Ir ao conteúdo

Duvida com consumo de fonte

xotgun

Posts recomendados

Postado

Gente qual o consumo de uma fonte de 500W?

Minha teze:

- Fonte de 500W consome 500W por hora.

Aqui em casa 1KW custa 0.54centavos

então uma fonte de 500W consome 0.27 centavos por hora?

Calculo

1Kw = 0.54

500W = 0.27

então a cada hora que meu computador ficar ligado com uma fonte de 500W ele vai consumir 0.27 centavos?

Favor me ajudem.... :wacko:

• Membro VIP
Postado

O consumo da fonte será igual a demanda de seu PC dividido pela eficiência da fonte..

Se seu PC demandar digamos 250 Watts e sua fonte tiver uma eficiência de 80%, sua fonte demandará da tomada 250/0,80 = 312,5 Watts

Se 1.000 Watts hora custar R$ 0,54 , esses 312,5 Watts hora custarão R$ 0,17

Nota: se seu PC demandar 250 Watts e sua fonte for de 300 Watts, 500 Watts ou 1.000 Watts, o consumo da mesma somente dependerá de sua eficiência e será igual a 250 Watts divididos pela eficiência da fonte

Postado

Meu computador esta atras mostrando consumo de 6A = 6x110 = 660W/h

Tem computadores mais economicos? sem influenciar a qualidade da maquina?

Postado
Meu computador esta atras mostrando consumo de 6A = 6x110 = 660W/h

Tem computadores mais economicos? sem influenciar a qualidade da maquina?

Esse é o limite do cabo.

O seu computador só vai puxar da tomada o que as peças pedirem, independente da potência da fonte>

Mas também deve-se considerar a eficiência para se ter o cálculo final.

Postado

A única forma de ver a corrente real que seu PC está demandando é colocar um amperímetro alicate no cabo d força, aí sim voce vai fazer iX110v=potencia. Normalmente o PC estará demandando menos que os 500watts, senão já teria arriado.

Faça o somatório dos componentes do micro e aí voce vai ter um valor um pouco mais próximo da realidade, tem até uns sites que estimam essa potencia total.

Só que é claro, tem mais alguns consumos que o PC faz além da CPU: tem o monitor, as caixas de som ( se tiverem fonte própria ) entre outras

Postado
O consumo da fonte será igual a demanda de seu PC dividido pela eficiência da fonte..

Se seu PC demandar digamos 250 Watts e sua fonte tiver uma eficiência de 80%, sua fonte demandará da tomada 250/0,80 = 312,5 Watts

Se 1.000 Watts hora custar R$ 0,54 , esses 312,5 Watts hora custarão R$ 0,17

Nota: se seu PC demandar 250 Watts e sua fonte for de 300 Watts, 500 Watts ou 1.000 Watts, o consumo da mesma somente dependerá de sua eficiência e será igual a 250 Watts divididos pela eficiência da fonte

Prezado Faller

Antes de tudo, agradeço pelas suas informações bastantes inteligentes na área técnica.

Gostaria de fazer uma pergunta básica, porém não se arrepie se estou dizendo alguma grande besteira.

A pergunta é o seguinte: para descobrir o valor em amperes do fusível a ser utilizado posso grosseiramente fazer o cálculo: somar as pontências (w), adicionar em torno de 30% de perdas e dividir pela tensão atual (220v) para achar o fusível aproximado?

ex: 500w + 150w (30% perdas) / 220v = 3A

Agradeço antecipadamente

Haolsi

• Membro VIP
Postado
para descobrir o valor em amperes do fusível a ser utilizado posso grosseiramente fazer o cálculo: somar as pontências (w), adicionar em torno de 30% de perdas e dividir pela tensão atual (220v) para achar o fusível aproximado?

ex: 500w + 150w (30% perdas) / 220v = 3A

Eu diria o seguinte:

- Some todas as potências demandadas, inclusive as perdas

- Acrescente uma sobrepotência equivalente a uns 30%

- Então, com esse somatório de potências dividido pela tensão de trabalho, calcule a corrente do fusível.

Desse modo o fusível vai tolerar muito bem as correntes ou potências normalmente demandadas, incluindo as perdas, e vai se fundir caso haja um aumento de 30% nessa potência ou nessa corrente demandada.. Esse é o cálculo normal para fusíveis, cuja função nunca é a de proteger o equipamento mas sim o suporte de energia, a fiação, o caos...

Veja porque..

- Um equipamento, por sí só não vai exigir mais potência do que seu máximo previsto em normais condições.

- Caso ele venha a exigir 30% a mais de potência ou de corrente, algo já deve estar mal, ou o próprio equipamento ou o suprimento de energia..

- Se o próprio equipamento se danificou a ponto de exigir 30% a mais de corrente, ou potência, já está estabelecido o defeito e o fusível só está ai para eventualmente abrir e a coisa não virar fogo...

- Se a razão da queima do fusível é algum curto circuito na fiação, sim o fusível vai abrir para proteger a mesma e também do fogo, mas seu equipamento já estava protegido, pois com um curto na fiação a tensão no equipamento só poderia ser menor, nunca maior que a nominal...

Ou seja, fusíveis não protegem o equipamento em geral e sim o contorno do mesmo, a fiação, protegem, caso o equipamento entre em defeito, a queima da fiação..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...