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So 32bits


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aí pessoal, não sei se este é o melhor forum para postar isto, já que tambem tem a ver com hardware, mas aí vai...

O que quer dizer um SO ser 32 ou 64 bits?? O que é isso??

O que quer dizer um processador ser 32 ou 64 bits?? qual é a diferença??

Por favor se alguém puder me ajudar...

T+

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32 para 64 bits. Isso não tem nada a ver com mais megahertz, e sim com dobrar a capacidade de dados que uma CPU pode processar por ciclo.

Servidores e estações de trabalho de alto nível já se beneficiam dessa tecnologia há anos.

Um fato é real: um computador de 64 bits não vai fazer com que seu processador de textos rode mais rápido - desculpe, mas você é o gargalo nessa equação. Mas um chip de 64 bits tem o poder para melhorar drasticamente a performance dos aplicativos com mais demanda, como codificação de áudio e vídeo, programas de engenharia complexa como CAD e, é claro, os games. A longo prazo, a computação de 64 bits vai dar aos programadores muito mais poder para criar coisas novas e pode revolucionar o que o software pode fazer.

"A quantidade de dados que um chip pode processar de uma só vez é uma diferença fundamental entre os processadores de 32 bits, como o Pentium 4, da Intel. Computadores de 64 bits conseguem lidar com mais memória e arquivos maiores. "A vantagem é permitir um maior endereçamento de memória",

Chips Intel ou AMD conseguem lidar com 4 GB de memória (um Apple G4 lida com 2 GB), e esses 4 GB são divididos entre o sistema operacional e os aplicativos. Logo, o máximo de memória que qualquer aplicativo consegue usar é 2 GB. "Esse limite não é um problema agora, mas pode ser no futuro, principalmente em aplicativos de edição de vídeo e similares", finaliza.

Por outro lado, um processador de 64 bits consegue lidar com 16 exabytes de memória. Traduzindo: são 16 bilhões de gigabytes. A AMD diz que o Athlon 64 será compatível com até um terabyte de memória física e até 256 terabytes de memória virtual. Dito isso, as primeiras placas-mãe do Athlon 64 virão com quatro slots DIMM. Se os primeiros sistemas tiverem só dois slots, as máquinas terão capacidade de lidar com até 8 GB de memória instalada. Com isso, os gastos com memória podem ficar mais altos do que o próprio PC.

Fabricantes de games, tradicionalmente os primeiros a usar novas tecnologias, vêem claras vantagens na computação de 64 bits. "A velocidade extra permitirá aos programadores criar novos e memoráveis detalhes ao software", explica Tim Sweeney, fundador da Epic Games, fabricante do game

Unreal. "Teremos melhores texturas, sons mais preciso e maiores ambientes realísticos."

Além disso, os personagens do jogo serão renderizados com muito mais detalhes, com representações muito próximas do real de cabelos, pele e olhos, além de uma inteligência artificial melhorada, segundo Sweeney. A Epic já tem pronta uma versão de 64 bits do Unreal 2003, pronta para chegar às lojas com os primeiros sistemas operacionais compatíveis com a plataforma. A companhia, diz Sweeney, gasta dois anos para desenvolver um novo jogo e já trabalha no primeiro game projetado apenas para 64 bits, com previsão de lançamento para 2005.

Codificação de vídeo também é algo que vai melhorar muito no mundo dos 64 bits, segundo Tom Huntington, gerente de comunicações da DivX. O codec DivX da companhia comprime vídeo com qualidade de DVD até dez vezes mais que o

padrão MPEG2, tornando mais fácl transmitir um filme pela internet.

Um processador de 64 bits ajuda (e muito) na codificação e decodificação do vídeo, diz Huntington. "E ao assistir um arquivo de vídeo em um desktop 64 bits, você verá uma diferença notável na velocidade", afirma. O resultado?

Mais frames por segundo e algo muito mais real, parecido com um filme de verdade.

Eventualmente, os benefícios vão além da velocidade, garante Rich Heye, vice-presidente da unidade de microprocessadores da AMD. A chave para a computação de 64 bits é a criação de novas possibilidades para programadores, de maneiras nunca vistas antes.

Embora a companhia tenha gasto tempo e recursos consideráveis para desenvolver o processador de 64 bits Itanium, agora em sua segunda geração, esse produto topo de linha é devotado apenas aos servidores. Na real, a Intel nunca falou sobre planos de 64 bits no desktop. "Essa é uma plataforma de grande uso nos bastidores, em servidores e bancos de dados", diz o porta-voz George Alfs. Ele diz que a Intel não está convencida ainda de que a tecnologia tem lugar no desktop.

A Intel quer manter a computação de 64 bits nos servidores, para vender mais processadores Itanium, e não vender o Itanium para o desktop. Além disso, há uma diferença fundamental entre o Itanium e os chips da Apple e AMD. Enquanto o G5 e o Athlon 64 conseguem rodar aplicações de 32 bits nativamente, o Itanium é um chip puro-sangue de 64 que requer software de emulação para rodar software 32 bits - e fica mais lento com isso.

Existem rumores, entretanto, que a Intel criou um processador de 32/64 bits. Seria o chip Yamhill, pronto para chegar ao mercado assim que o mercado de desktops 64 bits se aquecer. Se tal tecnologia existe, poderia até fazer parte da próxima geração de chips para computadores de mesa, conhecida como

Prescott e que será lançada ainda este ano. A Intel não comenta os boatos sobre o Yamhill.

a Intel parece relutar em levar os 64 bits para os desktops, mas diz que a companhia é muito experiente para deixar a concorrência passar à frente nessa importante tecnologia. "Nos próximos dois anos, ou a Intel lança um chip de 64 bits para desktop ou vai perder a liderança no mercado consumidor e corporativo",

na posição da Intel, trabalharia para lançar o chip de 64 bits e, enquanto isso não ocorre, eu menosprezaria a importância dessa plataforma",

esta explicação veio do diretor executivo do MSN

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OK, mas tamanho de instrução tem a ver com o processador, eu quero saber qual a diferença entre um SO 16 bit, (por exemplo o DOS) e um SO de 32 bits, ( por exemplo o win98), tipo, o que faz um SO ser 32bits ou 16?? qual é a diferença??? o que um faz que o outro não faz??? vocês entenderam o que eu quero perguntar?? Se não postem aí que eu refaço minha pergunta....

T+

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É esta a falha e o sucesso do padrão IBM PC, você cria programas mais novos só que compatíveis com um hardware antigo. Pois bem, quando o DOS foi criado as instruções para construir um editor de textos por exemplo foram utilizadas instruções(software) de 16bits para o hardware disponível na época que era 16BITS. Ex hipotético " carregue o valor 1 no registrador A" em hexadecimal esta instrução deve ter o tamanho de 16bits. Aí chegou o 386 32bits com um maior poder de processamento e esta instrução poderia carregar mais dados ( um nº maior por exemplo). Para manter a compatibilidade os win9x possui instruções de 32 e 16 bits por causa do processador que aceita 16/32. Veja o caso do winXP64, vem com instruções de 64bits, os computadores só entendem instruções 32bits por isso não funcionam neste sistema, com exceção do A64. Se a compatibilidade não existisse você não conseguiria rodar aplicativos DOS no wi9x.

Sobre suas perguntas:

" o que um faz que o outro não faz ?" o A64 entende o idioma de 32 e 64Bits, em 64bits você pode agregar instruções mais complexas e com mais dados, aumentando o desempenho do sistema. Com apenas uma instrução de 64bits você faz o que 3 de 32 fazia. Quem fornece as instruções é o fabricante do processador, é claro que obedecendo o padrão x86 ou o mais novo da AMD de 64 bits que não me lembro o nome.

"mas tamanho de instrução tem a ver com o processador? Sim

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Postado Originalmente por dkrug@12 fev 2004, 16:08

Não entendi a pergunta.

Agora, sobre o post do SHAKA1, onde diz as primeiras placas-mãe do Athlon 64 virão com quatro slots DIMM. não seriam memórias DDR?

Buenas!

Devagarito no más!

:-BEER

As memorias são "DDR DIMM" as outras são " SDRAM DIMM" as antigas PC66, PC100 e PC133.

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