou:

"Já que estão no embalo, poderiam me dizer porque os proc. só vem com frequencia no máximo de 3.4Ghz? (não falo em over)

Sempre quis saber isso. "

o grande problema de subir os clocks de um processador é a temperatura e consumo elétrico, ou seja quanto mais alto a frequencia do processador, mais ele consome energia eletrica e esquenta mais.

isso me faz lembrar da época do pentium 4. a intel planejava fabricar a linha pentium elevando os clocks até 10 gigahertz ! mas ela esbarrou neste problema que citei.

tambem, veja o caso desta comparaçao:

o processador mais veloz da AMD o phenom II 965, com o PHENOM II 945:

965: 3,4 ghz, consome 125 W e sua alimentação é 1,4 volts.

945: 3,0 ghz, consome 95 W e sua alimentação é 1,4 volts.

note a diferença de consumo de 30 W, tudo isso por causa dos 400 mhz a mais.

por isso tanto INTEL quanto AMD quantificam e classificam seus processadores à base do PR e não da velocidade do processador. foi-se o tempo que mais gigahertz era sinomino de mais desempenho. hoje em dia outros fatores entraram em cena: mais cores, controladora de memoria, fsb, memoria cache, gerenciamento de energia, e etc.

cappite?

e falando em processadores multicore, a melhor sacada das duas marcas foi fabricarem cpus multicore, foi uma das grandes melhorias no mundo da informatica para todos os usuarios de computador. basta os jogos e outros sofwares tirar proveito disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para avisar que eu estou lendo muito mesmo...

Meu pai tem um livro do Gabriel Torres... que eu to lendo

Porém o livro é antigo e só fala sobre processadores desatualizados, mas to me baseando e aprendendo sobre os antigos para ter uma base sobre os novos..

Livro

- Montagem de Micros Curso Básico & Rápido - 4ª Edição, 248 páginas.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Citação:

Postado Originalmente por Smitch viewpost.gif

Já que estão no embalo, poderiam me dizer porque os proc. só vem com frequencia no máximo de 3.4Ghz? (não falo em over)

Sempre quis saber isso.

Sei que não entendo muito, mas minha opinião sobre isso é simples eu acho que a AMD a Intel já possuem processadores até 5.0Ghz só que elas não tem pressa de lançar pois assim ganha muito mais dinheiro ...

por exemplo eles deixam no máximo 3.4Ghz.. quando a maioria chegar nele, eles vão mudar para 3.6Ghz para vender para os novos, entendem ...

Assim garantindo eles mesmos no mercado por mais no mínimo uns 10 ~ 15 anos

minha opinião é que isso é marketing puro..

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Obs:

apesar de voce ter um computador modesto

Obrigado pelo Elogio..

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que diferencia um processador do outro é a arquitetura, que não é o processo de fabricação (nm). A arquitetura é basicamente como o processador processa a informação, quantas instruções ela processa a cada ciclo (clock, GHz).

Por isso, dentro de uma mesma família e geração da mesma empresa, o que ajuda a achar o mais rápido é a nomenclatura:

Phenom II X4 920 < Phenom II X4 955

Mas nem sempre um processador X4 será mais rápido que um X2 (número de núcleos), pois o X2 pode rodar com um clock mais alto, então, em programas que não conseguem usar o terceiro e/ou o quarto núcleo ele será mais rápido.

Processadores de gerações diferentes e/ou empresas diferentes não são diretamente comparáveis:

Por exemplo, o Core i5 750 de 2,66GHz tem desempenho igual ou superior ao Phenom II X4 de 3,4GHz, enquanto consome consideravelmente menos energia.

Tudo isso se explica com a forma que o processador Intel dessa geração processa as informações.

Quanto ao cache L2, L3, L1, são basicamente uma memória dentro do processador, super rápida, usada para guardar instruções, informações e o que mais for necessário para o processador. O uso deles é ligado a arquitetura, por isso, nem sempre cache L2 1MB < L2 512KB.

Concluíndo, o melhor jeito de saber quais processadores são mais rápidos para suas tarefas é procurar nos reviews na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...