Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como modificar a senha de um usuário ?

Wolverinski

Posts recomendados

galera seguinte...

so novo no linux e to com um problema...

preciso descobrir ou quebrar a senha de login de um usuario em uma maquina com o suse 11.2 e nao tenho a menor ideia de como fazer isso...

achei alguns tutoriais ensinando a mudar a senha de root...

nao sei se e do mesmo jeito ou nao...

se algum puder me dar uma mao ou passar um tutorial eu agradeço...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quebrar / descobrir é um tanto quanto impossível, já que senhas utilizam hashs, você terá que fazer isso na força bruta.....

O mais correto é alterar a senha do usuário, para isso utiliza-se o comando passwd

passwd usuário

Mas fica a dica...

Se você não pode alterar a senha do usuário, mas precisa acessar algum recurso com a senha (estou assumindo que você pode fazer isso!) do usuário. Como root, edite o arquivo /etc/shadow

A estrutura do arquivo é essa:

victor:$6$KMOic1J5$NpJUMe.jI.Tcxg8HQ4IujfYpXqBimOcBZ0Ejug5FNh1BqdrfcxwWuf72oUu4m4l2raH8PLJFUshno8Wibdflczu1:14744:0:99999:7:::

Explicação dos campos (eles são separados por :)

usuário[B]:[/B]hash da senha[B]:[/B]dias desde a ultima alteração da senha[B]:[/B]idade minima da senha[B]:[/B]idade máxima de validade da senha[B]:[/B]numero de dias que passado a idade máxima da senha a conta sera expirada:::

O que você faz:

1º - Copia a linha inteira que contém o nome do usuário;

2º - Salve essa linha em algum outro arquivo;

3º - Execute o passwd usuário para trocar a senha

4º - Faça os acessos necessários

5º - Edite o arquivo /etc/shadow novamente e devolva a linha copiada no item 1

Dessa forma, você não altera a senha do usuário, mas consegue o acesso que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!