Ir ao conteúdo

Como fazer um over num Q9400 ?

Galvatron

Posts recomendados

Postado

Oi amigos gostaria de uma ajuda

gostaria de fazer um overlock na máquina mas gostaria da opinião de vocês, sobre se o processador teria uma vida mais curta se eu deixar com um overlock, gostaria de chegar a uns 3 GHZ nele

e tambem gostaria de uma ajuda em como fazer esse overlock na máquina, o que preciso mudar e se possível evitando mexer na tensão

minha máquina é a seguinte :

Processador : core 2 quad Q9400 a 4 X 2.66 GHZ

memória : 2 pentes de 2 gigas Kingston N5 a 800 MHZ ( está para chegar mais 2 pntes da mesma esta semana FICANDO 8 GIGAS )

placa de video : geforce 9800 GTX +

fonte : Seventeam 620W ST-620PAF

Placa mãe : asus P5Q

no site o processador tem estas caracteristicas

Package Type: LGA775

Manufacturing Technology: 45 nm

Core Stepping: R0

CPUID String: 1067Ah

Thermal Design Power: 95W

Thermal Specification: 71.4°C

VID Voltage Range: 0.85V – 1.3625V

sSpec Number: SLB6B

CPU Speed: 2.66 GHz

PCG: 05A

Bus Speed: 1333 MHz

Bus/Core Ratio: 8

L2 Cache Size: 6 MB

L2 Cache Speed: 2.66 GHz

vi em uns lugares que tem gente usando esse processador a 3,5 GHZ

gostaria de uma ajuda de vocês se possível, meu objetivo é 3 GHZ ou mais um pouquinho uns 3.2 por ai, mas se só puder esses 3,5 pode ser tambem, mas gostaria de saber se o processador viverá menos com isso

FSB e LAtencia :

TsTIihS.jpg

CPU VOTAGEM está em auto mas ao lado te opção que mostra o minimo e o máximo que vai, acredito que terei que deixar numa opção só né ?

PquQe6S.jpg

DRAM tensão na mesma situação da CPU está em AUTO e ao lado tem o que dá pra mexer

aVj3o1J.jpg

Informação da CPU

PquSpiJ.jpg

FONTE :

gx47AxA.jpg

INFORMAÇÕES DO EVEREST temperatura, placa mãe, voltagens, memória, processador:

gx47I10.jpg

TsTKXpr.jpg

PquTyDS.jpg

PquTDD9.jpg

fiz um teste pela manhã deixando o fsb em vez de 333 deixei a 350 multiplicando pelo máximo que é 8, deu no processador 2.800 GHZ

mas a memória subiu tambem de 400 MHZ a 421 MHZ só pude notar isso na secção de overlock do everest

ai voltei ao normal é normal isso ?

• Membro VIP
Postado

Olá,

Você deve fornecer detalhes de sua configuração como é pedido NESTE MATERIAL pra gente poder ajudar.

No material você também vai encontrar informações sobre os riscos e vida útil do seu processador.

Leia atentamente o material e poste as informações.

Boa sorte.

Postado
Olá,

Você deve fornecer detalhes de sua configuração como é pedido NESTE MATERIAL pra gente poder ajudar.

No material você também vai encontrar informações sobre os riscos e vida útil do seu processador.

Leia atentamente o material e poste as informações.

Boa sorte.

Opa amigo, pode deixar, vou trabalhar agora, mas a noite deixo tudo como pediu, obrigado, ai te aviso clicando no citar de novo

• mês depois...
Postado

Olá!

Amigo para começar, informe as configuraçoes usadas no setup da sua placa-mãe.

Informe também o seu sistema de refrigeraçao, quantos fans possui seu gabinete, qual o cooler do cpu.....

abraço!

Postado
Olá!

Amigo para começar, informe as configuraçoes usadas no setup da sua placa-mãe.

Informe também o seu sistema de refrigeraçao, quantos fans possui seu gabinete, qual o cooler do cpu.....

abraço!

então o Culler é o box que veio com o processador, as configurações em default se você clicar nos quadradinhos aparece as fotos ai, ( não sei porque não ficaram visíveis no forum ) mas ai está o default, o que muda mesmo é que troquei as memórias pela mesma kingston 800 MHZ mas latência 6 tenho 8 gigas dela agora, o gabinete é o gabinete rambo leadership gamer, tem un fan grandão na frente de 120, e eu instalei um de 60 no fundo, tem espaço pra por mais um, a fonte é a das fotos também disipa bem,

fiz uns testes aqui e usei o prime, diminui a memória pra 667, e fui dando fsb até chegar a 400 isso me deu 3.2 de processador e 800 mhz em memória uma vez que os 2 sobem junto, mudei o PLL voltage pro minimo acho que 1.5, o fsb terminal voltage pra 1.2 minimo também, memória deixei em 1.8, o nb voltage e o sb voltage em 1.1 cada um, e deixei o processador com tensão 1.275

o que ocorreu foi tela azul travamento mas rodei o prime por uns 5 minutos e deu faiul no núcleo 1, ele sobe muito sempre o primeiro a subir deu faiul por chegar em 76º C notei então que o problema é calor, baixei o fsb pra 380 deu uns 3 GHZ de processador, e a temperatuda segurou, deu uns picos de 75ºC mas o culler corria mais forte e baixava, rodei 30 minutos assim, voltei ao normal porque ia trabalhar, ao chegar tentei em 400 MHZ de novo mas com a tampa do gabinete aberta e com um ventilador ligado na cara dele, desta vez segurou foi até o segundo teste, devo ter dado uns 15 minutos ai a temperatura foi a 76º C no segundo teste ai resolvi desligar, o teste com ventilador não deu certo, os outros núcleos ficaram bem mesmo sem ventilador e gabinete fechado o problema é o primeiro e mais accessado, pois tudo passa por ele primeiro, será que um culler como o seu resolveria ? pois o ventilador é congelante, e mesmo assim passou durou muito mais mas passou, porém talvez eu tenha esquecido algo, fico no aguardo da ajuda, será que esse phenom novo 965 seria melhor que esse processador ?

NOVO : fiz o mesmo teste com o ventilador e tampa aberta 30 minutos mas com fsb a 380 e não a 400, tudo certo o processador núcleo 1 o máximo que chegou foi 74ªC no teste 2 de 8 K no primeiro de 1024 K nem a 70º C chegou, ao chegar no terceiro teste o de 10 K ele caiu pra 69 -70 ºC acho que é culler, mas será mesmo que um culler bom resolveria ? meu real objetivo era uns 3.4 GHZ pra jogar Flight Simulator X, o jogo pede processador acima de 3 GHZ, notei rodar bem a 3.2 mas quero 3.4 ou trocar pro Phenom mas ai é dor de cabeça, sendo que vi em testes que o meu fica até pau a pau em algumas coisas e em default sem over http://www.anandtech.com/bench/Product/102?vs=76 o phenon parece até ser melhor mas só nos programinhas de teste de CPU, no uso mesmo tá lá o quad melhor

Postado

Para 3.2 ghz no Q9400 ate hoje em todas as placas que eu testei, só tive que travar o PCI EX em 100 e subir o vcore um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo, tipo 1.22.

Ah... E claro, jogar o FSB para 400 e acertar a frequencia das memos para que elas não fiquem com over muito alto.

3.2 vai fácil viu... Ate com o maldito chipset P43 eu conseguia 3.2 só fazendo isso. E com este Vcore, as temps ficam praticamente iguais a stock.

Postado

Olá!

Amigo sobre a refrigeraçao realmente seria interesante você colocar um cooler melhor para overclock, porque esse cooler box da Intel apenas da conta do cpu sem over e em Idle.

Quanto a frequencia das memórias, é normal elas subirem quando se aumenta o FSB.

Indo ao overclock, coloque o Vcore em 1.30(inicialmente, depois vá baixando o vcore até estabilizar) e fsb em 400.

Com as memórias em 8...mhz e nao mexa na tensão das memórias.

Teste e depois poste os resultados aqui.

abraço!

Postado
Olá!

Amigo sobre a refrigeraçao realmente seria interesante você colocar um cooler melhor para overclock, porque esse cooler box da Intel apenas da conta do cpu sem over e em Idle.

Quanto a frequêcnia das memórias, é normal elas subirem quando se aumenta o FSB.

Indo ao overclock, coloque o Vcore em 1.30(inicialmente, depois vá baixando o vcore até estabilizar) e fsb em 400.

Com as memórias em 8...mhz e nao mexa na tensão das memórias.

Teste e depois poste os resultados aqui.

abraço!

Ok vou testar mas o vcore que você se refere é a tensão da CPU né ?

outra coisa qual culler você me recomenda pra num ter problema com over de 3.4 o qual pretendo chegar ?

acabei de testar o menino, deixei o fsb da memória a 667 de novo pra aumentar o fsb do processador a 400 com isso mais uma vez a memória chegou em 800 mhz

já as voltagens como me indicaram de não mexer em algumas coisas deixei tudo em AUTO, inclusive CPU pll, \fsb termination voltage e a DRam voltage, só mudei o processador que na dica do amigo skid vicious me indicou pra subir pouco, porém ainda assim deixei a 1,18 V praticamente não mudei pois em auto dava 1.12 V, no everest mostra que dei 20% de overlock tanto em memórias como no processador, resultados :

testei uma hora de prime, executei 4 testes completos cheguei ao 5º mas parei, ocorreu que no primeiro teste o núcleo 1 ficou a 67 _ 68, no segundo teste ele me assustou deu 75ºC mas caia logo pra 74 e 73 nesses picos, e nos outros dois testes ficou entre 66ºC e 73ºC, o segundo é o mais estreçante mesmo, o que me deixou curioso é que o RPM do processador ficou estabilizado em 2008 e 2058, nas outras situações que testei, ao chegar em 75ºC rodava a 2530 o pico, pra baixar a temperatura, e dessa vez não ocorreu, porém a temperatura aqui em praia grande estava a 17ºC vi no gadget do windows, talvez em um dia mais quente o processador passe destes 75ºC

deu certo no momento, porém vou testar em um dia quente, ( fiz o teste a noite ) mas eu pretendo mesmo é atingir 3.4 GHZ, gostaria que vocês só me explica-sem o como chego a isso, claro que farei quando comprar um culler melhor, com este como o amigo disse só em idle mesmo,

então minhas dúvidas são as seguinte :

1º até quanto posso dar de overlock no conjunto Processador e as memórias ? no caso estou a 20%, mas vi que o amigo acima tem o seu quad a 3.6, gostaria de saber se com estas memórias chego a 3.4 pra isso teria que ter o FSB em 425 multiplicado por 8

2º deixei tudo em auto praticamente só não processador e o PCI-E que está a 100, seria melhor setar valores em algumas coisas pois posso correr o risco de a tensão ter aumentado em coisas como o PLL e FSB termination voltage, sem falar no NB e SB voltage que são os chipsets

3º qual culler devo comprar pra chegar em 3.4, e se preciso de dissipador de calor de memórias

4º até onde posso deixar as memórias, no momento estão em 800 MHZ mas no everest me acusa que estão em 20% de over, porém elas são 800 MHZ hehehehe vai entender !!!, mas o fato é que quando eu der 425 de FSB pra chegar a 3.4 elas vão pra 851 MHZ pelo que vi lá, então ai a dúvida !

5º que deixo mudado quando tiver o culler pra poder dar 3.4 no processador

6º quanto tempo de prime devo testar, e se tem algum outro como ele que devo testar também e quanto o processador quad aguenta de temperatura Qual o limite dele !

desde já agradeço a ajuda de vocês dois estão me ajudando bastante, viu !!!, até lá decido se troco por um phenom II de 3.4 ou se compro o culler e fico com esse mesmo

Postado
Para 3.2 ghz no Q9400 ate hoje em todas as placas que eu testei, só tive que travar o PCI EX em 100 e subir o vcore um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo, tipo 1.22.

Ah... E claro, jogar o FSB para 400 e acertar a frequêcnia das memos para que elas não fiquem com over muito alto.

3.2 vai fácil viu... Ate com o maldito chipset P43 eu conseguia 3.2 só fazendo isso. E com este Vcore, as temps ficam praticamente iguais a stock.

nossa o seu está a 3.8 GHZ, funciona normal ? num esqunta demais não ? eita se deixo o meu a isso e ele aguentar eu num troco mais de PC hehehehe

acho que o responsável pelo seu over é esse teu culler ai, você usa ele sem os fans ? e quanto dá seu processador em stress ? dependendo já vi que vou investir é no meu pc mesmo !!! heheheheh

Postado
Olá!

Amigo então quer dizer que o seu over foi um sucesso, apesar das temperaturas!

abraço!

na verdade nem tanto de dia deixei ligado apenas baixando minhas coisas pela tarde já não fazia nada, minha esposa disse que ele resetou sozinho, umas 6 da tarde, li no log do windows deu falha no compartilhamento de memória, então acredito que devo investir em um culler descente e tambem disipadores de memórias, mas seria bom se eu soube-se o quanto posso dar de over nestas 800 MHZ da kingston, são aquelas fininhas novas, pois ai ao comprar este kit posso fazer o over com mais segurança !!!! se puder me dar essa ajuda me indicando o quanto posso ir nelas, pois acredito não ter resetado porcausa do processador, estava sem uso o pc, não teria temperatura pra ocorrer isso, mas já as memo

Postado
na verdade nem tanto de dia deixei ligado apenas baixando minhas coisas pela tarde já não fazia nada, minha esposa disse que ele resetou sozinho, umas 6 da tarde, li no log do windows deu falha no compartilhamento de memória, então acredito que devo investir em um culler descente e tambem disipadores de memórias, mas seria bom se eu soube-se o quanto posso dar de over nestas 800 MHZ da kingston, são aquelas fininhas novas, pois ai ao comprar este kit posso fazer o over com mais segurança !!!! se puder me dar essa ajuda me indicando o quanto posso ir nelas, pois acredito não ter resetado porcausa do processador, estava sem uso o pc, não teria temperatura pra ocorrer isso, mas já as memo

OK...

O seu caso é um belo exemplo de que overclock necessita de um bom sistema de refrigeraçao!

Porque se o seu pc tivesse um bom sistema de refrigeraçao, ele certamente nao teria reiniciado.

abraço!

Postado

acho que vou mudar pro phenom, não queria pois este processador chega a ser melhor que ele pelo menos em tudo que preciso, mas preciso ter um clock alto, obrigado a todos pela ajuda, quando estiver com o phenom vou pedir um help a vocês de novo, administrador pode fechar o tópico, só terie dúvidas agora com o phenom em uns 3 meses só, obrigado mesmo e se puderem me ajudem a achar uma placa mãe boa pra ele no novo tópico que abri

Postado
nossa o seu está a 3.8 GHZ, funciona normal ? num esqunta demais não ? eita se deixo o meu a isso e ele aguentar eu num troco mais de PC hehehehe

acho que o responsável pelo seu over é esse teu culler ai, você usa ele sem os fans ? e quanto dá seu processador em stress ? dependendo já vi que vou investir é no meu pc mesmo !!! heheheheh

Uso a 3.8 diariamente, jamais desligo o PC. Não esquenta nada, pelo REAL TEMP, fazendo 20 loops no IntelBurnTest, os núcleos chegam a no máximo 68 graus... A temp ambiente eu notei que não faz tanta diferença para temperaturas em Full Load. Temp do processador (medição feita via Asus Probe II), em idle fica em 24 graus (agora ta fazendo 16 graus na minha cidade) e em Full jamais passa de 42 graus, mas eu não acredito neste tipo de medição, mais certo mesmo é o Real Temp que te da a temp dos núcleos (ainda q não seja 100% correto tambem).

Eu uso o meu cooler com uma fan de 120, Akaza Apache, que é indicada para uso em coolers de CPU, também uso pasta termica Artic Silver 5.

Dependendo da sua placa mãe, não é um over obsurdo não, eu seto 1.28 de vcore na bios e deixo a NB com tensão a 1.40, ou seja, não é nada d+ e sendo assim, não estou comprometendo meus componentes. :)

Mas olha... Se você deu sorte e comprou um bom chip, 3.2 pode ir com Vcore original e cooler original também, usei por muito tempo assim e as temps ficam praticamente standard! ;)

Não desista ok? Overclock não é só receita de bolo, varia muito e requer dedicação. Fazer upgrade para Phenom não vai adiantar, já que você vai ter q trabalhar o over da mesma forma.

boa sorte ;)

EDIT:

vlasovas, qual é a sua placa mãe?

Essas kingstone de 800 eu uso aqui, mas eu outro PC mais simples (Semprom LE 1250), porém também com overclock (2.8 ghz). Uso essas memos a mais de 1000 mhz e vai de boa. Se colocar ate 900, aqui ainda rola de setar os tempos de acesso para 5 5 5 15. :D

• mês depois...
Postado
Uso a 3.8 diariamente, jamais desligo o PC. Não esquenta nada, pelo REAL TEMP, fazendo 20 loops no IntelBurnTest, os núcleos chegam a no máximo 68 graus... A temp ambiente eu notei que não faz tanta diferença para temperaturas em Full Load. Temp do processador (medição feita via Asus Probe II), em idle fica em 24 graus (agora ta fazendo 16 graus na minha cidade) e em Full jamais passa de 42 graus, mas eu não acredito neste tipo de medição, mais certo mesmo é o Real Temp que te da a temp dos núcleos (ainda q não seja 100% correto também).

Eu uso o meu cooler com uma fan de 120, Akaza Apache, que é indicada para uso em coolers de CPU, também uso pasta termica Artic Silver 5.

Dependendo da sua placa mãe, não é um over obsurdo não, eu seto 1.28 de vcore na bios e deixo a NB com tensão a 1.40, ou seja, não é nada d+ e sendo assim, não estou comprometendo meus componentes. :)

Mas olha... Se você deu sorte e comprou um bom chip, 3.2 pode ir com Vcore original e cooler original também, usei por muito tempo assim e as temps ficam praticamente standard! ;)

Não desista ok? Overclock não é só receita de bolo, varia muito e requer dedicação. Fazer upgrade para Phenom não vai adiantar, já que você vai ter q trabalhar o over da mesma forma.

boa sorte ;)

EDIT:

vlasovas, qual é a sua placa mãe?

Essas kingstone de 800 eu uso aqui, mas eu outro PC mais simples (Semprom LE 1250), porém também com overclock (2.8 ghz). Uso essas memos a mais de 1000 mhz e vai de boa. Se colocar ate 900, aqui ainda rola de setar os tempos de acesso para 5 5 5 15. :D

oi colega desculpe a demora pra responder, é que só este fim de mês vou comprar meu hypper z600, e a informação das memórias ajudou fiquei com medo de deixar em mais de 800 MHZ, então posso baixar elas primeiro pra dar um over bom, e logo depois posso subir o fsb até uns 900 mHZ mesmo de boa né ?

você poderia me explicar em quanto você deixa seu:

fsb termination tensão

pll voltage

nb voltage

sb voltage

e se preciso aumentar a voltagens das memos ?

pois assim que chegar o hypper z vou tentar 3.6 tomara que as memos aguentem mesmo, me ajuda com essas voltagens ?

depois do dia 30 chega o meu, espero que o gabinete caiba, tem 16 cm entre o processador e o topo do gabinete certinho, tomara que feche, na lateral do gabinete medi 20 cm

e a minha placa mãe é a irmã da sua, Asus P5Q, acho que mesma bios, atualizei pra mais nova

Postado

Então, eu não sei se suas memos usam o mesmo chip das minhas, mas as minhas são value e overclockam muuuito mesmo! Aqui Passam de 1.066 e vão com tensão stock ate 1000. Agora mesmo estou usando elas no E4300 overclocado e elas estão trabalhando a mais de 900 com tensão stock.

Quando ao resto:

PLL: 1.6

NB: 1.3

SB: auto

Lembrando que minha MB é diferente da sua. Os valores podem necessáriamente ter q ser diferentes (ou não rsrs).

Outra coisa, eu li que você pretende usar 4 pentes para ter 8 gb de ram não é??? Isso pode atrapalhar seu over, é fácil que um pente não goste muito de subir e atrapalhe os outros. Mas testa ai! ;)

Postado
Então, eu não sei se suas memos usam o mesmo chip das minhas, mas as minhas são value e overclockam muuuito mesmo! Aqui Passam de 1.066 e vão com tensão stock ate 1000. Agora mesmo estou usando elas no E4300 overclocado e elas estão trabalhando a mais de 900 com tensão stock.

Quando ao resto:

PLL: 1.6

NB: 1.3

SB: auto

Lembrando que minha MB é diferente da sua. Os valores podem necessáriamente ter q ser diferentes (ou não rsrs).

Outra coisa, eu li que você pretende usar 4 pentes para ter 8 gb de ram não é??? Isso pode atrapalhar seu over, é fácil que um pente não goste muito de subir e atrapalhe os outros. Mas testa ai! ;)

então, as minhas memos agora são n6 mas kingston e 800 MHZ, a n5 num se acha mais, já estou com os 8 gigas já assim que chegar o hypper z600 vou testar dar 3.4 nele, se bem que estou meio inclinado a decidir entre esperar o bulldolzer que sai até o meio de 2011, ou comprar um QX9650 destravado que ai sim eu poderia dar uns 4 GHZ no meu equipamento, tranquilo, estou numa dúvida cruel, juntar money por um ano pra esta troca, ou dar uns 800 num QX9650 agora e esquecer PC por uns 4 anos, gosto dos Quad, você sente confiança usando um, porém esse Bulldolzer está prometendo ser melhor que um I7, tenho um mês pra pensar a respeito mas o Hypper Z600 eu pego agora

Postado

Acho besteira gastar 800 reais num QX9650 só para ter mais 200 / 300 mhz de clock. Não vai fazer diferença quase nenhuma na maquina. Com 800 reais eu acho mais legal comprar uma boa VGA.

• 2 semanas depois...
Postado
Acho besteira gastar 800 reais num QX9650 só para ter mais 200 / 300 mhz de clock. Não vai fazer diferença quase nenhuma na maquina. Com 800 reais eu acho mais legal comprar uma boa VGA.

como havia comentado comprei e já chegou o hypper z600 aqui, ainda bem que deu no gabinete e ainda com uma fan depois compro outra pra por atrás, faz milagre esse monstrinho viu, em 3.2 no prime95 num passou de 48ºC

depois testei em 3.4, deu tela azul, voltei e aumentei a tensão da memo, você disse que ela ia até 1000 mhz porém dei 850 MHZ em tensão stock 1.8 e não deu certo resolvi aumentar a tensão dela pra 1.9 ai foi

rodei 1 hora de prime95 e o máximo que esquentou foi 52ºC ainda umas 2 vezes só e acho que foi porque tinha gente me pentelhando no MSN, gostei do resultado, agora será que consigo os 3.6 ? pra isso terei que deixar as memos em 900 MHZ e talvez a tensão em 2.0 ( talvez ), você acha que é seguro esse over ? digo pelas memórias, e deixar funcionando direto em 3.6 ?

outra dúvida é se tem algum problema de queimar HD com isso ou dar setor defeituoso, é que a minha seagate deu pau de novo, acabou de vir do RMA, essas novas HDs de 1 tera são um lixo, me arrependi antes tivé-se feito um raid com 2 de 500, mas você acha que pode ser o over ?

Postado
como havia comentado comprei e já chegou o hypper z600 aqui, ainda bem que deu no gabinete e ainda com uma fan depois compro outra pra por atrás, faz milagre esse monstrinho viu, em 3.2 no prime95 num passou de 48ºC

depois testei em 3.4, deu tela azul, voltei e aumentei a tensão da memo, você disse que ela ia até 1000 mhz porém dei 850 MHZ em tensão stock 1.8 e não deu certo resolvi aumentar a tensão dela pra 1.9 ai foi

rodei 1 hora de prime95 e o máximo que esquentou foi 52ºC ainda umas 2 vezes só e acho que foi porque tinha gente me pentelhando no MSN, gostei do resultado, agora será que consigo os 3.6 ? pra isso terei que deixar as memos em 900 MHZ e talvez a tensão em 2.0 ( talvez ), você acha que é seguro esse over ? digo pelas memórias, e deixar funcionando direto em 3.6 ?

outra dúvida é se tem algum problema de queimar HD com isso ou dar setor defeituoso, é que a minha seagate deu pau de novo, acabou de vir do RMA, essas novas HDs de 1 tera são um lixo, me arrependi antes tivé-se feito um raid com 2 de 500, mas você acha que pode ser o over ?

Memória é mesmo uma coisa complicada não é? As minhas kingston estão aqui agora mesmo a 888 com tensão stock sem nenhum problema.

Sua MB não tem opção para travar as memos?

* Com o PCI-Ex estando travado em 100, não tem motivos para o seu HD dar problema não.

Postado

olá,

eu fiz um over aqui no meu q9400, mas humildes 3.2ghz. As minhas memórias são ddr3 markvision 1333, mas para dar o over no processador elas ficam em 801mhz. Até arriscaria os 900, mas a bem da verdade, não confio nessas memos em termos de over.

A minha pergunta é a seguinte. se as memórias são 1333mhz, e fazendo over elas descem para 801mhz, que ganho eu teria? somente o aumento da frequência do processador de 2.66 para 3.2?

Deixei assim e fiz o torture teste do everest, mas as temperaturas em full load chegaram a 63ºC, então, como estou acostumado a ver o processador em full a no máximo 47 ou 48º, achei melhor voltar a stock. A única coisa que realmente ganhei de vantagem no overclock foi 2000 pontos no 3dmark, que saiu de 14800 em stock para 16800(após o over para 3.2ghz). Inclusive achei essa pontuação baixa em comparação a um monte de coisas que vi por aí, de configurações com a radeon 5850 e 20000 pontos "fáceis" como eles dizem.

Mas depois vejo isso, a minha dúvida de momento é mesmo em relação as memórias em over a 801mhz, sendo que são ddr3 1333mhz.

no aguardo.

Postado
olá,

eu fiz um over aqui no meu q9400, mas humildes 3.2ghz. As minhas memórias são ddr3 markvision 1333, mas para dar o over no processador elas ficam em 801mhz. Até arriscaria os 900, mas a bem da verdade, não confio nessas memos em termos de over.

A minha pergunta é a seguinte. se as memórias são 1333mhz, e fazendo over elas descem para 801mhz, que ganho eu teria? somente o aumento da frequência do processador de 2.66 para 3.2?

Deixei assim e fiz o torture teste do everest, mas as temperaturas em full load chegaram a 63ºC, então, como estou acostumado a ver o processador em full a no máximo 47 ou 48º, achei melhor voltar a stock. A única coisa que realmente ganhei de vantagem no overclock foi 2000 pontos no 3dmark, que saiu de 14800 em stock para 16800(após o over para 3.2ghz). Inclusive achei essa pontuação baixa em comparação a um monte de coisas que vi por aí, de configurações com a radeon 5850 e 20000 pontos "fáceis" como eles dizem.

Mas depois vejo isso, a minha dúvida de momento é mesmo em relação as memórias em over a 801mhz, sendo que são ddr3 1333mhz.

no aguardo.

Casa, você esta rodando as memos bem abaixo do que deveria. Lá onde elas estão setadas em 801, certamente vão ter mais duas opções, coloque-as na opção mais próxima (para cima ou para baixo) de 1333.

você mexeu no vcore para colocar 3.2? porque se não mexeu, as temps eram para continuar quase as mesma do processador em stock, e não se engane viu, o ganho de 2.6 para 3.2 é muito bom sim, em games faz bastante diferença.

Depois troca o cooler, porque com essas memórias você vai poder colocar o processador em 3.6 / 3.8 numa boa. ;)

Postado
Casa, você esta rodando as memos bem abaixo do que deveria. Lá onde elas estão setadas em 801, certamente vão ter mais duas opções, coloque-as na opção mais próxima (para cima ou para baixo) de 1333.

você mexeu no vcore para colocar 3.2? porque se não mexeu, as temps eram para continuar quase as mesma do processador em stock, e não se engane viu, o ganho de 2.6 para 3.2 é muito bom sim, em games faz bastante diferença.

Depois troca o cooler, porque com essas memórias você vai poder colocar o processador em 3.6 / 3.8 numa boa. ;)

Eu não me arrisquei a mexer no Vcore. Também fiquei meio receoso de colocar as memórias em 1333. O que na verdade me deixou com receio foi ver a temperatura em load chegar a 63º.

Vou tentar por as memórias em 900 ou + e se o pc funcionar coloco aqui o resultado.

Quanto ao cooler, eu tive de colocar esse hyper tx3 mesmo, porque um outro zalman que tenho não cabe na placa por causa dos dissipadores(esbarram neles). mas acha mesmo que posso meter as memos a 1333? não quero mexer no vcore.

PS; Desculpe reeditar.

Eu setei as memos em 1334 e tá funcionando muito bem e com estabilidade. As temperaturas estão as mesmas, porém o processador não passou de 57º e já estou testando a quase 3 horas. A VGA vem com clock de 765 e no catalyst só consigo até 775, e as memórias de 1125 não tenho opção de mexer.

Acho que esse over me atende bem, pois os jogos mais pesados que tenho aqui são o streetf Fighter IV, fallout 3 e Call of duty Modern warfare 2.

Essa minha placa mãe, apesar de já ter quase infartado de tanta raiva com ela por causa do áudio w wireless que não funcionam (onboard), tem muitas opções para over clock e aquelas fans que vem de brinde para colocar nos dissipadores do chipset ajudam bem a deixar a temperatura baixa.

no 3dmark fiz mais alguns testes e a melhor pontuação foi 17295, acho que já fica legal agora.

Postado
Memória é mesmo uma coisa complicada não é? As minhas kingston estão aqui agora mesmo a 888 com tensão stock sem nenhum problema.

Sua MB não tem opção para travar as memos?

* Com o PCI-Ex estando travado em 100, não tem motivos para o seu HD dar problema não.

oi desculpe a demora, minha mobo num tem ou não sei onde fica essa opção, no over de 3.4 elas estão a 850 MHZ, deixei a tensão delas a 1.9, acho que vou baixar pra 1.8 e rodar o prime pra ver de novo, outra coisa que vou tentar agora é baixar um pouco o vcore até o ponto certo e ir testando, gostei muito do desempenho do PC a 3.4 rodo tudo de boa aqui a 3.4 sem leg nenhum, vou usar 3.4 diários, acho que não vale a pena estreçar a memória a 900 MHZ pra rodar a 3.6, posso até testar pra ver como fica, mas 3.4 me ajudou muito, só acho estranho que depois de ter posto o hypper z600 os núcleos 3 e 4 ficam a 38 ºC exatos, mesmo se os restantes estiverem a menos de 30, mas quando você estreça a cpu os núcleos 3 e 4 aumentam de temperatura aleatóriamente mostrando que está normal, mas não põe temperatura abaixo de 38ºC, aconteceu a você algo assim ?

agradeço a sua ajuda por tudo esse ovelock foi possível graças a você e o hypper z600

abaixo deixo como deixei setado para quem quiser fazer ou ter como base

multiplicador: 8

fsb da CPU: 425

PCI-E: 100

Clock da Memória: 850MHZ

CPU Voltage: 1.27500

CPU PLL Voltage: 1.52

FSB Terminator Voltage: 1.22

Dram voltage: 1.90

NB Voltage: 1.20

SB Voltage: 1.10

PCI Sata Voltage: 1.20

CPU spread Spectrum: Disable

PCIE Spread Spectrum: Auto

C1E: Enable

deixei o C1E ativado pois acho bom economizar o processador quando não estiver a fazer nada, ele reduz a 2.550 MHZ quando sem atividade, se não for bom me avisem

como comentado vou tentar baixar o vcore e o DRam voltage, depois digo os resultados, na configuração que está aqui rodei 7 horas de prime, o processador não passou de 54ºC com o hypper Z600 junto com uma Fan, recomendo comprar na Kabum, pois está bem barato pra boleto, e o meu veio com os adaptadores do LGA 1366 parece que a Cooler Master atualizou o produto e esqueceu de avisar heheheheh

Postado

Galvatron, muito bom! Mas se suas memos forem como as Kingstone que tenho em outra maquina, pode jogar para 900 sem nenhum problema que elas nem ligam! Aqui com 1.9 chegam a passar de 1000 com estabilidade. Negocio é testar bastante para ganhar confiança no overclock, depois dos testes você relaxa e passa a usar diariamente, como é meu caso.

Hyper Z600 + boa fan de 120 realmente é um espetaculo não é? Sempre recomendo este cooler, não deixa ninguem na mão na hora do overclock. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...