Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ci 4093


rd7l

Posts recomendados

Olá!

Preciso usar o circuito em anexo para fazer um relé ligar uma lâmpada.

No lugar do R1 haverá um NTC e no lugar do R2 um potênciometro.

Minhas dúvidas são:

1) O relé não vai ficar "armando" e "desarmando" toda vez que a onda (quadrada) for para nível 1 e nível 0? Usar um diodo "roda livre" resolve isto?

2) Me falaram que preciso fazer uma realimentação no 4093 para definir o tempo em que ele vai atuar. Alguém pode me explicar melhor?

Obrigatoriamente, depois do R5 terei que usar um FET. Ainda tenho que pensar nisto...

Obrigado!

post-126260-13884955945753_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, obrigado por me responder...

Vou tentar explicar melhor o meu circuito. Ele é apenas um circuito que quero faze para treinar... Eu irei monta-lo numa placa impressa.

O circuito, que será alimentado por 12V, inicia-se numa ponte de resistores, sendo que um dos resistores é um NTC e o outro um potenciômetro.

Quando houver desequilibro na ponte, ou seja, o NTC se aquecer, o circuito entra em funcionamento.

Obrigatoriamente após a ponte deverá haver algum Schmitt Trigger. Após o Schmitt Trigger um FET ou MOSFET. Neste FET terei um diodo roda livre e em paralelo à ele (mas não obrigatoriamente) um relé. Este relé acionará uma lâmpada.

Não sei porque mas terei que configurar o Schmitt Trigger para cortar um pedaço da onda senoidal de alimentação. Farei isto realimentando um dos terminais dele.

Vocês acham que vai funcioanr? Alguma dica?

deve querer usar esse circuito para ligar o rele conforme a luminusidade, certo ?

se sim julgo que nao tera problema pois o CI ja tem histerese logo nao ficara em zona de instabilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece-me que esta a fazer confusao

o 4093 tem de ser alimentado por tensão continua nao com tensão alternada

o circuito como tem e como o 4093 ja tem histerese vai funcionar como quer com algumas alteraçoes

quando a ntc aquece aquece a ntc diminui de valor, a tensão no pino 2 vai subir e quando ultrapassar o nivel high da entrada 2 vai fazer a saida ir a 0

esta permanecera a 0 ate a ntc voltar a aumentar de valor e levar a entrada 2 ao nulel logico low

nao vai oscilar porque o 4093 tem histerese

o passar a saida de 1 a 0 ou de 0 a 1 depende do tempo que a ntc demorar a alterar oi seu valor que deoende da temperatura

julgo que o seu problema e esta na maneira como esta a fazer a simulaçao

retire R4

em R2 coloque por exemplo resistencia de 1K

em R1 coloque um potenciometro como trimmer de 5K

em ver do sinal de onda quadrada ligue esse ponto a Vcc

agora varie o potenciometro e meça a tensão , no pino 2 , a que a saida vai a 0 e depois quando vai a 1

vai ver que sao bem diferentes, cerca de 2V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!