Ir ao conteúdo

Como faço para descobrir se imagem de print screen foi editada?

Alexandrefim

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Andei pesquisando aqui no forum e no google um programa que consiga saber se uma imagem criada por print screen foi editada, não sei se existe...

Achei um programa, chamado JPEGsnoop que é para fotos digitais, teste com print screen mas não resolveu...

Vocês conhecem algum?

Ou de repente um um programa que tire print screen e caso seja editado essa imagem esse mesmo programa possa detectar...

valeu pessoal... ;)

Postado

tava precisando por causa de um jogo online, iremos fazer uns testes, mas os jogadores só poderão participar se tiverem alguns requisitos, e esses requisitos só posso ver através de print screen... mas se a edição da imagem é tão fácil fica difícil...

Mesmo com o zoom é impossivel de perceber, eu fiz a alteração aqui e depois dei um zoom bem grande e não da de percebr a diferença, já que tais requistos são numeros, é só copiar de outro lugar da mesma imagem e colar onde ele quer, o fundo é o mesmo...

Postado

Bom.. se é pra algum jogo online em ALGUM LUGAR ( não sei onde se localiza o servidor ) tem um database com todos os dados dos jogadores...Será que não da pra acessar por lá e ver?

Postado

Veja com o JPEGsnoop: O DNA da imagem ou foto.

É Portable, tamanho 554 KB, muito poderoso (Detalhes ao extremo).

JPEGsnoop é um programa gratuito que examina e decodifica os menores detalhes de arquivos de imagem e filmes.

Com esse recurso, obter informações diversas sobre arquivos dessa categoria e testar a autenticidade deles se torna fácil.

Ele permite descobrir até mesmo o modelo da máquina que registrou a imagem.

Informações como resolução e configuração da qualidade de arquivos JPEG, historiograma,

codificação Huffmann são disponibilizadas por esse aplicativo.

É bastante útil para verificar a edição ou montagem de fotografias, identificar erros em arquivos de imagem corrompidos,

extrair imagens de documentos PDF ou checar a qualidade de arquivos editados em Photoshop, por exemplo.

Informações adicionais

Arquivos de vídeo, como aqueles com extensão AVI e MOV, podem ser codificados de diversas maneiras.

JPEGsnoop estará apto a abrir o arquivo apenas se o CODEC que tiver sido utilizado para realizar esse trabalho

for baseado em Motion JPEG (MJPG).

O programa suporta arquivos com extensão:

.JPG - JPEG Still Photo

.THM - Thumbnail for RAW Photo / Movie Files

.AVI* - AVI Movies

.DNG - Digital Negative RAW Photo

.CRW, .CR2, .NEF, .ORF, .PEF - RAW Photo

.MOV* - QuickTime Movies, QTVR (Virtual Reality / 360 Panoramic)

.PDF - Adobe PDF Documents

Downlload: http://impulseadventure.com/photo/jpeg-snoop.html

INFO 1: http://impulseadventure.com/photo/jpeg-snoop-options.html

INFO 2: http://www.baixaki.com.br/download/jpegsnoop.htm

INFO 3: http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=13307

Depois existem bons programas que também fornecem detalhes de imagem ou foto:

Como o FastStone Image Viewer em Português, entrando em Histograma.

Ou o Fast Picture Viewer, também em português, que informa detalhes da máquina que uma determinada foto foi tirada.

Mas acho que nenhum desses supera o JPEGsnoop.

Conforme disse o viniciusbmatos, a outra forma de saber se uma foto foi editada é abrí-la no Paint ou em outro editor,

e dar um super zoom para identificar a disposição dos pixels, mas para isso precisa ser um profissional.

DICA: No site é mostrado como diagnosticar todas as informações do relatório do JPEGsnoop.

Se tiver dificuldades e for muito importante, copie o log e mande para o site para o pessoal analisar. Entrando lá, faça uma doação.

Tutorial 1 do site: http://impulseadventure.com/photo/jpeg-snoop-identify-edited-photos.html

Tutorial 2 do site: http://impulseadventure.com/photo/jpeg-huffman-coding.html

Recurso OnLine, informa a URL de uma imagem ou foto (Não aceita qualquer formato): Image Error Level Analyser

Achei que o JPEGsnoop não fosse tudo isso, mas testei e funciona mesmo.

Espero ter ajudado...

Postado

Eu baixei esse programa, mas pelo o que eu li ele reconhece edição de foto digital, já que as fotos digitais tem informações da camera utilizada, etc... fiz o teste com o print screen, e colocando no programa a imagem com ou sem edição, ele diz a mesma coisa:

Based on the analysis of compression characteristics and EXIF metadata:

ASSESSMENT: Class 1 - Image is processed/edited

Postado

A imagem do PrintScreen por si só, já é editada.

O máximo que vai aparecer ali são as ferramentas que o Windows utilizou, tipo: Motorola...

Se editou em algum software tipo PhotoScape ou Photoshop, pode aparecer uma referência a eles como editores.

Agora, aquele log para entender, não é fácil!

A partir do momento que ele faz a leitura de um JPEG, se este não partiu de uma câmera,

é óbvio que não haverão essas informações.

Todos aqueles números querem dizer alguma coisa, e talvez ele falem sobre uma suposta edição.

Se você fizer um screen e tirar um log, vai ter uma informação.

Se você pegar esse mesmo screen e editar no PhotoScape por exemplo,

e refazer a leitura no JPEGsnoop, ele vai gerar outro log diferente.

Ali ele registra a data de cada alteração, se não estou enganado.

Bem, já é um início... Tá quase chegando lá.

Postado

O problema acho eu é que quando apertas o botão print screen não é gerado uma imagem automaticamente, ele apenas salva na memoria, se quiseres tranformar em imagem tens que ir no paint e colar, aí você já pode mexer na imagem e salvar depois, o programa não vai conseguir descobrir isso...

O certo era ter um programa que gerasse a imagem na tela do computador e a salvasse em uma extensão que apenas ele lêsse, aí não conseguiriam editá-la porque nenhum programa de imagem iria conseguir abrir... Será que existe um?

Postado
O certo era ter um programa que gerasse a imagem na tela do computador e a salvasse em uma extensão que apenas ele lesse, aí não conseguiriam editá-la porque nenhum programa de imagem iria conseguir abrir... Será que existe um?

Provavelmente não. Acho que ninguém iria baixar um programa para fazer o screenshot se somente ele abre.

Mesmo que exista, haveria uma forma de editar: abrir a imagem com o programa, fazer um screenshot do programa pela tecla PrintScreen e editar, exibir a imagem editada em tela cheia e obter um novo screenshot com o programa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!