Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu to abrindo uma lojinha de manutenção de monitores e impressoras e estou afim de fazer um programa em access para entrada de equipamentos.

eu gostaria que nesse programa tivesse a opção de entrada, pendente e saída de equipamentos e que executasse direto sem abrir o access xp.

seria mais ou menos assim:

NUMERO DO CHAMADO:

DATA DE ENTRADA:

NOME:

ENDEREÇO:

TELEFONE:

E-MAIL:

EQUIPAMENTO:

MODELO:

N/S:

CABOS / CARTUCHOS / OUTROS:

DEFEITO RECLAMADO:

SOLUÇÃO:

DATA DE ENTREGA:

GARANTIA:

OBSERVAÇÃO:

TÉCNICO:

AGRADEÇO!!!!!!

• Membro VIP
Postado

Bom, se for fazer em Acess apenas, você não vai conseguir fazer funcionar sem abrir o Access. Isso quer dizer: dependência direta do Access.

Você poderia fazer a interface em alguma ferramenta (ex. VB, Delphi, etc...) e usar o Access apenas como base de dados, aí sim não precisaria nem ter o Access instalado na máquina onde o programa for executado.

Outra coisa: você precisa primeiro estruturar a base, normalizando essa tabela que você passou. Isso quer dizer que você não pode misturar oc clientes com os itens que eles vierem trazer para você consertar.

Por exemplo, se um cliente chegar com 50 itens diferentes para você consertar, nessa tabela que você passou você teria que recadastrá-lo 50 vezes. Portanto o certo seria você ter uma tabela para o "cabeçalho" do Chamado, e outra apenas para os "itens", mais ou menos como a estrutura de uma Nota Fiscal por exemplo, onde temos o cabeçalho com nome, endereço, etc... e depois os itens da nota.

Portanto, uma estrutura mais ou menos ideal teria (no mínimo) duas tabelas:

Tabela: ChamadosCabecalho

Campo, Tipo

------------------------------

IdChamado, AutoNumeração

DataEntrada, Data/Hora

Cliente, Texto

Endereço, Texto

Cidade, Texto

Estado, Texto

Fone, Texto

Fax, Texto

Email, Texto

Tabela: ChamadosItens

Campo, Tipo

IdChamado, Inteiro Longo

DataEntrega, Data/Hora

Equipamento, Texto

Marca, Texto

Modelo, Texto

Acessorios, Texto

Defeito, Texto

Solucao, Texto

Garantia, Texto

Observacoes, Texto

Tecnico, Texto

Note que os campos em vermelho devem estar relacionados, para que à cada registro exibido da tabela ChamadosCabecalho, também sejam exibidos todos os registros relacionados que estiverem na tabela ChamadosItens. Isso porque o número de chamado gerado no cabeçalho será usado para identificar cada item que entrar na oficina para ser consertado.

Assim, você cadastra o cliente apenas uma vez, e coloca quantos itens ele trouxer para consertar.

Claro que o ideal seria que você tivesse também um cadastro de clientes, para poder reaproveitar os dados sem precisar recadastrar tudo de novo da próxima vez que ele voltar, além de outros cadastros. Mas com o tempo você vai implementando isso.

Boa sorte!

B)

Postado
Postado Originalmente por Clemente Silva@28 jan 2004, 09:42

Bom, se for fazer em Acess apenas, você não vai conseguir fazer funcionar sem abrir o Access. Isso quer dizer: dependência direta do Access.

Você poderia fazer a interface em alguma ferramenta (ex. VB, Delphi, etc...) e usar o Access apenas como base de dados, aí sim não precisaria nem ter o Access instalado na máquina onde o programa for executado.

Outra coisa: você precisa primeiro estruturar a base, normalizando essa tabela que você passou. Isso quer dizer que você não pode misturar oc clientes com os itens que eles vierem trazer para você consertar.

Por exemplo, se um cliente chegar com 50 itens diferentes para você consertar, nessa tabela que você passou você teria que recadastrá-lo 50 vezes. Portanto o certo seria você ter uma tabela para o "cabeçalho" do Chamado, e outra apenas para os "itens", mais ou menos como a estrutura de uma Nota Fiscal por exemplo, onde temos o cabeçalho com nome, endereço, etc... e depois os itens da nota.

Portanto, uma estrutura mais ou menos ideal teria (no mínimo) duas tabelas:

Tabela: ChamadosCabecalho

Campo, Tipo

IdChamado, AutoNumeração

DataEntrada, Data/Hora

Cliente, Texto

Endereço, Texto

Cidade, Texto

Estado, Texto

Fone, Texto

Fax, Texto

Email, Texto

Tabela: ChamadosItens

Campo, Tipo

IdChamado, Inteiro Longo

DataEntrega, Data/Hora

Equipamento, Texto

Marca, Texto

Modelo, Texto

Acessorios, Texto

Defeito, Texto

Solucao, Texto

Garantia, Texto

Observacoes, Texto

Tecnico, Texto

Note que os campos em vermelho devem estar relacionados, para que à cada registro exibido da tabela ChamadosCabecalho, também sejam exibidos todos os registros relacionados que estiverem na tabela ChamadosItens. Isso porque o número de chamado gerado no cabeçalho será usado para identificar cada item que entrar na oficina para ser consertado.

Assim, você cadastra o cliente apenas uma vez, e coloca quantos itens ele trouxer para consertar.

Claro que o ideal seria que você tivesse também um cadastro de clientes, para poder reaproveitar os dados sem precisar recadastrar tudo de novo da próxima vez que ele voltar, além de outros cadastros. Mas com o tempo você vai implementando isso.

Boa sorte!

B)

Clemente Silva,

obrigado pela ajuda!

Mas como eu faria essa jogada no access?

desculpe a minha ignorância, mas to a muito tempo sem mexer no mesmo!

agradeço! :help:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por cisne@30 jan 2004, 04:31

obrigado pela ajuda!

Mas como eu faria essa jogada no access?

desculpe a minha ignorância, mas to a muito tempo sem mexer no mesmo!

Olha, sinceramente não é algo que dê pra explicar por aqui, senão vai acabar saindo um livro... O que você quer fazer é algo simples no que diz respeito ao resultado final, mas para desenvolver não é tão simples assim e é necessário no mínimo um nível básico de conhecimento do Access.

Se você não lembra como criar tabelas no Access (que é o básico do básico), seria melhor baixar alguma apostila, como esta aqui, ou então ler os arquivos de ajuda do próprio Access.

Boa sorte e bons estudos!

B)

Postado

B) 1º você faz o projeto do banco de dados. As entidades (cada uma com seu código, descrição, etc...) são as tabelas, os atributos são os campos das tabelas. você relaciona as tabelas (entidades) com as demais. Depois monta astabelas com os relacionamentos, e põe tudos os dados no Access. Mas o problema é que para você usar e/ou atualizar o banco de dados, você abre o Access. E se você estiver em uma máquina sem o Access, simplesmente não consegue abrir o banco. Uma das alternativas possíveis, é o uso do Access Runtime. Eu até tenho este programa em minha máquina, mas nunca usei. Eu tenho uns tutoriais de Access comigo. Logo eu passo esses arquivos... :bandeira:

Atenciosamente

:D

• 12 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...