Ir ao conteúdo

Como renomear todos os arq de uma pasta? RESOLVIDO

lauromazzoni

Posts recomendados

Postado

Tudo beleza galera?!

Estou com um pequeno problema. Eu preciso renomear, de uma só vez, os arquivos de uma pasta (e são muitos arquivos) para que fiquem renomeados em uma sequência.

Por exemplo:

nome dos arquivos)______________________novos nomes( agora em sequência)

teto.jpeg__________________________________1-teto.jpeg (ou 01.jpeg)

casa.jpeg_________________________________2-casa.jpeg (ou 02.jpeg)

livro.jpeg_________________________________3-livro,jpeg (ou 03.jpeg)

caneta.jpeg_______________________________4-caneta.jpeg (ou 04.jpeg)

. .

. .

. .

parafuso.jpeg n-parafuso.jpeg (ou n.jpeg)

Onde: "n" representa o último número da lista de arquivos.

O problema é esse. Alguem sabe de algum SCRIPT que possa me ajudar nessa tarefa?

Desde já agradeço a colaboração e boa vontade.

Lauro.

Postado

Ola,

Se você usa windows XP faça o seguinte:

1. Abra, no Windows Explorer, a pasta onde estão as imagens.

2. Selecione todas as imagens que deseja renomear.

3. Agora, clique com o botão direito na primeira imagem e, no menu, acione Renomear. A área do nome do arquivo se abre para edição. Digite o nome Férias 2003 (1).jpg e, em seguida, clique no espaço em branco ao lado do nome do arquivo. Automaticamente, o Windows renomeia todas as fotos seguintes, em seqüência: Férias 2003 (2).jpg, Férias 2003 (3).jpg, e assim por diante. O truque funciona para qualquer tipo de arquivo, não somente os de imagem. Se você cometer algum erro, dê o comando Ctrl+Z tantas vezes quanto necessário para desfazer a operação.

Fonte: http://pontoxtutoriais.wordpress.com/2006/12/26/saiba-como-nomear-varios-arquivos-de-uma-vez-no-windows-xp/

Eu testei aqui e funcionou. Você tambem pode dar um ENTER depois de renomear o primeiro, estando todas selecionadas.

Espero que ajude

Postado
Ola,

3. Agora, clique com o botão direito na primeira imagem e, no menu, acione Renomear. A área do nome do arquivo se abre para edição. Digite o nome Férias 2003 (1).jpg e, em seguida, clique no espaço em branco ao lado do nome do arquivo. Automaticamente, o Windows renomeia todas as fotos seguintes, em seqüência: Férias 2003 (2).jpg, Férias 2003 (3).jpg, e assim por diante. O truque funciona para qualquer tipo de arquivo, não somente os de imagem. Se você cometer algum erro, dê o comando Ctrl+Z tantas vezes quanto necessário para desfazer a operação.

Fonte: http://pontoxtutoriais.wordpress.com/2006/12/26/saiba-como-nomear-varios-arquivos-de-uma-vez-no-windows-xp/

Eu testei aqui e funcionou. Você tambem pode dar um ENTER depois de renomear o primeiro, estando todas selecionadas.

Espero que ajude

Tudo bem ISC!?

Obrigado pela dica. Mas eu esqueci de fornecer um detalhe importante no meu problema... Eu sou usuário do Ubuntu 9.04 e não do Windows. Mas essa dica que você mandou eu vou passar para frente. Então, a dúvida ainda permanece!

Grato pela boa vontade.

• 2 semanas depois...
Postado
Ola,

Achei um link interessante com algumas possibilidades, não testei mas pretendo pois também uso o Ubuntu.

LINK

Vamos ao testes

;)

Valeu pelo help ISC. Esse "LINK" que você mandou foi Nota10!!

Muito grato pela atenção!

Lauro.

Postado
Ola,

Espero que ajude

eu gostei dessa dica, mas só funciona para mudar o nome de todos os arquivos para o digitado e ai ele numera na sequencia apenas o final.

sera q você saberia como manter o nome original dos arquivos e apenas adicionar uma sequencia numerica no início ou no final? tambem tenho interesse neste recurso..

grato

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!