Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
dcsoares32

Ajuda com instalação de pacotes no linux

Recommended Posts

Olá amigos!

Bem, minha dúvida é quando ao linux 7.0, Gosto do linux e uso ele a bastante tempo, atráves do VMware, mas infelizmente não pude migrar totalmente pa ra o linux, pois nunca consegui instalar nenhum programa no linux...

Até pesquisei em fóruns na net como fazer, mas o que dizem é ..."Abra o terminal e..." Que terminal??? tem vários?!!! Ou ..."utilize o kroqueador"...

Como podem perceber, eu não sei n-a-d-a sobre instalação de pacotes (programas), mas gostaria de contar com a ajuda de vocês passo-a-passo, assim migro de vez para esse pinguim!

Obrigado!:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essa é uma boa pergunta, vou de carona com ela! Também estou tentando uma migração definitiva para o Linux, sem esse negocio de dual boot. Já to observando que a distribuição que escolhi não vem com um compartilhador de arquivos, vou ter que baixar os “pacotes”, e também o jogo DOOM que é o único que ainda jogo juntamente com seus episódios não podem faltar, tudo isso vai necessitar dos pacotes.

Nas antigas, e ainda em algumas distribuições linux de hoje, pra procurar novos pacotes você tem ou tinha que entrar no terminal que é aquele ambiente tipo o MS-DOS, de linha de comandos e digitar, no caso do Debian, o antigo Conectiva e outras distribuições, “apt-get update” (sem as aspas) para fazer atualizações disponíveis no servidor central da distribuição de todas as atualizações do sistema. Já para instalar um único pacote especifico “apt-get install nomedopacote” isso tudo conectado na internet (gostaria que alguém desse um exemplo de um nome de pacote no linux já que não existe arquivos de extensão “.exe”).

Esse tipo de processo começou a partir do ano 2000 eu acho, quando tentei migrar pro linux achando que a coisa já tava fácil, na época não deu muito certo pra mim. Atualmente, além do terminal as distribuições mais amigáveis tão vindo com um tipo de programa ou ambiente “bonitinhos” direcionando para diferentes tipos de instalação e atualizações. Mas ainda não usei nem um nem outro.

Se o Linux tivesse um tipo de “.exe” era tudo mais fácil, será que ninguém pensou nisso !?

E pegando a carona, o Terminal é a Shell ?? E existe mais de um tipo de Terminal ??

Nos ajudem !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É meu amigo Eredicarton...

Pelo jeito somos nós e nós mesmos...:(

baixei a apostiola do Linux no Apostilando.com, espero com ela aprender alguma coisa já que os nossos amigos aqui do fórum não nos ajudaram...

Mas espero que alguém nos ajude!:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei estudando esses últimos dias e acho que aprendi algumas coisas que responde parcialmente as nossas perguntas. As dicas são mais voltadas para as distribuições que utilizam pacotes(programas) “.rpm”:

1- Abra um terminar modo texto.

2- Vá até o diretório onde o pacote esteja. Vou usar como exemplo o programa Grip(é um programa de escutar mp3), o nome dele como pacote é grip-2.94-2cl.i386.rpm, e coloca ele no diretório /home que é o diretório local da maquina, isto é, quando o terminal abrir já vai ta nesse diretório. É o diretório onde normalmente os arquivos pessoais estão.

3- Para instalar o pacote digita-se: rpm –ivh grip-2.94-2cl.i386.rpm (ENTER)

4- Para usar o programa digite: ./Grip

5- Caso não saiba onde foi parar o programa digita: find / -iname Grip

6- Se tudo der certo o programa vai poder ser executado pelas dicas, caso não é porque ta faltando alguma coisa extra-pacote que não esta presente no sistema.

Acho que é isso. Quanto a minha perguntas:

R- Uma Shell é um interpretador de comandos que analisa o texto digitado na linha de comandos e executa esses comandos , produzindo resultados. Isto é, a Shell esta tanto inserida no Terminal como no modo gráfico. E sim, existem vários terminais modo texto, qualquer dúvida é só pressionar Ctrl-Alt-F? (Escolha entre F1 a F7, são sete diferentes tipos de terminal usando como exemplo o antigo Conectiva).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, Eu também tive muitas dúvidas quanto a instalar programas no Linux e passei um bom tempo para aprender, mas depois a coisa se tornou bem fácil, vou explicar algumas formas de se fazer isso mas lembro que existem diversas distribuições Linux e por isso pode ser que o nome usado ou o caminho possa ser um pouco diferente. Para não ter muito problema as maneiras que vou explicar aqui servem exactamente para o Ubuntu, principalmente as versões 8.04, 8.10, 9.04 e 9.10.

Bom quando a duvidas de vocês com relação a um pacote que seja igual ao .EXE do Windows, existe para o Linux os pacotes .DEB que para serem instalados basta dar um duplo clique em cima dele (como no Windows) e pronto. Assim que fizer isso abrirá uma janelinha com a opção "instalar" aí basta clicar nela que ele faz tudo sozinho.

O terminal que também é chamado em algumas vezes de "Consola" vocês encontram em Aplicativos > Acessórios > Terminal. isso abrirá uma janelinha tipo DOS do Windows, onde com um comando vocês podem instalar programas. Vou dar um exemplo, supomos que eu fosse instalar o picasa pelo terminal, então no terminal eu colocaria assim: sudo apt-get install picasa dou um enter e na linha de baixo ele me pede a senha (a senha de inicio) um detalhe aqui: quando você começar a digitar a senha NÃO APARECERÁ ela, NEM MESMO OS ******, por isso não se preocupem digitem a senha e dê um enter que será instalado o programa que você pediu. SUDO quer dizer: superadminstrador ou seja você é o administrador do PC e está autorizando a instalação. APT-GET é o pacote ou programa ou o instalador de pacotes. INSTALL é a ordem de instalação.

Esse é um bom exemplo: http://www.baixaki.com.br/linux/download/picasa.htm esse link é do Picasa que está no baixaki é uma versão para Linux e já em .DEB, por isso basta clicar em baixar arquivo e procurar ele na pasta dar um duplo clique em cima dele e instalar.

Uma outra forma é: Clique em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes synaptic na janela que se abrirá tem uma área: "Busca Rápida" escreva nela o nome do programa que quer instalar e aguarde ela lhe dar uma lista. Quando aparecer a opção clique em cima do nome do programa com o botão direito do mouse e selecione "Marcar para instalação" depois clique em "Aplicar".

Outra forma é: Clique em Aplicativos > Central de programas do Ubuntu, abrirá uma janela e nela haverá todos os programas disponíveis para Linux, eles estão divididos por categorias: Jogos, Vídeo, ferramentas, Áudio, etc... basta procurar um programa de acordo com a categoria e quando você achar basta clicar em cima dele depois clicar em instalar. no ubuntu 9.10 quando você clica em cima do programa aparecerá uma seta amarela no lado direito, clique nela que irá para outra pagina onde há a opção instalar.

Nesse link tem mais explicações sobre as dezenas de maneiras de instalar todos os tipos de pacotes de programas em Linux: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Como_instalar_tudo_em_Ubuntu

Qualquer coisa postem suas perguntas que nós ajudaremos vocês. E sejam muito bem vindos ao Linux mais precisamente ao Ubuntu.

Editado por Luis F

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi amigos...

Obrigado pelas respostas, estou com problemas no meu pc onde tenho o VMware e o linux instalado, resolverei ainda hoje, e postarei aqui o resultado.

Conto com vocês!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×