Ir ao conteúdo

Phenon II X4 955 à 75 Graus em full

gusperandio

Posts recomendados

Postado
Esses cortes melhoram sim. São providências muito baratas (ou até sem custo algum, caso você mesmo os faça), que podem solucionar o seu problema. Melhorar, melhoram. Mas o quanto melhoram, varia conforme o caso. Só fazendo para saber.

Caso você troque seu gabinete, o que fará com o antigo? Provavelmente vai deixar encostado em algum canto ou jogar fora, como todas as pessoas fazem. Então, já que ele será inutilizado, corte. Se resolver o problema, ótimo. Você economizará a grana de um gabinete novo. Se não funcionar, compra o gabinete que você já estava pensado em comprar. Prejuízo com isso você não vai ter. Afinal, os fans que eventualmente comprar para instalar nesses furos que você pode fazer neste gabinete atual, poderão ser utilizados no novo gabinete.

Assim que comprei meu PC, percebi que estava muito quente. Pedi conselhos aqui no fórum e me recomendaram que cortasse aquele metal cheio de furos que fica sobre o fan traseiro. Resultado: só com isso, a temp interna caiu uns 4~5ºc. Daí troquei o fan traseiro de 80mm por um de 120mm e coloquei mais dois na lateral, que eu mesmo cortei, e pronto. A placa mãe que antes chegava a 60ºc, não passa dos 35~40ºc, chegando ao máximo de 41ºc nesse calor absurdo desses últimos dias. Essas temperaturas em full.

Meu processador, em stock e com o cooler box, não passa dos 49ºc, no stress test do prime95.

Conclusão: já que o custo será mínimo (ou zero), primeiro corte seu gabinete. Compre outro, apenas se isso não resolver.

O metal cheio de furos que fica sobre os fans, seja painel traseiro ou frontal, você consegue cortar facilmente com um alicate de corte. Caso você não tenha, peça emprestado para algum parente ou vizinho. É uma ferramenta muito comum. Para você ter ideia de como é fácil cortar esse metal, eu cortei os do meu gabinete com um mini alicate de corte, comprado em loja de 1,99.

Os cortes na tampa lateral já precisam de ferramentas melhores, mas nada de outro mundo: serra tico-tico, micro retífica ou serra-copo de furadeira. Como eu já tinha uma tico-tico em casa, usei ela mesmo.

Se você não tiver nenhuma dessas ferramentas, poderá fazer furo a furo com a furadeira mesmo, até completar a circunferência do cooler. Dá mais trabalho e requer paciência, mas já vi vários relatos aqui no CdH, de usuários que fizeram isso.

Caso você não tenha tanta paciência assim, leve até qualquer serralheiro ou instaladora de som automotivo, que eles cobram baratinho. É só negociar com eles. Acho que fica uns 5 reais cada furo. Nada muito longe disso.

Fazendo isso, talvez não precise trocar o gabinete.

Abraço!

Hummm, legal, vou ver se começo uma empreitada aqui no meu gabinete então, rsrs, agora só uma coisa, a mesma quantidade de ar "CFM" que entra no gabinete tem que ser a mesma que sai? Se em algum momento ele tem que ser maior, é melhor que o fluxo seja na frente, jogando o ar para dentro, ou na traseira, retirando o ar quente do gabinete?

Postado
Hummm, legal, vou ver se começo uma empreitada aqui no meu gabinete então, rsrs, agora só uma coisa, a mesma quantidade de ar "CFM" que entra no gabinete tem que ser a mesma que sai? Se em algum momento ele tem que ser maior, é melhor que o fluxo seja na frente, jogando o ar para dentro, ou na traseira, retirando o ar quente do gabinete?

Partindo do pressuposto de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e de que o ar é considerado um corpo e, portanto, ocupa lugar no espaço, todo o ar que entrar no seu gabinete, sairá, ou seja, a mesma quantidade de ar que entra, sai. Sempre. Se você tiver uma entrada maior que a saída, você não terá um gabinete, mas sim uma bexiga! :D

O que ocorre, é que se você tiver uma exaustão mais fraca que a insuflação, o ar que entrou no gabinete demorará mais para sair, esquentará lá dentro, e aquecerá todo o sistema (CPU, VGA, MB, Ram, HD, etc). Note que o ar apenas demorará a sair, mas a mesma quantidade que entrar, sairá e na mesma velocidade. Se o ar tem dificuldade de sair do seu gabinete (pela fraca exaustão), ele dificultará a entrada do ar de fora.

No entanto, se você tiver uma exaustão mais eficiente que a tomada de ar, a passagem do ar pelo seu gabinete será mais rápida. Aquele ar quente que ficava acumulado dentro do seu gabinete, não mais ficará. Afinal, se o ar sai com facilidade (pela exaustão eficiente), também entra com facilidade, já que não encontrará resistência.

Conclusão: o ideal, é que a exaustão seja mais eficiente. Mas, como é difícil conseguir isso em um gabinete barato e com a fonte na parte superior (como o meu e o seu), você deve ter, no mínimo, um equilíbrio de “forças” (a insuflação tem que ter a mesma eficiência que a saída, para evitar o “bolsão de ar”).

Abraço!

Postado
Partindo do pressuposto de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e de que o ar é considerado um corpo e, portanto, ocupa lugar no espaço, todo o ar que entrar no seu gabinete, sairá, ou seja, a mesma quantidade de ar que entra, sai. Sempre. Se você tiver uma entrada maior que a saída, você não terá um gabinete, mas sim uma bexiga! :D

O que ocorre, é que se você tiver uma exaustão mais fraca que a insuflação, o ar que entrou no gabinete demorará mais para sair, esquentará lá dentro, e aquecerá todo o sistema (CPU, VGA, MB, Ram, HD, etc). Note que o ar apenas demorará a sair, mas a mesma quantidade que entrar, sairá e na mesma velocidade. Se o ar tem dificuldade de sair do seu gabinete (pela fraca exaustão), ele dificultará a entrada do ar de fora.

No entanto, se você tiver uma exaustão mais eficiente que a tomada de ar, a passagem do ar pelo seu gabinete será mais rápida. Aquele ar quente que ficava acumulado dentro do seu gabinete, não mais ficará. Afinal, se o ar sai com facilidade (pela exaustão eficiente), também entra com facilidade, já que não encontrará resistência.

Conclusão: o ideal, é que a exaustão seja mais eficiente. Mas, como é difícil conseguir isso em um gabinete barato e com a fonte na parte superior (como o meu e o seu), você deve ter, no mínimo, um equilíbrio de “forças” (a insuflação tem que ter a mesma eficiência que a saída, para evitar o “bolsão de ar”).

Abraço!

entendi, valeu mesmo, bela explicação, deu pra esclarecer bastante, estão seria legal fazer um cálculo dos ''cfm's'' dos cooler's, para tentar equilibrar o fluxo de entrada e saida, ou tentar deixar o fluxo de exaustão um pouco maior!

Postado

aff meu phenom II x4 955 ta reiniciando por causa da temperatura também

entrei na bios pra ve a temperatura e tava 65° em Iddle , sendo q omaximo é 80° pra dar shutdown ,por isso q o pc estava desligando, eu pensava q meu problema não era a temperatura porque eu tinha visto no everest e la dizia q tava 43-50graus affs, everest é podre em

vocomprar um cooler master hyper 212 plus

meu gabinete tem 19cm de largura deve caber bem

q droga se eu soubesse q esse processador esquentasse tanto assim eu deveria ter comprado um X3, até porque num vi nenhum jogo/programa que ocupa + de 40% dele, um X3 hj em dia ja esta otimo

Postado
aff meu phenom II x4 955 ta reiniciando por causa da temperatura também

entrei na bios pra ve a temperatura e tava 65° em Iddle , sendo q omaximo é 80° pra dar shutdown ,por isso q o pc estava desligando, eu pensava q meu problema não era a temperatura porque eu tinha visto no everest e la dizia q tava 43-50graus affs, everest é podre em

vocomprar um cooler master hyper 212 plus

meu gabinete tem 19cm de largura deve caber bem

q droga se eu soubesse q esse processador esquentasse tanto assim eu deveria ter comprado um X3, até porque num vi nenhum jogo/programa que ocupa + de 40% dele, um X3 hj em dia ja esta otimo

Dá uma olhada geral no seu sistema, porque esse processador não esquenta taaanto assim não e o cooler box (ou outro original AMD) foi desenvolvido para aguentá-lo em stock (ou até mesmo com um over leve).

Eu uso o cooler box e deixo o processador em 3.6, para ser ativado apenas com o uso da Turbo Key. Eu já joguei Crysis Warhead por quase três horas seguidas (sem parar para nada), com tudo no máximo, e o PC não reiniciou.

Chegou ao máximo de 59ºc, em dia de calor intenso.

Obtive o mesmo resultado com GTA 4 e Call of Duty Modern Warfare 2.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...