Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de Overclock core i3 530 ou troca do Processador


Gerson Val. Jr

Posts recomendados

Troquei recentemente de micro, mas não estou satisfeito com o processador.

Tive um ganho pequeno em relação ao anterior, mas para algumas aplicações ficou mais lento.

Uso o computador para ver filmes dvd / blu-ray, desenvolvimento delphi e jogos.

Minha configuração anterior era:

Processador Core 2 Duo E7200

Mobo GA-G31M-S2L,

4 GB DDR2

Video GeForce 9800 GT 1GB DDR3 Low Power

Sound Blaster Live Value.

HD 1 Tera, HD 250 GB, Leitor Blu-Ray Sony e gravador DVD

Minha configuração atual é:

Processador Core i3 530

Mobo GA-P55-USB3

4 GB DDR3

Video GeForce 9800 GT 1G DDR3 Low Power

HD 1 Tera, Leitor Blu-Ray Sony e gravador DVD

Como vendi meu micro anterior e sobrou uma grana, vou investir numa placa de som Asus Xonar DS - DS/A - Box e estou pensando seriamente em trocar o processador.

O que seria melhor um i5 750 ou um i7 860?

Será que a intel vai lançar algum i7 soquete 1156 com tecnologia 32nm este ano?

Será que vale a pena esperar?

Ou vale a pena fazer um overclock no processador? Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei fora uns dias, por isso não tive como responder antes.

Notei que minha máquina ficou mais lenta para operações com zip (muitos

arquivos pequenos gerando um zip de 350 mega), compilação de programas com Delphi 7.

Fiz um pequeno over no meu processador, não sei se esta correto, fiz as seguintes alterações no Setup (Bios):

- CPU Clock Ratio: 22 x ficanco o CPU Freguency 3.41 GHz

- QPI Clock Ratio: Auto ficando QPI Link Speed: 6.82 GHz

- Base Clock(BCLK) Control: Enabled

- BCLK Frequency (Mhz): 155

- Extreme Memory Profile(X.M.P.): Disable

- System Memory Multiplier (SPD): 8.0 ficando Memory Frequency 1240

- PCI Express Frequency(Mhz): 100

- CPU Clock Drive: 800mV

- PCI Express Clock Drive: 900mV

- CPU Clock Skew: 0ps

- CPU Cores Enabled: All

- CPU Multi-Threading: Enabled

- CPU Enhanced Halt (C1E): Auto

- C3/C6 State Support: Auto

- CPU Thermal Monitor: Auto

- CPU EIST Function: Auto

- Bi-Directional PROCHOT: Auto

- Itens Advanced Memory Settings

Extreme Memory Profile (X.M.P.): Disable

Performance Enhance: Standard

DRAM Timing Selectable (SPD): Auto

- Advanced Voltage Settings: Todos Auto

A máquina parece estavel, não travou nem uma vez.

Por enquanto estou rodando com Windows XP 32 bits Service Pack 3.

Resultados Super PI/mod1.5 XS (1 execução de cada):

1M -> 12.406s

2M -> 30.047s

32M -> 11m 59.828s

XS Bench do RealTemp -> Score 1381 Time 10.595 sec

Sensor Test do RealTemp:

Core 0 Core 1

Movement 20 20

CPU Load Average Distance to TJMax

100.0% 38.0 41.0

89.9% 41.0 44.0

76.5% 44.6 47.1

64.1% 48.1 50.0

51.8% 52.1 53.6

39.4% 56.3 57.2

27.0% 59.6 60.8

14.6% 63.5 64.6

0.5% 71.9 71.8

0.5% 74.0 74.0

Temperatura medida RealTemp depois de todos os teste acima:

Mínima 29 C

Máxima 67 C.

Com aplicações normais, do dia a dia, Delphi, video, zip e outros aplicativos

a temperatura não passa de 45 C

Se alguém quiser me passar algumas dicas do over que fiz, agradeço.

Importante, o cooler do meu processador é o box da intel, não acho que vale a pena investir em um cooler melhor (na faixa de $200), prefiro juntar o dinheiro para no final do ano pegar um i7, já me falaram que com o meu cooler

atual talvez consiga fazer um over no meu processador até 3.8, meu gabinete

é bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

quero saber tambem gente aqui com coler box coloquei 3.6 no i3 e fico belezao mais nos jogos pesados yipo gta4 ele tava em 70° ai eu tirei o over com medo de queimar o pc. eu comprei um cooler hyper tx3 propio pra over agora quero por over de 4.0. mais o máximo que dá é 9.600. porque . ? terei que aumentar o vcore. eu nao sei mexer no vcore e tenho medo de tentar sem saber, alguem sabe ai? alguem ja fez over no i3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quero saber tambem gente aqui com coler box coloquei 3.6 no i3 e fico belezao mais nos jogos pesados yipo gta4 ele tava em 70° ai eu tirei o over com medo de queimar o pc. eu comprei um cooler hyper tx3 propio pra over agora quero por over de 4.0. mais o máximo que dá é 9.600. porque . ? terei que aumentar o vcore. eu nao sei mexer no vcore e tenho medo de tentar sem saber, alguem sabe ai? alguem ja fez over no i3?

9.600 o que? Pra 4GHz é só aumentar o vCore até ficar estável com VTT em 1.25V. Dependendo do modelo vai precisar de 181MHz ou 173MHz no BCLK. Vai precisar por volta de 1.25V a 1.3V vCore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe 9.600 nao """3.600" mudei aqui tb e o maximo que consegui foi 3.916. eu tentei colocar 4.000 mais eu mexi no vcore e fico estavel tava a tela azul direto o vcoreque eu mudei de 1.45 pra 2.00. eu aumentei de mais o vcore por isso nao deve ter dado ne? vou tentar um valo mais baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe 9.600 nao """3.600" mudei aqui tb e o maximo que consegui foi 3.916. eu tentei colocar 4.000 mais eu mexi no vcore e fico estavel tava a tela azul direto o vcoreque eu mudei de 1.45 pra 2.00. eu aumentei de mais o vcore por isso nao deve ter dado ne? vou tentar um valo mais baixo.

1.45V é um valor absurdo. 2.0V é suficiente pra facilmente queimar seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, para overclock não existe regra quando o assunto é clock VS tensão; existem variáveis muito importante que muda totalmente o comportamento do que está sendo overclockado

Não existe tensão X para clock X como um padrão. O que deve ser feito é teste prático para saber quanto de tensão o conjunto vai necessitar para determinado clock.

Pode um conjunto (como o citado) atingir 4GHz com tensão X e outro conjunto igual atingir os mesmos 4GHz com tensão Y, isso é, voltagens diferentes.

Overclock é feito na base de teste. Cada conjunto de componentes tem sua particularidade diferenciada para over, por isso o teste individual é necessário.

Também não se esqueçam que temos regras aqui na seção de overclock.

Elas estão aqui, por favor leia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, para overclock não existe regra quando o assunto é clock VS tensão; existem variáveis muito importante que muda totalmente o comportamento do que está sendo overclockado

Não existe tensão X para clock X como um padrão. O que deve ser feito é teste prático para saber quanto de tensão o conjunto vai necessitar para determinado clock.

Pode um conjunto (como o citado) atingir 4GHz com tensão X e outro conjunto igual atingir os mesmos 4GHz com tensão Y, isso é, voltagens diferentes.

Overclock é feito na base de teste. Cada conjunto de componentes tem sua particularidade diferenciada para over, por isso o teste individual é necessário.

Também não se esqueçam que temos regras aqui na seção de overclock.

Elas estão aqui, por favor leia.

Dei uma figura aproximada do vCore que ele precisará usar. Vi MUITOS processadores que precisavam desse valor pra 4GHz, incluindo o meu próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o maximo que consegui foi isso mexendo so no vcore.na bios eu nao vejo a opção de VTT etc , nao sei se é por causa da placa-mãe . entrem nesse linkim que foi gerado pelo CPUZ http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1567084

olhem como essta na minha bios:

>CPU Specifications [Press Enter]

>CPU Features [Press Enter]

Active Processor Cores [ALL]

intel Gist [ALL]

C1E Support [Enabled]

Adjust CPU Base Frequency(MHZ)[178] aumentei o GHZ aumentando a frequencia

OC Stepping [Disabled]

Adjust CPU Ratio [22]

Adjusted CPU Frequency MHZ 3.916 GHZ mudei de 2.933 pra 3.916

Auto Overclock Technology [Disabled]

CPU Voltage (v) [Auto]

CPU Voltage (v) [Auto]

DRAM Voltage (v) [Auto]

PCH 1.05 (v) [1.125] onde mudei de auto pra 1.25

vi outro tópico que o cara colocou o i3 530 ( mesmo que o meu ) a 4.5GHZ 1.32v com o mesmo cooler que o meu que é o Hyper TX3. quero por 4.5 mais o máximo que consigo é 3.916 quando coloco 4.0 o sistema fica estavel e reinicia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi outro tópico que o cara colocou o i3 530 ( mesmo que o meu ) a 4.5GHZ 1.32v com o mesmo cooler que o meu que é o Hyper TX3. quero por 4.5 mais o máximo que consigo é 3.916 quando coloco 4.0 o sistema fica estavel e reinicia.

Vai ser difícil em uma placa mãe que não tem nem controle de VTT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui!!!!

da primeira vez o pc ficou 1 hora ligada normal rapidexxx:D . mas depois de 30 mim :( tela azull. ai eu fui aumentando diminuindo e deu certo de novo mas nao abria os jogos pesados acho que é por causa que mexi na config da memoria ram.

e agora consegui esta a 1 hora liga rodando os jogos normalmente. agora o que eu quero saber de vocês é se o que eu mexi na configuração está correta e se nada esta muito alta que possa causar a queima da placa com o tempo?

estava aparecendo tela azul direto so deu certo quando eu aumentei o vcore da ram e acho que aumentei a frequencia tb por isso quero que me falem o que eu aumentei e se tem risco

CPU Voltage (v) [Auto] tirei auto e coloquei [+0.122]

CPU Voltage (v) [Auto] tirei auto e coloquei [+0.122

DRAM Voltage (v) [Auto] tirei auto e coloquei [1.608]

PCH 1.05 (v) [auto]

__________________

O PC ESTÁ A 1 HORA EM 4004 sem telas azuis e sem falha do explorer area de trabalho etc . tudo funfando normal.

antes deu mexer na opcao da memoria ram eu olhei o cpu z e tava marcando

dram frequency 532.0 mhz

fsb dram 4;16

cas latency(cl) 7.0 e bla bla bla ( o resto nao teve mudanças

agora ficou

dram frequency 726.2 mhz

fsb dram 4;16

dram latency 2905

eu achei muito altos esses valores sera que pode queimar por isso

a temperatura do pc esta normal ambiente a 31-33 e com prime usando 100% da cpu chega no maximo a 55°. agora nao tem nenhum programa pra eu olhar e a temperatura da memoria ram sera que ela ta muito quente e pode queima?

abraço a todos . me ajudem!!!

-----------------------------------------------------------------

Ops tela azul depois de 2 horas . quando da á tela azul eu reinicio e a tela vem de cara na hora que ligo o pc. ai eu aumento uns valores da ram e vcore e ele liga e fica mais 1 ou 2 horas e desliga . qual é o valor certo pra eu colocar ?

la na bios da minha placa tem essas opções da memoria ram

Advanced DRAM [CONFIGURAR]

Memory Ratio (auto) coloquei (5)

Adjust DRAM Frequency (mhz)1820

Qpi Ratio [auto]

Adjust qpi Frequency (mhz) 8008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é fera deu nao de vez em quando ele da a tela azul infelizmente. mas se você esta com essa mesma placa-mãe que a minha você pode colocar a opcao de overclock automático que tem nela na bios ou em 2 butoes na placa-mãe so que esses over que vem na placa é 3.600 ele nao vai mais que isso nao. pra conseguir acima de 4. so mexendo manualmente mesmo. mas se você estiver com outra placa ela deve ser mais fácil que a minha, á minha é difícil porque falta a opcao de vtt na bios . a sua deve ter essa opcao. se tiver opcao de vtt segue o que o - nolonger escreveu """Pra 4GHz é só aumentar o vCore até ficar estável com VTT em 1.25V. Dependendo do modelo vai precisar de 181MHz ou 173MHz no BCLK. Vai precisar por volta de 1.25V a 1.3V vCore.""" qualquer duvida poste ai que ele deve responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais no seu caso a placa de video ta levando o processador no caso dos jogos.

os jogos rodam tranquilos ai tudo no very hig? . metro 2033- medal of honor 2010 sao os jogos mais pesados que conheço aqui eles ficam quase no maximo fica mais ou menos 70-80% com AA se eu deixar sem AA da pra por uns 90 e pocos.=D de graficos e sem over na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

semana passada achei um programa de atualizar bios da propia marca (MSI) atualizei ela e agora qualquer valor de over que eu ponho funciona nao aparece mais tela azul o máximo que da e do pc ligar e desligar varias vezes na primeira vez que ligo ai abaixa vcore de 1.36 pra 1.22 e agora ta estabilizado

to com ele a 4.400 antes tava no maximo de vcore 1.36 e ele tava reiniciando umas 3 vezes quando eu ligava o pc eu abaixei o vcore pra 1.22 e ta perfeito

o que quero saber de vocês sao esses valores de vcore se estão corretos e sem risco de queimar por estarem valores alto isso se estiverem altos

minha memoria ram é de 1600 mas a placa nao a deixa á 1600 se eu fizer over no processador ela fica 1071 . tive que fazer over nela pra 1600 e aumentar, o vcore dela nunca deu problema de estabilidade . quero saber se o que está ta correto. dram voltage 1.608

a temperatura do pc com hover a 100%uso cpu 1.400 chego a 76 graus rodando o "OCCT" e o "Prime" os 2 no extreme. jogando gta tudo no ultra hig fico a 66 graus. 76 graus esta muito alta ne ouvi falar que o açeitavel é 64 mas a intel diz que o i3 é 71 graus. e tb chego á 76 rodando o prime gente eu nunca vou rodar um programa que esquenta tanto então tem problema? o gta o jogo mais pesado aqui chego á 66 temperatura medida com "core temp"

relatorio CPU-Z >>> http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1836795

quero colocar ele á 4.600ghz acha que vai esquentar muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...