Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Quem mais enfrentando problemas com force 3 120?Omais absurdo e nao haver um parecer da corsair em relação a isso!!!!!

Opa cara, não sei a Corsair, mas as mais famosas no ramos de SSD, OCZ e Crucial possuem programas que você atualiza facilmente o SSD,mesmo podendo dar problema da mais confiança, ja que elas tentam resolver os problemas.

Postado

Opa, tudo bem ?

Preciso de um um feedback antes de concretizar a minha compra.

Irei adquirir um SSD somente para o Sistema operacional.

A minha intenção e montar o sistema da seguinte forma:

SSD : sistema operacional;

Caviar blue 500gb: Jogos e programas;

Caviar blue 500gb: storage

OBS: Mobo sata 2.

Pretendo gastar ate 400 dilmas num ssd no pc da minha assinatura.

Estava pensando neste modelo:

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=7065&cat=1

O que vocês acham ?

Obrigado.

Postado

Eu acho que isso aí está errado...

Não faz sentido colocar apenas o sistema operacional no SSD e todos os programas no HD comum. Que diferença faz então? Vai dar o boot mais rápido... e só.

Se eu fosse você, compraria um SSD de 120GB, e botaria SO, jogos e programas lá dentro. Mesmo que isso signifique esperar um pouco mais e juntar mais uma grana.

Se a grana estiver curta e você precisar do SSd agora, procura pelo menos um com 60GB ou 80GB. Depende de quanto espaço você usa para SO + jogos + programas.

Outra opção é tentar trazer de fora ou procurar negócio com o pessoal aqui do fórum. Muitos deles compram no exterior e vendem mais barato que o mercado aqui.

Espero ter ajudado!

Postado

Não faz sentido colocar apenas o sistema operacional no SSD e todos os programas no HD comum. Que diferença faz então? Vai dar o boot mais rápido... e só.

Se eu fosse você, compraria um SSD de 120GB, e botaria SO, jogos e programas lá dentro. Mesmo que isso signifique esperar um pouco mais e juntar mais uma grana.

Se a grana estiver curta e você precisar do SSd agora, procura pelo menos um com 60GB ou 80GB. Depende de quanto espaço você usa para SO + jogos + programas.

Outra opção é tentar trazer de fora ou procurar negócio com o pessoal aqui do fórum. Muitos deles compram no exterior e vendem mais barato que o mercado aqui.

Espero ter ajudado!

Tambem concordo, acho melhor você esperar, juntar mais e comprar um de 120gb, comprar so pra OS é meio sem sentido, um de 40gb talvez compensaria se você tivesse uma MB Z68 pra fazer cache.

Postado

Espero ter ajudado!

tb compartilho do mesmo pensamento

Postado
Tambem concordo, acho melhor você esperar, juntar mais e comprar um de 120gb, comprar so pra OS é meio sem sentido, um de 40gb talvez compensaria se você tivesse uma MB Z68 pra fazer cache.

Aí é uma boa ideia. Mas pena que só dá pra fazer se tiver a placa mãe com chipset Z68.

SSD Caching (postei um link com o artigo do AnandTech explicando o que é há umas páginas atrás) é uma excelente solução para quem não pode/não quer/não... sei lá, alguma coisa, comprar um SSD e pagar muito caro (convenhamos que de 120GB para cima, os SSDs ficam bem carinhos...).

A vantagem do caching é poder usar HDs de 1TB, por exemplo.

Postado

Achei esse artigo interessante :http://www.tomshardware.com/reviews/ssd-reliability-failure-rate,2923.html

Investigaram se os SSD são realmente mais confiáveis que os Hd's convencionais.. a surpresa é que isso não é uma total verdade e ainda qualquer avaliação sobre este assunto ainda é inconclusiva.

Ausência de partes mecânicas parece não ser um argumento forte para dizer que os SSD's são mais confiáveis.

Apesar de ser uma tecnologia antiga (de quase 60 anos) as HD's convencionais atingiram um nível de maturidade que os SSD's ainda estão a atingir.

Eu mesmo utilizo um SSD para "alojar" meu S.O., mas conforme o autor escreve, enquanto fizermos backups regulares, algo que é mandadório independentemente da escolha do disco, não há motivos que coíbam o uso dos SSD's.

Postado
Achei esse artigo interessante :http://www.tomshardware.com/reviews/ssd-reliability-failure-rate,2923.html

Investigaram se os SSD são realmente mais confiáveis que os Hd's convencionais.. a surpresa é que isso não é uma total verdade e ainda qualquer avaliação sobre este assunto ainda é inconclusiva.

Ausência de partes mecânicas parece não ser um argumento forte para dizer que os SSD's são mais confiáveis.

Apesar de ser uma tecnologia antiga (de quase 60 anos) as HD's convencionais atingiram um nível de maturidade que os SSD's ainda estão a atingir.

Eu mesmo utilizo um SSD para "alojar" meu S.O., mas conforme o autor escreve, enquanto fizermos backups regulares, algo que é mandadório independentemente da escolha do disco, não há motivos que coíbam o uso dos SSD's.

Bem interessante realmente!

Esse é um tópico ainda muito discutido. Obviamente por serem tão diferentes dos HDs convencionais apresentam soluções para problemas daqueles, e trazem outros.

Acontece que os SSDs são muito novos para afirmar categoricamente que eles são mais seguros, e consequentemente melhores, já que são BEM mais rápidos.

Eu creio que são mais seguros sim, considerando-se um lado da moeda: eles são bem menos sujeitos à falhas físicas (caso caiam no chão, por exemplo). Se você bater o seu laptop muito forte, pode quebrar/riscar o HD. O mesmo não acontece com um SSD.

Do ponto de vista eletrônico, pesa o problema de ter vida útil "limitada" (ciclos de escrita/leitura e tal).

Tirando isso, especular sobre probabilidades de falhas num estágio tão prematuro sem ter ferramentas específicas para tal é uma atitude no mínimo imatura!

HDs falham, SSDs também. O meio mais seguro então? Mantenha arquivos importantes em 3 ou 4 lugares diferentes. A chance de todos os seus HDs/SSDs/mídias falharem ao mesmo tempo é baixíssima (a não ser que um raio atinja a sua casa e queime os aparelhos eletrônicos. Nesse caso é falta de sorte mesmo... rsrs). Mantenha backups também em mídias físicas: DVD-DL RW é um bom começo (tem bastante espaço e é regravével).

Ficam aí os meus pensamentos sobre o assunto trazido pelo amigo Bakuryu. Realmente, uma discussão interessante!

Postado

Pessoal,

Eu tenho a seguinte conf: placa-mãe ASUS P8H67-V B3, processador Intel Core i7 2600, 4GB de ram e uma placa de vídeo GeForce 9400 GT e estou pensando em comprar um SSD Intel 510 Séries... entre todos os SSDS compatíveis com SATA 3, esse da Intel é a melhor opção? Descartei o OCZ Vertex 3 devido as diversas atualizações de firmware que estão sendo disponibilizadas, por causa dos diversos problemas que estão aconteçendo...

Postado

Em questão de desempenho puro: o Vertex 3 é o melhor. Ainda mais se for a versão MAX IOPS.

O SSD da Intel vem logo depois. Ele é bem confiável, como geralmente são os produtos das Intel e não tenho visto problemas como o do Vertex 3 acontecendo com o 510.

Tem ainda o Corsair Force 3, que usa a mesma controladora do Vertex 3. E a Corsair fabrica ótimos produtos com garantia, muitas vezes, generosa.

Está aqui uma leitura que esclarece alguns problemas: http://geekmontage.com/texts/ocz-vertex-3-freezes-locks-up-stutters-and-crashes/.

Acho que não deveria descartar o Vertex 3. Porém, se já estiver decidido, pode comprar o Intel 510 sem problemas que é excelente!

Postado

Hi c3io, as indicacoes do colega xineis sao validas, mas eu NAO recomendo comprar o Corsair Force 3 para sata3 aparentemente esta havendo diversos problemas com ele.

Para o sata3 eu acrescento o M4 da Crucial que muitas vezes voce encontra por um bom preco e tem boa estabilidade e desempenho, valeu.

Postado

Valeu pela ajuda xineis e BetoUK!

Pessoal, tava lendo um tópico nesse Fórum: http://www.criminalcafe.com/showthread.php?3339-Falhas-nos-Chipsets-Intel-s%E9rie-6-causam-problemas-em-SSDs. onde é comentado que mesmo os chipsets da Intel com a revisão B3, quando utiliza-se SSDS da Crucial, OCZ etc, uma falha na controladora Intel ocasiona diversos problemas... será que essa falha afeta também o SSD Intel 510 Séries?

Postado

Silk,

Mas pelo que eu andei vendo, somente está ocorrendo esses problemas com a controladora SandForge nos SSDS... pelo menos, até agora não vi nenhum relato de alguém que tenha tido algum tipo de problema com a controladora Marvell...

Postado

Prezados,

Solicito ajuda, se possível e por gentileza.

Possuo um Samsung RF411 (abril 2011) com Chipset Intel HM65 B3.

Pesquisando, caso o equívoco não me vença, cheguei à conclusão de que seria possível instalar em meu notebook um SSD SATA 3 (6Gb/s), correto?

Pesquisando ainda, constatei que na BIOS de meu notebook consta opção de configuração para AHCI (automático, manual), dado que, segundo o que li, indica a possibilidade de instalação de um SSD no notebook.

Ocorre que, em contato com a Samsung, me foi informado que não é possível instalar qualquer SSD neste notebook, conforme link de imagem abaixo indicado:

http://imageshack.us/photo/my-images/833/ssde.png/

Nesse rumo, peço ajuda no sentido de que me seja indicado se há algo a ser feito, algo a ser observado para constatar a possibilidade, ou não, de instalação de um SSD em meu notebook ou se as breves palavras da Samsung são definitivas.

Antecipadamente, agradeço!

Abraços,

LM

Postado

Hey Lucky Man, pelas informações preliminares nada impede de voce instalar um SSD no seu laptop, em relação a porta sata3 eu nao tenho uma confirmacao mas se os dados que voce postou estiverem corretos sim 'e possivel.

O que voce deveria verificar 'e primeiro o tamanho (fisico) do HD instalado se ele for de 2.5" voce vai ter uma grande variedade de escolha se for outro tamanho nada impossivel mas as opções podem se limitar.

Em relação ao AHCI ele tambem funciona em HDD, essa funcao nao indica capacidade ou incapacidade para instalacao de um SSD.

O contato com a Samsung talvez tenha sido equivocado e eles talvez tenhao pensado se voce consegue comprar esse Laptop com um SSD, o que com certeza nao 'e possivel. Alem de que muitas companias sao relutantes em dizer que "sim" e posteriormente sofrerem algum tipo de processo por perda de dados ou similar.

Bem esta ai a minha opiniao, boa sorte.

Postado
Prezados,

Solicito ajuda, se possível e por gentileza.

Possuo um Samsung RF411 (abril 2011) com Chipset Intel HM65 B3.

Pesquisando, caso o equívoco não me vença, cheguei à conclusão de que seria possível instalar em meu notebook um SSD SATA 3 (6Gb/s), correto?

Pesquisando ainda, constatei que na BIOS de meu notebook consta opção de configuração para AHCI (automático, manual), dado que, segundo o que li, indica a possibilidade de instalação de um SSD no notebook.

Ocorre que, em contato com a Samsung, me foi informado que não é possível instalar qualquer SSD neste notebook, conforme link de imagem abaixo indicado:

http://imageshack.us/photo/my-images/833/ssde.png/

Nesse rumo, peço ajuda no sentido de que me seja indicado se há algo a ser feito, algo a ser observado para constatar a possibilidade, ou não, de instalação de um SSD em meu notebook ou se as breves palavras da Samsung são definitivas.

Antecipadamente, agradeço!

Abraços,

LM

Essa sua placa mãe possui Sata III sim: http://www.intel.com/content/www/us/en/chipsets/6-chipset-c200-chipset-datasheet.html > vá até a página 200.

Como o Beto disse, veja o tamanho do SSD e o espaço disponível. Deve ser 2.5" como de costume, mas vale a pena checar. Use o AHCI, dizem que é bom para o SSD (pode até melhorar desempenho).

Sobre o caso do Caio, pode ser que o problema esteja em alguma incompatibilidade da controladora Intel de portas SATA e a controladora do SSD SandForce (será que é proposital?).

Se estiver com receio de dar problema, compre o Intel 510. Ele é excelente. Em verdade, já falamos isso várias vezes: mesmo que você mude para um Vertex 1, com certeza sentirá diferença no desempenho dele para um HD.

A questão é que fala-se muito em resultados de benchmark, que muitas vezes são BEM diferentes do que utilizamos na vida real. No dia a dia, todos esses SSDs ficam "pau a pau". A diferença só será notada em programas específicos.

Mas ainda sobre o Vertex 3 vs. Intel 510: não sei como está o preço aqui, mas onde eu costumo comprar meus equipamentos, a diferença de preço é absurda. O 510 custa 259 euros, enquanto o Vertex custa 209. O MAX IOPS ainda fica mais barato que o 510 por +- 240 salvo engano...

Aí já viu né! Espero ter ajudado os dois!

Postado
Hey Lucky Man, pelas informações preliminares nada impede de voce instalar um SSD no seu laptop, em relação a porta sata3 eu nao tenho uma confirmacao mas se os dados que voce postou estiverem corretos sim 'e possivel.

O que voce deveria verificar 'e primeiro o tamanho (fisico) do HD instalado se ele for de 3.5" voce vai ter uma grande variedade de escolha se for outro tamanho nada impossivel mas as opções podem se limitar.

Em relação ao AHCI ele tambem funciona em HDD, essa funcao nao indica capacidade ou incapacidade para instalacao de um SSD.

O contato com a Samsung talvez tenha sido equivocado e eles talvez tenhao pensado se voce consegue comprar esse Laptop com um SSD, o que com certeza nao 'e possivel. Alem de que muitas companias sao relutantes em dizer que "sim" e posteriormente sofrerem algum tipo de processo por perda de dados ou similar.

Bem esta ai a minha opiniao, boa sorte.

BetoUK, xineis,

Primeiramente, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Quanto ao Sata 3 me baseei em informação da própria Intel:

http://www.intel.com/content/www/us/en/chipsets/value-chipsets/mobile-chipset-hm65.html

Em relação ao tamanho fisico, aqui o HDD é de 2.5".

Quanto ao AHCI, favor desconsiderar minha ignorância. rs!

Por fim, um último questionamento:

Seria possível a Samsung desabilitar o SATA 3? Há algum meio de ser testado se o SATA 3 está habilitado ou desabilitado?

Pergunto isso, pois li em alguns fóruns que algumas companhias estão desabilitando o SATA 3.

Tal informação procede?

Mais uma vez, muito obrigado!

Abraço,

LM

Postado

xineis,

Em relação a desempenho, estabilidade, durabilidade e confiabilidade, o SSD Intel 510 Séries é o mais indicado e recomendado?

Postado

Lucky man, em relação ao sata3 estar desabilitado ou nao 'e algo difícil de dizer, isso pode como nao ser verdade, ja que o HD que voce possue 'e sata2 talvez, veja bem talvez, a samsung tenha desabilitado na bios o sata3 para melhorar o desempenho ou ate mesmo evitar um upgrade (por qualquer motivo que seja).

Talvez o HWiNFO32 te de alguma pista, valeu.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...