Ir ao conteúdo

Duvida sobre compra de MSI 870A-GD60 Lucid Hydra.

Natalya

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em trocar de placa-mãe mas estou tendo problemas em entender sobre essa tecnologia do chip Luci Hydra da MSi, como por exemplo: Se eu tiver uma placa de video HD4870X2 posso usar uma GTX260 fazendo ai ters GPUs nessa placa-mãe?

sei que o chip agunta tranquilo SLIu ou Crosfire o problema é que as informações que obtive ate agora foram incompletas como por exemplo se esse chip suporta duas HD5970 ou apenas duas HD5870? ou duas GTX295 ou apenas duas GTX285?

posso usar uma GTX295 + 9800TG , GTX275 + 9500GT,

HD5970 + HD3870X2 ou HD5970 + HD5970 ou HD4870X2 + 9600GT

ou seja qualquer combinacao de ters ou quatro GPUs independente de marca?

ou posso apenas fazer combinacoes com duas GPUs?

aqui tem outro topico, mas nao explica muito. http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/39/39985-msi-870a-gd60-hydra-lucid-hydra-para-amd/index.html

• Membro VIP
Postado

Olá Natalya,

Bom, já faz um bom que li sobre o Hydra da Lucid, mas vou tentar responder baseado no que vi.

por exemplo: Se eu tiver uma placa de video HD4870X2 posso usar uma GTX260 fazendo ai ters GPUs nessa placa-mãe?
Teoricamente sim, é possível misturar fabricantes diferentes. E a questão de usar uma placa dual + uma placa single também não importa muito pela maneira que o chip Hydra "chaveia" o processamento gráfico, é como se ele decidisse o que cada placa vai processar e depois casasse os dados pós-processados para formar a imagem, então não é exatamente uma placa interagindo com outra, são as duas conversando com o Hydra.
sei que o chip agunta tranquilo SLI ou Crosfire o problema é que as informações que obtive ate agora foram incompletas como por exemplo se esse chip suporta duas HD5970 ou apenas duas HD5870? ou duas GTX295 ou apenas duas GTX285?
Sim, ele suportaria duas "duais" (quad-fire e quad-sli), assim como qualquer placa que suporte CF ou SLI, o quad fire e quad SLI não é um recurso especial do Hydra.
posso usar uma GTX295 + 9800TG , GTX275 + 9500GT,

HD5970 + HD3870X2 ou HD5970 + HD5970 ou HD4870X2 + 9600GT

ou seja qualquer combinacao de ters ou quatro GPUs independente de marca?

ou posso apenas fazer combinacoes com duas GPUs?

Olha... na teoria tudo é muito legal, então diria: "pode tudo isso". Mas na prática, algumas destas combinações vão mais atrapalhar do que ajudar no desempenho, isto é, mesmo que o Hydra te dê liberdade para combinar virtualmente qualquer placa, não significa que vai render bem, que é o caso de se usar placas de desempenho muito diferentes.

Isso é uma limitação da maneira como o Hydra trabalha, e a eficiência do CF "misto" se mede na capacidade das placas trabalharem mais ou menos no mesmo ritmo, falando a grosso modo, se uma placa for muito mais lenta ela vai acabar fazendo a maior esperar, o que gera queda de rendimento.

Claro que o Hydra, apesar de lançado, é uma tecnologia bem experimental e também depende da aplicação ou jogo para engulir bem este método de processamento. Em resumo, em alguns o Hydra funciona muito bem, em outros nem tanto. Mas a ideia é bem legal, se tiver condições e necessidade de ter uma placa dessas (isto é, já tiver comprado boas placas de fabricantes diferentes) talvez valha o investimento.

Aqui você encontra informações mais consistentes sobre o Hydra:

http://www.guru3d.com/article/msi-big-bang-fuzion-lucid-hydra-review-test/

Postado

quase entendendo.

então quer dizer que o ideal seria ai no caso uma HD3870X2 combinado com uma 9800GT

ou uma HD4870X2 combinado com uma GTX260

uma HD5970 combinado com uma GTX470.

ou seja placas com desempenhos semelhantes.

no caso de eu usar uma 3870X2 + 9500GT a velocidade de processamento grafico embora fosse muito bom, ficaria limitado oa da placa mais lenta, no caso a 9500GT.

se eu usar uma 3870X2 + 9600GT com certeza o desempenho ficaria igual ou com uma diferenca que nao daria para se notar, certo?

resumindo eu tinha duas HD4850 1GB DDR3 dai as vendi e peguei uma

MSI R3870X2 2DIG O.C 1GB DDR3 850MHz que trabalha a 878MHZ nas GPUs e 955MHz nas memeorias , dai se eu quisesse combinar essa placa com uma 9600GT 512MB DDR3 ou 9800GT 512MB DDR3 seria possivel sem avar gargalo por parte de alguma placa ja que a 3870 e a 9800GT sao bem parecidas?

• Membro VIP
Postado
quase entendendo.

então quer dizer que o ideal seria ai ...

ou seja placas com desempenhos semelhantes.

Sim, mas seus exemplos não são bons não, estas placas são bem diferentes entre si! :eek:

Dê uma olhada aqui neste tópico que compara VGA's, tem vários reviews associados, tem muita informação:

http://forum.clubedohardware.com.br/relacoes-placas-video/357042

Ou ainda para uma consulta rápida e menos precisa, dá uma olhada nesta tabela:

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-graphics-card-geforce-gtx-480,2598-6.html

As placas que estiverem mais do que três linhas distantes podem ser consideradas muito diferentes em desempenho.

resumindo eu tinha duas HD4850 1GB DDR3 dai as vendi e peguei uma

MSI R3870X2 2DIG O.C 1GB DDR3 850MHz que trabalha a 878MHZ nas GPUs e 955MHz nas memeorias , dai se eu quisesse combinar essa placa com uma 9600GT 512MB DDR3 ou 9800GT 512MB DDR3 seria possivel sem avar gargalo por parte de alguma placa ja que a 3870 e a 9800GT são bem parecidas?

Não entendi porque você trocou as duas HD4850... mas enfim, uma placa mais parecida da HD3870X2 ou com a single HD4850 seria a 9800GTX ou GTS250, mas a 9800GT deve servir também pois não fica tão atrás.

Do artigo do Guru3D, uma das combinações mais interessantes foram justamente a HD4770 ou HD4850 com uma GTS250.

Pensa bem se não seria uma opção desfazer essa troca e ficar com o CF de HD4850... você vai acabar gastando mais indo pro caminho do Hydra pra um desempenho incerto dependendo do jogo...

Postado

desfazer a venda nem pensar ainda mais que foi o ano passado quando consegui 1600 por as duas 4850 1GB DDR3 e paguei 800 pela 3870X2 as duas 4850 estavam me dando 38FPS Hight 4X em crysis e a 3870X2 esta me dando 32FPS com o mesmo peso de configuração.

o que esta me causando problemas é o fato de em alguns jogos a redenrizacao ficar meia lenta fazendo com que por exemplo figuras e objetos fiquem o tempo todo aparecendo no jogo quando com uma Nvidia esses mesmos objetos e figuas ja estão no jogo. mesmo com as duas 4850 ficava do mesmo jeito enho uma 9600G que nao da pra jogar com boa qualidade mas os objetos e figuras nao ficam aparecendo conforme voce chega mais perto no jogo simplesmente esles ja estão la. penssei em colocar ai uma 9800Gt com essa 3870X2 para resolver o problema, mas me parece que terei mesmo é que mudar para nvidia quem sabe ai uma GTX470 ou GTX480 e ainda tem o fator Physx que queria incorporar nos jogos mesmo usando ATI foi ai que me veio a ideia de colocar quem sabe ai a 9800GT.

pelo que pude perceber esse chip lucid nao se comunica exatamente com as GPUs mas sim com a saida de dados de cada PCI-E , certo? então a teoria de colocar tres GPUs simplesmente nao funciona a favor mas sim colocar duas placas com desempenho similar em cada PCI-E pra que o chip possa processar os dados igualmente, correto? Tendo em vista essa teoria seria mais proveitoso colocar quem sabe ai uma GTX275 ou GTX285 que apresentam o mesmo desempenho da 3870X2.

ou quem sabe ai uma 4890 + GTX275 , 4870 + GTX260 ou seja sempre usar placas com desempenho similar.

• Membro VIP
Postado
desfazer a venda nem pensar ainda mais que foi o ano passado quando consegui 1600 por as duas 4850 1GB DDR3 e paguei 800 pela 3870X2 as duas 4850 estavam me dando 38FPS Hight 4X em crysis e a 3870X2 esta me dando 32FPS com o mesmo peso de configuração.
Bem, o Crysis é uma pequena exceção a toda gama de jogos que aproveita melhor o CF de duas HD4850. Mas pelos valores envolvidos, foi uma boa troca sim.
o que esta me causando problemas é o fato de em alguns jogos a redenrizacao ficar meia lenta fazendo com que por exemplo figuras e objetos fiquem o tempo todo aparecendo no jogo quando com uma Nvidia esses mesmos objetos e figuas ja estão no jogo. mesmo com as duas 4850 ficava do mesmo jeito enho uma 9600G que nao da pra jogar com boa qualidade mas os objetos e figuras nao ficam aparecendo conforme voce chega mais perto no jogo simplesmente esles ja estão la.
Isso não é um problema de placas ATI, pode acontecer tanto com placas NVidia ou placas ATI, e as causas são diversas, desde a velocidade de leitura do HD até a maneira com que a placa renderiza objetos com/sem filtro.
pelo que pude perceber esse chip lucid nao se comunica exatamente com as GPUs mas sim com a saida de dados de cada PCI-E , certo? então a teoria de colocar tres GPUs simplesmente nao funciona a favor mas sim colocar duas placas com desempenho similar em cada PCI-E pra que o chip possa processar os dados igualmente, correto?
Exato.
Tendo em vista essa teoria seria mais proveitoso colocar quem sabe ai uma GTX275 ou GTX285 que apresentam o mesmo desempenho da 3870X2.

ou quem sabe ai uma 4890 + GTX275 , 4870 + GTX260 ou seja sempre usar placas com desempenho similar.

Sim, mas daí você tem que ver o que é mais economicamente viável para você.
Postado

Bem, com referenciao ao HD nao creio que seja problema é uma Seagate Barracuda 500GB 32MB Buffer 7200,11

o computador é o seguinte:

Asus M3A79-T Deluxe ,, Phenon 9850BE @ 3.0GHZ ,, 4GB DDR2 1066 Patriot

Corsair TX750W ,, Samsung T220 Azul

o que acho estranho é que tambem tenho uma XFX 9600GT 512MB DDR3 e nos mesmos jogos o mesmo nao acontece, por exemplo: no crysis 1680 x 1050 consigo Medium 2X e fica muito bom ja com a 3870X2 mesmo ficando melhor , o problema ainda persiste, mesmo que alguns objetos parem de aparcer quando eu chego perto para em fim estarem lá, quando se olha para o ceu ainda esta muito tremulo e as vezes ainda apresenta algusn quadros que de vez em quando aparecem figuras que nao estão no jogo no momento, e como se tivesse um espelho no ceu, coisa muito feia.

ja com 1280 x 1024 a 9600GT consegue Medium 8X meio lento ou Hight 2X bom mas dai fica um pouco travando dependendo da fase do jogo.

ja com a 3870X2 consigo 1680 x 1050 Hight 4X com todos esses problemas, embora esteja dando ai seus 32FPS , dai tendo como base essa configuração pensei que colocando a 3870X2 para rodar em Medium 4X resolvesse o problema mas nao acontece continua do mesmo jeito. ja peguei uma 8800 Ultra para ver como ficava e consegui Hight 4X sem problemas, mas as cores que q nvidia me apresenta nos jogos nao sao exatamente vibrantes como as da ATI coisa que achei tambem muito estranha ja que o jogo foi feito para rodar com nvidia que é quem deveria dar as melhores cores mas isso nao acontece é pelo contrario com nvidia tenho mais estabilidade mas nao tenho corers vibrantes ja com ATI tenho as cores lindas mas nao tenho estabilidade e sem falar que nao consigo jogra sem ter objetos aparecendo a toda hora na tela.

Postado

pondere que a maioria das placas que voce citou Natalya diferem no termo directx

muitas das combinações feitas usam DX10 e 11.

e como o amigo já disse acima, diferem e MUITO em termos de desempenho.

Hoje em dia não compensa fazer SLI nem de placas iguais, quem dirá de placas diferentes e de marcas diferentes, com certeza ainda não teríamos um bom resultado.

O que compensa é pegar uma boa placa(uma em? rsrs). Não há necessidade de ter-se mais do que uma HD4870x2, ou similar. Mais que isso já é tolice, pois só vai usar realmente tudo isso quando sair um jogo com engine pesadíssima em meados de 2012

Postado

com reladcao a pegar uma boa placa como citada 4870X2 nao vejo muita logica ja que quando eu peguei a minha a 4870X2 tinha saido a menos de 3 meses e a 3870X2 ainda era uma otima placa, porém hoje nao é mais e com certeza a 4870X2 que é apenas 60% mais rapida que a 3870X2 daqui a um ano nao sera uma boa placa tambem se comparando com as que irao sair, com certeza no fim do ano a ATI ja devera lancar a serie 6XXX e hoje a 5870 e a 4870X2 apresentam quase o mesmo desempenho e com a serie 6XXX chegando a 4870X2 nao sera mais que uma 6850 o que para muitos ainda é uma otima placa e a minha 3870X2 com certeza nao sera nada mais que uma 6770 ou 6750 dai é que me veio a ideia de combinacao de duas placas ATI+nVidia qe mesmo que duas juntas sejam rapidas o suficiente para aom panhar uma no futuro proximo ainda me daria uma otima qualidade grafica nos jogos até que eu pudesse pegar uma daqui a uns dois anos que é quando realmente o DX11 vai estar com forca como esta hoje o DX10.

pensei em vender a minha atual junto com o processador e pegar um kit

Phenon II 965BE + HD5870 ou HD5970 mas me veio a duvida novamente, e se eu gastar por outra placa que nao rtesolva o problema? dai a ideia do Lucyd Hidra.

Postado

Quais placas você tem atualmente natalya?

Eu acredito que uma radeon 5970 resolverá de longe seu problema com crysis. Ela já é uma placa dual GPU. Se você ainda fizer um crossfire com sua 4870x2, conseguirá um desempenho estupendo no crysis com certeza, apesar de eu não ter certeza se o crossfire com a 4870 nao atrapalharia no desempenho da 5970...creio que não, mas é uma opção a se considerar também. Os seus problemas podem ter origem em causas variadas como o Paladin disse, pode ser inclusive um driver mal instalado. Verifique se está tudo ok e tente testar novamente.

Postado

nada com os drivers antes com o 10,2 eu tinha 26FPS Hight 4X agora com o 10,3 tenho 32FPS Hight 4X no jogo e na placa AA8X AF16X com certeza o problema deve ser da arquitetura da placa como citado, os filtors ja que a serie 3XXX tem muitos problemas com filtros pois quando coloco Medium 2X com AA2X e AF4X na placa os problemas quase nao aparecem porém o jogo nao apresenta nenhuma qualidade grafica é como se estivesse jogando com uma 9600GT o cenario realmente so fica muito bonito quando esta com tudo no topo como por exemplo AA4X temporal e AA8X temporal junto com AF8X , AF16X e no jogo Hight 4X dai os problemas comecam, nao que o jogo fique travando pois so comeca a travar em 8X ou Very Hight 4X

mas odeio aqueles esplhos apárecendo no ceu o tempo inteiro e os arbustos aparecendo a todo momento.

quanto a 5970 realmente pode ser uma otima ideia mas quando foi dito que a ATI tinha uma placa que finalmente deixaria Crysis de joelhos pensei logo nos 84FPS no minimo para que nos estagios mais pesados do jogo ficasse ai nos 60FPS mas vi que nem sequer deu os 60FPS e ja vi um teste de duas delas rodando em crosfire e na parte do gelo so da 62FPS quer dizer muita grana para dar apenas 60FPS num jogo de 2007.

e ainda tem o fator Physx que queria incorporar nos jogos mas nao me agrada uma placa da nVidia por causa das cores dos objetos que nao sao estão bonitas quento as da ATI mas ainda estou esperando para ver uma GTX470 ou 480 Rodando alguns jogos para ver se melhoraram nesse quesito.

com certeza deve ser problema da arquitetura da Serie 3XXX.

e Atualmente tenho uma MSI R3870X2 878MHz

Postado

agora que sei que nao tenho muita opcao a nao ser trocar de placa de video, vou ter que pegar uma GTX470 , talvez ai eu tambem pegue uma 5870 ou 5890(quando sair) para tentar fazer par com esse GTX470. vou mesmo tentar essa mobo quando sair pelo menso vou poder usar ai duas GTX470 ou 480 ou Duas GTX295 e ainda duas HD5970.

com certeza é uma boa mobo.

Postado

e ai mana, tentando pegar uma VGA nova GTX480 parece a melhor opcao. tambem vou pegar a 870A da MSI pra ver se é mesmo tudo o que dizem.

mas sua placa nao esta boa? é a mesma da minha e tudo isso é normal se tratando de crysis e a 9600GT nao roda 1280 x 1024 de boa Hight 2X . melhor so os lancamentos. abraços, quando for pegar a MSi me liga.

Postado
e ai mana, tentando pegar uma VGA nova GTX480 parece a melhor opcao. tambem vou pegar a 870A da MSI pra ver se é mesmo tudo o que dizem.

mas sua placa nao esta boa? é a mesma da minha e tudo isso é normal se tratando de crysis e a 9600GT nao roda 1280 x 1024 de boa Hight 2X . melhor so os lancamentos. abraços, quando for pegar a MSi me liga.

Com certeza pegar essa placa de video nao foi uma boa ideia se na epoca eu tivesse pegado uma 9800GX2 com certeza nao estaria tentando pegar outra placa de video agora, mas passado é passado e a 9600Gt nao é muito boa é uma placa para quem nao se emporta com muita qualidade uma otima escolha para custo beneficio seria melhor se eu tivesse pegado aquela 9800Gt que vinha com 15% de over de fabrica mas agora me parece que vou ter mesmo que tentar algo bastante convencivel como HD5970 ou GTX480 com certeza estou pensando na GTX470 mas ainda nao sei se vou ganhar muito com isso uma vez que essa GTX470 pode me dar no maximo ai seus 30% a mais que a minha atual mas pelo menos vou poder ver tudo o que os jogos podem me oferecer, e alem do mais vi uma materia que descobriram um recurso antigo na nVidia sober corers e transparencia que agora na serie 4XX veio com toda forca vou esperar um pouco para ver no que da.

• 9 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Dúvida tirada

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...