Ir ao conteúdo

Gpu - mkv, h264 e etc

ukyo1

Posts recomendados

Postado

Bom galera,

Tenho um macbook pro, e fiquei curioso com a possibilidade de rodas os videos pela GPU do macbook e nao utilizar o processador.

NO windows EM BOOTCAMP um video mkv, no codec h264 roda liso com o processador em 7 a 15% (usando o k-lite codec) enquanto no mac OS X usando o vlc O MESMO VIDEO DEIXA O PROCESSADOR EM 40 A 60%.

O video roda tranquilo nos dois...porém a utilização de cpu no mac para o mesmo video é estupida....

Alguem sabe como fazer a aceleração do video igual no windows?

Postado

BOM,

O quicktime (programa nativo) não roda mkv (só se instalar o periam, mas é lento d+), então instalei o VLC e que pelo visto não esta rodando pela GPU.

Digo isto pois quando instalei no windows o k-lite codec me foi perguntado se queria fazer o aceleramento do video via GPU, enquanto no mac não.

Será que so funciona o decodificor da gpu se usar o quicktime?

Postado

Interessante.

Também acabei de fazer o teste aqui e deu o mesmo:

Num vídeo 720p, no Snow Leopard o CPU fica em torno de 30% a 35%

O mesmo vídeo no windows xp (boot camp) com o k-lite fica em 5% de uso do cpu.

sem contar que nota-se que ele abre bem mais rápido no windows xp do que no snow leopard.

Postado

Fiz um teste.

Coloquei o mesmo video para ser passado pelo quicktime com auxílio do periam....para minha surpresa...piorou....mais processador sendo usado.

Teste: Rodando V.2009.S01E12.720p.HDTV.x264-CTU

windows boot camp: Processador 5% a 15% (K-LITE CODEC)

Mac VLC: Processador 30% a 45%

Mac Periam: Processador 40% a 60%

O video em TODOS os casos roda liso, porém claro que é melhor ver o filme sabendo que o processador esta livre.

Postado

Eu testei o mesmo vídeo que você e o resultado foi compatível.

Parece que o snow leopard não usa a gpu para vídeos mkv não.

Não sei se foi no seu caso, mas notei uma "leveza" maior ao assistir vídeos HD no windows.

Postado

Pelo que andei pesquisando NÃO no mac codec que faça a aceleração de video pela GPU de formatos MKV, so há se for utilizado codec e formatos padrões do quicktime.....Po que ***** isso em.....

Postado

bom, pra falar a verdade, nunca tinha notado isso aqui, e o processador ta la pra trabalhar, vai ver por isso nem notei ehehhehehe

[]'s

Postado

#fail do MAC. Realmente o uso do processador é um problema que considero relevante, pois isto influencia diretamente na duração da bateria pra quem estiver usando macbook.

Como usuário antigo do Windows, não pude deixar de notar a falta de várias funções que estão me fazendo muita falta aqui no Snow Leopard.

Dentre elas posso citar:

1) Clicar com o botão direito e selecionar ENVIAR PARA e escolher o destinatario de email.

2) Maximizar janelas de forma direita e direta. Várias vezes quando clico no + a janela não ocupa a tela toda, me obrigando a redimensionar manualmente através do canto inferior direito. Isto acontece no Firefox, aplicativos do iWork dentre outros.

3) A organização das fotos em diretórios no Windows Explorer é bem mais amigável que no Snow Leopard. Muitos podem criticar isto e podem até ter razão, mas pra quem está acostumado a navegar no Windows Explorer utilizando atalhos de teclado vai entender muito bem o que quero dizer.

4) Gerenciador de tarefas com definição de prioridades para os aplicativos. Pelo menos não encontrei isto no Snow Leopard. Sinto falta.

5) Agrupar várias instâncias de aplicativos abertos no mesmo ícone, como o Windows 7 faz. Isto pra mim faz uma falta danada. Me acostumei demais em ter vários aplicativos de Word aberto e navegar entre eles apenas chegando o mouse em cima do ícone do word na barra de tarefas. O Snow Leopard não tem este agrupamento e faz o desktop ficar uma bagunça.

6) Atalho pra alternar os vídeos externos (clone, extensão e apenas monitor). Sinto falta disto também.

7) Renomear arquivos. Isto pra mim é muito chato no MAC. Você tem que apertar ENTER pra modificar a extensão e o mesmo ENTER não salva sua alteração. Você tem que apertar enter e ir com o mouse em alterar. A setinha do teclado não funciona para o lado.

8) Tecla DELETE. ***, essa é ****. Você consegue usar a tecla delete como backspace e se quiser usar como delete, tem que apertar Fn + Delete. Bom, podia pelo menos ter as duas teclas, não? Nem vou comentar do teclado que só tem no modelo internacional (sem ç);

9) O Windows Explorer faz muita falta. A árvore de diretórios pra navegar no seu HD faz muita falta pra mim, ainda mais que no finder não tem aquela barrinha que você digita ou copia o endereço do aplicativo.

10) Adicionar e remover programas. Ptz... Este é osso. O Snow Leopard faz uma bagunça danada na pasta Aplicativos que fica até difícil achar um app ou removê-lo. O adicionar e remover aplicativos do Windows é muito prático pra você dar uma limpeza do no seu comuputador ou até mesmo fazer uma alteração no programa (como o office) ou apenas solicitar que ele seja reinstalado.

Sobre jogos eu não vou comentar porque o MAC não foi feito pra isto.

Se parar pra pensar mais um pouco, com certeza consigo dobrar esta lista de desvantagens.

Vale lembrar que esta é uma opinião pessoal minha e que até seria interessante outros leitores lerem antes de comprar seu MAC.

Outra coisa, como não podia faltar, o MAC (diga-se Snow Leopard também) tem suas enormes vantagens e uma delas, que eu vejo, é o trackpad multitouch. Além de ser grande é bem prático de navegar com ele.

A bateria dura pra caramba (7h no meu macbook white unibody) e a qualidade da tela LED é surpreendente.

Sobre aplicativos rodarem melhor ou não no MAC, eu não vi diferença.

No windows, por sinal, tudo roda muito bem e sem problemas. Pelo menos até agora.

Abraço.

Abraço

Postado

bom, aqui usando o mac normalmente, vendo flash, filmes, usando garageband, e usando normal mesmo, sem economia, dura coisa de 6h a bateria. jogando bate 4h.

ta bom, poucos netbooks chegam nisso e com desempenho bem sofrivel ehehehhehe

Economizando mesmo, deixando tudo na base de economia, deligando wi-fi, brilho bem baixo e etc... ja chegou a marcar 9h na barrinha de bateria, mas nunca tive uma oportunidade ou paciência de usar economicamente ele pra testar se ele chega mesmo nisso.

O lance que vejo e acho engraçado é muita gente querer uma CPU super TOP pra ela nao dar 10% de uso em qq coisa. Eu acho que se ta la a CPU tem que fazer ela trabalhar, afinal você pagou por ela hehehehehhe tem que exigir o trabalho duro da preguiçosa ehehheheheh.

[]'s

Postado
bom, aqui usando o mac normalmente, vendo flash, filmes, usando garageband, e usando normal mesmo, sem economia, dura coisa de 6h a bateria. jogando bate 4h.

ta bom, poucos netbooks chegam nisso e com desempenho bem sofrivel ehehehhehe

Economizando mesmo, deixando tudo na base de economia, deligando wi-fi, brilho bem baixo e etc... ja chegou a marcar 9h na barrinha de bateria, mas nunca tive uma oportunidade ou paciência de usar economicamente ele pra testar se ele chega mesmo nisso.

O lance que vejo e acho engraçado é muita gente querer uma CPU super TOP pra ela nao dar 10% de uso em qq coisa. Eu acho que se ta la a CPU tem que fazer ela trabalhar, afinal você pagou por ela hehehehehhe tem que exigir o trabalho duro da preguiçosa ehehheheheh.

[]'s

Amigo,

Para quem ver filme em HD é melhor que o video seja processado pela placa de video que processa de forma mais rapida. Além claro de deixar o cpu LIVRE para outras coisas....Essa tecnologia foi um grande benefício, pena que temos mas não podemos usar.

Postado

bom, o do meu marca 260, e ja passei isso ehehhe, troquei o chip, ja dei VDO aqui ehehhehe, mas voltando ao assunto, eu entendo o grilo de vocês, so nao senti falta de processamento aqui ainda, por isso achava que era a GPU que tava trabalhando, alias no site da apple é um dos destaques do macOS-X a GPU auxiliar o processador, nao só em filmes mas em qq outra coisa tb com processamento paralelo, por isso acho que é bug do player, e nao falha do mac.

Com os processadores gráficos superando a velocidade de trilhões de operações por segundo, eles são capazes de fazer bem mais do que compor imagens. OpenCL no Snow Leopard é uma tecnologia que permite que os desenvolvedores aproveitem ao máximo o poder dos processadores gráficos em qualquer aplicativo que desejem.

http://www.apple.com/br/macosx/technology/

[]'s

• 3 semanas depois...
Postado

*****,

Terminei de baixar AVATAR FULLHD...e fico triste em ver que o MACBOOK chora....50 a 60% do processador....se usar o VLC tem parte que trava....sem contar que adiantar o filme requer um tempo........Enquanto isso o windows mantem 10 a 15%......

Perceba...o mac OS X RODA mas roda de forma pesada.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!