Ir ao conteúdo

Clamper Computer Protector Pro

Donel Bueno

Posts recomendados

Postado

É a Clamper entrando no ritmo da SMS, com seus jogos de palavras, em vez de ouvir o consumidor e atentar para as necessidades do consumidor. Está se tornando mais claro que a especialidade dela é mesmo o DPS e que sua "nave do doutor Spock" se destina mesmo é aos bancos sediados em Brasília e outras empresas, onde a tensão é 220V, e não ao consumidor brasileiro em geral. Ficou mais fácil de entender porque o protetor de uma empresa mineira é encontrado em lojas de Brasília, mas não em lojas de Minas. Fica mais fácil de entender por que a tensão em Minas é 127V, mas a Clamper prefere fabricar protetor dimensionado para 220V. Que também fique claro que minhas consultorias atuais em Minas excluem indicar o protetor da Clamper.

Postado

Kayke, a Clamper possui produtos tanto pra 127 quanto 220V, ela fabrica DPS's pra quadros elétricos que vão de 175 à 420V. Se ela fabricasse um DPS de 130V ou 150V pra colocar um quadro elétrico, esse se degradaria depressa.

Sim, confesso que no caso dos filtros protetores é mais fácil achar os de 220V, com varistores de 275V, mas para o que eles se propõe, eliminar picos de tensão, é o suficiente pra maioria das aplicações, até porque mesmo um produto com varistores de 130V se degradaria mais rápido. Tenho relato de dois donos de filtros APC com 2 anos de uso que foi pro saco, os varistores não aguentaram. Um deles tá num forum do site do Terra, agora esqueci o nome do forum, o outro não me recordo mais onde vi... Lá nos EUA você paga uns 30 dólares por um filtro APC top, então queimou, joga no lixo e compra um novo, aqui é diferente, já que se fosse importar o mesmo modelo, como fiz uma vez, você pagaria uns 175 reais, que foi o preço que paguei na época.

A reclamação que tenho contra o Computer Protector PRO é a utilização incorreta de capacitores na etapa de filtragem de ruidos o design feio do produto e a falta de uma chave liga/desliga, do resto tá acima da média.

Postado
Kayke, a Clamper possui produtos tanto pra 127 quanto 220V, ela fabrica DPS's pra quadros elétricos que vão de 175 à 420V. Se ela fabricasse um DPS de 130V ou 150V pra colocar um quadro elétrico, esse se degradaria depressa.

Usuários de informática em geral não estão interessados nos DPS da Clamper. Os DPS são dispositivos para profissionais do ramo de eletricidade, com concorrência forte da RCG. A Clamper substituiu o protetor de surtos, vulgo filtro de linha, que tinha para 127, para o atual modelo bivolt, próprio para 220V. É disso que estou falando. E as deduções que tirei acima, que já estavam ficando claras para mim, acabam se confirmando pela postagem do jogador (nick bem sugestivo), com seus jogos de palavras. Claro que não posso deixar de concordar com ele num ponto: "Vamos aprender a analisar as coisas e fenomenos da eletricidade corretamente antes de postar qualquer coisa!" Foi exatamente o que ele deixou de fazer para o marketing criado no tópico, e o que tem feito também em suas outras postagens. Se não rebati a argumentação dele, é porque você próprio já o tinha feito, pelo menos em parte. O fato dela, a Clamper, ter DPS para 127V apenas confirma o antes dito: É a especialidade dela. Já a nave do doutor Spock parece se destinar apenas à lucratividade fácil em Brasília. Se por licitação ou se por venda direta eu não sei. Pergunta pelo Clamper nas Lojas Elétricas, maior e mais especializada rede elétrica em Minas, e eles nem sabem do que se trata. Para mim a Clamper já perdeu toda a credibilidade com seus produtos residenciais. Respeito maior eu passo a ter pela SMS, que retirou seus "filtros" de linha e assumiu que fabrica apenas estabilizadores, nobreaks e "power cords". E pela APC, que abertamente declarou que não está mais interessada em abastecer o mercado brasileiro e que para o mercado brasileiro está destinando os estabilizadores Microsol, como quem insinua: È isso que vocês merecem. E pelo visto é mesmo.

Postado

Rau;

``Uma sobretensão é uma elevação dos níveis eficazes de tensão por tempo indeterminado que pode durar de segundos à minutos ou horas. Essa elevação é impossível de se proteger com varistores de 275V que vão "clampar" só lá acima de 430V.

Quais varistores você utilizaria para proteger contra uma sobretensão que tenha uma duração de segundos a minutos ou horas, sendo que o tempo de resposta do varistor é 25nS?

Como postei acima os DPS são utilizados para proteger os equipamentos contra sobretensões transitorias (Que é uma elevada variação, veja bem ELEVADA! E que tenha uma curtissima duração).

Tais eventos são gerados por:

Descargas atmosfericas diretas e indiretas

Surtos de manobra ( Os gerados por beclautes, apagoes, chaveamentos de maquinas eletricas).

Outro ponto que destaquei é com relação a suportabilidade do equipamento mencionado na Norma NBR 5410:2004, ou seja, se tenho um equipamento cujo a suportabilidade é de 1500 Volts (No caso do Computador) qual o problema de se utilizar no caso um DPS com a tensão de disparo 275V, onde sua tensão residual é menor do que a suportabilidade do meu equipamento?

Postado

Jogador, para sobretensões temporárias não usaria varistores. Quanto à proteção contra surtos eu não vejo problema nenhum em utilizar varistor de 275V para eliminaçãode surtos. Muito pelo contrário: é a solução, uma vez que

ele pode ser utilizado tanto em 127V quanto em 220V. Não há motivo para utilizar varistor de 150V ou 175V. Eu não me preocuparia com discussões teóricas sobre uso de varistores na eliminação de sobretensões temporárias. Eles estão lá é para a supressão de surtos. A máxima tensão de operação contínua deve estar acima de 10% da tensão nominal.

Equipamentos modernos trabalham com full range, como alguém já disse aqui no fórum. Portanto uma sobretensão temporária em sistema 127/220V não afetaria esses equipamentos. O pior valor de sobretensão em uma rede de distribuição urbana em 127/220V seria 220V causado por uma perda de neutro (nesse tipo de falha a tensão pode possuir qualquer valor entre 0 e 220V).

A NBR 5410 no seu capítulo 5 determina que na escolha do DPS deve ser levada em conta a sobretensão temporária causada por perda de neutro

em sistemas de aterramento do tipo TN (TN-S, TN-C e TN-C-S), pois o DPS não pode atuar nesse tipo de falha (item 5.4.1).

Se uma sobretensão temporária acontecer na rede urbana ela certamente será causada por uma falha da concessionária e será provavelmente uma perda de neutro e a concessionária terá que arcar com o prejuízo. Pelo que sei essa falha não é comum. O mais comum é surto causado por manobra ou por tensões induzidas por descargas atmosféricas.

No que se diz respeito à tensão residual, os equipamentos de utilização (computadores por exemplo) em 127V tem que suportar até 1500V sem danos. Uma coisa que vi no fórum é certa: quanto maior for a corrente de surto, maior será a tensão residual. Porém não precisamos nos preocupar com surtos da ordem de 10 kA em dispositivos classe III como o computer protector. A maioria esmagadora dos surtos induzidos nas redes elétricas não ultrapassam 1,2 kA. Um DPS com capacidade de 10 kA é mais do que suficiente para muitas das aplicações, lembrando que a corrente nominal mínima exigida pela ABNT é 5 kA.

Pelo que já vi na ficha do computer protector pro-g, ele suporta 36 kA de surto e é bi-volt. Já o computer protector pro tem modelos para 127V e 220V.

Aproveito para esclarecer que quanto maior a máxima corrente de surto, maior a vida útil do DPS.

Eu tb estive no site UPSAI para ver o modelo citado. Lá eles não passam o valor de corrente de surto suportado e nem a atenuação de ruído em dB. Pelo que vi lá na review do Faller, parece que são utilizados varistores de 8kA, dando 24 kA total. O problema nesse ponto é a falta de fusível térmico.

A proteção de telefone é feita por varistores, o que tornaria o produto inadequado para utilização com internet banda larga via telefone devido à capacitância paralela do varistor, que é alta. Isso causaria perdas no

sinal de internet. Para proteção de sinal o melhor elemento é centelhador a gás, como utilizado na parte coaxial.

Postado

Eu não sei o critério da Clamper pra dizer que seu Computer Protector tem 36kA de capacidade, porque ele usa três varistores de 20mm com corrente suportável máxima de 6,5kA por varistor. Tecnicamente, pra efeitos de eficácia do produto, somar a capacidade individual de cada varistor é errado e o Clamper Computer Protector PRO nem somando os três varistores dá 36kA!

Nem todos equipamentos são full range e está desconsiderando sobretensões num sistema 220/380V presente em muitas regiões do país, como no DF, onde moro. Mas nessa parte concordo que varistor não vai resolver o problema de uma perda de neutro e nem as normas obrigam que DPS's protejam contra esses eventos. Isso é papel pra outro tipo de dispositivo.

Sobre a capacitância de varistores numa linha telefônica, depende muito do sinal recebido. Eu uso a proteção do meu nobreak que usa PTC's e varistores e ela não degrada nada minha conexão de 2 mega. Na verdade há uma pequena perda de 1 ponto no nível de Sinal x Ruido e atenuação. Só vai influenciar se a linha for muito ruim, distante da central.

Atualização:

Pedi óntem a alteração da minha velocidade de 2 pra 4 mega e somente hoje mudaram a velocidade. Mesmo passando a linha por um protetor com varistor não mudou nada nas caracteristicas do sinal.

Postado
Eu não sei o critério da Clamper pra dizer que seu Computer Protector tem 36kA de capacidade, porque ele usa três varistores de 20mm com corrente suportável máxima de 6,5kA por varistor.

Analisando uma foto Rau que você proprio postou em outro topico desse produto o varistor utilizado é o CV + 275 K 20 que possui a corrente maxima de surto de 12kA conforme link do fabricante:

http://www.keko-varicon.si/data/struct/catalogs/cv_cvp_sv_avl_zvl/CVp_series___General.pdf

Dessa forma, o criterio utilizado para a capacidade é a soma porque o produto possui tres varistores desse modelo totalizando 36kA.

A Norma UL 1449 trata desse assunto de forma abragente com relação a soma de capacidades nos modos de proteção para determinação da capacidade total do DPS. (Sugiro dar uma olhada).

Agora é certo de que o elemento de proteção contra surtos mais adequado para uma linha de sinal por sua propria caracteristica é o centelhador a gas por possuir uma capacitancia paralela baixa, ou seja, não interferindo na operação em altas frequencias.

Abraços

Postado

O Keko, mas os Epcos não, são de 6,5kA e a Clamper só coloca os Keko entre Neutro-terra, mas os cinco Computer Protector PRO que já desmontei, apenas um deles veio com os três varistores Keko.

Falha da Clamper então, que mistura varistores de fornecedores diferentes e não padroniza a coisa em todas as unidades que saem de fabrica.

Se formos considerar a maioria das unidades, a capacidade então é de 25kA. 18,5kA em modo comum (Fase-Terra e Neutro-Terra) e 6,5kA em modo diferencial (normal - Fase-Neutro). Ainda assim acho que essa Keko está supra estimando seu produto. A Epcos é uma empresa muito mais famosa e conceituada e com varistores de mesmo diametro, a capacidade energética é menor. Sei não...

Na prática esse valor não é todo alcançado, a própria construção do produto, as trilhas da placa de circuito, o fusivel termico antes dos varistores, a chave microdisjuntora, tudo isso limita a capacidade do produto de jogar essa corrente toda à terra.

Na prática eu consideraria esse um protetor de em torno 12kA no máximo. E outra coisa, mesmo que seja 36kA, esse é um impulso único suportado, depois dele, pode jogar o produto no lixo! Felizmente 36kA apos a tomada só se o raio atingir a parede que essa tomada tá!

Outra coisa, é difícil que todos varistores atuem ao mesmo tempo, na maioria das vezes um fica com maior parcela de energia do que outro, isso é fato. Logicamente a simples soma da capacidade dos varistores individuais não pode ser correta, pior ainda se fosse 2 varistores ou mais, na mesma linha, por exemplo, dos varistores de 20mm entre Fase-Neutro ao invés de um de 40mm apenas, que seria muito mais efetivo que dois menores.

Postado

Ouvi dizer que os filtros de linha da UPSAI foram reprovados em um teste (não sei se realizado pelo fantastico)

Alguem sabe algo a respeito?

Abraços

• Membro VIP
Postado
Ouvi dizer que os filtros de linha da UPSAI foram reprovados em um teste (não sei se realizado pelo fantastico)

Alguem sabe algo a respeito?

Abraços

Sim, esse dai, mostrado na página 20 (marca K) do relatório do INMETRO:

Filtros de linha - Relatório do INMETRO

FiltrodaUPSAIquerodounotestedoINMET.jpg

Filtro na página da UPSAI

Que nada, absolutamente nada tem a ver com o filtro de linha que é largamente recomendado, da UPSAI que é esse daqui:

UpsaiFHT1200VisoexternaeInterna.jpg

Não confunda alhos com bugalhos

Abraço..

Postado

Um, e não "os" filtros de linha UPSAI, o mais simples deles diga-se de passagem, que é praticmente uma extensão de tomadas.

A defesa dos fabricantes é que no Brasil não existe normas específicas pra filtros de linha, e de fato eles têm uma certa razão, outra coisa reclamada foi que a concorrência com produtos chineses obriga-os a rebaixar a qualidade dos produtos, pra manter um preço competitivo e que com uma norma obrigatória pra todos, esse problema seria reduzido, e eles novamente tem uma certa razão nisso, mas o bom senso passou longe, deviam chamar os produtos de extensão pra computador e não de filtro.

A SMS decidiu tirar do mercado sua linha de filtro de linha básico enquanto não existir normas para a fabricação dos ditos cujos.

No relatório divulgado pelo Inmetro teve fabricante que teve a cara de pau de dizer que não sabia que deveria existir proteção entre neutro-terra - quesito que foi avaliado, mas não divulgado no programa do fantastico, até porque o povão não ia entender bulhufas, então divulgaram apenas os quesitos mais óbvios.

Uma outra reclamação foi que o Inmetro utilizou uma norma pra construção de tomadas para avaliar os filtros e a maioria dos fabricantes ficaram fulos da vida por causa disso e o Inmetro se defende dizendo que por falta de uma norma específica essa era a que melhor se enquadrava para avaliação de quesitos como por exemplo, a corrente suportada, proteção contra choques...

A ABNT disse no final da reportagem que pra 2010 sairia uma norma específica para filtros de linha, na verdade prometeram pra janeiro de 2010, mas até hoje não encontrei nada no site deles sobre isso. Não soltaram nem uma consulta pública ainda, que com certeza eu participarei.

ATUALIZAÇÃO:

Ih, eu e o faller postamos praticamente no mesmo instante! :)

Consulta nacionail publica da ABNT:

http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

• 2 anos depois...
Postado

Bom dia!

estou mt em duvida sobre qual filtro de linha utilizar visto que meu estabilizador não suporta a minha nova fonte Fonte Corsair CX-600W - CP-9020048-WW, também tendo em vista que apos ler o topico referente aqui no forum vi varios conselhos sobre a substituição do estabilizador para um filtro de linha da clamper... bem gostaria de saber se este filtro e indicado para o meu computador, vi este no site da atera e achei mt interessante http://www.atera.com.br/produto/PROTECTTVCP/Protetor+de+surtos+DPS+4+tom.+Clamper+P++TV+Cable+modem, se alguem poder me ajudar fico grato desde já!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!