Ir ao conteúdo

Gerenciador de Boot Windows/Linux

Thersyw

Posts recomendados

Postado

Oi, galera...

Estou à procura de um software que gerencie e organize a inicialização dos meus 4 sistemas operacionais que tenho em meu PC (XP, Vista, 7 e Kurumin)

(Já quase morro de pesquisar na net, e nada!!!)

Grato pela ajuda...

Postado
dependendo da sua placa mãe é só pressionar F12 e escolher por qual disco iniciar!

Amigo, mas aí é q tá...

Eu, eu só tenho 1 HD de 500GB, e está particionado em 6, 4 delas estão os 4 sistemas (XP, Vista, 7 e Kurumin)

É que o boot está meio bagunçado e eu queria editá-lo...

Postado

Olá Tersyw

Tente o seguinte:

Entre no seu Windows XP, vá em C:\ e edite o arquivo boot.ini que deve estar oculto, e lá você adiciona/remove os sistemas que você tem na maquina.

Exemplo:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

aqui temos um boot.ini especificado para 1 sistema apenas... o que você tem que fazer é adicionar mais linhas e alterar o 'partition' que ficaria mais ou menos assim:

[boot loader]

timeout=30

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows Vista" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows 7" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WINDOWS="Linux Kurumim" /noexecute=optin /fastdetect

Preste atenção que muder o partition(x) em cada linha que adicionei, de 1 até 4, que são as suas partições. Agora é so você descobrir qual é qual pra colocar a descrição certa.

espero ter ajudado.

Postado
Olá Tersyw

Tente o seguinte:

Entre no seu Windows XP, vá em C:\ e edite o arquivo boot.ini que deve estar oculto, e lá você adiciona/remove os sistemas que você tem na maquina.

Exemplo:

[boot loader]

timeout=30

[operating systems]

aqui temos um boot.ini especificado para 1 sistema apenas... o que você tem que fazer é adicionar mais linhas e alterar o 'partition' que ficaria mais ou menos assim:

[boot loader]

timeout=30

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows Vista" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows 7" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WINDOWS="Linux Kurumim" /noexecute=optin /fastdetect

Preste atenção que muder o partition(x) em cada linha que adicionei, de 1 até 4, que são as suas partições. Agora é so você descobrir qual é qual pra colocar a descrição certa.

espero ter ajudado.

Mas amigo...

qm detem o gerenciador no momento, é o linux... ou seja ta usando o grub ou o lilo...

aí tem a opção nele q eu clico e ele abre os sistemas da microsoft... e qm detem este, é o Vista...

O boot.ini ta desabilitado, com outras linhas de comando...

você acho q se eu só alterar pelo q você escreveu, dá certo?

grato pela atenção....

Postado

Olha... verifica na sua BIOS se tem a opção de qual sistema ta instalado. Aí você muda pra Windows Vista. Talvez assim ele carrega o Boot.ini e vai pro menu dele.

Mesmo assim já edita o boot.ini por via das duvidas

Postado
Olha... verifica na sua BIOS se tem a opção de qual sistema ta instalado. Aí você muda pra Windows Vista. Talvez assim ele carrega o Boot.ini e vai pro menu dele.

Mesmo assim já edita o boot.ini por via das duvidas

Mas como e ond verifico isso no bios? e porque mudar para vista se o boot.ini só existe no xp e não no vista?

Grato!

Postado
Olá Tersyw

Tente o seguinte:

Exemplo:

[boot loader]

timeout=30

[operating systems]

[boot loader]

timeout=30

[operating systems]

espero ter ajudado.

Amigo, 'AlyssonMaster'...

Não deu certo...

Quando eu mudei o arquivo boot.ini, como você tinha mandado, ele continuou mostrando a tela de boot q ja tinha, só q quando eu selecionava pra iniciar o XP, aí sim, mostrava a tela com os nomes q você mandou eu editar, e quando selecionava os demais sistemas por ela, não dava boot.. só dava boot quando eu selecionava o próprio XP...

de qualquer forma, obg pela ajuda...

Postado

Galera, depois d longas e incansáveis duas semanas de muita pesquisa, encontrei exatamente o q procurava...

Trata-se de um programinha, bem minúsculo, que encontra, adiciona, remove, renomeia, muda ordem e tempo dos sistemas instalados no pc...

E o melhor, ele é compatível com Windows, Linux, Mac...

Sua instalação é compatível com Vista e 7...

O nome do fera é: EasyBCD, já está na versão 1.7.2, mas não consegui baixá-la, todos os sites para o download do mesmo, direcionam pro site do fabricante e o mesmo está com problema, porém, tem uma opção do lado inferior direito, que é pro download da versão 1.7.1, mas deu certo do mesmo jeito... é show esse programa!!!

o link pro site: http://neosmart.net/dl.php?id=1

Valeu a qm postou aqui...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...