Ir ao conteúdo

Phenon II X4 955 à 75 Graus em full

gusperandio

Posts recomendados

Postado
nossa cara bom comentario eu nao sabia disso tem varios amigos meus que deixam o gabinete aberto e acha que ventila melhor o_o

Eu tb não sabia, rsrrrss, outro probleminha, estou verificando no meu gabinete, e ele so tem como colocar um cooler de 120mm na parte frontal, ai como eu faço, coloco um de 120mm na frente, deixo um de 80 na lateral e outro de 80 na traseira retirando o ar quente, mas não sei c vai ficar bom, pois vai entrar mais ar frio do q vai sair, se bem que tem a fonte, sera q ela ajuda a retirar ar quente do gabinete? o que matou foi so caber um fan de 120mm na frente, agora não sei como fazer para melhorar a circulação

Postado
Eu tb não sabia, rsrrrss, outro probleminha, estou verificando no meu gabinete, e ele so tem como colocar um cooler de 120mm na parte frontal, ai como eu faço, coloco um de 120mm na frente, deixo um de 80 na lateral e outro de 80 na traseira retirando o ar quente, mas não sei c vai ficar bom, pois vai entrar mais ar frio do q vai sair, se bem que tem a fonte, sera q ela ajuda a retirar ar quente do gabinete? o que matou foi so caber um fan de 120mm na frente, agora não sei como fazer para melhorar a circulação

Agora sim temos um problema em mãos... Cara tem que procurar cooler de alta potencia de 80mm pra saida na traseira, e na lateral se voce tiver coloca um cooler normal. A fonte também faz o papel dela muito bem, mas como eu disse depende de mais alguns detalhes... arrumação de cabos e pasta termica também são fundamentais... caso essas coisas nao resolvam o melhor é partir pra um gabinete melhor mesmo... o Elite 310 (RC-310) da cooler master custa em torno de 130 reais e [e um bom custo beneficio com 20 cm de largura e espaço para colocar um cooler de 120 na frente, outro atras e um de 80 do lado... mas a opção é sua...

Postado

de novo vou pergunta aqui pra n te q cria outro topico

um cooler Hyper TX3 tem bem menos ruido que o cooler box do phenom II x4 955?

o barulho do cooler box é muito alto, ele fica uns 5000rpm quando ta jogando pra esfriar o proc o_o

Postado
É, me parece ser um bom gabinete,será que nele caberia um hyper 212 tranquilo?

Cara, o RC310 tem 191 mm de largura enquanto o Hyper 212 tem 160 mm, isso te da uma diferença de 31 mm ou seja 3,1 cm... parece que cabe justo, mas cabe.

Postado
Cara, o RC310 tem 191 mm de largura enquanto o Hyper 212 tem 160 mm, isso te da uma diferença de 31 mm ou seja 3,1 cm... parece que cabe justo, mas cabe.

hummm. isso é bom, que ai eu posso comprar o gabinete, comprar uns 2 fans de 120 mm e a pasta termica, e se mesmo assim não resolver, depois eu posso apelar ppra um cooler melhor ne, o que mata também no cooler box, é o barulho excessivo quanto ele está no máximo, mas c ele aguentar o tranco sem me fazer gastar mais dinheiro, ja ta bom!rsrs

Postado

o barulho do cooler box é muito alto, ele fica uns 5000rpm quando ta jogando pra esfriar o proc o_o

Isso sem sombra de duvida, o cooler box dos processadores amd tem uma arquitetura ja ultrapassada, o TX3 ja trabalha com arquitetura de heatpipe e mesmo em baixa velocidade ele é superior em genero, numero e grau ao box da amd. e o preço é bem interessante, etão ele realmente vale a pena.

Postado
hummm. isso é bom, que ai eu posso comprar o gabinete, comprar uns 2 fans de 120 mm e a pasta termica, e se mesmo assim não resolver, depois eu posso apelar ppra um cooler melhor ne, o que mata também no cooler box, é o barulho excessivo quanto ele está no máximo, mas c ele aguentar o tranco sem me fazer gastar mais dinheiro, ja ta bom!rsrs

Fazendo isso o temperatura vai cair, com certeza e ai o cooler do processador nem deva atingir a velocidade maxima, ou seja o barulho vai ser menor com certeza...

Postado

Cara, o Coolerbox do Phenom II aguenta firme ela a 3,6GHz, porém não adianta nada se o gabinete não for refrigerado, ele vai se esguelar a 6000RPM e não vai resolver nada, 'ar quente em superficie quente" não importa o poder do jato.

o TX3 é mais silencioso porcausa da velocidade máxima do Fan. Meu Cooler box no XBlande 120mm/120mm/80mm gira na casa dos 2800~3200RPM em teste de Stress.

Postado

cara, eu também tinha esse problema no meu phenon, mais resolvi colocando ele num gabinete elite 334 com 2 fans de 2000 rpm 12cm... atualmente n passa de 58°C mesmo com over

ve ai se o problema n é ar quente preso (deixa ele funcionando um pouco e quando tiver quente abre o gabinete pra sentir a temperatura do ar... se estiver quente é porque seu gabinete nao ta dando conta...

abraços

Postado

É, acho que o mais interessante então seja comprar um gabinete decente, e sapecar nele 3 fans de 120mm e colocar uma boa pasta térmica, o tenso é que os 100 reais pretendidos a gastra, vão virar 200 ou mais,rsrsrs

Postado

cara, existe gabinetes q custa 100 reais, ai com os fans vai pra 150, não é tanto... meu x955 já chego a 52º (máximo) jogando... tenho um gabinete q é todo furado ( tem fotos dele no tópico d casemod, o nome do tópico é "projeto white&black") tem dois fans d 120, refrigera bem, ele no normal, só com a net, fica em 32 º

Postado
Cara, o Coolerbox do Phenom II aguenta firme ela a 3,6GHz, porém não adianta nada se o gabinete não for refrigerado, ele vai se esguelar a 6000RPM e não vai resolver nada, 'ar quente em superficie quente" não importa o poder do jato.

o TX3 é mais silencioso porcausa da velocidade máxima do Fan. Meu Cooler box no XBlande 120mm/120mm/80mm gira na casa dos 2800~3200RPM em teste de Stress.

perai então não valeria a pena comprar um TX3 pra diminuir o barulho e manter a temperatura??

problemas com temperatura nao to tendo o gabinete ta ate bem refrigerado porque no full ele fica 55graus no maximo so que pra isso o fan sobe muito o barulho pro causa q aumenta muito a rotação, mas pelo menos n ta estão quente quanto ao do criador do topico que chegou a 75graus

Postado

Fan de 120mm barata, com bom fluxo de ar e baixo ruido (65CFM e 24dBA):

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:131

Tenho 4 delas instaladas no meu gabinete, sendo 3 ligadas direto na fonte (portanto, rodando ao máximo) e não as ouço.

Com R$ 100,00, o melhor cooler que você encontrará é o Cooler Master Hyper 212 Plus. Preste atenção quando procurar por ele. Há o Hyper 212 e o Hyper 212 Plus. Este Plus é bem melhor que no "normal".

Se você for manter um Over constante de 3.6, é ideal que você troque o cooler. Se você "ativa" o Over apenas às vezes, tendo uma boa ventilação no gabinete, não precisa trocá-lo.

O meu processador é igual ao seu e com Over de 3.6, passa dos 62ºc (limite máximo informado pelo fabricante) apenas no Stress Test do Prime95. Jogando Crysis Warhead, Call of Duty Modern Warfare 2 e GTA4 por horas, com 3.6 no processador e Over na VGA, chegou à 59ºc, nesses dias que tem feito um calor infernal aqui em São Paulo.

Então, antes de trocar o gabinete, faça o seguinte: coloque uma fan frontal e um lateral, ambas de 120mm. Se não tiver furação na lateral, você consegue cortar o gabinete facilmente (veja no fórum de casemod aqui do CdH). Você consegue melhorar MUITO a exaustão do ar pelo fan traseiro, retirando aquela parte metálica do gabinete, cheia de furos, que fica bem onde você instala a fan. Com um alicate você consegue cortá-la. Só esse corte abaixou uns 4ºc a temp interna do meu gabinete.

Feito isso, troque a pasta térmica.

Se não resolver, troque o gabinete. :D

Obs.: não tenha medo de cortar seu gabinete. Afinal, se não der certo você irá trocá-lo mesmo... :D:D

Abraço!

Postado

As placas teem uma função chamada Q-Fan, nas Asus mais modernas alem do Q-Fan tem também o EPU. Funcionam da seguinte forma: quando o Processador está em temperatura Idle o Q-Fan abaixa a rotação dos fans, inclusive o do Cooler, baixa rotação, menos barulho. O EPU aproveita esta deixa e reduz o consumo elétrico. O cooler Box do Phenom II é muito bom, se perder para o TX3 (ainda não testei) é por diferença de 5°, então é mais vantagem comprar um cooler com pelo menos 5 heatpiper de no mínimo 4~5 mm.

Postado

nossa jonny coolers de 5 heattiper ta mt caro =S

esse TX3 parece melhor que o evercool bufalo certo? meu amigo tinha um intel q6600 e compro o evercool bufalo que no teste do Clube do Hardware diz que ele n é mt silencioso mas mesmo assim meu amigo falo q resolveu muito o barulho do cooler box dele

tipo n precisa se um cooler 100% silencioso

é que o barulho do cooler box é ENORME quando ta jogando/fazendo algo q ocupe processamento , não da pra aguentar não veio, muito irritante mesmo, ja viu um PHenon II x4 955 rodando?

nem precisa usa mt o processamento so usa uns 10% q ja começa a fica barulhento porque começa a "levantar voo " aquele cooler do demonio

o que eu quero é diminuir so o barulho não estou preocupado muito com a temperatura porque ja esta bom, nao vou fazer overclock mesmo o meu ta 55° no FULL

Postado

Everclo Buffalo e TX3 se equivalem, pegue o que tiver mais barato que fará um bom investimento. o problema do Coolerbox é o tamanho do fan, ele tem que girar em alta velocidade pra dar conta da demanda e como é pequeno o fluxo de ar é restrito, então já viu, o barulho é inevitável.

Postado
Então, antes de trocar o gabinete, faça o seguinte: coloque uma fan frontal e um lateral, ambas de 120mm. Se não tiver furação na lateral, você consegue cortar o gabinete facilmente (veja no fórum de casemod aqui do CdH). Você consegue melhorar MUITO a exaustão do ar pelo fan traseiro, retirando aquela parte metálica do gabinete, cheia de furos, que fica bem onde você instala a fan. Com um alicate você consegue cortá-la. Só esse corte abaixou uns 4ºc a temp interna do meu gabinete

O problema é que meu gabinete não da suporte para fans de 12 cm, só de 8cm, eu posso colocar uma na frente, 2 na lateral, e uma traseira, sera que fica legal? Mas ai eu te pergunto, vai ter 3 jogando ar para dentro e so uma como exaustor, fica legal assim?

Postado
O problema é que meu gabinete não da suporte para fans de 12 cm, só de 8cm, eu posso colocar uma na frente, 2 na lateral, e uma traseira, sera que fica legal? Mas ai eu te pergunto, vai ter 3 jogando ar para dentro e so uma como exaustor, fica legal assim?

você tem ou não como colocar uma fan de 120mm na frente? :confused:

Coloque a maior fan frontal que o espaço permitir (120, 92 ou 80mm).

O ideal é ter sempre um equilíbrio entre a entrada e saída de ar no gabinete. Por isso, lhe aconselhei a colocar 1 fan frontal e 1 lateral, mais 1 traseiro. Considerando o fan da sua fonte, seriam 2 insuflando e 2 retirando.

O que você pode fazer para melhorar a exaustão, como disse anteriormente, é cortar a grade traseira, que fica sobre a fan. Veja esta imagem:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=73212&stc=1&thumb=1&d=1268187756

Outra solução eficiente para melhorar a exaustão, é colocar um fan (preferencialmente de 120mm) no topo do seu gabinete, puxando para fora o ar quente que sobe.

Esses cortes no gabinete são fáceis de fazer. Caso queira mandar alguém fazer, qualquer serralheiro consegue, sem cobrar caro (uns R$ 5,00, acho).

Abraço!

Postado

Um gabinete barato e muito bom é o Thermaltake V3 Black Edition. Numa pesquisa online rapidinho você encontra por volta dos R$ 130. Coloca seis fans de 120 (um na frente, um no "chão" e um na lateral puxando ar pra dentro;dois no teto e um na traseira como exaustores) e pega um Hyper TX2 que também ta barato, (média de R$ 100).

No tópico desse gabinete tem uma discussão sobre as ventoinhas do teto, que parecem que não encaixam por causa da placa mãe. Mesmo assim, apesar de ficar feio, você pode aparafusar por fora do gabinete.

Postado

aff, liguei pro tecnico q ta co pc q eu ia faze orçamento, ele falo q n ta dando nenhum barulho o cooler com 100%, ele falo que poderia ser problema da mesa talvez, a mesa realmente pode faze isso? veio o barulho que tava fazendo meu cooler é imenso dava pra ouvi por toda casa se tive 100% e ele falo q coloco 100% e n tava fazendo nada de barulho?? q eu faço?

Postado

Esses cortes melhoram sim. São providências muito baratas (ou até sem custo algum, caso você mesmo os faça), que podem solucionar o seu problema. Melhorar, melhoram. Mas o quanto melhoram, varia conforme o caso. Só fazendo para saber.

Caso você troque seu gabinete, o que fará com o antigo? Provavelmente vai deixar encostado em algum canto ou jogar fora, como todas as pessoas fazem. Então, já que ele será inutilizado, corte. Se resolver o problema, ótimo. Você economizará a grana de um gabinete novo. Se não funcionar, compra o gabinete que você já estava pensado em comprar. Prejuízo com isso você não vai ter. Afinal, os fans que eventualmente comprar para instalar nesses furos que você pode fazer neste gabinete atual, poderão ser utilizados no novo gabinete.

Assim que comprei meu PC, percebi que estava muito quente. Pedi conselhos aqui no fórum e me recomendaram que cortasse aquele metal cheio de furos que fica sobre o fan traseiro. Resultado: só com isso, a temp interna caiu uns 4~5ºc. Daí troquei o fan traseiro de 80mm por um de 120mm e coloquei mais dois na lateral, que eu mesmo cortei, e pronto. A placa mãe que antes chegava a 60ºc, não passa dos 35~40ºc, chegando ao máximo de 41ºc nesse calor absurdo desses últimos dias. Essas temperaturas em full.

Meu processador, em stock e com o cooler box, não passa dos 49ºc, no stress test do prime95.

Conclusão: já que o custo será mínimo (ou zero), primeiro corte seu gabinete. Compre outro, apenas se isso não resolver.

O metal cheio de furos que fica sobre os fans, seja painel traseiro ou frontal, você consegue cortar facilmente com um alicate de corte. Caso você não tenha, peça emprestado para algum parente ou vizinho. É uma ferramenta muito comum. Para você ter ideia de como é fácil cortar esse metal, eu cortei os do meu gabinete com um mini alicate de corte, comprado em loja de 1,99.

Os cortes na tampa lateral já precisam de ferramentas melhores, mas nada de outro mundo: serra tico-tico, micro retífica ou serra-copo de furadeira. Como eu já tinha uma tico-tico em casa, usei ela mesmo.

Se você não tiver nenhuma dessas ferramentas, poderá fazer furo a furo com a furadeira mesmo, até completar a circunferência do cooler. Dá mais trabalho e requer paciência, mas já vi vários relatos aqui no CdH, de usuários que fizeram isso.

Caso você não tenha tanta paciência assim, leve até qualquer serralheiro ou instaladora de som automotivo, que eles cobram baratinho. É só negociar com eles. Acho que fica uns 5 reais cada furo. Nada muito longe disso.

Fazendo isso, talvez não precise trocar o gabinete.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...