Ir ao conteúdo

Duvida sobre função da DP55WB

agb15

Posts recomendados

Postado

olá amigos...

tava passeando na BIOS da minha intel dp55wb, e vi uma coisa q me deixou intrigado. lá dizia pra eu escolher o numero de cores, nas nas opções só tinha: Todos, 1 e 2. ai coloquei em 2 pra ver. qundo liguei o CPU-z vi q so tava com 2 cores ativos. mas o q realmente gostaria de saber é qual a função disso, e se gasta menos energia com menos cores ativos.

Minha 2ª duvida é sobre o q vi na aba Performace. vi q tem como mudar o multiplicador do processador no Turbo boosting, mas fiquei com medo de mudar algo e resolvi perguntar primeiro. Se eu mudar algo ali, q no caso deixe o overclock automatico em 3,4 (stock: 3,2) ou mais, vou correr risco de queimar? mesmo não sendo permanente como um overclok 'propriamente dito'?

valeu

Postado

R1: Pode ser usado para resolver algum problema caso o processador tenha algum core com defeito e sim, vai economizar energia a cada core desabilitado.

R2: Cara, é um overclock, e creio que risco de queimar não aconteça, pois não está trabalhando direto com a tensão, está utilizando um padrão já testado. O que você precisa verificar é se o sistema de refrigeração é adequado à este boost na máquina.

Postado

antes de comprar meu i5 750, vi num review por ai, q o cooler box guentava um over até 3,5ghz. e também to pensando em comprar um hyper tx3 pra dar uma melhorada.

e o sistema de resfriamento aqui é um ventilador ligado no maximo com a tampa do gabinete fora! hehehe

Postado
antes de comprar meu i5 750, vi num review por ai, q o cooler box guentava um over até 3,5ghz. e também to pensando em comprar um hyper tx3 pra dar uma melhorada.

e o sistema de resfriamento aqui é um ventilador ligado no maximo com a tampa do gabinete fora! hehehe

3.5GHz? Nem que a vaca tussa! -_- Até pode chegar nessa frequência, mas em Full vai ficar muito quente, com certeza acima dos 90ºC... Mesmo com a ajuda do ventilador, não recomendável fazer overclock com esse cooler acima de 3.2GHz, principalmente se todos os cores estiverem ativados. Acima de 3.2GHz só recomendo com a utilização de outro cooler, como este modelo mesmo que você citou (Hyper TX3).

Como o colega aislanluiz já comentou à respeito, esta função serve para testar se existe algum problema com a CPU à nível de core. Ela também serve para economizar mais energia em casos específicos (por exemplo, ao montar um HTPC onde o foco principal é a economia de energia e o menor aquecimento e a CPU é tão potente que não necessita de todos os núcleos para rodar as tarefas desejadas; outro exemplo seria ao adquirir um novo PC, que será usado por um indivíduo onde se sabe que seu uso não necessitará de todos os núcleos da CPU quadcore, podendo ser desativado metade ou mesmo 3/4 deles) e quando se pretende utilizar alguma aplicação (sistema operacional antigo, programas de diagnóstico que só funcionam no ambiente DOS) onde o suporte aos múltiplos núcleos inexiste e a aplicação, por conta disso, só roda bem em processadores single core.

Essa mesma opção de desativar parte dos núcleos da CPU existe dentro do próprio Windows (Menu Inicia -> Executar -> msconfig), mas, nesse caso, ela provavelmente só desabilita os núcleos selecionados para que o Windows não os reconheça e não possa fazer uso deles. Quando se desativa na BIOS, os núcleos são realmente desativados, desligados e, com isso, consegue-se economizar energia e, consequentemente, faz com que a CPU aqueça menos.

Outra coisa: não existe uma maneira de modificar o multiplicador da CPU quando o Turbo Boost está ativado. Se você, por algum motivo, mexer no multiplicador da CPU, modificando sua opção de AUTO para qualquer outra, o Turbo Boost será automaticamente desativado... A única forma de fazer com que o Turbo Boost trabalhe com clock acima de 3.2GHz quando 1-2 núcleos está ativado e acima de 2.8GHz, quando 3-4 estão ativos naquele momento é via overclock do clock base (BCLK). Por exemplo: ao setar o BCLK para 160MHz, mantendo o multiplicador em AUTO e modo Turbo ativado, o clock do i5 chegará a 3,84GHz com 1-2 núcleos ativados (160 x 24) e a 3,36GHz com 3-4 núcleos ativados (160 x 21). Eu só não mantive aqui nessa configuração justamente por conta do cooler BOX, pois, do contrário, teria mantido o Turbo Boost ativado.

O overclock em si, sem alteração de tensão, não vai influenciar na queima da CPU, até porque a mesma possui um sistema de proteção contra superaquecimento, que impede que este fato ocorra, mas a redução da vida útil da CPU em decorrência de ela estar trabalhando sempre com altas temperaturas (algo supostamente acima de 60-65ºC) com certeza irá ocorrer...

Falouws :cool:

Postado

mas você sabe dizer se minha placa mãe suporta essa modificação na BCKL. porque até agora o clock maximo q eu vi foi 3,2ghz, ou seja, padrão, e tava com o teste de estabilidade do everest ligado, e os 4 cores estava nessa velocidade e trabalhando a 100%. e deixar o Turbo boost a aproximadamente a 3,8 seria perfeito. no guru3d diz q ele perto desse clock fica encostado do i7 965 stock..hehe

Além da tecnologia Turbo Boost que mantemos ativada(o ideal caso faça overclock mais alto é desativar), colocamos o clock do Core i5 760 de 2.66GHz para 3.8GHz sem nenhum problema(veja imagem abaixo). Tudo isso com o cooler BOX. A temperatura do processador ficou na casa dos 67 graus.

li isso aqui: http://www.adrenaline.com.br/biblioteca/review/221/intel-core-i5-750.html?pg=8

agora só queria saber como fazer na minha dp55wb! hehe

Postado
mas você sabe dizer se minha placa mãe suporta essa modificação na BCKL. porque até agora o clock maximo q eu vi foi 3,2ghz, ou seja, padrão, e tava com o teste de estabilidade do everest ligado, e os 4 cores estava nessa velocidade e trabalhando a 100%. e deixar o Turbo boost a aproximadamente a 3,8 seria perfeito. no guru3d diz q ele perto desse clock fica encostado do i7 965 stock..hehe

Bem, se tem o ajuste eu já não sei. Só procurando no manual dela ou mesmo direto na BIOS (basta procurar a opção com valor de 133, que seria o valor padrão do BCLK), porém, eu só recomendo realizar este ajuste quando você trocar de cooler. Com o BOX, infelizmente, não rola...

O teste de estabilidade do Everest não exige tanto da máquina quanto se pensa... O ideal era usar o teste do LinX ou o teste Linpack presente no OCCT, mas eles realmente forçam bastante a CPU, fazendo-a chegar ao seu limite. Um teste alternativo seria o do Prime 95: ele não é tão forte quanto o Linpack, mas também não é fraco como o do Everest.

O i5 a 3.8GHz nos 4 núcleos ultrapassa com folga qualquer Core ix lançado, já que essa frequência supera o valor padrão já lançado em uma CPU Core ix. Com 3.8GHz em 2 núcleos eu já tenho minhas dúvidas, mas se não ultrapassar, chega bem perto. O Core i5 750 é o melhor custo/benefício da categoria hoje e muitos acham que é uma CPU "fraca". Ela não é, muito pelo contrário (ainda mais quando está se colocando o overclock em jogo): para jogos, qualquer CPU acima disso trará ganhos praticamente nulos de performance, independente da presença ou não do HT e da resolução utilizada.

Postado

no caso...se eu encontrar BCKL(133) e coloca-lo em 166 ou 160 como você disse, já basta, num mudo nada no V-core, nem nas memorias RAm, porque ouvi dizer q elas tem q subie defrequencia ..tipo as minhas são as da assinatura com latencia 9-9-9-9-24. e pelo q vi sempre q eu mudar o clock terei q mexer nas memorias e coloca-las a 1600 no minimo, mas a letancia, talvez tenha q diminuir

Postado
no caso...se eu encontrar BCKL(133) e coloca-lo em 166 ou 160 como você disse, já basta, num mudo nada no V-core, nem nas memorias RAm, porque ouvi dizer q elas tem q subie defrequencia ..tipo as minhas são as da assinatura com latencia 9-9-9-9-24. e pelo q vi sempre q eu mudar o clock terei q mexer nas memorias e coloca-las a 1600 no minimo, mas a letancia, talvez tenha q diminuir

Bem, se essa placa tiver o mesmo comportamento que minha Asus e caso voc~e altere o BCLK para 160MHZ (não 166, 160MHz mesmo), o vcore (ou CPU Voltage) vai ser ajustado automaticamente conforme a necessidade do clock (isso se tiver ajustado sua opção para AUTO) e o vdimm (tensão das memórias) não necessitará de ajustes, porém a frequência vai subir se você alterar o BCLK, já que o clock delas (DRAM Frequency) também é gerado por um fator que multiplica o valor do clock base.

Se elas trabalham em 1333MHz no padrão, passarão a trabalhar em 1600MHz, mas ai você pode diminuir o multiplicador das memórias para 8x, gerando 1280MHz de clock, que se revela uma frequência segura de trabalho, já que se supõe que suas memórias não consigam trabalhar estavelmente a 1600MHz com 1.65V de tensão (o máximo permitido pela Intel). No caso das latências, elas devem se manter constantes ou serem afrouxadas, nunca arrochadas. Arrochar as latências vai incrementar a performance, porém, nem sempre a memória trabalha estavelmente com latências menores, principalmente quando está com overclock...

Como falei antes, mesmo que você encontre a opção na BIOS para alterar o BCLK, não recomendo que você altere o altere, a não ser que você DESATIVE o Turbo Boost, assim como fiz aqui. Se você assim proceder, você terá 3.2GHz de clock para todos os núcleos e com temperatura alta, porém ainda dentro dos limites do i5.

• 2 semanas depois...
Postado

amigo, encontrei o BCKL q você falou, com outro nome, mas sei q era a mesma coisa. coloquei em 160 e deixei o turbo boost ligado. ficando com 3,8 em pico. o q achei muito bom. agora mesmo já estou providenciando um cooler master n620 pra ficar usando nessa velocidade. e sim..também coloquei o mutiplicado de memoria em 8 também..tava em 10. mas achei realmente mais rápido o sistema. acho q assim com o turbo ligado e em 3,8 em pico, mas com o clock podendo ser redizido em idle, é melhor q desligar o turbo boost e deixar em 3,2 pra os 4 cores, acho q não vai aumentar tanto o consumo.

valeu amigo!

Postado
amigo, encontrei o BCKL q você falou, com outro nome, mas sei q era a mesma coisa. coloquei em 160 e deixei o turbo boost ligado. ficando com 3,8 em pico. o q achei muito bom. agora mesmo já estou providenciando um cooler master n620 pra ficar usando nessa velocidade. e sim..também coloquei o mutiplicado de memoria em 8 também..tava em 10. mas achei realmente mais rápido o sistema. acho q assim com o turbo ligado e em 3,8 em pico, mas com o clock podendo ser redizido em idle, é melhor q desligar o turbo boost e deixar em 3,2 pra os 4 cores, acho q não vai aumentar tanto o consumo.

valeu amigo!

Como pode ser visto neste link, o aumento do consumo será de aproximadamente 10W a mais em comparação à configuração original, acredito que considerando o modo Turbo ativado (pode até ser menor, dependendo do vcore usado pela placa-mãe quando o processador se encontra em full load). Considero um valor pequeno considerando o benefício que o overclock trará na performance geral do sistema (tirando, é claro, a questão do aquecimento, mas trocando o cooler BOX por outro, seu problema será resolvido ^_^).

Postado

amigo Eagleman, qual foi o maior over q você conseguiu no seu? vi aqui também q os caras do adrenaline em vez de colocarem o bckl em 160, colocaram em 180. mas se eu fizer isso com o turbo boost ligado vai prum clock muito alto 4,3 ou seja, deve ser bem perigoso fazer um over alto assim com o turbo boost ligado né?

Postado
amigo Eagleman, qual foi o maior over q você conseguiu no seu? vi aqui também q os caras do adrenaline em vez de colocarem o bckl em 160, colocaram em 180. mas se eu fizer isso com o turbo boost ligado vai prum clock muito alto 4,3 ou seja, deve ser bem perigoso fazer um over alto assim com o turbo boost ligado né?

Sem refrigeração adequada e com vcore muito além do padrão da CPU, com certeza... Além disso, existe o fator instabilidade, onde o Turbo Boost só funciona até um certo nível de overclock, onde, após ele ser atingido, o sistema começa a apresentar instabilidade que só será resolvida se o Turbo Boost for desativado.

Aqui, eu consegui 3.7GHz mas com o aparato de overclock automático pela BIOS. Tive que tirar porque ficou quente ao extremo e o PC ficou bastante instável :( Resolvi colocar o sistema em 3.2GHz, pois este é o clock que possui melhor relação entre performance e consumo, como você pode ter visto nos gráficos que postei no link anterior e na conclusão deste mesmo artigo. Aliado ao undervolt agressivo que executei aqui, consegui um consumo inferior ao 750 em seu estado padrão, o que é excelente, já que consegui aliar redução de consumo com incremento na performance :D

Não pretendo usar nada além disso para o dia a dia, mas quero alcançar pelo menos 4GHz, assim que eu comprar meu Corsair H50 ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!