Ir ao conteúdo

Projeto Tesla Coil com flyback. ( Bubina de Tesla - Raio em Antena )

kowtow

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, estou querendo construir esse projeto:

http://www.instructables.com/id/MAKE-A-HIGH-VOLTAGE-SUPPLY-IN-5-MINUTES/step1/Some-Info-on-CFLs/

Alguem poderia me explicar melhor?

As fotos em anexo sao minhas, ja tenho os itens...

Coloco o circuito da lampada ligada em 220v ( com chave 1/0 ) e a parte do circuito para o flyback que estou confuso.

Ou se alguem tiver, um projeto parecido, me passem por favor.

Obs.: Estou ciente do perigo do flyback.

Conforme irei montando, irei postando fotos.

abraço pessoal! :lol:

post-261658-13884955924782_thumb.jpg

post-261658-13884955925487_thumb.jpg

post-261658-13884955925703_thumb.jpg

post-261658-13884955925907_thumb.jpg

post-261658-13884955926114_thumb.jpg

Postado

O que você está querendo montar é uma Bobina de Tesla em estado sólido, usando a alta tensão do oscilador da lâmpada para excitar o flyback e obter M.A.T.. O projeto em si é interessante e bastante útil para acionar dispositivos de alta tensão (lasers, neons, globo de plasma, etc), lembrando que todo cuidado é pouco quando se trata de altas tensões e altas correntes.

Disclaimer.jpg

Postado

Boa tarde!

Obrigado pela resposta :)

Sabe me dizer, na tomada para o circuito da lampada, se tem ordem correta ou tanto faz? tenho medo de ligar e desarmar os disjuntores da casa.. rs

Se alguém souber mais informações como eu termino esse projeto, msg ae!!

valeu! Abraçoo!

Postado

Não, a tomada tem corrente alternada, logo não há certo ou errado nos fios de entrada da rede, só os do flyback, porque eles tem resistências diferentes.

Postado

Mas no circuito tem 3 saídas que são 3 pedacinhos bem fininhos de cobre que vai para a parte superior da lampada... são eles mesmos?

Postado

Boa tarde meu caro, ano passado eu fiz um projeto de Bobina de Tesla também, mas no meu projeto eu utilizei um circuito eletrônico para alimentar o fly back. O pessoal chama de ZVS, coisa simples, utilizava um indutor, e dois transistor.

post-599050-13884955951632_thumb.jpg

Postado

Obrigado pessoal pela ajuda :lol:

No circuito da lampada fluorescente, tem 4 saídas identificadas como P1 P2 P3 P4 ... qual delas eu ligo no flyback? Deve ser no P1 e P4 né?

http://www.centelhas.com.br/1875/

Vixi, eu acho que está tudo certinho pessoal mas não está funcionando! Me ajudem por favor :eek:

Material:

- Lampada Fluorescente 59W 220v

- Flyback de um monitor de 15'

- Antena de TV comum

1) Retirei o circuito que fica dentro da lâmpada, na entrada alimentei com 220v e a saída ( não tenho certeza se está correto ) aonde está marcado P1 e P4 ... no P2 e P3 deixei sem nada.

IMG0286A.jpg

2) Aonde estava P1 liguei no ponto 2 do flyback, e o P4 no ponto 1 do flyback. ( errei na hora de digitar na foto o correto é P4 ao invés de P2 )

IMG0288A.jpg

3) No ponto 7 do flyback liguei na primeira parte da antena.

4) A saída de alta tensão eu liguei na segunda parte da antena.

IMG0287A.jpg

IMG0290A.jpg

Alguém encontrou algum erro? :(

Ele não está funcionando buááá...

Modelo do flyback:

hr46153.gif

Retirei o flyback de um monitor que estava funcionando então ele está ok.

A lampada antes de eu desmontar estava funcionando também, era nova.

Suspeito que eu devo ter feito alguma ligação errada ou seila... esses P1 e P4 estão um pouco duvidosos também...

Abraço pessoal!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!