Ir ao conteúdo

Curto-circuito interno e hd queimado. Tem como recuperar?

HPaulino

Posts recomendados

Postado

Boas.

Este fim de semana tive um problema, a soldar um circuito esqueci-me de desligar a alimentação que estava ligado a um molex e deu-se um curto circuito, quando voltei a ligar o pc... nem sinal dava, até que comecei a desligar os discos para ver se era de alguma das drives, o resultado foi um curto num dos discos(digo eu).

Quando ligo 3 dos 4 pinos do molex o pc arranca, assim que ligo o fio vermelho(5 v) o pc vai abaixo, como já vi aqui um tópico idêntico esperava que alguém me pude-se ajudar pois tenho nesse disco fotos dos 3 primeiros anos do meu filho e gostaria de recupera-las.

O tópico idêntico que vi foi http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-curto-circuito/756359 , o modelo do meu disco é Seagate Barracuda 7200.9 de 120Gb modelo ST3120213A.

Agradecia que alguma alma caridosa pudesse ajudar-me.

Postado

Olá amigo seu hd está em curto, você teria que entender um pouco de eletronica para reparar poste a foto da placa do HD ai para ver os danos

Postado

se encontar uma placa igual a do seu hd é só trocar.... podendo recuperar os dados sem causar danos maiores ao hd ou até mesmo a placa mãe.

Boas.

Não sou nenhum expert na matéria mas se me derem umas dicas eu penso que consigo resolver.

hpim1740.jpg

Postado
se encontar uma placa igual a do seu hd é só trocar.... podendo recuperar os dados sem causar danos maiores ao hd ou até mesmo a placa mãe.

Boas.

Pois esse é que é o grande problema, pois não consigo encontrar nenhum disco igual a este, senão já tinha trocado a placa.

Cumpts.

Postado

Amigo isso é curto leve a um laboratório que se resolve fácil, se for trocar a placa tem que obedecer, numero da placa, firmware, pais, modelo e trocar a rom

Postado

Boas.

Tem 2 grandes e 2 mais pequenos,fazendo o teste de continuidade um dos diodos grandes dá o valor da resistencia e no outro grande e nos 2 mais pequenos dá 0.

Postado

Tem dois proximos ao conector de força se um deles der zero ta em cuto tem que trocar agora atenção quanto a polaridade tem que achar outro diodo para trocar de outro hd

Postado

Hum, os discos na verdade não estão pifado o que ta pifado é o circuito do HD, teus dados tão todos ali, precisa levar em alguma assistencia de eletronica pra reparar o circuto do HD ou assistencia tecnica de informática pra recuperar os dados. Caso o PC não ligue o problema é na fonte de alimentação.

Postado

Olá HPaulino, como a tensão avariada foi a de +5V, a probabilidade da placa lógica ter sido danificada é maior pois os circuitos da placa são alimentados pelos +5V.

Veja a foto abaixo. Teste os componentes em vermelho. Verifique se algum deles está com resistencia zero (em curto). Acredito que o componente com resistência zero seja o da direita.

12772635.png

Postado

Boas.

Exacto DuoLEd o da direita está com resistencia zero.

seagatebarracuda1.jpg

Como pode verificar em relação a imagem que coloquei no meu 2º post é que corresponde ao meu disco, mas como está pouco legivel coloquei esta apesar de ser um pouco diferente da minha, o ci que tem uma cruz azul no meu disco não tem e o que está marcado com 2 bolas amarelas no meu disco tem apenas 2 pontos de solda e a bola vermelha marca o diodo que apresenta resistencia zero.

Existe alguma forma simples de resolver este meu problema para que possa apenas copiar os dados para outro disco?

Para substituir o diodo como faço?Tem que ser de um hd igual?Ou existe outra forma?

Postado

Amigo, você tem um belo problema ai se pretende resolver por si só. 1° porque é necessária uam boa perícia com ferro de solda para realizar essa troca na mão. 2° que, se eu não estou enganado, você precisa de um diodo exatamente igual ao que está apresentando a resistência 0. Os dados que você tanto quer estão provavelmente intactos ai dentro desse HD, mas retirá-los dai você mesmo, não será a coisa mais fácil do mundo. Seria bom você encontrar uma assistencia especializada em eletroeletronica, ou um laboratório de informática que pudesse realizar a troca, ou até mesmo, trocar os discos internos para outro chassi com o circuito em bom estado.

Boa sorte!

Postado

Simplesmente remova da placa o componente preto que está apresentando a resistência zero.

Apesar de muitos no tópico terem dito que se trata de um diodo, ele na verdade é um varistor e tem como finalidade proteger os circuitos em casos de sobretensão.

Como os componentes estão muito próximos, cuidado ao remover o componente. Recomendo um ferro de solda de potência até 30W.

A remoção do componte deverá fazer o disco voltar a funcionar, mas note que tal componente serve como proteção, então tenha bastante cuidado para não haver novos problemas com energia. Mesmo sem o varistor o disco pode durar por vários anos.

Postado

Concordo com opção do DuoLed, mais durar anos não vai durar, use uma fonte com tensão real e retire seus dados, mais ocorreto mesmo é trocar o componente para evitar maiores danos a PCB

Postado

Boas.

DuoLEd ainda não tive tempo para experimentar, mas assim que possa vou fazer isso que você disse e depois logo digo qual foi o resultado.

O que me preocupa é se conseguir colocar o disco a funcionar deixa-lo desprotegido... será que poderia colocar o mesmo varistor mas de outro disco que não seja igual?

Qualquer das maneiras o que pretendo é apenas copiar os dados nele existentes,mas se o puder aproveitar tipo para uma emergência pelo menos estar minimamente protegido.

• 3 meses depois...
Postado

estou com um probleminha no meu hd, ele é samsung 160gb sata ii, até alguns dias estava funcionando, hoje ao conectar em um pc desligado ao ligar ele liga e desliga rapidinho, tentei novamente ele soltou uma fumaça perto do conector de energia se nao me engano ao lado, sera que perdi os dados tudo? ou se tem como recuperar? e onde recupera?

estava pedindo uma indicação. mas e ai sera que da pra recuperar ou nao?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!