Ir ao conteúdo

Avaliação de projeto de sistema de refrigeração!

panelasc

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou pensando em fazer algumas modificações em meu gabinete e antes de "botar a mão na massa" resolvi postar aqui no fórum para receber algumas opiniões e sugestões a respeito do projeto.

Vejam o desenho esquematizado (se não conseguir ver a img abaixo favor olhar nos anexos do post, creio que o imgshack está com problema):

casemod.jpg

Creio que irá ficar assim:

ENTRADA DE AR:

- Três fans CoolerMaster R4-S2S-124K-GP de 44 CFM

- Um fan de 80mm na lateral de 25 CFM (ele não aparece no desenho)

Total de ar frio entrando: 157 CFM.

SAIDA DE AR:

- Um CoolerMaster R4-S2S-124K-GP de 44 CFM

- Fonte de alimentação (Corsair 650TX), acredito que seja em torno de 10 CFM (por favor, me corrijam caso esteja errado).

- VGA (Sapphire HD4870), acredito que seja em torno de 15 cfm (por favor, me corrijam caso esteja errado).

- Dois Cooler Master R4-L2R-20CK-GP de 65 CFM (sim, é aquele dos místicos "90CFM", porém vou considerar apenas 65 CFM, que segundo boatos é o verdadeiro valor)

Total de ar quente saindo: 199 CFM.

Muito obrigado aos que responderem, abraço.

post-500651-13884954860122_thumb.jpg

Postado
Cade o desenho? =p

De nada adianta tanto vento entrando e saindo se as ventoinhas não estão posicionadas no lugar certo.

Desculpa não ter aparecido a imagem, acho que o imagemshack está com problema, mas para garantir já "anexei" a imagem ao primeiro post.

Creio os fans estejam no lugar certo, jogando ar direto na placa de vídeo e nos demais dissipadores...

Está ótimo! Ventilação muito boa, mas e o barulho?

Não tenho noção de qual irá ser o barulho, porém vou manter as ventoinhas ligadas em um controlador. Outra fato a ser levado em consideração e que serão usadas ventoinhas de baixo dbA.

Muito obrigado pelos comentários, estou aberto a mais algumas sugestões e talvez criticas a respeito do projeto.

Postado

Amigo, tem como você postar uma foto do modelo da tua placa de vídeo?

Dependendo do cooler dela, o fan R4-S2S-124K-GP que está abaixo dela mais próximo da traseira do gabinete será inútil.

Postado
Amigo, tem como você postar uma foto do modelo da tua placa de vídeo?

Dependendo do cooler dela, o fan R4-S2S-124K-GP que está abaixo dela mais próximo da traseira do gabinete será inútil.

O modelo é uma HD4870 da Sapphire, abaixo poderá ver a foto de uma vga exatamente igual a minha:

sapphire_hd4870_04.jpg

Obrigado pela resposta, abraço.

Postado

Então nesse caso aí bastaria um R4 jogando ar exatamente sobre o fan dessa placa de vídeo, e o rendimento seria até melhor do que 2 fans lado a lado, pois com apenas um o ar fica mais bem direcionado.

Os dois fans seriam muito úteis se não existisse essa capa preta na placa, pois aí eles ventilariam diretamente no grande dissipador dela.

• Membro VIP
Postado

RooT

A capa preta que cobre a placa teóricamente seria para dispersar o vento

por toda superficie do dissipador, o que eu acredito que não ocorra, mas o

pior da história não é a capa preta em si, mas sim o fato da ventoinha ser

fixada nela. A sua ideia, creio eu, até dispensaria a ventoinha do cooler da

VGA e sua capa preta, lógico que tiraria o charme da VGA, mas que ficaria

melhor, isso ficaria.

Marcou ponto. Grande ideia.

adcarvalho

Postado

Valeu adcarvalho.

Mas claro que isso só seria necessário se a VGA estivesse sofrendo de problemas com as temperaturas e/ou o fan dela seja barulhento.

Se nada disso estiver acontecendo, melhor deixar ela do jeito que está.

Abraço

Postado

Olha, se alguém quiser fixar uma ventoinha numa vga e não tem como, corte ela de modo que fique só o motor, e pingue 4 gotas de super bonder nas extremidades e cole-a no dissipador... Fiz isso a quase 1 ano no dissipador do processador e ainda não caiu. =P

Postado
RooT

A capa preta que cobre a placa teóricamente seria para dispersar o vento

por toda superficie do dissipador, o que eu acredito que não ocorra, mas o

pior da história não é a capa preta em si, mas sim o fato da ventoinha ser

fixada nela. A sua ideia, creio eu, até dispensaria a ventoinha do cooler da

VGA e sua capa preta, lógico que tiraria o charme da VGA, mas que ficaria

melhor, isso ficaria.

Marcou ponto. Grande ideia.

adcarvalho

Estava mesmo pensando em retirar essa "capa preta", mas não sabia que o cooler iria sair junto, pensei que ele era grudado ao dissipador...

No próximo mês (março) irá acabar a garantia da minha vga, dai penso em desmontá-la para trocar a pasta térmica, lapidar o dissipador, essas coisas...

Será que sem a "capa preta" (no caso sem o cooler da vga, apenas o dissipador) com dois coolers (os mais fraquinhos R4-S2S) jogando ar nela a temperatura ficaria mais baixa que o normal (fica em 52° em idle, e um torno de 78° em full, isso em stock e rotação do cooler em automático)?

Não sei se influencia, mas a minha placa mãe é bem grande, vai até praticamente o "chão" do gabinete e a south-bridge fica bem em baixo, fica praticamente metade pra baixo da vga...

Vejam uma foto de uma mobo igual a minha, minha vga fica no primeiro slot azul de cima para baixo, posso colocá-la no slot preto (trabalharia a 8x), ou no segundo azul (16x) se precisar.

m3a32-mvp.jpg

Muito obrigado pelas respostas até agora, abraço.

Postado
Que placa linda....

Amigo, até onde eu sei não há como lapidar a GPU.... Ou há?

Não vou lapidar a "gpu" em si, mas sim o cooler dela, mais precisamente o dissipador.

Creio que com as imagens fique mais fácil entender qual é a parte que pretendo lapidar:

picture005oy4.jpg

picture004zf5.jpg

Postado

Será que sem a "capa preta" (no caso sem o cooler da vga, apenas o dissipador) com dois coolers (os mais fraquinhos R4-S2S) jogando ar nela a temperatura ficaria mais baixa que o normal (fica em 52° em idle, e um torno de 78° em full, isso em stock e rotação do cooler em automático)?

Ninguém tem ideia?

Postado

opa! o seu esquema de refrigeraçao esta ótimo, o que eu faria e vou fazer no meu gabinete, e por um duto entre esse cooler embaixo da vga no fundo do gabinete, ate a boca do cooler da vga, que ai é certeza que so vai ar frio pra vga, e como a sua joga pra fora grande parte do ar quente iria ficar otimo.

ai ate o outro cooler que esta em baixo da vga voce poderia deixar ele ai ventilando parte da mb, ou colocar na tampa lateral jogando ar sob os dissipadores da mb.

valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...