Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Tt 420w Non-pfc

leandrolrs

Posts recomendados

Olá pessoal

A cerca de 1 mês e meio adquiri uma Tt 420w, no início as voltagens dela era estável, mais percebi que depois de alguns OC na minha máquina para testar até onde ela vai, as voltagens começaram a variar e ficar abaixo do que estava...

Por exemplo...

A linha +12V não ocorria oncilações de mais de 3% e agora está ocorrendo não chega a 4% mais tá quase lá, a linha +5V antigamente ficava cravada em 5V as vezes caia para 4,999V e as vezes mudava para 5V certinho e agora as vezes fica em até 4,865V e a linha +3,3V essa antigamente ficava cravada em 3,366V depois de alguns OC ela passou a variar entre 3,366V e 3,344V, então chegou ontem e eu estava testando uns OC... colocando o FSB 200 e o multiplicador em 11,5 ficando em 2,3Ghz e ai caiu a casa... a linha +3,3V que já estava oncilando entre 3,366V e 3,344V passou a ficar definitivamente em 3,344V e as vezes em 3,328V

Conclusão, percebi que cada vez que tento deixar o PC com OC as voltagens da fonte vão caindo mais... e mesmo voltando para configuração sem OC as voltagens não voltão ao normal...

Uma outra coisa, quando faço OC para 2.3Ghz, ocorre oncilações de mais de 6% na linha 12 e de mais de 5% na linha +5V, a linha +3,3V não chega a ocorrer oncilações de mais de 3% mesmo com OC

Gostria de saber se essas voltagens estão normal ou está acontecendo alguma coisa de errado com minha fonte ?

Aguardo a ajuda de vocês...

Até mais...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandrolrs

Em um bate-papo com outros amigos, ficou esclarecido que embora esta fonte seja otima, sem PFC ela não segura legal OC, melhor seria uma com PFC, que compensa a variação de voltagens exigidas no OC, mas a fonte com PFC é bem mais cara, é preciso ver o custo beneficio, além disso outras peças do hardware também estarão suportando o OC, o que diminuirá sua vida util.

:o

Link para o comentário

Estou providenciando junto a Via Brasil a troca da fonte, estou apenas verificando nesses dias se ocorre mais quedas na tensão mais por enquanto parece que estacionou...

Agora por exemplo está assim no ASUS Probe

+12V = 12,352

+5V = 4,919

+3,3V = 3,328

Já no AIDA está assim...

+3,3V = 3,33

+5V = 4,89

+12V = 12,35

-12V = 12,33

-5V = 4,65

Quanto a não utilizar o MBM para testar é porque eu tenho uma A7N8X-X e não tem essa placa na lista do MBM

O que vocês acham dessas voltagens ? No momento não estou usando OC, mais mesmo assim estou achando as voltagens meio nada a ver... na linha +3,3V não está ocorrendo variações em 3% quando a linha +5V e +12V não ocorre variações a mais do que 4%, por enquanto estou na tolerancia dos 5% mais antes a linha +12V e a +5V não ocorria variações a mais do que 3%, esse problema começou depois de alguns OC que fiz aqui... multiplicador em 11,5 e FSB em 200, um OC para 2,3Ghz

Espero a ajuda e comentário de vocês

T+

Link para o comentário

leandrolrs

Quanto as variações, parece que estão dentro dos padrões normais, mas estas

não dependem só da fonte, dependem também da qualidade da energia que voce esta recebendo da concessionária.

Na Europa e EUA, me parece, segundo o representante da VIA BRASIL, o uso de fontes com PFC é obrigatório em função destas variacões.

Obs: Alguns técnicos dizem que a energia elétrica fornecida aqui no Brasil é suja!!!

Como você bem sabe a fonte é um item da maior importância no PC, se puder troque por uma com PFC.

Link para o comentário

• Membro VIP

Outro detalhe importante: li estes dias um artigo sobre fontes e temperatura afetando o desempenho das mesmas e segundo dizia o artigo, quanto mais ela aquece, mais perdas aparecem. Pode tá ocorrendo isso com sua fonte já que não tem pfc, a temp sobe e as voltagens alteram. Muita lógica nisso. Até encomendei uma dessas mas já estou com um pé atrás.

T+

Link para o comentário

MEIRANETO

Legal sua afirmação, é correta sim, eu possuo uma termaltake w009 420 e me parece que as ventoinhas dela são um pouco fracas, acho que vou tentar a substituição da ventoinha por uma que seja melhor, sai um ventinho muito discreto e meio quentinho.

No AIDA, as temperaturas e voltagems estão dentro das tolorâncias,mas se resfriar melhor a fonte acho que prolongo sua vida, pois ela custou R$ 300,00.

Obs: Minha fonte também não tem PFC, mas eu não faço overclock. :o

Link para o comentário

• Membro VIP

O que parece não tá certo é que a maioria das fontes utilizadas por nós, simples mortais, não tem pfc e nem por isso apresentam queda nas voltagens sem normalizarem após o alívio do over. Pelo menos a minha satélite, verifiquei hoje e o modelo consta como 465 e mantem as voltagens quando se elimina a sobrecarga. Um detalhe importante desta fonte TT é que existem uns trimpots para ajuste das voltagens e é ai que suspeito poder estar o problema. Se pelo menos fossem externos poderiámos ajustar dando uma incrementada antes de overclockar o pc.

Acho que vou continuar com a minha mesmo.

T+

Link para o comentário

Leandrols

No Aida esta assim:

Propriedades do sensor:

Tipo de sensor ITE IT8712F

Acesso ao sensor ISA 290h

Temperaturas:

Placa mãe 30 °C (86 °F)

Aux 31 °C (88 °F)

Coolers:

Processador 4963 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.70 V

+2.5 V 2.61 V

+3.3 V 3.38 V

+5 V 4.33 V

+12 V 11.97 V

No modo de espera +5 V 3.09 V

Não aparece a temp da cpu !!!

Link para o comentário

TALVEZ A MELHOR OPÇÃO FOSSE ADQUIRIR UMA TTGI - POWER FLOWER

550W ( C/ 4 FANS )...............................................RS 545,00

CNtech

OU UMA THERMALTAKE PUREPOWER™ 560W STANDARD + ACTIVE PFC POWER

SUPPLY........................................................................................RS 600,00

Roriz

Os preços são salgados, mas creio que pra evitar dores de cabeça com os overclocks, essas duas são excelentes.....

Não sei qual delas é a melhor..... alguém sabe se o número de fans na fonte rouba watts dela e se a TTGI e melhor que a THERMALTAKE.....

...... outra coisa, se alguém souber poste o link do site fabricante da TTGI pra mim olhar suas especificações....... Fotos ilustrativas, etc.....

Link para o comentário

condiogo

Cara estou achando um pouco ruim sua tensão, cara de boa tô pensando seriamente em ir reclamar/trocar na Via Brasil, também comprei a fonte lá e sem brincadeira eu esperava mais dessa Tt, eu pensei que era pau na minha Tt mais a sua também está meio zuada a tensão, não sei bem com está sua configuração mais pelo que vi, sei lá...

Vou ver se descolo um tempo para ir lá trocar, porque não paguei 300 pau em uma Tt para ter um desempenho pouca coisa melhor do que uma fonte genérica...

que raiva manu, tô ferrado da vida com essa fonte e pricipalmente a via Brasil já que tem várias pessoas que tem essa Tt e falam super bem :angry:

T+

Link para o comentário

lucasolim

Então manu, antes de comprar essa fonte Tt W0009 todos mundo nos fórum`s ficavam comentando que o PFC aqui no Brasil não adiantava nada, até mesmo conversando com o pessoal da Via Brasil obtive essa informação, acho estranho depois de pouco tempo o pessoal mudar de opnião sobre com ou sem PFC, na sua opnião você acha que PFC funciona aqui no Brasil ?

Bom as voltagens ainda estão dentro da faixa de tolerância (5%) mais se eu faço OC ai passa de 5%, sem OC funciona normal, agora com OC ela não está aguentando <_<

T+

Link para o comentário

Leandro,

Pelo que andei lendo o pfc é obrigatorio na europa por diminuir a conta de luz por lá que é medida em VA diferente daqui do Brasil que é mediida KVh, então uma fonte com pfc por aqui não adiantaria muita coisa. Quanto as sua variações eu acho que é melhor você medir com um multimetro, por estão realmente altas pra uma fonte deste porte

:-BEER

Link para o comentário

lucasolim

Eu uso a mesma fonte e sem OC, no aida está ruim.

No Bios está tudo normal, as temperaturas todas normais e aas voltagens sempre um pouco acima das recomendadas,

será que o aida não é muito confiável?

Porque no aida a temperatura daa cpu não aparece e na bios aparece? :(

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!