Ir ao conteúdo

Gigabyte GA-EP41-UD3L sem o som Frontal

RAFAEROSMITH

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, adquiri recentemente uma Gigabyte GA-EP41-UD3L, essa é a minha primeira placa com 8 canais de aúdio, e tenho tido uma dificuldade com ela....

Tenho o mesmo gabinete a "3 gerações de placas-mãe" e todas as 3, o som saía normalmente no painel frontal, coisa q não está acontecendo com a gigabyte.

não troquei o cabo, já verifiquei o conector, ele está conectado corretamente a saída frontal, e sobre o conector DA PLACA, ele tem se não me engano 10 pinos, sendo q um deles não tem o conetor...

O meu conector da frontal encaixa exatamente, já que ele também possui um dos furos fechado...

esse conector tem aqueles "jumper" feitos de fio...

gostaria de saber se o problema pode ser esse "jumper" que é feito no próprio cabo, se cortando ele, o som sai na fronta, ou se o problema não é esse....

OBS: o som sai normalmente em todos os conectores traseiros da placa...

no manual da placa, não li nada relacionado, a qualquer um que puder me ajudar muito obrigado pela atenção

• 2 semanas depois...
Postado

demorei a voltar aqui, porque eu busquei bastante antes de dizer novamente q está tudo ok =/, a única configuração que tem na minha bios referente a placa de som é "auto detect azalia codec" enable ou disable.....

mais nada....só me falta mesmo cortar o "jumper" que é feito no conector....

fora isso já li e re-li e já olhei tudo... =/

Postado

descobri o problema... é uma configuração de Software..... o problema não era de hardware.... li mais uma vez o manual e "me liguei" mo problema...

F_AUDIO (Conector para Painel Frontal de Audio)

Este conector suporta módulo de audio para o painel frontal HD (High Definition) ou AC97. Se você deseja usar a função de audio frontal, conecte o módulo de audio do seu painel frontal a este conector. Cheque cuidadosamente a pinagem enquanto você conecta o módulo de audio do painel frontal.

O conector de áudio do painel frontal por pré-definição dá suporte a áudio HD. Se o seu chassi fornecer um módulo de áudio de painel frontal AC'97, consulte as instruções sobre como ativar a funcionalidade AC'97 através do software de áudio.

Ativação de um módulo de áudio de painel frontal AC’97:

Se o seu chassi fornecer um módulo de áudio de painel frontal AC’97, para ativar a funcionalidade AC’97, clique no ícone da ferramenta na guia Speaker Configuration (Configuração de alto-falante). Na caixa Connector Settings (Configurações do conector), selecione a caixa de marcação Disable front panel jack detection (Desabilitar detecção de jaque do painel frontal). Clique em OK para completar.

Clique em Device advanced settings (Configurações avançadas do dispositivo) no canto superior direito na guia Speaker Configuration (Configuração do alto-falante) para abrir a caixa de diálogo Device advanced settings (Configurações avançadas do dispositivo). Selecione a caixa de seleção Mute the rear output device, when a front headphone plugged in (Sem som no dispositivo de saída traseiro, quando um fone de ouvido frontal estiver conectado). Clique em OK para completar.

aqui agora estou com o som normal, tanto na saída traseira quanto na dianteira....

RESOLVIDO

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...