Ir ao conteúdo

Função cont.se "células intercaladas" [sim, sou burro,l e daí?]

Posts recomendados

Postado

Fala gurizada,

Cá estou para tirar mais uma dúvida do bendito Excell.

Todas as dúvidas que tive aqui foram empaladas, então com certeza não será diferente desta vez.

Estou aplicando uma pesquisa de mercado aqui na empresa e, já que o orçamento da empresa está mais apertado que... (deixa pra lá), tive que elaborar uma forma de tabulação que será preenchida por menores aprendizes.

Em uma aba da planilha tem os formulários (50 ao todo) individualmente e criei uma outra aba na mesma planilha pra contar os "x" que eles irão marcar.

Fui bem belo utilizar a função "cont.se", mas pelo que vi só pode se contar intervalos, por isso a minha pergunta de como contar células "intercaladas".

Exemplo:

------------------------------------

Formulário 1

questão 1

a

b

c (x) (linha 7)

d

e

Formulário 2

questão 1

a (x)

b

c (linha 14)

d

e

Formulário 3

questão 1

a

b

c (x) (linha 21)

d

e

>>> o "x" corresponde a marcação do respondente, e conseidera-se tudo coluna "A" (as linhas estão ao lado das respostas "c")------------------------------------

Neste exemplo eu queria contar somente quantas opções "c" foram marcadas (ou seja: duas vezes).

Utilizei :

= cont.se(A7;A14;A21;"x")

Dá uma mensagem de erro, creio que por causa do ponto e vírgula ; .

Tentei separar cada célula por ":" (dois pontos) e nada também.

O que faço?

Aguardo retorno e não reparem na inguinorança...

Postado

Amigo acho que esse fórmula resolve o seu problema.

{=SOMA(SE((A3:A23="c");SE((B3:B23="x");1;0)))}

obs: quando acabar de digitar a fórmula não aperte ENTER, mas sim SHIFT+CTRL+ENTER.

Abraços

RafaVillani

Postado

rafa, o problema é que ele tb vai querer contar as letras a, b, d, e... eu sugiro o seguinte, coloque na coluna C a seguinte formula: =concatenar(B1;c1), aí se na B1 = A e na C1 = X, você vai ter AX, aí fica fácil de contar, pois você tera, AX, BX, CX, DX e EX. exemplo

A B C (COLUNAS DO EXCEL)

a

b X BX

c

d

e

as vezes é mais fácil encontrar uma solução burra mais que será rapida de ser executada.

Postado
rafa, o problema é que ele tb vai querer contar as letras a, b, d, e... eu sugiro o seguinte, coloque na coluna C a seguinte formula: =concatenar(B1;c1), aí se na B1 = A e na C1 = X, você vai ter AX, aí fica fácil de contar, pois você tera, AX, BX, CX, DX e EX. exemplo

A B C (COLUNAS DO EXCEL)

a

b X BX

c

d

e

as vezes é mais fácil encontrar uma solução burra mais que será rapida de ser executada.

Mesmo que trabalhosa, muito boa saída, a do RafaVillani achei meio complicada pra minha cabeça, mas obrigado de qualquer modo.

Posso estar errado, mas acho um erro grave do programa, porque limitar a função "cont.se" somente a intervalos, e não disponibilizar também pra células "soltas"?

******!

EDIT: Acho que não consegui explicar direito, vou ver se um print screen resolve, esperem um pouco

Postado

Opa, realmente Shido, sua saída é muito mais simples, visto que apos o uso do concatenar um cont.se para cada letra resolve o problema, sem necessitar de matriciais.

Abraços

RafaVillani

Postado

Agora acho que conseguirei explicar melhor:

Em uma aba, tenho as tabulações:

- são, na verdade, 50 formulários que se repetem até o final da planilha, todos IDÊNCTICOS.

- nesta planilha o estagiário (ou quem estiver tabulando) pegará os formuláris preenchidos e simplesmente marcará com um "x" a questão correspondente.

tabulacao.png

Na mesma planilha, tenho uma aba chamada "contadores", que como o próprio nome sugere, contará os totais:

- é praticamente uma cópia dos formulários, salvo uma mudança e outra de formato.

- nos quadrados apareceram os totais, por exemplo, quantas vezes foi marcada a opção "Insatisfeito", na variável "cordialidade no atendimento" da questão 1):

- é aí que não consigo usar a função "cont.se"

contadores.png

Agora acho que melhorou não?

Pelo amor de Deus, me salvem!

Postado
Rodrigo, usando a lógica do amigo Shido, segue print com o exemplo.

Abraços

RafaVillani

Vocês são muito fod*, acho que vai ter que ser isso mesmo.

Mas me corrijam se eu estiver errado: não seria uma grande falha do programa eu não poder contar células "soltas", mas sim somente por intervalos?

Postado
Rodrigo, após analisar sua planilha acho que o melhor é usar fórmula matricial mesmo. Segue o exemplo:

Abraços

RafaVillani

Afe Maria, vamos ver no que vai dar...

Valeu pela ajuda!

Edit 1: acho que não vai dar, são 50 formulários um abaixo do outro.

Teu exemplo foi ótimo, mas note que abaixo da questão 1.1, tem a 1.2, 1.3 assim por diante, não sei se vai dar, pois intercala ainda mais.

Edit 2: se não der certo, tive uma ideia muito genial, feia e trabalhosa, mas genial:

Na aba "contadores", bem mais pra direita (ou posso ocultar), faço 50 linhas de cada questão com um simples "=" (vai dar 50 linhas), ou seja: ali vai ter um x se na aba "tabulação" for um "x" também.

Assim vai formar um intervalo contínuo e ficará mais fácil de contar.

Postado
Rodrigo post sua planilha para que eu possa ter acesso.

Irei analisa-la e posteriormente disponibiliza-la.

Abraços

RafaVillani

Rafa, está 5 posts acima.

Vejam o que criei (é trabalhoso e feio, mas pelo visto é a única maneira):

tabulacaoautom.png

- usei nos quadrados em branco um simples "=", onde o que foi marcado na outra planilha no campo respectivo, aparece ali. Quando não tinha o "x" marcado na outra planilha (tabulação), aí na figura ficava um zero, que eu camuflei com formataão condicional (se valor igual a zero, fonte em branco).

Arrastei pra direita até o "sr" (sem resposta) ad questão 1.1. Vou ter que forçar na questão 1.2 e assim por diante.

- o 5, 43, 81 (...) ao lado do 1, 2, 3, 4 etc (nº dos formulários), é a diferença de 38 linhas de um formulário para outro.

Depois ficará possível utilizar a função "cont.se" para totalizar, pois estará em intervalos.

Capiche?

Postado

Amigo Rodrigo, eu vi o outro post, quando me referi disponibilizar a planilha eu me referia a download. Faça o upload da sua planilha em algum site e post o endereço de download.

Ainda tenho para mim que seria menos trabalho formulas matriciais ao invés deste tipo de contador que fez.

Abraços

RafaVillani

Postado
Amigo Rodrigo, eu vi o outro post, quando me referi disponibilizar a planilha eu me referia a download. Faça o upload da sua planilha em algum site e post o endereço de download.

Ainda tenho para mim que seria menos trabalho formulas matriciais ao invés deste tipo de contador que fez.

Abraços

RafaVillani

Gurizada, deletem todo o resto.

Vejo a última figura que postei:

Pra que mirabolar fórmulas se o ESTAGIÁRIO (ou quem estiver tabulando) PODERIA MARCAR DIRETO NO QUADRO?

Deste modo ficaria possível utilizar a função "cont.se", já que os "x" estariam em linha (intervalos).

Vai ser só o trabalho de explicar o quadro - que mais parece um gabarito - para quem preencher.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...