Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce 9400GT parou de funcionar no meu micro

Alearau

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Eu sou tão leigo na utilização de um forum que acabei postando meu problema no tópico de outro colega. Agora descobri como inicar um novo tópico, vou repostar aqui com agumas alterações, pois graças a Deus evolui um pouco nele. Perdoem o texto longo.

Me cadastrei recentemente no forum e não sou profundo conhecedor de hardware. Estou em um nível capaz de montar uma máquina do zero (gabinete, fonte, placa mãe, etc) e configurar a BIOS tudo com ajuda dos manuais dos hadwares utilizados. Espero na medida do meu conhecimento, poder ajudar quando necessário.

No momento estou com um problema que espero possam me ajudar.

Moro no Rio de Janeiro e as tomadas da casa funcionam em 110.

Meu micro tem a seguinte configuração:

Windows 7 64Bits

AMD Athlon 64 x2 Dual Core Processor 4400 + 2.31GHz

6 Gb RAM

Placa mâe ASUS M2N4-SLI (BIOS original)

C: Western Digital - 250Gb

D: Western Digital SATA - 500Gb

E: Drive DVD

F: Western Digital Externo USB - 640Gb

Placa de vídeo GeForce 9400 GT 1Gb

128 bit DDR2, 550 MHz GPU, 16 Processing Cores, 400 MHz RAMDAC, 800 MHz (effective).

2 monitores AOC 22 polegadas (212va e 2236).

Até semana passada tinha 2 Gb de RAM, Windows XP e placa de vídeo GeForce 7300 GT 256Mb DDR2, funcionando perfeitamente. Essa configuração incluindo fonte funciona a 3 anos, época em que comprei tudo.

Resolvi fazer upgrade do sistema operacional, placa de vídeo e memória e ao ligar o micro não aparecia imagem nos monitores. Recorri a loja onde comprei a placa de vídeo e o técnico me mostrou a placa funcionando. Sugeriu que pela configuração da minha máquina, a fonte poderia não estar suportando essa nova placa que puxa mais energia.

Voltei pra casa, deixei apenas 1 HD ligado e realmente o windows foi carregado normalmente.

Constatada a causa do problema verifiquei que minha fonte é de 500W (ditos reais) e custou em 2007, algo em torno de R$ 140,00. Mesmo se for de 500w reais, é uma fonte com 3 anos de uso e não tem marca... made in china.

Resolvi comprar uma fonte nova e de qualidade. Fazendo uso da calculadora indicada pelo forum e de informações lidas em tópicos relativos ao assunto, comprei uma ZALMAN ZM500-RS de 500W reais e PFC ativo, que me bastaria com sobra.

Ai o problema. Instalei a fonte Zalman cautelosamente, conectando todos os cabos firme e corretamente (não vejo mistério nisso) e ao dar boot, nada de imagem e depois de um tempo o micro desilgou sozinho.

Volei com minha fonte antiga e mesmo com nenhum HD conectado, nem a imagem da BIOS era mostrada(????). Voltei minha placa de vídeo antiga (mantendo a fonte antiga) e tudo se normalizou.

Minha conslusão (errada) foi que no boot com a fonte Zalman, a placa de vídeo nova foi pro espaço, mas o motivo de desligar sozinho ainda ficou obscuro.

Retornei a fonte Zalman mantendo a placa de vídeo antiga. O micro deu boot, começou a carregar o windows (tendo imagem nos monitores) e de repente desligou sozinho.

Em um último teste, ainda com esse esquema (fonte Zalman, placa de vídeo antiga), entrei na BIOS antes de carregar o windows e deixei lá por alguns minutos. O micro desligou sozinho novamente.

Resolvi ir na loja nde comprei a Fonte Zalman pra depois ir onde comprei a placa de vídeo pra ver se conseguia alguma garantia nela. O técnico da loja da fonte analisou a fonte e a placa de vídeo e ambas funcionam perfeitamente. Ele ligou tudo na minha frente pra eu ver.

Voltei pra casa frustrado mas segui um conselho do cara de zerar a BIOS. Além disso, desmontei o micro todo, placa mãe e fonte Zalman fora do gabinete apoiados na mesa, só com placa de vídeo (antiga) e zerei a BIOS.

A fonte tá bombando (tá sendo usada neste momento). Quando o técnico me falou em talvez ter algum curto sendo fechado, lembrei que em alguns pontos metálicos do meu gabinete, ficavam constantemente dando choques beeeem de leve e por isso tirei tudo do gabinete pra matar esse problema. Bom o problema da fonte tá resolvido e talvez sirva de dica pra outros que fiquem como eu sem saber pra onde correr. Zera a Bios e isola a placa mãe direito... é uma opção.

Mas a placa de vídeo nova insiste em não funcionar só no meu micro, mesmo depois de ter feito isso.

Interessante que no início de tudo, quando comprei ela e liguei com apenas 1 HD ela funcionou. Mas agora nem por um decreto, seja com a fonte Zalman ou a antiga.

Alguém tem ideia do porque essa bendita GeForce 9400 GT 1Gb, 128 bit DDR2, 550 MHz GPU, 16 Processing Cores, 400 MHz RAMDAC, 800 MHz (effective), resolveu não mais funcionar no meu micro com a ASUS M2N4-SLI e configuração descrita lá em cima?

Pensei em atualizar a BIOS e li o tópico tutorial do Dj Rayke e tá realmente muito bom, mas também li em um forum gringo (http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=128058) vários comentários a respeito do risco que é atualizar a BIOS da ASUS... to com um certo medo de colocar tudo a perder de vez.

Agradeço qualquer ajuda.

Abraço,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabéns pela sua máquina configuração filé, mas com tudo isso acho que você precisa de uma fonte maior, a respeito da placa, ela funciona em outro micro? já mudou a placa de video de slot, veja se o cooler do pc tá funcionando bem, de uma olhada nos cabos de energia pra ver se não estão com mal contato, pelo que tudo indica ou é falta de refrigeração ou deficiencia na parte elétrica. qualquer dúvida post novamente.

Link para o comentário

Oi Johnny.

Valeu pelo "configuração filé" hehehe. Quanto ao poder da fonte, utilizando a calculadora indicada pelo clube, cheguei a um valor de um pouco mais de 300w reais. Tenho quase certeza que essa Zalman 500 da conta do recado. Inclusive o tal técnico que me atendeu falou também que minha configuração não precisa mais do que isso. A placa de vídeo foi colocada no micro do técnico. Eu vi o cara montando na hora em um balcão, uma placa mãe, processador, memória, a minha fonte Zalman e essa placa de vídeo.... e apareceu lá no monitor dele as configurações da placa de vídeo. Mudei sim a placa pro outro slot PCI-E que tem na placa mãe e nada. Os cabos de energia são zerados e vieram com a fonte Zalman, tudo bem conectado. Os choques leves que rolavam não rolam mais. Remontei o micro todo com isolamento correto e está funcionando tudo como deveria, incluindo a Zalman que a propósito é silenciosa pra ****** :-)

O cooler do processador tá bombando e na BIOS tem o monitoramento da rotação e da temperatura. Pra mim tá tudo como deveria. Temperatur de 30, 31 graus.

Só a danada da GeForce 9400GT que não mostra imagem de jeito nenhum. Tem um cooler nela que também é acionado normalmente quando liga o micro.

To sem idéias :-(

Abraço!

Link para o comentário

Johnny, não me recordo de ter esta opção na minha BIOS, mas de qualquer forma, com a placa problemática espetada no micro (GeForce 9400 GT), não aparece nem a imagem da da BIOS pra eu verificar isso. Mas ativado o slot está, pois estou enviando estas mensagens do micro em questão... só que com a placa de vídeo antiga (GeForce 7300 GT 256Mb) que está espetada neste mesmo slot onde espeto a GeForce 9400 GT e que não funciona.

Abraço!

Link para o comentário

Oi Beaves.

Tenho 2 monitores e testei usando ambas as saídas mas uma pra cada monitor. Também testei só a DVI e só a VGA em um mesmo monitor. Testei ainda as duas (VGA pra um monitor e DVI pra outro) e ainda a HDMI pra minha TV tudo junto. Mas não testei ambas em um único monitor... acho que não seria por ai, mas farei esse teste assim que possível.

Abraço!

Link para o comentário

Pessoal, resolvido o problema :-))

A dica do Beaves foi o start pra resolver, mas não porque tem que ficar as duas no mesmo monitor. O lance é meio ***** pra dor de cabeça que tive mas vou tentar explicar.

Originalmente, com a GeForce 7400 GT, ambos os monitores utilizavam DVI, pois a placa só tem 2 saídas DVI. Esse monitor no qual fiz a ligação de DVI e VGA da 9400 GT ao mesmo tempo, é o mais novo dos dois e que nos testes estava usando a VGA e o outro (mais antigo) a DVI... e a imagem não aparecia. Quando liguei as duas saídas juntas, a imagem apareceu porque por um motivo ainda não descoberto, a VGA dele não tá mais funcionando, apesar de ter funcionado láááá no início quando coloquei apenas 1 HD e minha fonte antiga... mas a DVI sim. Como dos 2 monitores ele é o primeiro a mostrar imagem (tela de boot, bios, etc), eu nunca via nada porque sempre nos testes eu desligava todos os HD's pra ele parar na tela de SYSTEM FAILURE ou na BIOS e não precisar carregar o ruindwos, pois se carregasse e não tivesse imagem, eu teria que desligar no botão do gabinete, podendo causar algum problema no Windows (várias vezes fazendo isso não ia dar boa coisa).

Se eu tivesse feito os testes com HD conectado e deixado carregar tudo, provavelmente a tela de logon do Windows apareceria no outro monitor :-P

A solução pro meu caso foi ligar o mais antigo na VGA e esse novo na DVI.

Ainda tomei um novo susto pois ao ligar o monitor antigo na VGA não apareceu imagem... :-S... mas isso era a configuração do monitor que estava fixa em DVI. Troquei pra detecção automática e pronto. A do novo já estava em automática.

Agora ficou só a dúvida do porque a entrada VGA do novo não tá mais funcionando, mas isso é outra história. Outro fato que também me intriga ainda é que as vezes quando ligo o micro o gabinete volta a dar choques e tenho certeza que isolei a placa mãe na manha. Agora por exemplo, liguei e tá perfeito, mas na vez anterior tava rolando os choques... e fortes! Papo de ver centelha pulando de um cabo HDMI que vem da TV, quando tentei ligar na 9400 GT.

Muito obrigado a todos pelas idéias no caso da falta de imagem. Esse problema dos choques tenho quase certeza que tem a ver com a quantidade de fios ligados numa tomada meio suspeita aqui, causando mau contato. Vou revisar essas ligações.

Se precisar de conselhos a respeito crio outro tópico.

Abraço!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!