Ir ao conteúdo

AT 12V por 20A, problema com zener!

Xevete

Posts recomendados

Postado

Galera, eu queria fazer uma ou 2 fontes dessas

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm

Tenho umas 20 fontes AT aqui paradas, e queria alimentar meu reator de hidrogenio com uma dessas, ele comsome de 10 a 20A por 10V, uso ele para micro soldas a gas!

Mas na minha cidade em em minhas sucatas n encontrei o diodo zenner de 8.2V, alguem poderia me dizer como faço o circuito sem ele? ou com algo equivalente?

Para o reator a energia pode veriar de 10 a 15V, e a ampergem de 10 a 50A, n é nada preciso, esse diodo é realmente preciso?

Obrigado

Agradeço desde ja!

• Coordenador
Postado

Colega Xevete, esta modificação é para aumentar a tensão da fonte de 12V para 13,8V, como seu aparelho pode funcionar com 10V até 15V, você não precisa fazer alteração nenhuma na fonte, pois ela já fornece uma tensão dentro dos limites de seu aparelho...

Você só precisa verificar a corrente que ela pode fornecer...

Postado

Ok, muito obrigado pelo esclarecimento!

Mas uma duvida, ela n vai chavear? se eu comsumir 15A dela, ela n ira chavear?

Existe como desativar o chaveamento?

• Coordenador
Postado

Não, elas possuem um circuito de proteção, se você exigir mais do que ela suporta ela vai desarmar, acredito que esta função não tem como ser desativada...

Postado

Ok

Existe algum problema de eu ligar 2 ou mais fontes em paralelo?

Preciso isolar elas com diodo ou n precisa? só ligar positivos com positivos e negativos com negativo?:eek:

• Coordenador
Postado

É aconselhável colocar um diodo em série, no positivo, em cada fonte, pois elas não entregam as mesmas tensões, para uma não "consumir" corrente da outra, precisa dos diodos em série...

Postado

Ok, eu imaginava q teria q por, mas apra guentar 20A n pode ser qualquer diodo né?

Alguem sabe se uma PWM podeira diminuir o ocmsumo do reator? tem uns videos deles no youtube, tem o nome de HHO ou Reator de hidrogenio!

Eu uso ele para solda, mas ele esta comsumindo demais, uso baterias nele, mas je me quimou 2 baterias!

• Coordenador
Postado
Eu uso ele para solda, mas ele esta comsumindo demais, uso baterias nele, mas je me quimou 2 baterias!
Vixii!!, realmente sua solução ai seria continuar usando baretias de caminhão!!! (120A), as fontes de PC não vão suportar estes picos de corrente...

Aguarde outras sugestões!...

Postado

Eu cheguei a testar 2 trafos de 12V por 3A cada, mas a tensão cai pra 4V e a corrente vai pra 9A, ele quase funciona, precisa de pouco mais, e se eusar as fontas em 5V, elas n suportão mais ampreagem?

Nas especificações delas, as 5V tem mais corrente as os 12V!

• Coordenador
Postado

É o caso de se fazer testes!..., só uma dica, quando em série não precisa usar diodos entre elas, e a carcaça delas não podem encostar uma na outra ok?, seria como colocar pilhas em série...

Postado

Fiz uns teste hoje, em 12V a tensão caia pra 8V quando eu ligava com 5-6A e em 5V ela caia para 4,8 com 10A, eu notei uma coisa, quando eu dava carga na saida 5V a saida 12 ganhava alguma carga, de 11 q ela se amntinha, ia para 12 certinho e a carga 7 (amarelo e vermelho) subia para 7, e ficava em 5V quando em repouso, sera q para mim usar os 12V eu preciso manter uma carga na saida 12? e se eu usar a saida 7V quantos A ela suporta? dis na caixa da fonte 12A em 12V, 30A em 5V, mas n fala nada osbre os 7...

Com 5 quase deu, mas se eu subir um pouco mais a corrente ela desarma!

Exsite algum risco da fonte "estourar" com o uso continuo ou no maximo ela chavearia?

• Coordenador
Postado
Exsite algum risco da fonte "estourar" com o uso continuo ou no maximo ela chavearia?
Sim, riscos sempre tem..., as vezes até no funcionamento normal (sem grande consumo), os componentes (diodos) entram em curto...

Sobre usar o 7V (5V~12V) acredito que a corrente seria a menor fornecida, no caso a corrente dos 12V (12A)...

• Coordenador
Postado
pois é, uma coisa, pra mim ter o dempenho total dos 12V eu precio ter uma carga na saida 5 né?
Isso eu não sei te informar..., acredito que varie de fonte para fonte!, Depende de como ela faz a regulagem da saida, aguarde informações dos colegas entendidos nestas fontes!...

Como você conseguiu maior desempenho usando os 5V descarte os 12V, se necessario use três fontes em série formando 15V, (limite de seu aparelho)...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...