Ir ao conteúdo

XP lento 15 minutos para estabilizar

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Meu computador é meio antigo:

Placa intel

Processador Intel 1.6 GHz

512MB de memória Rambus, não dá para adicionar mais memória porque são muito caras.

HD 80 GB

Apesar desta modesta configuração meu computador me atendia plenamente dentro daquilo que faço, mas começou a se tornar mais lento, então formatei e reinstalei sómente o XP PRO SP2 + atualizações, McAfee, Nero 6.6, impressora HP, Linksys wireless, Microsoft Office 2000 e Adobe Reader 8.0.

Não instalei Photoshop CS3, Corel Draw 11.0, Proteus, CircutMaker200 e outros que funcionavam sem problema.

No inicializar deixei sómente MacAfee e ctfmon (este não sei para que serve).

O que acontece é o seguinte:

Após ligar o micro ele demora cerca de 15 minutos para que eu possa utilizar, se tentar usar antes de apagar o led do HD fica pior.

Na maioria da vezes ainda abre uma caixa de mensagens do McAfee informando que o computador pode estar em risco, daí tenho que abrir o security center e clicar em corrigir (este tempo está incluido nos 15 minutos acima)

As vezes também não conecta na internet, mesmo com os quatro leds verdes do Linksys acesos.

Resumindo: a coisa virou de cabeça pra baixo repentinamente e eu não sei mais o que fazer.

Se alguem tiver alguma dica de como resolver esta situação eu agradeço.

PS., o ideal seria trocar o micro, mas não por enquanto.

Abs

Renato

Postado

você já verificou a possibilidade de ser virus....?

Se não for amigo...paciência...

Fonte....Teste a fonte;

HD .......Troque o cabo flat e de força do HD. (Deixe um cabo flat só para o HD);

Postado

Vírus acho que não, formatei umas três vezes dentro de uma semana.

A fonte é Seventeam 400W, vou verificar as tensões.

Cabo flat, tem um cabo só para o HD.

CCleaner, ainda não usei depois da instalação nova, vou instalar e fazer uma limpeza.

Uma dúvida que tenho é com o McAfee que pode estar mais pesado depois das atualizações (todos os dias), inclusive durante as atualizações trava totalmente o micro e quando escaneia, o micro se torna uma carroça.

Eu nunca fiz uma faxina interna na maquina e nunca troquei a pasta térmica do dissipador de calor, será que isto interfere em algo?

Se alguem mais tiver uma sugestão, favor postar.

Renato

• Membro VIP
Postado

Desinstale seu anti-vírus atual, ele carrega muito PC na inicialização.

O maior problema em máquinas antigas, é que elas começam a perder desempenho, somente depois de um bom tempo ligado é que elas funcionam normalmente, demorando até 1hora as vezes para poder funcionar. Já vi casos de PCs de empresas demorarem 2horas para iniciar, depois que inicia ele funciona normalmente, o PC mal chega a passar da tela de Post quando é ligado.

Se eu fosse você evitaria de desligar o PC, mesmo que fique ligado sem fazer nada, deixe-o lá ligado parado mesmo, para evitar esta dor de cabeça.

Postado

Kbsssssa, é mais ou menos isto que acontece com a minha máquina.

Depois de ligar até a internet demora para abrir, e depois de aberta funciona normal.

Se eu deligar a máquina no meio do dia e depois ligar novamente, nem o Linksys encontra a rede para conectar à internet, virou um rolo isto aqui.

Abrir um arquivo .doc ou ponto .pdf pela primeira também é muito demorado.

Interessante que o Photoshop CS3 que é um programa pesado para a minha configuração sempre demorou para abrir e depois funciona bem.

É uma pena que máquina antiga perca desempenho, gosto muito deste micro que nunca tinha dado dor de cabeça, isto aqui funcionou uns quatro anos +- cheio de programas e sem necessidade de formatação, etc.

Obrigado,

Renato

Editando: Tenho receio de navegar na internet sem o anti-vírus.

Postado
Quando eu usava uma carroça com o XP, isso era absolutamente normal. :)

Não era carroça não, começou faz algum tempo e antes de trocar o micro eu precisava entender quem ou que programa está ferrando tudo.

Neste último final de semana tive um péssima surpresa, quando eu ligava o micro aparecia a seguinte mensagem: A S.M.A.R.T. error has been detected.

Depois de pesquisar e perguntar aqui no fórum fiz os testes com o Seatools da Segate o qual indicou problema no HD e que deveria ser substituido.

Voltei o HD Maxtor de 40GB (antigo) e até agora o computador está excelente, acabou o problema de lentidão e tudo o mais que estava acontecendo.

Que é estranho é, mas pelo jeito todos os problemas eram provocados pelo HD Seagate de 80GB que comprei em novembro de 2007.

Já embalei o bicho e enviei hoje para a Seagate, vamos ver no que dá.

Agradeço a todos pelas sugestões e comentários.

Abs

Renato

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!