Ir ao conteúdo

Problema

Theuso

Posts recomendados

Postado

comprei um hd sata2 de 500gb e fiu instalar no micro...

como minha placa-mãe nao tinha porta sata comprei um adaptador IDE p/ SATA e a hora que fiu instalar o hd ele nao esta sendo reconhecido...

o que eu faço? vocês podem me ajudar???????

• Membro VIP
Postado

Theuso,

Explique melhor o problema. O HD aparece na Bios? Se sim, olhou no Windows no gerenciador de dispositivos se está lá?

Se em ambas as situações ele estiver lá, e no Explorer não, isto é normal, você precisa formatar o HD e dar uma letra na unidade.

Explique melhor o que acontece e o seu sistema operacional. Fica mais fácil assim de ver onde está o problema...

• Membro VIP
Postado

OK.

Reparei na net, que esse adaptador não tem aquele pino para selecionar master e slave, vi que somente dá pra colocar um componente na saída da placa mãe, não podendo utilizar esse conversor junto com um gravador de CD no outro conector do cabo IDE por exemplo. Sua placa mãe deve ter duas saídas IDE certo? Tenta usar o conversor sozinho em um porta, na outra porta pode deixar o que tiver. Apenas para teste isso...

Repare que alguns conversores, você precisa alimentar eles com aquele plugue do drive de disquete. Mas creio que não é o caso.

Postado

certo. minha placa-mãe tem 2 entradas ide. uma esta com o hd e o gravador e na outra nada. mas tem ainda uma porta q esta com o diskete.

Postado

ou entaõ tente zerar a bios que ela volta nas configuraçoes de fabrica talvez reconhça,para zerar a bios troque o jumper perto da bateria de 2e3,para 1e2 e depois volte o jumper ao 2e3

Postado
comprei um hd sata2 de 500gb e fiu instalar no micro...

como minha placa-mãe nao tinha porta sata comprei um adaptador IDE p/ SATA e a hora que fiu instalar o hd ele nao esta sendo reconhecido...

o que eu faço? vocês podem me ajudar???????

Antes de pensar atualizar sua bios teste o HD em outro PC que tenha a entrada sata

Postado

tente as outras opções antes de atualizar a bios,porque parece ser complicado atualiza-la,ai é só quem já fez para explicar melhor.

Postado
OK.

Reparei na net, que esse adaptador não tem aquele pino para selecionar master e slave, vi que somente dá pra colocar um componente na saída da placa mãe, não podendo utilizar esse conversor junto com um gravador de CD no outro conector do cabo IDE por exemplo. Sua placa mãe deve ter duas saídas IDE certo? Tenta usar o conversor sozinho em um porta, na outra porta pode deixar o que tiver. Apenas para teste isso...

Repare que alguns conversores, você precisa alimentar eles com aquele plugue do drive de disquete. Mas creio que não é o caso.

tentei usar uma porta e deixar a outra com o que estava nela mais mesmo assim nao reconheceu o hd

Postado

informaçoes do meu micro

BIOS Type: Award Modular BIOS v6.0

BIOS ID: 12/29/2003-VT8377/VT8235-A7V8X-X

BIOS Date: 20031229

BIOS Vendor: Award Software, Inc.

BIOS Version: ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1008

BIOS Size: 262144

Chipset: VIA 82C3189 rev 128

SuperIO: ITE 8712F rev 5 at port 002E

OEM Sign-on: ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1008

Motherboard Model: System Name

System Name: Chassis Manufacture

System Model: Chassis Version

Base Manufacturer: ASUSTeK Computer INC.

Base Product: A7V8X-X

• Membro VIP
Postado

Não acho que é a Bios, mas se quiser tentar pode baixar ela aqui:

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=YcXfRrWHZ9RKoVmw

A sua versão é a 1008, a mais nova lá é 1013. Tem uma versão mais nova BETA.

Quando você disse Sata 1 e 2 se referia ao que? Na tua placa mãe só tem conector IDE. Fiquei sem entender isso.

Esse cabo Flat que está utilizando está OK? Antes ligava alguma coisa nele? Existem muitos casos de cabo rompido internamente. Se não souber, testa com o outro que tem.

Consegue ver/sentir se o HD está ligando?

Experimente (se já não fez) utilizar a porta IDE azul.

Uma tentativa muito interessante também seria testar em um PC com porta Sata ou utilizar uma case USB pra testar ele nesse seu PC, mas acho difícil ser o HD visto que ele é novo.

Postado

me referia as entradas do adaptador. ele tem entrada para sata1 e sata2. minha plac mae é de um pentium 4, no vi nenhuma entrada sata. por isso comprei um adaptador ide para sata. sim o cabo flat esta ok.o meu hd.consigo ver sim, o hd liga. já tentei na porta azul.

• Membro VIP
Postado

Cara, algumas tentativas.

Na tua Bios, tem a opção em cada porta IDE o que a placa mãe "tem" que encontrar como master e slave. Lá terá opções como "HDD", "CD-ROM" etc... tenta deixar am Automático ou Auto, coisa assim. Se não der, tenta HDD. Tudo no master. E usa o conector da ponta do cabo flat e não o do meio. Teu cabo é de 80 vias certo? No slave até desabilita se tiver a opção. Testa tudo com o HD sozinho em uma porta.

Dei uma olhada na net e um monte de gente se incomoda com esse adaptadores mesmo.

Se lá não funcionar, realmente tenta atualizar a BIOS. Agora que me lembrei que seu HD é de 500GB. Existem muitos relatos de placas mães mais antigas que não conseguem reconhecer HD's acima de 320GB. Muita gente já resolveu isso atualizando a BIOS. As vezes, teu problema nem está no adaptador. A última versão da tua Bios é meio antiga, mas não custa tentar.

Vou pensar em mais possibilidades...

• Membro VIP
Postado

hmmm... vejo que não é acostumado com isso.

espere um pouco que vou dar uma lida no teu manual. já posto...

Já baixa lá no site em Bios-Utilities o software que chama A flash V2.21

Aliás... viu se o cabo é de 80 vias?

Edit:

Vou te falar de modo mais simples, nem vai precisar desse software que te falei acima (AFlash). Procura anotar em um papel se não tiver outro PC. Pega um disquete e apaga tudo que tem nele. Extrai o arquivo com a Bios que baixou do site pro disquete (deixe o arquivo em A:, ou seja, na raiz. Não coloque dentro de uma pasta, vai te facilitar) e também copia esse arquivo compactado pra ele (não me lembro qual o software identifica na hora do update, creio que é o descompactado).

Reinicia teu PC. Na hora do post, já aperta junto ALT + F2. Abrirá a tela de atualização da Bios e pedirá pra você digitar o nome do arquivo que contém a Bios. Digita o nome do arquivo descompactado e aperte Enter. Não precisa digitar A:, só o nome do arquivo, ele já procura lá automaticamente. Se der algum aviso que não encontrou o arquivo, verifique se colocou o nome certo e se sim, tenta digitar o nome do arquivo compactado.

Após ele achar, vai pedir pra confirmar, confirma semrpe com o Y. Após isso ele vai dar um aviso pra apertar qualquer tecla pra reiniciar. Pronto. Bios atualizada.

Deu pra entender?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...