Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dica, obrigado, quase-xará! Vou deixar o DVD da ASUS à mão na hora de instalar, ou incluir os drivers na mídia do Windows.

Você pode instalar o driver da Controladora AHCI/RAID antes da instalação ou depois dela. Fica a seu critério.

Mas se tiver problemas, caso o referencial da SSD não apareça naquela tela onde se seleciona a partição para instalar o Windows 7, aí não tem jeito, tem que ser antes, você tem que carregar os drivers por um pendrive ou DVD/CD. Isso costuma ocorrer quando se usa S.O. mais antigos (Windows XP tem que apertar F6 no momento certo) ou em alguns notebooks (talvez por causa da controladora ou bios (ou UEFI) desatualizada ou alguma incompatibilidade de hardware).

Isso está me cheirando a drive inicializado com GPT em vez de MBR. O Windows reserva uma área sem alocar de cerca de 100 MB nesses casos (é de 8 MB quando se usa MBR, e essa área fica no final do disco, enquanto com GPT fica no início). Você tem algum HD com mais de quatro partições primárias ou mais de 2 TB de capacidade? Essas são as indicações para se usar GPT, que versões antigas do Windows (até o XP) não conseguem acessar.

Não, MBR mesmo. Não tenho HD acima de 2 TB, apenas um de 500GB, que deixo desativado durante a instalação do Windows 7.

Agora, isso que você escreveu não é overprovisioning. Este só faz sentido em SSDs, não em HDs, e nunca é reservado pelo próprio Windows: ou é reservado e tornado invisível e inacessível pelo próprio fabricante do drive (é o caso dos SSDs baseados em SandForce, que têm 60, 120 ou 240 GB disponíveis dos 64, 128 ou 256 GB que na verdade têm), ou então por você mesmo na hora de criar as partições (deixando um espaço sem alocar para partição nenhuma). Overprovisioning precisa de uma área inacessível ao sistema de arquivos do sistema operacional, acessível apenas à controladora, para esta usar como área de trabalho para fazer garbage collection e melhorar o uso e a eficiência do drive.

Me desculpe se não soube usar o complexo "jargão da informática"... é tanto conceito, tanta palavra... usada para um conjunto de objetos... o que acaba atrapalhando um pouco a comunicação entre os homens. :lol:

Até hoje não consegui entender bem isso. Achava que overprovisioning era o método onde uma parte da unidade/disco é transformada numa partição reservada e oculta, e no caso em questão, automaticamente criada pelo Windows 7, no momento da seleção da partição a ser instalado.

No Ubuntu, por exemplo, você pode definir o tamanho dessa "partição reservada e oculta" e o disco onde ficará alocada. Qual seria o nome correto para isso?

Ótimas dicas, que estão anotadas! Obrigado! :)

Bom saber que foi útil.

Uma vez quando instalei o Windows 7, por acaso, descobri que o Windows tinha deixado a tal partição reservada na segunda SSD. Não é sempre que o Windows faz isso, pelo menos que notei nas outras instalações. Quando desconectei a SSD secundária do micro (na porta 1), o Windows 7 não iniciava mais (a unidade que estava na porta 0 estava dependente dela para dar boot).

Depois que ocorreu o fato, toda vez que vou formatar e instalar o Windows 7, tomo a precaução de manter apenas a unidade principal e a gravadora, retirando todas as outras unidades para que o referido problema não ocorra.

O problema era exatamente esse! O Windows ficava pedindo os drivers!

Só que quando eu pesquisava na internet TODO MUNDO dizia a mesma coisa: que setando AHCI na BIOS e o drive SSD sendo reconhecido pelo sistema, na hora de instalar não havia o que fazer e bastava selecionar o drive SSD que daria tudo certo.

Então, sabendo disso, eu nem quis ir atrás dos drivers e resolvi tentar primeiro a formatação por outros meios, e foi aí que a instalação do Windows passou a reconhecer o SSD.

Cara, não tem erro, é só colocar o pendrive com os drivers antes de ligar o micro e na hora certa, indicar a pasta com os drivers. No meu caso, seria esse "Intel SATA Preinstall driver (For AHCI / RAID Mode)" (link). É descompactar o conteúdo e jogar para uma pasta do pendrive ou algum cd.

Quando vou instalar o Windows 7, ele reconhece todas SSD. Posso instalar os drivers antes da instalação ou depois dela. E também todas SSD são reconhecidas na BIOS, tanto no modo IDE quanto no modo AHCI/RAID.

A indexação que você fala é aquela usada posteriormente para pesquisar arquivos? Isso é prejudicial para o SSD e deve ser desligado mesmo?

É que eu considero essa função um tanto útil...

Oh Netto-JP, minha opinião é a seguinte: se fosse você, desativava! Eu deixo desativada e no meu caso não faz a menor diferença (pelo menos a olho nú).

É só desativar o segundo box - referente a indexação, como na imagem abaixo:

vertex3quantarmaz.th.png

Se você quiser manter o recurso ativo, o Goyta me sugeriu deixar o "índice" ativo em outro disco. Não é difícil de ser configurado, veja as postagens abaixo do meu "quase xará", tem todas as respostas as suas questões.

(...)

Indexação do drive do SSD:

(...)

O que é ruim não é propriamente a indexação: é gravar o índice no SSD, porque além de ele ser muito grande e ocupar muito espaço, tem uma frequência de gravação frenética, o tempo todo, gastando a vida útil do SSD.

Há dois jeitos de se evitar isso. Um é realmente desativar a indexação do drive. Mas aí você perde os benefícios da indexação. Argumenta-se que SSDs são tão rápidos que não é necessário indexá-los. Mas mesmo num SSD, é muito mais eficiente e inteligente evitar que o Windows pesquise 5 ou 10 GB de dados numa busca de arquivos, obtendo essa informação pesquisando poucos KB do índice (mesmo que seja num HD).

Aí entra o segundo jeito, que é o que eu prefiro e recomendo: simplesmente configurar o Windows para gravar o índice em outro drive - num HD. Você mantém a indexação e seus benefícios, sem nenhum dos problemas. Postei alguns dias atrás as instruções para fazer isso, inclusive com as capturas de tela, mas acho que você não viu ou se esqueceu. Era isso que você deveria ter feito.

(...)

De fato é. Há quem diga que a indexação é desnecessária num SSD, porque ele é muito rápido e faz qualquer busca num instante, mas ainda faz muito mais sentido ler poucos KB de um índice do que vários gigabytes de dados quando você faz uma busca numa pasta grande.

Mas o que é prejudicial não é a indexação propriamente dita e sim o índice, que ocupa muito espaço e tem uma frequência enorme de atualização o tempo todo - ou seja, tudo que você não quer num SSD. Então, há uma ideia melhor: manter o SSD indexado, mas tirar o índice dele. Isso pode ser feito através do Painel de Controle do Windows, nas "Opções de Indexação", transferindo o índice para uma pasta especialmente criada no seu HD (tipo E:\Index ou algo assim). Procure nos posts de uns 10 dias atrás, botei até capturas de tela desse processo (se a mensagem ainda estiver lá - neste tópico, a gente nunca sabe o que a Stasi vai achar inaceitável...).

De fato é. Há quem diga que a indexação é desnecessária num SSD, porque ele é muito rápido e faz qualquer busca num instante, mas ainda faz muito mais sentido ler poucos KB de um índice do que vários gigabytes de dados quando você faz uma busca numa pasta grande.

Mas o que é prejudicial não é a indexação propriamente dita e sim o índice, que ocupa muito espaço e tem uma frequência enorme de atualização o tempo todo - ou seja, tudo que você não quer num SSD. Então, há uma ideia melhor: manter o SSD indexado, mas tirar o índice dele. Isso pode ser feito através do Painel de Controle do Windows, nas "Opções de Indexação", transferindo o índice para uma pasta especialmente criada no seu HD (tipo E:\Index ou algo assim). Procure nos posts de uns 10 dias atrás, botei até capturas de tela desse processo (se a mensagem ainda estiver lá - neste tópico, a gente nunca sabe o que a Stasi vai achar inaceitável...).

Postado

Eu chamaria de... partição reservada e oculta! :lol:

:hehehe:

Mas não é a mesma coisa. Para fazer overprovisioning, é preciso haver uma área não particionada do drive, que não foi alocada para partição nenhuma, que não foi delimitada, marcada, inicializada ou formatada de maneira nenhuma. Para isso, você simplesmente diz ao sistema para criar uma partição para ele (ou seja, a que será seu drive C: ) menor do que a capacidade do drive e não diz a ele o que fazer com o resto. Esse resto será então usado pela controladora para fazer o overprovisioning.

Isso com certeza deve ter alguma vantagem... :rolleyes:

Esse espaço seria usado como "um segundo cache", um "cache L3" como nas CPUs PII & CiX? Ou tem alguma outra função?

As SSD, se não me falha a memória, tem uma parte das memórias destinadas as funções elementares, inacessíveis ao usuário final. A minha Vertex 2 com os 120 GB do rótulo, por exemplo, tem o espaço de armazenamento de 111 GB, o restante é destinado as referidas funções. Procede?

Será que não é porque você também usa o Ubuntu? Isso acontecia comigo quando eu tinha dual boot com o Windows XP e o Vista (e mais tarde quando eu tinha o XP e o Windows 7, até me sentir seguro para ficar só com este): o setor de boot às vezes ficava em outra unidade. Você pode também usar um utilitário de disco como o Paragon Hard Disk Manager ou o Acronis Disk Director para ver se alguma partição dos seus outros drives está marcada como ativa; se estiver, desmarque.

Não, o Ubuntu está num outro HD. E quando vou usá-lo, retiro os cabos (alimentação/dados) de todas SSD e só uso esse HD com a gravadora. Na primeira vez, usava tudo junto (Windows Vista Ultimate SP2 + Ubuntu 10.04). Depois de um tempo, em vista da bagunça, inicialização um pouco mais lenta e de alguns problemas, achei melhor usar o Ubuntu num outro disco. Tive que executar o disco de recuperação do Windows, e no prompt, usar os comandos "bootrec / fixmbr | bootrec /fixboot" e no "diskmgmt.msc" estender todo volume para limpar de vez a "lambança". Depois instalei o Ubuntu num HD dedicado. Nem preciso conectar o HD na baia, é só espetar o HD na parte de cima do meu gabinete, que tem um compartimento com os plugues de alimentação e dados. Ficou melhor assim.

As partições estão devidamente selecionadas, não tem erros. Decidi não dividir nenhum dos HDD/SSD, não tem unidades lógicas. Para fazer o serviço, uso o "diskmgmt.msc", do próprio Windows 7. Tem tudo o que preciso e é muito simples de usar, não tem erro.

Veja como está montado o esquema:

diskmgmt.th.png

São duas Vertex 3 de 60 GB, uma Vertex 2 de 120 GB, um Seagate 7200.12 de 500 GB e uma gravadora de DVD.

Como tinha te dito, sobre o problema do Windows 7 escolher aleatoriamente outra unidade para colocar a partição oculta durante a instalação, você pode ver que a unidade principal está dividida em duas partições, a primeira reservada ao sistema e a segunda para armazenar os dados brutos. Assim é mais adequado. Por isso aconselhei desativar todas as outras unidades/discos durante a instalação do Windows 7, evitando que o windows selecione casualmente outra unidade para deixar essa partição reservada/oculta.

Mas mesmo se o usuário tiver preguiça de retirar os cabos das outras unidades e ocorrer o erro após instalação do Windows 7, tem jeito de reverter, bastando marcar como ativa a unidade principal. Mas se der algum problema ou o usuário fazer alguma :priv:, aí o bicho pega... :unsure:

Postado

Agora, a maioria dos usuários não faz nada disso (nem mesmo em drives como os Marvell - Intel 510 e Crucial M4, por exemplo - que não vêm com overprovisioning de fábrica) e ainda obtém ótimo desempenho do drive, como você está tendo. Então, não precisa se preocupar em refazer tudo. Numa futura reinstalação do Windows por qualquer motivo, então pense em talvez fazer isso.

Acho que vou fazer isso mesmo e deixar como está. Aliás, não fiz nenhuma medição ainda mas estou bastante satisfeito com o desempenho. :)

Oh Netto-JP, minha opinião é a seguinte: se fosse você, desativava! Eu deixo desativada e no meu caso não faz a menor diferença (pelo menos a olho nú).

É só desativar o segundo box - referente a indexação, como na imagem

Fiz o que você disse e desativei.

Ele ficou processando os arquivos um tempo (cerca de 1 minuto) e deu erro em alguns poucos arquivos durante este processo (precisei "ignorar" para avançar). Acho que havia algo rodando quando desmarquei a opção e por isso essas falhas.

Alguma sugestão para corrigir?

Devo marcar e desmarcar de novo? hehehehehe

Postado

No caso da área de overprovisioning, a finalidade é outra e é a mesma memória NAND do resto do drive; portanto, o acesso não é mais rápido. Mas é uma área onde a controladora pode mexer sossegada, sem que essa área seja requisitada ou usada para mais nada, porque o sistema operacional não a enxerga, nem tem como acessá-la.

A controladora usa isso como área de trabalho para fazer garbage collection, copiando e reorganizando os dados gravados na sua partição, eliminando dados redundantes ou apagados (o famoso TRIM), antes de copiá-los de volta para outro lugar (sempre procurando reutilizar o mínimo possível de áreas já usadas - ela tem um mapa para isso - para balancear o desgaste de gravações e apagamentos por todo o drive). Embora isso possa ser feito dentro da partição, é mais eficiente se a controladora tiver uma área reservada só para isso dentro do drive (inclusive, mas não apenas, porque poupa o desgaste da área que você reservou para ser usada pelo sistema).

Ela faz isso nos momentos ociosos - portanto, fora do funcionamento do sistema (pelo menos parcialmente). Por isto, quem tem SSD é bom deixar o PC ligado uma vez por semana por algumas horas, parado na tela de logon (porque é a situação em que o Windows faz menos acessos ao drive do sistema), para deixar a controladora fazer sua manutenção do drive. Isso mantém o desempenho do drive o mais próximo possível do que era quando o drive era novo e ainda estava vazio.

Bom saber, de vez enquanto farei "logoff" e deixarei as SSD fazerem o serviço! :lol:

(...)

Esta é a razão da diferença e seria exatamente a mesma coisa se você pegasse um HD de "120 GB", em vez de um SSD. Da mesma forma, um DVD-R comum tem na verdade 4,38 GiB: os "4,7 GB" são 4,7 bilhões de bytes.

Para ser honesto, só me interessa o espaço de armazenamento. Enfim, os fabricantes usam uma medida específica para "encher a linguiça" e o Windows usa outra medida que bagunça ainda mais. :D

No caso das mídias DVD-5, pelo que constatei, você pode gravar uma quantidade de arquivos com até 4.36 GB. As SSD também tem o mesmo "problema publicitário/medida", pois na prática - armazenamento bruto - minhas Vertex 3 tem 55,9 GB e a Vertex 2 111 GB. No fim das contas, é isso que temos disponível! O ideal seria o fabricante estampar no rótulo o espaço real de armazenamento, na medida usada pelo Windows.

Não entendi duas coisas: primeira, você não tinha posto os dois Vertex 3 em RAID 0? Eles deveriam então aparecer como um único drive de 111 GiB e não separados. Segunda: três drives ópticos? Aqui no meu aparecem dois, mas só um é real; o outro é virtual, para montar imagens ISO. É o mesmo caso com você? Senão, para que três?

Sim, tinha posto as duas Vertex 3 em RAID 0. Como estava dando algumas "travadas aleatórias", mudei de ideia e resolvi deixar ambas independentes. Ficou melhor assim!

Como tinha a imagem do sistema no HD, feita antes do arranjo RAID, foi só resgatar. O Backup e Restauração e o disco de reparação do Windows 7 são uma beleza e funcionam mesmo!

A Vertex 3 primária estou deixando somente o Windows 7 SP1 e programas. Para matar de vez os "lags", resolvi deixar os jogos de mundo aberto na segunda Vertex 3, como GTA IV / EFLC e Mafia II, para aproveitar a velocidade de leitura da Vertex 3. E a Vertex 2 para o restante dos jogos. E os arquivos pessoais estou deixando no HD de 500 (e também no HD externo de 500GB e os mais importantes num pendrive USB 3.0 da Corsair de 32 GB).

É uma gravadora de DVD apenas. As outras duas unidades são virtuais, "emuladas" pelo Daemon Tools. Deixo as duas unidades virtuais porque tenho alguns jogos que ocupam dois discos, duas mídias DVD-9. Posso deixar ambas desativadas, o Daemon Tools tem a opção de removê-las, mas como uso com mais frequência as imagens, costumo deixar ativadas, para usar "mods" contidos nas imagens. Por segurança e comodidade, tenho as imagens (*.nrg) de todos meus jogos no HD, todos versões "box" (da Synergex Brasil). É muito mais rápido a instalação, ativação e atualização pela imagem (que está no HD - que é bem mais rápido do que a gravadora de DVD).

Acho que vou fazer isso mesmo e deixar como está. Aliás, não fiz nenhuma medição ainda mas estou bastante satisfeito com o desempenho. :)

Fiz o que você disse e desativei.

Ele ficou processando os arquivos um tempo (cerca de 1 minuto) e deu erro em alguns poucos arquivos durante este processo (precisei "ignorar" para avançar). Acho que havia algo rodando quando desmarquei a opção e por isso essas falhas.

Alguma sugestão para corrigir?

Devo marcar e desmarcar de novo? hehehehehe

Não, você fez tudo certinho. É assim mesmo. Basta ignorar os arquivos e prosseguir até que termine o processo. Há bastante tempo deixo a indexação desativada e não faz a menor diferença, sério mesmo!

Postado

Não, você fez tudo certinho. É assim mesmo. Basta ignorar os arquivos e prosseguir até que termine o processo. Há bastante tempo deixo a indexação desativada e não faz a menor diferença, sério mesmo!

Eu estou apostando que não fará diferença para mim também, por isso resolvi desativar.

valeu!

Postado

A rigor, o Windows é que está correto, porque os múltiplos de bytes sempre foram definidos como potências de 2 e não de 10, pela simples razão de que endereços de memória ou disco têm que ser mapeados binariamente em algum lugar - pelo menos enquanto computadores trabalharem no sistema binário, que não deve ser abandonado no futuro previsível. Mas a confusão dos fabricantes de armazenamento obrigou à criação dos "gibibytes" e nomes afins, para tentar eliminar de vez a confusão.

É o que pensei, por isso levei em consideração apenas o valor real disponível das minhas SSD.

Tal regra deveria ser padronizada - para ninguém ficar "enchendo linguiça", inflando valores no rótulo. ;)

Diferença só faz na hora em que vocês fazem uma busca no Windows, mesmo, pois é só para isso que o índice serve. Mas vocês leram a observação no final da minha mensagem anterior? Voltem lá e leiam: não adianta só desativar a indexação do SSD, pois o Windows continua gravando nele o índice de todos os demais drives e arquivos marcados para serem indexados. Para eliminar a gravação do índice no SSD, só mesmo mudando o índice de lugar ou certificando-se de que nada está sendo indexado em lugar nenhum (o que dá mais trabalho de configurar do que mudar o índice de lugar e ainda deixa vocês sem acesso ao recurso da busca indexada).

Nem respondi sua questão por já ter desativado tudo, incluindo o serviço que gerencia essa função (Iniciar > Executar > digite "services.msc" > abra e desative o serviço "Windows Search"). Só faltou esclarecer isso ao Netto-JP.

Ele também pode seguir os passos do video abaixo, para desativar o referido processo:

Postado

Americanos têm horror a padronizações e chiam feio quando percebem qualquer tentativa de "interferência do governo na economia" ou de minar suas estratégias publicitárias e de lucros.

Tal atitude - que não sabe (ou não quer saber) distinguir livre iniciativa de "delinquencia economica" - pode ser uma das principais causas da crise econômica. Os "delinquentes" fazem a ***** toda, e quem limpa? Quem tira a economia do buraco? Adivinha?

Isso interrompe a indexação daí para a frente, mas não elimina o índice que já está lá. Para isso, é necessário apagar o conteúdo da pasta C:\Program Data\Microsoft\Search (será preciso dar permissão de administrador e mesmo assim é possível que só se consiga fazer isso no Modo de Segurança). É importante também não confundir o Serviço de Indexação (Indexing Service), que no Windows 7 e Vista não faz nada e só está lá para fins de compatibilidade com o XP, com o serviço Windows Search, que é o que realmente faz a indexação.

Mas acho essa solução radical demais - é jogar fora o bebê junto com a água do banho, porque você fica sem um recurso que muitas vezes é precioso e quebra o maior galho.

Se o usuário faz pesquisas constantes, aí tudo bem. Mas se ele sabe onde está suas coisas, então não faz sentido.

Eu não recomendaria apagar o conteúdo da pasta. E também são poucos arquivos. No meu caso, a pasta tem uns 45 MB e deletar o conteúdo não vai fazer tanta diferença. Portanto, resolvi deixar ela quietinha, para evitar problemas futuros (no caso de alguma necessidade).

Netto-JP, outra coisa que pode ser feita também:

recursoswindows7winsear.th.png

Pode ver que o Windows Search está desativado. Pode ser feito tanto pelo "services.msc" quanto pelo "Ativar ou desativar recursos do Windows". Eu desativei quase tudo, deixei apenas o Internet Explorer (a última versão, a 9, usando o Windows Update), Chess Titans (adoro xadrez), Microsoft NET Framework (por causa dos jogos) e o Windows Media Player.

Postado

Depende do tipo de usuário e dos arquivos que ele tem. Comigo, pode perfeitamente acontecer (e já aconteceu) de um ex-cliente me procurar precisando urgentemente de uma informação contida num documento de oito anos atrás que tratava de determinado assunto. Posso até ter os documentos dele guardados e separadinhos, mas como vou localizar o assunto que ele quer em centenas de arquivos sem fazer uma busca por palavra-chave no conteúdo (não no nome) do arquivo?

Exatamente, depende do usuário. No seu caso, realmente vale a pena. O micro que uso para trabalhar está ativado e realmente preciso do recurso, é imprescindível.

Mas no meu micro, não faz sentido usar. Não tenho muitos arquivos, conheço bem o conteúdo de todos.

Meu índice tem 983 MiB (mais de um gigabyte decimal), o que já é considerável para quem tem um drive de capacidade limitada. Mesmo que você não tenha tantos arquivos indexados quanto eu, seu índice tem só 45 MB provavelmente apenas porque você interrompeu a indexação antes que ela fosse muito longe.

Eu desativei após o término da instalação do Windows 7 e ativação. Sempre fiz isso, esse recurso não fez falta no meu micro.

Agora, se você não vai usar a indexação de jeito nenhum, o melhor a fazer é mesmo apagar o índice. Se você resolver voltar a usar a indexação, o índice terá de todo jeito que ser reconstruído, pois o que você terá estará incompleto, desatualizado e inconsistente - pode até provocar erros numa busca.

Como não vou usar mesmo, então vou deixar como está. A SSD tem espaço bem limitado e não faz sentido ativar esse recurso, fora outros, como a memória virtual e a proteção do sistema (já tenho a imagem do sistema, se der algum problema, é só resgatar; é difícil de uma falha ocorrer; e também, só para testar, já fiz a restauração algumas vezes e todas vezes deu certo).

Há uma diferença: pelo services.msc, o serviço é desativado mas continua instalado. Pelo "Ativar/desativar...", ele é desinstalado e terá que ser instalado de novo se precisar ser usado.

Então o "Ativar/desativar" é melhor para quem não vai utilizar esse recurso. Valeu! ;)

O .NET Framework atualmente é usado por quase todos os programas recentes que você instalar no Windows (além de vários componentes do próprio Windows), não apenas jogos, e seria uma péssima ideia desinstalá-lo. Aqui também deixei a Compactação Diferencial Remota (faz diferença em alguns sites da Web e downloads), a Plataforma de Gadgets (uso relógio, calendário, câmbio e o All CPU Gadget), o Windows Fax and Scan (just in case, apesar de eu ter dois utilitários independentes de fax) e o Windows TIFF Ifilter (não é comum, mas às vezes preciso fazer OCR no meu trabalho, e poder indexar faxes, por exemplo, é ótimo). E deixei os recursos de XPS, mas pretendo tirá-los na próxima instalação: todo mundo usa PDF (inclusive a Microsoft), XPS não pegou mesmo e nunca usei.

De toda forma, essa janela do Painel de Controle permite dar uma boa "enxugada" no Windows para deixar o SSD mais livre. Outra coisa: desativar o arquivo de hibernação (powercfg -h off em um prompt de comando como Administrador) - isso economiza um gigabyte ou mais.

Eu fiz de tudo aqui para "enxugar" o Windows 7. Agora, com o SP1 e todas atualizações, não passou dos 20 GB de armazenamento.

Postado

Goyta, achei esse tópico pois estou buscando uma solução/explicação para o problema de lentidão na Escrita/Gravação do meu SSD OCZ Vertex 3 (60GB).

Através dos benchmarks Passmark Performance Test v7 ou AS SSD, constatei que meu SSD grava, em média 75MB/s. Muito abaixo dos 480MB/s informado pela OCZ.

A leitura está normal (em média 450MB/s).

Você já testou o seu SSD com algum benchmark? Poderia nos contar a sua experiência?

Registrei o meu problema aqui mesmo forum, mas ninguém respondeu (snif!): http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-ocz-vertex/1010008?p=5425425#post5425425

Edvaldo/Brasilia DF

Postado
Goyta, achei esse tópico pois estou buscando uma solução/explicação para o problema de lentidão na Escrita/Gravação do meu SSD OCZ Vertex 3 (60GB).

Através dos benchmarks Passmark Performance Test v7 ou AS SSD, constatei que meu SSD grava, em média 75MB/s. Muito abaixo dos 480MB/s informado pela OCZ.

Você já testou o seu SSD com algum benchmark? Poderia nos contar a sua experiência?

Registrei o meu problema aqui mesmo forum, mas ninguém respondeu (snif!): http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-ocz-vertex/1010008?p=5425425#post5425425

Edvaldo/Brasilia DF

Teste com o ATTO.

Postado

Pessoal,

Gostaria que vocês listassem aqui as principais recomendações para o bom uso e manutenção do desempenho da unidade SSD.

Por exemplo, já vi aqui sobre a questão da indexação, da desfragmentação e também sobre o modo "sleep", mas ainda tenho dúvidas com relação a este último.

No guia da OCZ eu vi um esquema para criar um novo plano de energia no Windows e assim impedir que o sistema entre no modo de espera (que eu acho que equivale ao que eles chamam de "sleep") ou de hibernação. No entanto, fique com dúvida em algumas opções e gostaria de saber a configuração que vocês usam e se isso é mesmo tão importante assim.

Quanto à desfragmentação, é verdade que o Windows 7 já desliga automaticamente essa função por estar trabalhando com uma unidade SSD?

Obrigado galera!

Postado

Pessoal,

Gostaria que vocês listassem aqui as principais recomendações para o bom uso e manutenção do desempenho da unidade SSD.

Por exemplo, já vi aqui sobre a questão da indexação, da desfragmentação e também sobre o modo "sleep", mas ainda tenho dúvidas com relação a este último.

No guia da OCZ eu vi um esquema para criar um novo plano de energia no Windows e assim impedir que o sistema entre no modo de espera (que eu acho que equivale ao que eles chamam de "spleep") ou de hibernação. No entanto, fique com dúvida em algumas opções e gostaria de saber a configuração que vocês usam e se isso é mesmo tão importante assim.

Quanto à desfragmentação, é verdade que o Windows 7 já desliga automaticamente essa função por estar trabalhando com uma unidade SSD?

Obrigado galera!

Não Netto-JP, você terá que fazer isso manualmente. Digite a tecla Windows + R (ou no executar do menu iniciar) e digite "dfrgui". No box, clique em "Configurar agendamento" e desative a opção. Você pode também acessar o serviços do Windows (tecla Windows + R e digite "services.msc"), procurar pelo serviço "Desfragmentador de Disco"; clicar com o botão direito do mouse e abrir as propriedades desse serviço; na Guia Geral, em tipo de inicialização, caso não esteja manual, selecione "manual" e confirme.

Sobre a questão da energia, pressione a tecla Windows + R e digite "control" (painel de controle). Abra o item "Opções de energia", crie um plano e configure para manter o computador sempre ativo (nas configurações avançadas de energia). A dica que o Goyta deu sobre isso também é válida, mata o problema pela raiz!

Edvaldo/Brasilia DF

É o mesmo caso que o meu. Faz o seguinte, testa com o ATTO Disk Benchmark 2.46, ele vai expor o resultado. ;)

Veja o meu primeiro teste com a Vertex 3 de 60GB, no AS SSD:

asssdbenchesp.th.png

E agora com o ATTO:

vertex3attodbtest.th.png

Se o Goyta criticar o ATTO, diga a ele para testar e postar o resultado. Estamos curiosos para ver se a Vertex 3 de 120 GB dele expõe os rotulados 500 MB/s de escrita no AS SSD! :lol:

Postado
Não Netto-JP, você terá que fazer isso manualmente. Digite a tecla Windows + R (ou no executar do menu iniciar) e digite "dfrgui". No box, clique em "Configurar agendamento" e desative a opção. Você pode também acessar o serviços do Windows (tecla Windows + R e digite "services.msc"), procurar pelo serviço "Desfragmentador de Disco"; clicar com o botão direito do mouse e abrir as propriedades desse serviço; na Guia Geral, em tipo de inicialização, caso não esteja manual, selecione "manual" e confirme.

Pelo que entendi do que eu havia visto aqui no sistema, havia agendamento apenas para o HDD, para o SSD não. Parece que o Windows 7 já faz isso automaticamente sim. Porém, para garantir eu fiz o que você disse e desativei o agendamento.

Sobre a questão da energia, pressione a tecla Windows + R e digite "control" (painel de controle). Abra o item "Opções de energia", crie um plano e configure para manter o computador sempre ativo (nas configurações avançadas de energia). A dica que o Goyta deu sobre isso também é válida, mata o problema pela raiz!

É estranho fazer isso em um notebook, mas tudo bem.

Até a "suspensão" ao baixar a tampa eu desativei... hehehehe

Ah, fiz uma medição aqui usando o ATTO e o resultado foi bem semelhante ao que você postou, só um pouco mais baixo. Ex: onde no seu tem 560.000 no meu deu 554.000.

Valeu!

Postado

Pelo que entendi do que eu havia visto aqui no sistema, havia agendamento apenas para o HDD, para o SSD não. Parece que o Windows 7 já faz isso automaticamente sim. Porém, para garantir eu fiz o que você disse e desativei o agendamento.

Se faz eu não tenho certeza, mas para evitar problemas, é melhor deixar o agendamento desativado. Basta executar manualmente a desfragmentação e mandar desfragmentar apenas o(s) HD(s). É o que faço no meu micro.

É estranho fazer isso em um notebook, mas tudo bem.

Até a "suspensão" ao baixar a tampa eu desativei... hehehehe

Estranho, e talvez, necessário... :hehehe:

Ah, fiz uma medição aqui usando o ATTO e o resultado foi bem semelhante ao que você postou, só um pouco mais baixo. Ex: onde no seu tem 560.000 no meu deu 554.000.

Valeu!

A diferença é pouca, no fim das contas nossas SSD obtém os mesmos resultados, isso é bom. Só uma curiosidade, você instalou no Windows 7 o driver da controladora AHCI/RAID?

Postado

A diferença é pouca, no fim das contas nossas SSD obtém os mesmos resultados, isso é bom. Só uma curiosidade, você instalou no Windows 7 o driver da controladora AHCI/RAID?

Instalei sim. Não notei nenhuma diferença na prática.

Mas eu só fiz a medição depois...

E há uma diferença entre sleep e hibernação: no sleep, o PC não pode ser desligado, senão perde tudo, como se estivesse ligado; na hibernação, pode, porque o Windows salva a sessão inteira e todo o conteúdo da memória no tal arquivo de hibernação, que na prática é grande demais para desperdiçar tanto espaço (nunca menos de um gigabyte, geralmente bem mais). Melhor desativar.

Então SLEEP = SUSPENDER ? hehehehehe

Fui pesquisar sobre isso e dizem que já existe um modo híbrido, que parece que é este de suspensão. Só não entendi como funciona. Bem, na dúvida desativei tudo mesmo, então este detalhe nem interessa mais...

Não acho uma boa desativar o serviço de Desfragmentação, porque você vai continuar precisando dele para os seus HDs - a menos que você use outro utilitário para isso, como o Defraggler, PerfectDisk, Disktrix Ultimate Defragger etc.

Mas aí não seria só rodar manualmente o desfragmentador quando o usuário julgasse necessário? Acho que isso bastaria, até porque a tendência é que o HDD seja bem menos usado.

Postado

O Windows não faz isso automaticamente só por detetar um SSD ao entrar, mas faz assim que você roda o WEI (Índice da Experiência do Windows) pela primeira vez. Não acho uma boa desativar o serviço de Desfragmentação, porque você vai continuar precisando dele para os seus HDs - a menos que você use outro utilitário para isso, como o Defraggler, PerfectDisk, Disktrix Ultimate Defragger etc.

Goyta, não disse para ele desativar o serviço, disse para ele deixar o serviço manual. Veja minhas postagens:

(...)

(...) é melhor deixar o agendamento desativado. Basta executar manualmente a desfragmentação e mandar desfragmentar apenas o(s) HD(s). É o que faço no meu micro.

(...)

Em momento algum disse para o Netto-JP desativar. Certo?

Que dica que eu dei sobre configuração de planos de energia? Não me lembro disso...

Podia jurar que tinha lido uma postagem sua, em que você tinha postado o comando para desabilitar a hibernação. Procurei nesse tópico, mas não encontrei.

Mas achei outro tópico deste fórum, mostrando como fazer (esse aqui).

Vide acima, na resposta ao Edvaldo... Eu nunca diria isso, com ou sem teste. O que eu disse e continuarei dizendo é que o AS SSD foi projetado para ser um carrasco e testar o drive nas piores condições de desempenho possíveis, enquanto o ATTO é o contrário, feito para ser uma mãe condescendente que mima os filhos ou uma professora boazinha que dá nota 10 para qualquer absurdo do aluno. Na vida real, espere um desempenho intermediário entre esses dois extremos.

Não tinha visto e lido sua postagem anterior Goyta... foi mal. :wacko:

Já tinha feito um comentário similar a esse... :lol:

Instalei sim. Não notei nenhuma diferença na prática.

Mas eu só fiz a medição depois...

Na prática, você pode não notar. Acredito que o driver disponibilizado pelo fabricante seja melhor do que o "driver genérico" do Windows. Se o fabricante disponibiliza também atualização, então por que não instalar?

Mas aí não seria só rodar manualmente o desfragmentador quando o usuário julgasse necessário? Acho que isso bastaria, até porque a tendência é que o HDD seja bem menos usado.

Exatamente Netto-JP, fui isso que disse antes (veja acima as duas citações que fiz).

Se deixar o serviço em "manual", você pode a qualquer momento desfragmentar seu HD. Não tem erro! ;)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...