Ir ao conteúdo

AM3 perde desempenho em Mobo am2+ ?

AkiraKotsugai

Posts recomendados

Postado

to querendo comprar um athlon x4 (socket am3) e como uso intel , vou trocar de placa mãe e estou vendo essa Asus : M4a78 am3/am2+.

me disseram q quando é assim, o socket é am2+ que suporta am3 e não um "REAL" am3, colocando um athlon x4 num am2+ vai perder desempenho ? se perder vai ser muito ? imagino q seja como um pci 1.0 e 2.0, o desempenho não é notável..

obrigado.

Postado

Não, não perde-se desempenho algum. Na verdade a maior diferença do soquete AM3 é a troca de memórias DDR2 por DDR3, e só.

Vale lembrar que processadores AM3 são compatíveis com DDR2 e DDR3, ou seja, funcionam em mobos AM2, AM2+ e AM3 nativas, só dependendo da fabricante ter atualizado a bios da mobo para dar suporte a determinado processador.

Eu particularmente acho mais interessante a M4A78-EM, toda em capacitores sólidos. A antiga versão dela, a M3A78-EM (que é praticamente a mesma placa) sempre foi muito bem falada.

Postado
se for só isso é compensável... e se eu futuramente fazer um up para um phenom x4, sem problemas ? a M4A78 suporta todos os modelos ?

Segundo a lista do site da Asus, "quase" todos, somente o Phenom II 965 140W TDP não possui suporte oficial, todos os outros processadores Athlon II e Phenom II atuais com TDP de 125W ou menos possuem suporte.

Postado
Segundo a lista do site da Asus, "quase" todos, somente o Phenom II 965 140W TDP não possui suporte oficial, todos os outros processadores Athlon II e Phenom II atuais com TDP de 125W ou menos possuem suporte.

Obrigado.

A M4A78-EM é offboard ? eu teria que comprar placa de som e rede? atualmente uso uma MSI onboard

Postado
Obrigado.

A M4A78-EM é offboard ? eu teria que comprar placa de som e rede? atualmente uso uma MSI onboard

cara todas as placas mae hoje em dia sao onboard de som, rede.

a sua

13-131-384_1.jpg

:) é um bom som...MAS não sei porque a asus está usando nas placas maes dela a merd! do VIA e não usa realtek que é muito melhor.

Postado
cara todas as placas mae hoje em dia sao onboard de som, rede.

a sua

13-131-384_1.jpg

:) é um bom som...MAS não sei porque a asus está usando nas placas maes dela a merd! do VIA e não usa realtek que é muito melhor.

aah, ela é a que não tem video onboard ? ou a que tem ? a M4A78 tem 2 modelos;

intao terei q instalar outro driver sem ser o realtek ? seria este VIA ?

Postado

eu sei q ela tem 2 modelos...assim como a m47xxx

mas estou dizendo q a maioria das placas mae hj em dia tem som, video, rede. no caso da asus ela ta produzindo em hdmi/dvi/vga para impulsionar o hybrid alguma coisa da amd com os chipsets graficos da ati.

P_500.jpg

a sua placa-mãe tem som, video, rede, tudo onboard!!! mas você pode por uma placa de video pci-express nela:

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=0KyowHKUFAQqH2DO

Leia aí....

Integrated ATI Radeon HD3200

Max. shared memory: 256 MB

Supports DVI-D with HDCP compliant with max. resolution 2560x1600 (@ 60Hz dual-link)

Supports HDMI™ Technology with max. resolution up to 1920 x 1200 (1080P)

Supports RGB with max. resolution 2048 x 1536 (@85Hz)

Hybrid CrossFireX™ Support (For Windows Vista only)

Dual VGA output support:

RGB & DVI

RGB & HDMI

*Refer to www.amd.com for the Hybrid CrossFireX selected GPUs.

*To playback the HD-DVD and Blu ray Disc we recommended system configuration above Graphic shared memory 256MB/Dual-Core CPU minimum/Minimum 1GB memory of Dual-channel DDR2 667 or Single -chanel DDR2 800.

é uma boa placa mãe....e nela nao usa nem via nem realtek, usa um q não gosto, mas é um pouco melhor q o via, o ALC887 High Definition Audio 8-Channel CODEC.

Postado
eu sei q ela tem 2 modelos...assim como a m47xxx

mas estou dizendo q a maioria das placas mae hj em dia tem som, video, rede. no caso da asus ela ta produzindo em hdmi/dvi/vga para impulsionar o hybrid alguma coisa da amd com os chipsets graficos da ati.

P_500.jpg

a sua placa-mãe tem som, video, rede, tudo onboard!!! mas você pode por uma placa de video pci-express nela:

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=0KyowHKUFAQqH2DO

Leia aí....

Integrated ATI Radeon HD3200

Max. shared memory: 256 MB

Supports DVI-D with HDCP compliant with max. resolution 2560x1600 (@ 60Hz dual-link)

Supports HDMI™ Technology with max. resolution up to 1920 x 1200 (1080P)

Supports RGB with max. resolution 2048 x 1536 (@85Hz)

Hybrid CrossFireX™ Support (For Windows Vista only)

Dual VGA output support:

RGB & DVI

RGB & HDMI

*Refer to www.amd.com for the Hybrid CrossFireX selected GPUs.

*To playback the HD-DVD and Blu ray Disc we recommended system configuration above Graphic shared memory 256MB/Dual-Core CPU minimum/Minimum 1GB memory of Dual-channel DDR2 667 or Single -chanel DDR2 800.

é uma boa placa mãe....e nela nao usa nem via nem realtek, usa um q não gosto, mas é um pouco melhor q o via, o ALC887 High Definition Audio 8-Channel CODEC.

brigado cara , pelo info .. eu tenho uma vga pci-e , vou pegar essa placa mãe mesmo.. valeu

Placas de vídeo ATi tem melhor desempenho em placas mãe AMD ? ouvi dizer que existe um tal de crossfire q sei lá blabla , porque minha VGA é Nvidia 9800GT

Postado

A M4A78 não possui vídeo onboard, e a M4A78-EM possui.

Do restante, audio, rede, SATA, IDE, etc todas as duas possuem.

Olhei aqui uma foto da M4A78-EM e não encontrei nenhum chip VIA, até porque VIA nem possui chip de audio pelo que eu saiba. Pelas especificações da Asus, acho que o audio é SoundMax, o mesmo da minha mobo, e eu considero muito bom.

Vale lembrar que o fato da mobo possuir vídeo onboard (no caso da M4A78-EM) não significa que ela seja uma mobo fraca ou ruim, o vídeo onbard não passa de um "adicional" e eu considero a M4A78-EM melhor que a M4A78.

Placas de vídeo ATi tem melhor desempenho em placas mãe AMD ? ouvi dizer que existe um tal de crossfire q sei lá blabla , porque minha VGA é Nvidia 9800GT

Nada a ver, você pode usar VGA's tanto ATI quanto Nvidia que funcionarão perfeitamente.

O Hybrid Crossfire é uma tecnologia que combina o processamento de uma VGA offboard ATI com a GPU do vídeo onbard da mobo, mas isso só funciona com determinados modelos de VGA's ATI (geralmente os beeem fracos) e não vale a pena no seu caso, já que a 9800GT possui MUITO mais processamento.

Postado
A M4A78 não possui vídeo onboard, e a M4A78-EM possui.

Do restante, audio, rede, SATA, IDE, etc todas as duas possuem.

Olhei aqui uma foto da M4A78-EM e não encontrei nenhum chip VIA, até porque VIA nem possui chip de audio pelo que eu saiba. Pelas especificações da Asus, acho que o audio é SoundMax, o mesmo da minha mobo, e eu considero muito bom.

Vale lembrar que o fato da mobo possuir vídeo onboard (no caso da M4A78-EM) não significa que ela seja uma mobo fraca ou ruim, o vídeo onbard não passa de um "adicional" e eu considero a M4A78-EM melhor que a M4A78.

Nada a ver, você pode usar VGA's tanto ATI quanto Nvidia que funcionarão perfeitamente.

O Hybrid Crossfire é uma tecnologia que combina o processamento de uma VGA offboard ATI com a GPU do vídeo onbard da mobo, mas isso só funciona com determinados modelos de VGA's ATI (geralmente os beeem fracos) e não vale a pena no seu caso, já que a 9800GT possui MUITO mais processamento.

Obrigado a todos ae q responderam o tpc, ir de M4a78-EM

aproveitando o tópico, vou faze mais 1 pergunta ..

qual é melhor ? 4gb 533mhz ou 2gb 800mhz ? porque queria aproveitar as memorias que ainda possuo.. tenho 2gb 533mhz , e se eu comprar outros 2 gb 800mhz vai funcionar ?

Postado
Obrigado a todos ae q responderam o tópico, ir de M4a78-EM

aproveitando o tópico, vou faze mais 1 pergunta ..

qual é melhor ? 4gb 533mhz ou 2gb 800mhz ? porque queria aproveitar as memorias que ainda possuo.. tenho 2gb 533mhz , e se eu comprar outros 2 gb 800mhz vai funcionar ?

Funcionar vai, mas ambos os pents rodarão a 533mhz.

O melho mesmo é comprar 2x 1GB DDR2 800 ou se tiver mais grana 2x 2GB DDR2 800 e vender a sua DDR2 533 atual.

• Membro VIP
Postado

o hibrid crosfire x so funciona com placa de vídeo da ATI/AMD, não vai funcionar com uma nvídea.

e com relação ao desempenho, é claro que o conjunto fica melhor com chipset ati/amd e vga ati/amd ou chipset NVIDIA e vga NVIDIA, pelo simples fato de ter determinadas funções a mais no setup da bios para melhorar o rendimento da placa de vídeo.

Postado
Funcionar vai, mas ambos os pents rodarão a 533mhz.

O melho mesmo é comprar 2x 1GB DDR2 800 ou se tiver mais grana 2x 2GB DDR2 800 e vender a sua DDR2 533 atual.

entãao, vou comprar 2gb ddr2 800, vai ficar melhor se as eu deixar minhas outros 2gb 533 aí ficaria : 4gb 533, e se eu tirasse os meus 2gb 533, ficaria melhor ? 2gb 800 ou 4gb 533?

• Membro VIP
Postado
entãao, vou comprar 2gb ddr2 800, vai ficar melhor se as eu deixar minhas outros 2gb 533 aí ficaria : 4gb 533, e se eu tirasse os meus 2gb 533, ficaria melhor ? 2gb 800 ou 4gb 533?

esses seus 2gb ddr2 533 são dois pentes de 1 gb ou apenas um pente de 2 gb???

se for 2 pentes de 1 gb, compre 2x1gb ddr2 800 (atente que se seu so for de 32 bits você só utilizará 3,25gb, e que a memória trabalhará a 533).

se for 1 pente de 2 gb, troqueo por 2x1gb ddr2 1066mhz, e venda o seu pende de 2 gb 533

o ideal para essa plataforma utilizando ddr2 é colocar modulos de 1066MHz.

Postado
o hibrid crosfire x so funciona com placa de vídeo da ATI/AMD, não vai funcionar com uma nvídea.

e com relação ao desempenho, é claro que o conjunto fica melhor com chipset ati/amd e vga ati/amd ou chipset NVIDIA e vga NVIDIA, pelo simples fato de ter determinadas funções a mais no setup da bios para melhorar o rendimento da placa de vídeo.

Houve um equívoco aí caro colega, a unica diferença de se usar uma placa de vídeo nVidia em placa-mãe com chipset AMD/ATI é que o recurso CrossFireX não poderá ser usado, mas como já foi mencionado pelo Child Of Sin, este recurso só é desejável caso você possua uma placa de vídeo fraca que seja compatível com esta função, com finalidade de incrementar um pouco o desempenho da VGA.

No restante, usar uma placa de vídeo nVidia com chipset AMD/ATI não irá gerar nenhuma perda de desempenho se comparado ao chipset nForce ou qualquer outro da própria nVidia.

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Houve um equívoco aí caro colega, a unica diferença de se usar uma placa de vídeo nVidia em placa-mãe com chipset AMD/ATI é que o recurso CrossFireX não poderá ser usado, mas como já foi mencionado pelo Child Of Sin, este recurso só é desejável caso você possua uma placa de vídeo fraca que seja compatível com esta função, com finalidade de incrementar um pouco o desempenho da VGA.

No restante, usar uma placa de vídeo nVidia com chipset AMD/ATI não irá gerar nenhuma perda de desempenho se comparado ao chipset nForce ou qualquer outro da própria nVidia.

Abraços.

e quem disse que eu escrevi que terá perca de desempenho???????????????

Não confunda melhorar desempenho com perder desempenho.

o que escrevi é que quando se usa o conjunto chipset + placa de vídeo, se pode habilitar funções na bios para aumentar o desempenho da vga (como no meu caso, em que melhora em torno de 10% o desempenho da vga), e o recurso do hibrid, é como o da nvidia, que caso tenha video on e placa de vídeo que consome muito, ele desliga a placa de vídeo durante aplicações comuns (texto, pdf, etc) e só utiliza a placa em sí quando nescessário (jogos, vídeos, edição de vídeos/imagem, etc).

Postado
esses seus 2gb ddr2 533 são dois pentes de 1 gb ou apenas um pente de 2 gb???

se for 2 pentes de 1 gb, compre 2x1gb ddr2 800 (atente que se seu so for de 32 bits você só utilizará 3,25gb, e que a memória trabalhará a 533).

se for 1 pente de 2 gb, troqueo por 2x1gb ddr2 1066mhz, e venda o seu pende de 2 gb 533

o ideal para essa plataforma utilizando ddr2 é colocar modulos de 1066MHz.

são 2x1gb 533.. o que eu devo fazer é colocar mais 2x1 gb 800 ? ou substituir pelas minhas ?

• Membro VIP
Postado
são 2x1gb 533.. o que eu devo fazer é colocar mais 2x1 gb 800 ? ou substituir pelas minhas ?

recomendo substituar as suas por 2x1gb ddr2 1066, se não achar use 800, 533 já ta bastante ultrapassado pra usar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...