Ir ao conteúdo

Limpa-contatos e pincel para limpeza: Sugestão de marcas?

André Lemos

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Para manutenção e limpeza de MoBo e demais placas, qual marca de limpa-contatos e qual tipo de pincel vocês sugerem?

Os limpa-contatos que encontrei à venda no mercado eram muitos diferentes entre si, com fórmulas diferentes.

Ahh, e só alertando os desavisados: WD-40 não é limpa contatos! :rolleyes:

Com relação ao pincel, qual o tipo ideal? Considerando-se que suas cerdas podem (mesmo em pequena intensidade) acumular eletricidade estática. Se alguém utiliza uma marca em especial eu agradeceria a indicação...

Postado
Olá, pessoal.

Para manutenção e limpeza de MoBo e demais placas, qual marca de limpa-contatos e qual tipo de pincel vocês sugerem?

Os limpa-contatos que encontrei à venda no mercado eram muitos diferentes entre si, com fórmulas diferentes.

Com relação ao pincel, qual o tipo ideal? Considerando-se que suas cerdas podem (mesmo em pequena intensidade) acumular eletricidade estática. Se alguém utiliza uma marca em especial eu agradeceria a indicação...

Bom dia:

Na empresa que trabalho, usamos com muito sucesso o limpa-contato da WURTH. Em geral é um pouco mais caro, mas o custo-beneficio compesa em função da qualidade. Quanto ao pincel, procure os de cerdas macias não sintéticas. Não é comum pincel ter eletricidade estática.

Abraços e boa sorte

• 8 meses depois...
Postado

Uso pincel de pintura comum, com cerdas macias, é barato em casas de material de construção. Compre com cerdas longas, assim você pode cortar no tamanho que achar melhor (até atingir a maciez ou dureza de sua preferência). O meu é um Tigre, modelo chato, de 75mm que não dá mais para ver nem o modelo de tão gasto que está, é comprar um e usar pro resto da vida, tenho ele a uns 10 anos! heheh... Como disse o amigo Dom Bonilla, é só evitar os sintéticos.

Pra você ter uma ideia eu também tenho um pincel ESD especial, fino, da Hikary, show de bola, ultra-colossal-web-shine-super-fox e caro, que usei só umas 2 vezes, prefiro o velho Tigre.

Quanto ao limpa contatos, já esperimentei de todos, Wurth, Implastec, CDA, GT2000, Betz, CCL, Tekbond, e outros que não dá para contar e nem me lembro o nome. Sabe qual foi a única diferença que realmente vi neles? O preço! Compro sempre o mais barato que acho na hora que estou precisando comprar.

você pode fazer um teste, comprando o mais barato e o mais caro que o pessoal do fórum te indicar, e veja se o resultado final tem diferença na limpeza dos contatos da placa.

Tem uma coisa, você citou limpeza de placa, limpa contatos não é o mais recomendado para isso, como o nome diz é para limpar contatos, as placas tem partes plásticas que podem ser danificadas pelo limpa contatos, além disso fica a limpeza ficaria com o custo muito alto se você faz muitas por dia. Eu limpo as placas com álcool isopropílico. Se a sujeira estiver brava eu lavo (com água mesmo) e seco rapidamente. Limpa contato é só para limpar contatos mesmo.

Postado
Olá, pessoal.

Eu já use Wurth e Implastc sem problemas. Cuidado com algumas marcas, pois tenho um aqui da RICALUB e ele derrete TODOS os plásticos onde já usei ele.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...