Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um controlador de fan com botoes "de toque"??

roth1986

Posts recomendados

Bom dia a todos,

estou precisando de um controlador de fans, porém só encontrei os com potenciometro.

como meu espaço é muito pequeno 1,5cm pra cada botao, na verdade tenho uma baia de Diskete pra fazer isso. e preciso de 6 botões nela, sendo 1 pra cold cathode e 5 pra fans, nao cabe 5 potenciometros e uma chave liga/desliga.

se couber fica impossivel de mexer nas chaves devido a distancia entre uma e outra.

fiz uns testes e reparei que se eu ligar o fan no fio vermelho da fonte, ele gira a 1100RPM , se ligar no amarelo gira a 2700RPM.

por isso acho uma boa ideia fazer algo somente pra fazer essa seleçao fio amarelo/fio vermelho.

eu pensei em algo tipo:

aperta o botao liga 12v

aperta novamente liga 5v (se nao me engano esta é a tensão do vermelho)

aperta de novo desliga

se der quero colocar led pra indicar.

peço ajuda a vocês neste projeto.

desde ja agradeço a atençao de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso você faz facilmente com um 4013,e so dar um help q eu desenho e posto o circuito.

:aplausos: opa cara, se não for muito incomodo eu gostaria de ter essa ajuda.

só que eu nao entendo de componentes eletronicos. seria pedir muito voce descrever o que vou precisar de maneira que o vendedor da loja me entenda.

agradeço a sua atençao.

A sua solução seria mais bonitinha mas por que voce não coloca uma chave HH de 3 posições? Dai bastaria ter a posição desligado, 12V, 5V.

Opa Sink00, eu pensei nessa solução tambem, até porque como to fazendo aos poucos meu Case, to com a tampa de traz da MB aberta. e com um fiozinho eu mudo dos 12v pra 5v quando nao quero barulho.

mas como to tentando deixa ele bem ajeitadinho queria algo diferenciado.

Link para o comentário

o circuito a seguir liga ,5v,com um toque,12 com outro toque,so que pra desligar sao dois toques ,se te interessar ta ae,ta meio confusso as ligaçoes ,mais se olhar atentamente da pra sacar o lance kkkkkkkkkkkkkk

Opa, a ligaçao nao esta confusa, o que me confundi é os simbolos dos componentes :lol:.

nao sei se eu me garanto em fazer um circuito desses.

eu iria queimar com certeza umas 3 placas no minimo:huh:

voce trabalha com eletronica né?

uma pergunta *****, se tirar a funçao "desligar" simplificaria muito a placa?

Link para o comentário

• Membro VIP

Dê uma olhada ai: http://www.milcomp.com.br/produtos2.asp?codigo_categoria=32&nome_categoria=Chaves&tipo=10&pra mim=Alavanca&ad=ChaveAlavanca

Tem diversas chaves.. Deves escolher alguma que seja On/off/on e que não seja necessário comprar 50 ou 100 como mínimo..

Dai é só ligar desse modo:

SeletoradetensoparaFAN.jpg

Abraço...

Link para o comentário

Dê uma olhada ai: http://www.milcomp.com.br/produtos2.asp?codigo_categoria=32&nome_categoria=Chaves&tipo=10&pra mim=Alavanca&ad=ChaveAlavanca

Tem diversas chaves.. Deves escolher alguma que seja On/off/on e que não seja necessário comprar 50 ou 100 como mínimo..

Dai é só ligar desse modo:

SeletoradetensoparaFAN.jpg

Abraço...

mas existe alguma chave de toque com 3 polos? on/off/on

????

Link para o comentário

• Membro VIP
mas existe alguma chave de toque com 3 polos? on/off/on

????

É.. Desculpa meu amigo.. De toque nunca vi não.. Esqueci da frescu.... digo, do detalhe da questão toque.

Acredito que para fazer desse modo, chave de toque, tenhas que colocar um circuito digital..

Abraço...

Link para o comentário

É.. Desculpa meu amigo.. De toque nunca vi não.. Esqueci da frescu.... digo, do detalhe da questão toque.

Acredito que para fazer desse modo, chave de toque, tenhas que colocar um circuito digital..

Abraço...

pior que é frescura mesmo :lol::wub::P

rsrsrrs

eu ja comprei tudo , só falta essa parte de controlar os fans,

terça feira no maximo vou receber as ultimas coisas. acho que nao vou aguentar e vou usar as chaves de alavanca mesmo, pelo menos por enquanto :wacko:

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!