Ir ao conteúdo

Hardware para servidor Linux.

fabiojansen

Posts recomendados

Postado

Bom senhores, segue minha dúvida.

Estou para implantar aqui em minha empresa um novo servidor, que seria responsável por ser o servidor de arquivos e firewall/internet, ja decidi que vou usar linux como S.O, porém agora vém a dúvida sobre qual equipamento pegar para tal função.

Aqui na empresa temos no total 30 micros em rede com previsão de aumento para 45/50 micros ainda este ano. Atualmente possuo um servidor com windows 2003 que é responsável por estas tarefas e além disso armazena o banco de dados do nosso ERP.

Entrei em contato com o nosso gerente de contas da DELL e ele recomendou um:

PowerEdge T110 Server , no valor de R$2.600,00 http://configure.la.dell.com/dellstore/config.aspx?c=br&cs=brbsdt1&l=pt&oc=BPT110CPT&s=bsd. Vale a pena?

Alguem teria outra indicação? Seria viável comprar as peças separadas e montar um servidor?

Qual seria a configuração recomendada e de baixo custo pra esse servidor?

Se alguem puder ajudar.. Obrigado

• Membro VIP
Postado

Além da Dell, tem o Proliant ML 110 G6 da HP, que cairia como luva para tua solução.

Um servidor de Firewall/Internet terá muita requisição via ethernet. Logo, vai precisar de memória ( 4 GB já é o suficiente ), uma placa de rede ( esses da HP e Dell são o suficiente ) e um bom processador. Como é uma rede pequena, essa configuração seria o suficiente, no entanto, aconselho colocar 2 x 250 GB e fazer um RAID 1, trocando a controladora ( colocando uma Adaptec da vida da série 71xx). Segurança é tudo....

Postado

Hum, gostei da dica. E além disso, montar um servidor comprando peça a peça, valeria a pena??? Estou pensando nessa possibilidade também.

Usar um micro normal, parrudo tipo um core 2 quad, 4gb de ram , uma boa mobo e discos não ficaria viavel?

thanks

• Membro VIP
Postado

É que um micro montado tu perde, além do bom suporte dessas grandes ( Atendimento ON-SITE e garantia de pelo menos 1 ano ), o hardware é superior. A arquitetura é customizada para trabalhar segurança, não para usuário comum. Ou seja, peças de melhor qualidade, arquitetura robusta, etc.

Quanto tu acha que iria gastar num PC desses ?

Postado

Oquê ta pegando agora é justamente o preço cara. Entrei em contato com meu gerente de contas da Dell que me passou uma configuração bacana até, segue as especificações:

Cotação n. xxxxx

• 1 Processador Quad Core Intel X3430 Xeon , 2.40GHz, 8M Cache, 2.5 GT/s QuickPath Interconnect, Tecnologia Turbo Boost

• 8GB de memória DDR3, 1066MHz (4 x 2GB)

• 02 discos rígidos de 500GB Serial Ata2 de 07.200 rpm

• Configuração dos discos em RAID 1

• Discos rígidos Hot Plug

• Discos Rígidos SAS/Sata-2 conectados a controladora SAS6IR (PCI-e)

• Placa de gerenciamento remoto iDRAC6 Express

• 2 interfaces de rede 10/100/1000 UTP integradas

• Fonte Redundante Energy Smart (400W)

• 2 Cabos de Força, 10A, 3m de comprimento, NEMA 5-15P/C13

• Unidade de DVD-ROM Sata

• Não inclui teclado, mouse, monitor

• Sem sistema operacional

• Software de gerenciamento Dell OpenManage

• 3 anos de garantia ProSupport for IT com atendimento on-site no próximo dia útil

• Instalação on-site não inclusa

• Gabinete torre

Preço unitário: R$ 7.299,90

Meu gerente só faltou ter um ataque do coração e disse que só aceitaria essa configuração se eu aceitasse reduzir meu salário pela metade..rsrs.

Eu particularmente achei a configuração meio que exagerada, creio que 8gb de ram seja até demais, colocando 4gb ja cairia bastante o preço mais mesmo assim ele reclamou..

Será que se eu pegar essa mesma configuração, só que com 4gb e montar ela comprando peça a peça não ficaria viável? mesmo perdendo a garantia da Dell?

To pensando em fazer isso.... thx

• Membro VIP
Postado

Ok, então faça o seguinte, procure pelos HP:

http://www.pccomputadores.com.br/comprar/servidor_ml150_g5-450163.html

Essa geração 5 é de 2008. No entanto, é uma excelente máquina.

ou http://www.shopmania.com.br/compras~online-servidores~comprar-servidor-hp-ml110-g5-at039a-xeon-x3220-2gb-250gb-dvdrw-4u~p-1850858.html.

O melhor é procurar uma revenda HP e cotar esses servidores de geração anterior ( a atual é o G6 ).

Postado

Procure os servidores da IBM... são mais robustos e muito bons, além de terem bons preços.

outra coisa.. procure um servidor com pelo menos 1 slot pci 64( maior que os pci express convencionais - o dobro, mais precisamente) e uma eth pci64 tb.....o ganho em processamento compensa ... o preço e um pouco salgado.. mas vale a pena....

o server q eu montei pra uma rede de 700 usuários foi em cima de um server hp proliant antigo, com 2 proc PIII ( firewall não processa tanta informação ), 4 Gb de ram e 5 hds de SCSi de 72 Gb, em RAID 10+5. SUSE ENTERPRISE LINUX ficou bala..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!