Ir ao conteúdo

Linguagem Com Maior Campo De Trabalho

Sidão

Posts recomendados

Postado

E aí galera, beleza?

Estou fazendo um curso técnico, no qual estou aprendendo VB, C e Cobol.

Eu queria saber qual é a linguagem de programação que possui o maior (e que dê mais $) mercado de trabalho.

Valeu!

:bandeira:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por tabgal@20 fev 2004, 11:17

VB é o mais mais hoje.

C tem bastante mercado, principalmente p WIndows (Borland Builder e Visual C)

COBOL pode esquecer...

:rolleyes:

Não fale tão mal dos coboleiros :(

Poxa ainda existe mercado para aqueles que são mestres nisso ... mas é pra cara BOM mesmo e com larga experiência em aplicações pesadas tipo aquelas coisas bancarias que até hoje são escritas em COBOL.

:-BEER:D:lol:

Postado

Apesar dos problemas entre Microsoft e a Sun, java ainda tem um enorme mercado, e dúvido que isso mude radicalmente.

C ainda terá um excelente mercado por um bom tempo, e ouvi dizer que a procura por programadores em C vem crescendo juntamente com o mercado do Linux.

Cobol e VB são linguagens que já foram muito utilizadas, mas não sei como anda a situação atual.

Delphi ainda é uma excelente opção pra quem programa para Windows.

Bom, respondendo de forma mais direta, acredito que, hoje, as melhores opções seriam Java e Delphi. Mas, qualquer uma dessas linguagens, se você for fera no assunto, vai lhe garantir $$$.

Boa sorte

:bye:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por tabgal@20 fev 2004, 11:17

VB é o mais mais hoje.

Hoje só, não.

(Só pra provocar um pouquinho he he he) Quer os "Delphistas" queiram ou não, faz tempo que o VB domina, desde a versão 3... :P

Na boa hein, pessoal ;)

B)

Postado
Postado Originalmente por Neo - Matrix@20 fev 2004, 13:26

Poxa ainda existe mercado para aqueles que são mestres nisso ... mas é pra cara BOM mesmo e com larga experiência em aplicações pesadas tipo aquelas coisas bancarias que até hoje são escritas em COBOL.

Sobre o Cobol, é isso mesmo que o meu professor diz, que muitos bancos ainda utilizam Cobol pois não seria viável mexer eu um sistema, pois além de não haver motivo seria muito caro.

Quanto ao VB, eu li aqui no fórum que a Microsoft iria acabar com o VB 6.0 em 2008.

Esta notícia é verdadeira? Se for, será que o VB.net terá um bom mercado ou irá embora junto.

Tem outra coisa: sabendo VB eu já tenho uma boa base para programar em Delphi?

Valeu galera.

:bandeira::-BEER:bandeira:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Sidão@20 fev 2004, 23:28

1) Quanto ao VB, eu li aqui no fórum que a Microsoft iria acabar com o VB 6.0 em 2008. Esta notícia é verdadeira? Se for, será que o VB.net terá um bom mercado ou irá embora junto.

2) Tem outra coisa: sabendo VB eu já tenho uma boa base para programar em Delphi?

1) Na verdade o VB6 já acabou quando foi lançado o Visual Studio.Net e, por conseguinte, o VB.Net. Porém, existe uma diferença entre uma empresa deixar de fabricar um produto e ele deixar de ser usado. Conheço algumas empresas que ainda usam VB3 e 4 para desenvolvimento, muitas ainda usam VB5 e a grande maioria usa VB6.

Quanto ao VB.Net, apesar de ter sido "empurrado" pras prateleiras há algum tempo, ainda não decolou, talvez pelo fato de a Microsoft ter mexido demais na ferramenta, na linguagem e nos conceitos, tendo deixado "irreconhecível" para os padrões do desenvolvedor VB.

Eu particularmente ainda não vi a menor necessidade de migrar para o VB.Net, e pelo que tudo indica não vou fazer isso tão cedo. Se tiver que reaprender tudo de novo no VB, prefiro migrar é pro Delphi.

2) Acredito que não. Até onde eu sei (no meu vago e humilde conhecimento de Delphi) a sintaxe e a estrutura da linguagem no VB é bem diferente do Delphi.

B)

Postado

Só uma resposta para quem acha que baixa plataforma é tudo.

Realmente há linguagens como SAP, e Java que hoje em dia estão dando dinheiro pra caramba.... mas falar mal do Cobol, acho q é conversa pra bebado...

Eu comecei a trampar a 7 meses com Cobol, Cics, PLI, Db2 etc...e falo o seguinte para os programadores vb da vida...SEJAM BONS...E DEMAIS...porque é o seguinte, programador de C VB etc tem aos montes por ai ...agora programadores de alta plataforma hoje em dia a tendencia é aumentar o mercado..porque os q existem estão se aposentando...então acho q estou na area certa...

e só pra aliviar....eu achei COBOL muuuuuuuito mais fácil que C e enfins...

O q complica é quando mistura COBOL/CICS..... mas nada estão chato quanto C

Postado

No mercado hoje existem ambientes programacionais para os mais diversos tipos de atividades.

Tudo depende da perspectiva que analizamos:

Como foi mencionado o COBOL é um dos mais remunerados, mas para o mercado das grandes corporações onde estes já estão atualizando seus sistemas.

Para o Visual Basic assim como o Delphi possuem seu mercado melhor remunerado para aplicações de banco de dados e internet.

Mas vejo que o Visual Studio.Net está conquistando cada vez mais mercado para soluções de Tecnologia da Informação Business Inteligence e tecnolgias de ponta como a comunicação e interação dos celulares.

Portanto, pense primeiro no mercado que vai visualizar ao seu horizonte, posteriormente visualize a linguagem que possui maior recursividade para o seu mercado.

Mas com certeza um profissional em qualquer área da programação hoje está ganhando o que realmente merece.

Postado

Caro Amigo,

Na empresa onde trabalho temos estagiários que estão ganhando R$ 350,00 e tem Profissionais da área de Tecnologia, gerentes de qualidade que ganham na base de 5.000,00 a 12.000,00 por mês.

Varia muito do nível de conhecimento, domínio da linguagem, habilidade de enfrentar situações de pressão espírito de liderança nos projetos e desempenho na hora de trabalhar.

;)

Postado

Eu sou estagiario no Banco do estado do Rio Grande do Sul e ganho 600 pila

Os terceirizados ganham de aproximadamente 1200 - 6000

Os que ganham menos é porque trabalham apenas com uma linguagem, vb...

Quem mexe com vb, PL1, cobol, db2 esta no topo...

Eu por enquanto só mexo com vb, mas estou me puxando para fazer PL1 e meter a mao nos main frames

:)

Postado

Ola como mencionei anteriormente eu trabalho com Cobol/Cics/Pli/Db2

Sou estagiario na atos origin a 6 meses , tive um treinamento nas plataformas e estou ganhando 1000 reais ....

2 amigos meus foram efetivados por terminar a faculdade e foram registrados como trainee ganhando + - 1500 por mes.

Acho q isso é uma bela prova que Alta plataforma não é estão ruim quanto dizem..

É o que sempre falo....enquanto ouverem trouxas que falam mal de alta plataforma, eu estarei enchendo meu bolso de grana.

Postado
Postado Originalmente por aboscolo@12 mar 2004, 15:20

É o que sempre falo....enquanto ouverem trouxas que falam mal de alta plataforma, eu estarei enchendo meu bolso de grana.

Bom, depois que eu vi um livro no qual o autor se recusou a por um Hello World em COBOL como exemplo porque pegaria muito espaço do livro, já posso imaginar...

O problema é que COBOL é uma linguagem antiga. Roda? Claro que roda... O problema é que enquanto você demora x dias pra solucionar o problema em COBOL, demora x/10 pra resolver em C e demora x/100 pra resolver em Java, C#, ou outras linguagens modernas...

Não tenho nada contra as pessoas encherem seus bolsos.. :P

O problema é que a "cultura" anda muito mais lentamente que a tecnologia...

Postado
Postado Originalmente por tabgal@12 mar 2004, 15:26

O problema é que COBOL é uma linguagem antiga. Roda? Claro que roda... O problema é que enquanto você demora x dias pra solucionar o problema em COBOL, demora x/10 pra resolver em C e demora x/100 pra resolver em Java, C#, ou outras linguagens modernas...

O problema é que para o banco contratrar pessoal em java, C# custa 10*x, para trocar o sistema que só aceita cobol e PL1 custa 100*x

o que eu e talvez nosso amigo acima esteja querendo dizer, é que depende muito do caso, no meu caso por exemplo, quem sabe PL1(raridade), cobol, DB2, CICS6 etc, ganha muito mais que quem sabe c, c++, c#...

Postado

Exato...

Mas falando mais seriamente sem querer zoar..

Quando entrei no primeiro ano de faculdade eu pensava que seguiria em C ou coisa realacionada a baixa plataforma.

Ate na faculdade diziam que o cobol ia morrer e tal...Há mais de 10 anos dizem isso e nunca aconteceu.

Quando entrei no estagio, tive um treinamento nas linguagens citadas ( PLI,COBOL,CICS etc ) e posso dizer que tenho um dominio ótimo sobre elas. Eu realmente não quero saber mais de baixa plataforma pelo menos daqui uns 10 anos.

Quanto a dificuldade em relação a cobol, eu pelo menos acho 10000X mais fácil que C, VB , Assembler etc.... Pli então...parece feijao com arroz....

O que tento dizer, é que hoje em dia há linguagens realmente otimas para baixa plataforma....mas o problema é que há muita gente para vagas que requerem CRANIOS...

já em alta plataforma...realmente voce precisa manjar muito, mas hoje em dia esta todo mundo se aposentando na area, fazendo com que as empresas procurem novas pessoas para trabalhar....nessa brincadeira...quem esta comecando como eu , posso abusar do salario, pois é difícil encontrar um profissional nessa area...PRINCIPALMENTE em PLI ...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...