Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 7 64bits 4Gb Ram só usando 2,87Gb


vithort

Posts recomendados

Olá pessoal, eu vi uns tópicos parecidos mas não entendi muito bem as respostas. Alguém poderia me explicar por que isso ocorre?

Eu usava o Windows 7 32bits e não tinha acesso a toda memória, conseguia ver que existia, mas sabia do problema de endereçamento, e que o sistema de 32bits não consegue usar mais de 3Gb. Migrei pra o Windows 7 64bits e ainda tenho o mesmo problema.

É alguma limitação de minha placa mãe?

Eu olhei na BIOS e tinha isso:

System Memory:

Total: 4096Mb

Appropriated: 1152Mb

Available: 2944Mb

mas essas informações não podem ser alteradas.

2aj5o21.jpg

Configuração do Desktop:

MB: Asus P5GC-MX

Processador: Intel Pentium Dual Core E2200 2.20GHz

Memória: 2x 2048Mb

Placa de Video: MSI n9400gt 1gb DDR2

Se alguém puder me explicar agradeço.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu vi uns tópicos parecidos mas não entendi muito bem as respostas. Alguém poderia me explicar por que isso ocorre?

Eu usava o Windows 7 32bits e não tinha acesso a toda memória, conseguia ver que existia, mas sabia do problema de endereçamento, e que o sistema de 32bits não consegue usar mais de 3Gb. Migrei pra o Windows 7 64bits e ainda tenho o mesmo problema.

É alguma limitação de minha placa mãe?

Eu olhei na BIOS e tinha isso:

System Memory:

Total: 4096Mb

Appropriated: 1152Mb

Available: 2944Mb

mas essas informações não podem ser alteradas.

Configuração do Desktop:

MB: Asus P5GC-MX

Processador: Intel Pentium Dual Core E2200 2.20GHz

Memória: 2x 2048Mb

Se alguém puder me explicar agradeço.

Obrigado

Algumas coisas podem estar acontecendo a primeira delas é que você tenha uma placa de video onboard então dependendo o quanto você esta utilizando para video vai comer um pouco. Segundo como sua placa é intel alguns chipsets consomem cerca de 512 de memoria foi o que eu li se não me engano usaram o exemplo do 945 chipset Family.

Espero ter ajudado o meu antes de colocar a placa de video ficava 2GB (1,5 gb Disponiveis) agora que coloquei a placa de video fica 2GB disponiveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha placa de video é uma MSI n9400gt 1gb DDR2

ela consome alguma coisa da Ram?

Olhei as configurações da sua placa a resposta é não, ela é off-board e não é turbo cache. Talvez seja como o pessoal falou o chipset esta mesmo comendo parte da sua memoria.

Espere mais opinião sobre o assusnto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola amigo

Va no iniciar, executar (ou aperte a tecla "windows" + r)

Digite msconfig e de enter.

Na tela que abriu, va na segunda guia (desculpe, agora não lembro o nome dela), vai ter um botão escrito algo como:

"Opções avançadas"

Clique nele. Ae vai abrir uma janela, e na parte superior vai haver 2 checkbox... 1 para você selecionar a quantidade de processadores e outra a quantidade de máximo de memória.

Veja se essa opção da memória ta marcada. Se estiver, desmarque-a.

Espero q seja isso.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas podem estar acontecendo a primeira delas é que você tenha uma placa de video onboard então dependendo o quanto você esta utilizando para video vai comer um pouco. Segundo como sua placa é intel alguns chipsets consomem cerca de 512 de memoria foi o que eu li se não me engano usaram o exemplo do 945 chipset Family.

Espero ter ajudado o meu antes de colocar a placa de video ficava 2GB (1,5 gb Disponiveis) agora que coloquei a placa de video fica 2GB disponiveis.

Está na linha de raciocínio

vithort

Um dos grandes motivos problemas de placas de baixo custo na LGA 775 é o fato de seus chipsets serem capados, como o processador depende dele para indexar memórias e hoje é bem comum o uso de 4GB de RAM, surgiram então esses tipos de problemas o qual já tenho feito vários comentários aqui no forum " Chipsets com Adress Range" de 32bits não conseguem mapear os endereços físicos na memória virtual, tornando assim os 4GB de RAM disponíveis para programas.

No seu caso, se considere sortudo pois o 945CG tem um limite de 2GB, imposto pela intel.

P5CG-MX analisado pelo Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo

Va no iniciar, executar (ou aperte a tecla "windows" + r)

Digite msconfig e de enter.

Na tela que abriu, va na segunda guia (desculpe, agora não lembro o nome dela), vai ter um botão escrito algo como:

"Opções avançadas"

Clique nele. Ae vai abrir uma janela, e na parte superior vai haver 2 checkbox... 1 para você selecionar a quantidade de processadores e outra a quantidade de máximo de memória.

Veja se essa opção da memória ta marcada. Se estiver, desmarque-a.

Espero q seja isso.

Abraço

já estavam desmarcadas as duas opções:

2jdqqvl.jpg

valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na linha de raciocínio

vithort

Um dos grandes motivos problemas de placas de baixo custo na LGA 775 é o fato de seus chipsets serem capados, como o processador depende dele para indexar memórias e hoje é bem comum o uso de 4GB de RAM, surgiram então esses tipos de problemas o qual já tenho feito vários comentários aqui no forum " Chipsets com Adress Range" de 32bits não conseguem mapear os endereços físicos na memória virtual, tornando assim os 4GB de RAM disponíveis para programas.

No seu caso, se considere sortudo pois o 945CG tem um limite de 2GB, imposto pela intel.

P5CG-MX analisado pelo Clube do Hardware.

então pelo que entendi o problema é minha placa mãe correto?

Se for o jeito vai ser trocar ela mesmo. Vou ver se tento atualizar alguma coisa pra ver se melhora.

obrigado pela ajuda a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu vi uns tópicos parecidos mas não entendi muito bem as respostas. Alguém poderia me explicar por que isso ocorre?

Eu usava o Windows 7 32bits e não tinha acesso a toda memória, conseguia ver que existia, mas sabia do problema de endereçamento, e que o sistema de 32bits não consegue usar mais de 3Gb. Migrei pra o Windows 7 64bits e ainda tenho o mesmo problema.

É alguma limitação de minha placa mãe?

Eu olhei na BIOS e tinha isso:

System Memory:

Total: 4096Mb

Appropriated: 1152Mb

Available: 2944Mb

mas essas informações não podem ser alteradas.

2aj5o21.jpg

Configuração do Desktop:

MB: Asus P5GC-MX

Processador: Intel Pentium Dual Core E2200 2.20GHz

Memória: 2x 2048Mb

Placa de Video: MSI n9400gt 1gb DDR2

Se alguém puder me explicar agradeço.

Obrigado

Verifique na BIOS a opção MEMORY REMAP e deixe habilita, e inicie novamento o windows, provavelmente resolva se problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique na BIOS a opção MEMORY REMAP e deixe habilita, e inicie novamento o windows, provavelmente resolva se problema.

Para que um Chipset disponibilize mapeie Hardwares na memória virtual => MEMORY REMAP ou MEMORY HOLE REMAPPING, é preciso que ele tenha suporte a pelo menos 1GB além da quantidade de memória física, chipsets com suporta máximo de 4GB geralmente a Bios não tem essa opção e se tem não funciona neste caso.

então pelo que entendi o problema é minha placa mãe correto?

Se for o jeito vai ser trocar ela mesmo. Vou ver se tento atualizar alguma coisa pra ver se melhora.

obrigado pela ajuda a todos!

infelizmente não há como mudar a parte física de um Hardware(chipset) com um atualização de Bios.

Outra infelicidade também é que o Windows só faz o que os Hardwares permitem, no seu caso não adianta nem instalar O.S x64 só porque ele suporta mais que 4GB de RAM, há outro motivos para estimula você a usar O.S x64, como por exemplo usar programas que todam em 64bits, o ganho de performace é considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...